• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PTOLUS - The city by the spire

Pois é, Barlach, também não vejo exatamente um problema nisso.

Em contra-partida, um cenário assim eu mesmo posso criar. Qualquer mestre pode. A vantagem de Ptolus é que este (provavelmente) já vai estar bem detalhado e mastigadinho em vários aspectos, servindo de ferramenta para auxiliar esse tipo de ambientação.

Humildade faz bem as vezes... Nem Shakespeare era totalmente original.

Aham, igual a Mago, só que com umas frescurites novas na ficha. :hanhan:

Enfim, voltando ao Ptolus (estou no último terço do livro :joy: ): tem uns cultos ao caos muito bizarros! O Ebon Hand Cult sequestra crianças e as deforma, transformando-as em algo como meio trolls. Sem falar no Maze of Chaos que é terrível demais para descrever. :obiggraz:

Inclusive, estou jogando pela internet com uns amigos meus (estão todos espalhados pelo Brasil) uma campanha de mago e te digo que não sabia que o jogo podia ser tão interessante. Tem tudo que o Artimage falou....

Cara, eu até me interesso pelo o que você diz do Ptolus, mas não dá pra eu pagar tanto num livro, sendo que com o mesmo dinheiro dá pra comprar uns dois suplementos de Forgotten e vários boosters de miniaturas. Podiam lançar uma versão light do livro, só com o livro mesmo, sem os extras. Ou então dar de graça no DriveTrhuRPG, apesar de que não dá pra ler um livro desse tamanho no computador.
 
Como eu já tenho dois amigos que colecionam miniaturas e eu não me interesso por Forgotten Realms, me prestei a pagar :obiggraz: Joguei anos tirando leite de pedra do meu Living Greyhawk Gazeteer heheehe

Mas olha, pelo Site Oficial tu pode baixar o Player's Guide to Ptolus gratuitamente, que é tipo dum resumão com informações pros jogadores.

Ah, e o Ptolus tá sendo vendido em capítulos pelo DriveThruRPG.
 
Última edição:
Inclusive, estou jogando pela internet com uns amigos meus (estão todos espalhados pelo Brasil) uma campanha de mago e te digo que não sabia que o jogo podia ser tão interessante

Mago eh muito interessante realmente. Joguei 2 campanha uma vez, e tive que comprar o livro.

(mago) Tem tudo que o Artimage falou....

Numa boa. Jogue. Depois (tente) comparar. Aqui vai uma sintese da atmosfera de UA, só pra tu sentir o drama...

(Tirado de um review do site RPGnet):

"O tema geral do jogo é a aquisição de poder e suas consequencias. Cada revelação mística possui uma ironia - Dipsomancia por ex (poder atraves da bebida) é uma rota rápida para poder intoxicante e liberdade para controlar o cosmos, mas te transforma num escravo da bebida - um alcoólatra. Poder sempre tem um preço.

A ambientação é suja, sombria, esquisita, e sempre com um dilema moral - uma espécia de mistura entre "Além da imaginação" e "Blade Runner". Há mais confito dentro do personagem, do que fora dele."


:roll:

Falar que Mago te tudo de UA... affff... se inteire mais, meu caro Barlach.
 
Última edição:
Gente, antes de falar de alguma coisa, procure conhecer de fato essa coisa.

UA tem como inspiração uma serie de fontes, mas cria algo unico - inedito até então na industria do RPG - um jogo que aborda e explora ativamente o lado psicologico dos personagens.


Mas como o papo é Ptolus (cuja pronuncia em ingles fica algo como.. "Pitôlas" - quase "Baitôlas" huahuahuah ), então voltemos ao "maior cenario de fundo de quintal nunca antes comercializado!!! ".
 
Última edição:
Nossa, um RPG que explora o lado psicológico dos personagens? Puxa, isso eu realmente nunca vi antes! :lol:

E Ptolus se pronuncia Taw-luss :wink:
 
Nossa!! vcs tão discutindo, quase brigando em tantos tópicos que chega a ser engraçado. E pelo visto, não vão desistir nunca! :D

Procurem relaxar e serem menos agressivos. Paz e amor gente!!
Huahuahuahuahua!!!
Tá começando a virar discussão sem sentido!!

Putz!!

Armitage, o fato de vc não gostar do cenário, não signifique que ele TEM que ser ruim! É questão de gosto, nada mais. O mesmo vale para os outros. Continuem discutindo, mas não fikem viajando nas argumentações não...

Bem, um abraço a todos!!
FUUIII!!!!!!
 
Arcanjo você está completo de razão. E eu estou ciente de que estamos disutindo igual 2 velhas rabugentas.


Mas oras, só estou dando ao Sky o que ele nos dá no tópico de GURPS - rabugentice gratuita com alto potencial de flaming e flooding.


Já que o exemplo parte do próprio moderador... não deve haver mal algum, certo?

:roll:
 
Última edição:
Eu faço floods no tópico de GURPS? Tu que posta sempre o mesmo argumento e eu que sou o flooder, né?
 
Arcanjo você está completo de razão. E eu estou ciente de que estamos disutindo igual 2 velhas rabugentas.


Mas oras, só estou dando ao Sky o que ele nos dá no tópico de GURPS - rabugentice gratuita com alto potencial de flaming e flooding.


Já que o exemplo parte do próprio moderador... não deve haver mal algum, certo?

:roll:

Já Chega. Reclamações sobre os moderadores devem ser feitas aqui.

Voltem ao tópico.
 
Voltem ao tópico.

Pois não.

Uma ótima pedida pra quem gostou do Ptolus (no caso, acho que só o Sky porque só ele leu :roll: ) é o Cityscape, um livro que a Wizards vai lançar em (deixe-me ver...) novembro. Ele dá dicas para mestres que querem criar histórias centradas em cidades, com todas as consequências que uma coisa dessas gera. Além, é claro, de ter aquelas diversas e divertidas opções para jogadores. Como ainda falta um tempo pra sair, não teve muito preview no site da Wizards, mas já tem o texto da contra-capa:

As Deadly as Any Dungeon

There's more to adventuring than crawling around in dungeons. The city holds many avenues of peril and intrigue. It teems with adventure and offers unsurpassed opportunities and challenges. Dark alleys, busy guildhalls, rowdy taverns, fetid sewers, and palatial manors hold secrets to be discovered and mysteries to be explored.
This supplement for the Dungeons & Dragons game reveals the city in all its grandeur and grimness. It makes the "urban dungeon" feel alive with politics and power, especially through influential guilds. This tome also describes new feats, spells, urban terrain, hazards, and monsters guaranteed to make the party's next visit to the city a vibrant and exhilarating event.

Eu imagino esse livro formando um ótimo "combo" com o City of Splendors: Waterdeep ou então o próprio Ptolus.
 
Pro Ptolus não é muito útil não, porque o livro é, ao mesmo tempo, um cenário e um guia pra jogos urbanos.
 
O Monte Cook se mudou pra Milwaukee e as campanhas de Ptolus terminaram. Aqui tá o log da última sessão, no blog do Eric Mona. Ah, e hoje eu começo a minha :mrgreen:
 
Aqui tá o review do Ptolus que saiu no RPGnet. Mesmo sendo um site não muito amigável ao d20, o livro ganhou nota máxima nos dois aspectos. Vou comentar em cima dele, etc.

The art was one of the first things to jump out at me. The pictures of the NPCs had character rather than being generic and forgettable and many were practically photo-quality.

É, naquelas. O livro tem ilustrações excelentes, mas outras são bem fraquinhas. Tem um ilustrador que desenha cabecinhas e mãozonas sempre, o que dá um aspecto bizarro e feio.

Of course, nothing is perfect and I have a few gripes. My largest is that several of the magic items in the book and in the Banewarrens module are not detailed at all. In the latter, reference is made to the Book of Eldritch Might for many items. Given that this book was touted as being self-contained, this is unacceptable. Particularly since some of the items (like the Black Grail) are incredibly important to the history of the city. I'd like to see at least a free web excerpt of the relevant material offered at some point.

Concordo. O livro faz menções a outros suplementos da Malhavoc, coisa que não curti muito. Ok que o Monte Cook tá disponibilizando gratuitamente no site dele os trechos dos livros que são referenciados, mas eu preferiria ver tudo incluso no big book ou no CD.

I would have liked to see some more of the underground detailed, at least on maps, and a bit more material on the buried ruins of the previous city called Ptolus which existed on the site. It is mentioned several times but never in any depth.

O underground é bem detalhado o suficiente, na minha opinião. Não descreve cada curvinha de cada dungeon, o que dá espaço pra criar bastante em cima disso, mas dá o "tom" de cada local, que é o que realmente importa pra mim.

Some of the NPCs could have used a bit more on their motivations. Stats, equipment, and combat tactics are always given in loving detail, but sometimes there isn't much on appearance, personality, or motivations, apart from organizational membership.

Bah, discordo. Só de olhar as motivações, por exemplo, dos filhos da família Balacazar tu baba em termos de background. Pisada na bola do reviewer, pra mim.

also would have liked a bit more on the Galchutt (the big bads of the game and the reason Ptolus is like it is).

Os galchutt foram feitos pra ser um sussurro do passado, um nome que gela a espinha. Não pra ser uma ameaça constante e detalhada.

Mas uma coisa que eu realmente não gostei foi que o mapão tem 2 lados, um lado com a cidade, outro com a espira. Eu preferia que viessem 2 posters separados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo