• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Puella Magi Madoka Magica (idem, 2011)

Elring

Depending on what you said, I might kick your ass!
Mahou_Shoujo_Madoka_Magika.jpg

Autor: Gen Urobuchi / Akiyuki Shinbo (anime) e Hanokage (mangá)
Gênero: Mahou Shoujo / Horror / Seinen / Psicológico
Estúdio: Shaft
Episódios: 12 episódios - em andamento
Mangá: 3 volumes - em andamento

Um dia, a garota de 14 anos chamada Madoka Kaname tem um sonho onde vê uma garota lutando sozinha contra um monstro imenso em um mundo destruido. Mais tarde na escola ela descobre que a garota de seu sonho, chamada Homura Akemi, se transferiu para sua sala. Mais tarde quando sai para fazer compras em um shopping com suas amigas, Madoka ouve uma voz pedindo socorro, e encontra Homura perseguindo uma pequena criatura chamada Kyubey. Kyubey então diz que realizará um desejo de Madoka e Sayaka, qualquer um, independentemente do que seja, desde que elas concordem em se tornar Puella Magis (Garotas Mágicas em latim) e cacem as bruxas. Mas, nem tudo é o que parece ser...

De tanto ler críticas, referências e outras coisas relacionadas ao anime Madoka Magica, não resisti e fui conferir alguns episódios e, realmente, o estúdio Shaft praticamente reinventou um gênero que estava praticamente esgotado de possibilidades pós-Sailor Moon, Rayearth, Pretty Sammy e outras Magician Girl. A começar pelo enredo que coloca uma série de implicações nas escolhas de Madoka e Sayaka para tornarem-se Mahou shoujo e enfrentarem as bruxas que são responsáveis por suicídios, acidentes e mortes das pessoas de forma indireta, e o visual kawaii engana quem olha as imagens só por alto quando ouve falar do anime. Os traços das personagens é bem original que imita os desenhos de um mangá, assim como os cenários oníricos que reforçam o clima... diferente do que aconteceu em Yumekui Merry onde foi perdendo impacto conforme o enredo se esvaecia.

O tema de abertura e de encerramento são muito bons, o primeiro é cantado por um duo feminino de alunas secundárias, surigido em 2009 chamado ClariS, que ganharam destaque por comporem músicas no jogo Vocaloids e terem o primeiro single com abertura de Oreimo. Já a banda Kalafina assina Magia, o encerramento do anime e que trabalhou em Kara no Kyoukai.

E autor que ficará responsável pelas ilustrações em mangá tem o sugestivo pseudônimo de Hanokage. Dei uma olhada em algumas ilustrações e o cara é fera no traço:

attachment.php
attachment.php
attachment.php

g-umineko19.jpgg-umineko32.jpgg-umineko30-800.jpg

O título Puella Magis Madoka Magika é bem chamativo e, curioso como sou, fui procurar o significado. A princípio achei que fosse espanhol ou castelhano, mas é latim e diferente das traduções que pipocam por aí, "Puella" é "menina" (Puella amat coronas rosarum - a menina ama as coroas de rosas) e "Magis" é "mais" cujo significado é meio extenso, mas está de acordo com a personagem, algo como Madoka: "A Garota Mágica que tem algo a mais"... mais ou menos isso, em tradução livre :dente:

MAGIS vem do latim e descreve a nobre característica da natureza humana, misteriosa e inesgotável em profundidade de afetos e energia criativa, de buscar o que é MAIS, marcada pela insaciabilidade de um desejar que não conhece limites. Sem ter como esgotar plenamente seu desejo de satisfação, o homem sempre buscou ir além, superar qualquer termo em realização e conhecimento, participando da criação e evolução do universo com o seu trabalho, produzindo uma cultura e um legado.

Olha, fiquei surpreso com a qualidade do anime! Puella Magis Madoka Magika tem recebido muitas críticas positivas em muitos sites e não se enganem com o visual mahou shoujo; o mangá sai em uma revista seinen a Manga Time Kirara Forward, uma das muitas revistas da editora Houbunsha e de onde saiu Yumekui Merry. E a própria Mami deixa isso bem claro no enredo ao mostrar as condições do contrato imposto pela Kyubei.
 
Dei uma olhada no primeiro episódio e não me interessou muito, acho que vou dar outra chance quando acabarem minhas provas.
 
O anime é bom mesmo! E pode causar polêmica, caso algum desavisado resolva deixar seu filho menor de idade assistir ao anime por imaginar ser algo como Sakura Card Captors ou Rayearth. O enredo é claramente direcionado para um público mais velho e explora um viés mais dramático ao mostrar sem firulas ou frases motivacionais sobre o que acontece a uma mahou shoujo abatida em combate. Ótimo anime :joinha:

PS: Que estrago faz uma letra mal colocada no latim :dente: Eu postei "magis" e está errado, "magi" já está no plural e significa "magos" ou "sábios". Então, o correto para "Puella Magi" deva ser "a menina dos magos/sábios"... hum, melhor é deixar como está, garota mágica mesmo...
 
Terminei o anime...FANTÁSTICO!!! Fabuloso em todos os sentidos! Em dramaticidade, tá no nível de Evangelion e acima de outros animes mahou shoujo! Primeiro, o estúdio Shaft desconstruiu todos os clichês possíveis que praticamente exauriram o gênero para reconstruir algo que extrapolou os conceitos de magical girls. Muito além de Sailor Moon, Sakura Card Captors, Rayearth e outros.

Fiquei abobado. QUE ANIME! Ah, e o termo "magis" define com perfeição a personalidade de Kaname Madoka :clap:
 
Última edição:
Nossa os ocmentários estão muito bons!
fiquei curiosa e peguei um episiodio p/ ver
Mas como já avisaram que tem q assistir mais um pouco p/ entrar no clima vou ver mais alguns..
Quando terminar volto aki ^^
 
Assisti os dois primeiros e até que está bom por enquanto.
O que me impressionou foram os confrontos com os inimigos (as bruxas). Ficou muito surrealístico, a animação, como se uma animação diferente da do anime entrasse no desenho.
 
Última edição:
Fenomenal. Eu já esperava algo diferente pelos comentários, mas superou todas as minhas expectativas. Fiquei pasmo mesmo.
 
Agora quem ficou curioso fui eu hahahahah, vou assitir também XD. Assim que assistir voltarei aqui para comentar.
 
Agora quem ficou curioso fui eu hahahahah, vou assitir também XD. Assim que assistir voltarei aqui para comentar.

Vai com fé! Assista! E a todos os fãs de animes, digo o mesmo, larguem seus animes e vejam Puella Magi Madoka Magika!
 
Assisti.

Sim, o anime é exatamente o que o pessoal descreveu e um pouco além disto. Fenomenal, lindo, profundo e convincente! Mas ele também é muito cruel, é uma história onde você verá todas as suas heroínas sendo massacradas a um ponto onde você chegará a ter muita, muita pena delas. Se você for emotivo, você vai chorar!

É literalmente uma tragédia grega, com um grande final que me surpreendeu - apesar de eu achar que não ter sido um final "feliz".
O desenho mais que cumpre o que ele promete: Uma inversão no gênero Mahou Shoujo...
No lugar de um mundo cor de rosa, cheio de flores, um universo que vai se apagando e se tornando amargo e sombrio a cada capítulo. No lugar de bonitas frases de auto-ajuda, a pura narração do desespero.
O próprio familiar, Kyubei, que deveria fazer o papel de bichinho cor-de-rosa que ajuda as heroínas, é o maior traídor deste anime.
E há várias frases em que a Madoka, a personagem principal, expressa dúvidas em relação ao gênero "garotas mágicas", como se ela estive vendo um conflito do que ela acreditava ser o conceito de meninas mágicas. ("Mas nós não deveríamos unir forças em favor da Justiça e do Amor?", algo assim)

Aproveitando o Spoiler, uma parte que me comoveu foi o amor não correspondido da Sayaka Miki com o violinista que perdeu os movimentos da mão. Ela se sacrificou tanto por ele, tentando colocar um pouco de fé no garoto, para que, depois, uma colega de sala dela ficasse com ele no lugar dela. No final, onde a god-like Madoka a leva num futuro onde ela poderá ver o violinista crescido e famoso, só que sem a Sayaka ao lado, dá um put* nó cego no coração.

Mesmo sem sangue escorrendo na tela ou temas picantes, o anime não é recomendado para os fracos - ele até recebeu uma recomendação negativa das autoridades japonesas por causa do sofrimento em que as personagens vivem - carece de fontes, eu sei disso -
O anime fica um pouco complicado perto do final. Mas não dará um nó na cabeça, como em Evangelion. Assista mais uma vez e conseguirá pegar a história por completo.


Em suma, eu tinha comentado antes que eu ia ver o anime apenas por causa do coment do Elring, em que Puella superaria Sakura Card Captors.
Olha, não dá para comparar muito, um é uma crítica direta ao outro, se posso dizer assim. Puella tem uma história mais convincente do que Sakura, personagens mais reais do que Sakura e a arte é tão bonita quanto a de Sakura.

Mas, opinião pessoal, não, ainda não está melhor que Sakura. :obiggraz:
 
Última edição:
Meu feriado foi Puella Magi Madoka Magica.

Havia assistido apenas o primeiro episódio e hoje peguei para assistir os 11 episódio faltantes. Fazia um bom tempo que não fazia algo parecido, pois em muitos casos eu assistia 2 ou 3 episódios e acabava deixando para depois. Madoka simplesmente conseguiu prender minha atenção durante todas essas horas dos 11 episódios. Realmente é um anime sensacional e dá para entender o tanto de elogios para o mesmo. Colocaria como o melhor do ano, senão fossem tantos outros animes bons nessa temporada. Está ai um anime super recomendado para todos assistirem.

No começo fiquei um pouco com receio. Pensei que fosse mais um anime, mas isso logo se apaga com a morte da Mami. Quem iria imaginar que uma personagem, em um anime que estava parecendo que seria "bonitinho" aconteceria uma morte tão cedo? E ainda mais da forma como foi mostrada. O anime começa a ganhar outra cara!

Qual o seu maior desejo que queira ser realizado? Consegue imaginar? Difícil, não? Pois essa é uma das condições para se tornar um Guerreira Mágica.

As lições de moral. Quando a Homura Akemi diz para a Sayaka sobre seus desejos. Seria em benefício próprio ou para ajudar apenas? Sim, surpreendente os questionamento naquelas situações.

Depois temos as viagens ao tempo, que sempre trazem muitas reviravoltas na história. Conhecemos um pouco mais sobre o Kyubey e seu objetivo na Terra. O que é ser uma Guerrira Mágica, como tudo funciona, qual o objetivo daquilo tudo, como aparecem as bruxas. Tudo é explicado muito bem no decorrer da história, sem ficar pontas abertas para questionamentos. Muito bem planejado desde o primeiro episódio!

É um anime que inova de uma forma muito boa! Não tenham medo de começá-lo, pois certamente no final vão adorar!
 
Adori os comentários de vocês, vou pegar pra assistir. Agora vem cá, esse mangaka é o mesmo artista de Odin Sphere pra PS2. Porque o traço é bem parecido.:think: E LINDOOO!!!XD

58263715fd5bbe42851665f62f29b2e1b518042.jpg
 
Adori os comentários de vocês, vou pegar pra assistir. Agora vem cá, esse mangaka é o mesmo artista de Odin Sphere pra PS2. Porque o traço é bem parecido.:think: E LINDOOO!!!XD

58263715fd5bbe42851665f62f29b2e1b518042.jpg

Infelizmente, não. O nome do designer responsável pelo jogo é George Kamitani que é o presidente da Vanillaware. No site Mithril há uma relação de todos os artistas convidados para criarem as imagens de encerramento de cada episódio. Outra boa iniciativa do estúdio SHAFT. São belíssimos trabalhos :joinha:
 
Estava pensando. Madoka tenta desconstruir o Mahou Shoujo, mas como mesmo assim os fãs sempre captam apenas os momentos “bonitinhos” da série? Será que cada um tem sua interpretação e não captam a profundidade do anime? Procuram reconhecer apenas aquilo que as convêm?

Se formos procurar na internet imagens do anime, encontramos apenas cenas bonitas, o que não ocorre de fato no anime. As Mahou Shoujo não são super amigas, não ajudam umas as outras e possuem armas, como uma carabina, para matar seus adversários. Não temos aqueles lindos bastões mágicos ou algo do gênero para derrotar as bruxas. Porque não encontramos então imagens delas ao lado de destruição ou sangue?

Estava dando uma procurada e muitos ficaram indignados com a parte
em que a Mami morre. Muitos não acreditaram que aquilo estava mesmo acontecendo, já que nesse gênero o bonitinho impera e isso vai contra a lei natural das Mahou Shoujo.
Acredito que esse é um grande momento em que o anime passa a ser visto com outros olhos ou deveria.

Kyubey não é um gatinho fofo. Quando descobrimos seus planos, logo pensamos “mas que filho da p***”. Ele não é apenas um gatinho bonitinho que está lá para dar poderes para as jovens combaterem o mal. Seus planos são muito maiores, principalmente quando ele os revela e revela o que elas realmente viram.

Madoka é a destruição de uma base do Mahou Shoujo? Será que estão tentando destruir o que foi nos imposto por anos nesse estilo? Acredito que não, mas sim serve como uma base crítica a esse gênero, nos alertando que ele pode ser feito de uma forma diferente e ter muito conteúdo! O anime é muito inovador nesse sentido e não é atoa que está vendendo bem no Japão.

Será que entendemos o final? Tudo que tentaram passar nós entendemos? Eu sinceramente acredito que não.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo