• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PSOL representa contra SBT por comentário de Rachel Sheherazade

Rachel Sheherazade é completamente maluca. Só é possível (claro, dentro da lei) um cidadão comum dar voz de prisão se tivermos um flagrante caracterizado. Fora que ela tá recorrendo ao direito penal para justificar o "direitos humanos para humanos direitos". A função básica do direito penal é resguardar os direitos do infrator :lol: @Eriadan & cia que me corrijam.

Sem entrar na complexa discussão sobre a justificabilidade dos "justiceiros", dá pra afirmar tranquilamente que a Rachel Sheherazade é uma idiota. Aliás, a discussão sobre os justiceiros é tão distante da discussão da idiotice da sheherazade que dá até pra separar o tópico :lol:

Anyway, o RJ está em uma situação extremamente crítica sobre a segurança pública. A omissão do estado no desenvolvimento das favelas resultou em um grave problema que possivelmente nem solução tem. Não existe impeditivo logístico para a criminalidade por esses lados, e é por isso que a população está flertando de forma preocupante com essas soluções extremas. O surgimento de mais grupos desse tipo não me espantaria, especialmente na região central da cidade.
 
Me sinto mal desde cedo, quando soube da morte daquela moça do Guarujá, que foi linchada por ser suspeita de raptar crianças para sacrifício em magia negra.
Se alguém ainda não sabe do caso, pode ler notícias aqui e aqui, e pra quem tem estômago tem um vídeo mostrando o espancamento.
O negócio tá virando barbárie, pura e simples.
O mais doido é ler comentário no site da Folha dizendo que os linchadores deveriam ser linchados.
Tipo: hein?!! :eh:
Esse povo não aprende mesmo????

Alguém sabe se essa imbecil (Raquel Sheherazade) se pronunciou a respeito do caso?

Claro que seria estúpido e leviano da minha parte dizer que a culpa (de a moça ser linchada) foi da Raquel Sheherazade.
Tem uma série de coisas pra se levar em conta, o histórico é bem longo e ela, Raquel Sheherazade, é só uma parte desse horror todo.
Mas eu queria saber se ela se manifestou.
Sei lá pra quê.
Acho que pra detestar ela mais ainda. =/
 
Alguém sabe se essa imbecil (Raquel Sheherazade) se pronunciou a respeito do caso?

Último tweet dela é recomendando esse artigo do Reinaldo Azevedo:


A morte de Fabiane e o Brasil bárbaro

Existe um Brasil ainda bárbaro, violento, alheio à Justiça e ao estado de direito. Esse país faz, a cada ano, mais de 50 mil mortos. A esmagadora maioria desses casos fica sem solução; não chega aos autores.

É claro que o motivo deste texto é o linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, espancada até a morte no bairro de Morrinhos, no Guarujá. Por quê? Ora, havia um boato sobre uma suposta sequestradora de crianças que estaria atuando na região. Uma página no Facebook teria divulgado um retrato falado. Alguém achou que ela se parecia com Fabiane, e a tragédia se deu.

O mais impressionante: não havia nem mesmo casos de sequestro. Tudo não passava de um boato, de um diz-que-diz-que. Atenção! Ainda que Fabiane fosse uma criminosa, o linchamento seria inaceitável. Inventamos instituições justamente para evitar a guerra de todos contra todos.

As redes sociais são um instrumento fantástico da democracia. Mas é preciso ter responsabilidade. A polícia tem de investigar com toda a severidade se houve, ainda que indiretamente, um incitamento a comportamentos criminosos.

Da mesma forma, é preciso chegar aos responsáveis pelo linchamento e puni-los com todo o rigor da lei. Não há nada que justifique toda aquela brutalidade. Não me venham falar que são pessoas humildes, de baixa escolaridade, que vivem em situação difícil. Não me venham falar dos deserdados do estado, da sorte, do destino.

Tudo isso pode ser verdade. Ocorre que são muitos milhões os pobres no Brasil. Se pobreza fosse sinônimo de propensão ao crime, não conseguiríamos pôr o nariz fora da porta. É preciso deixar claro que os pobres também têm senso de moralidade, de justiça, de decência.

Não é a condição social que faz o caráter. Partir dessa premissa corresponde a exercitar o mais odioso preconceito. Os assassinos de Fabiane Maria de Jesus têm de arcar com as consequências de seu ato criminoso. Para que isso não volte mais a acontecer.

Quanto aos linchadores que hoje pululam nas redes sociais, dizer o quê? Eles existem, de vários gêneros, de várias formas. Há desde os livres-espancadores, que são sórdidos por uma inclinação do espírito, àqueles que são pagos por estatais e por páginas do governo federal para atacar a honra daqueles que têm a pretensão de ter como adversários.

Há, em suma, os linchadores por conta própria e os linchadores a soldo. São todos bandidos.
 
Tem várias coisas que detesto nos textos desse homem.
A começar pelo tom "Mainardiesco" de: "Ai!, tenho que falar desses bárbaros de novo, dessa gente da qual não faço parte, eu branco, de óclinho vermelho... Não tão vendo que sou europeu? Que saco!"

Mas isso é uma opinião minha, não acho que tenham que concordar comigo.
Isso posto:

Se for o primeiro caso, não vi a merda que o Reinaldo escreveu aí :think:

Nem mesmo na parte em que ele usa a tragédia pra cutucar os governistas?
Comparando um linchamento que resultou em morte de uma pessoa por uma turba de ignorantes que seguiram um boato, (pois não aconteceu sequestro de criança nenhuma no Guarujá) então repito: um boato que resultou numa tragédia e o cara compara isso aos futricos ocorridos entre governo e oposição?

Sério que você achou normal e não se sentiu nem um pouco indignado com isso?

Se sim, então talvez eu é que esteja muito sensibilizada com a história e vendo coisas demais, tipo o que pode ocorrer de horrível daqui pra frente (inclusive no bairro onde eu moro) se as coisas continuarem nesse esquema.
 
Nem mesmo na parte em que ele usa a tragédia pra cutucar os governistas?
Comparando um linchamento que resultou em morte de uma pessoa por uma turba de ignorantes que seguiram um boato, (pois não aconteceu sequestro de criança nenhuma no Guarujá) então repito: um boato que resultou numa tragédia e o cara compara isso aos futricos ocorridos entre governo e oposição?

Sério que você achou normal e não se sentiu nem um pouco indignado com isso?

Até onde entendi, nesse ponto ele não tá falando sobre o linchamento da Fabiane em si, mas sim sobre os linchadores que "pululam nas redes sociais". Com isso entendo que ele está se referindo aos que usam da internet para emitir opiniões a favor de atos vis (como ataques à honra, mencionado por ele. Ou talvez como aquele Paulo Ghiraldelli, dizendo que a Sheherazade deveria ser estuprada).
 
Pois é. Ali há uma distinção clara entre o linchamento físico e o 'linchamento' virtual. A comparação dos "futricos" entre governo e oposição foi apenas com esse último tipo de linchamento, e não com todo o episódio que, aí sim, envolveria o linchamento físico. O fato de que, em alguns casos, o linchamento virtual evolua para um linchamento físico e morte, e em outros casos essa evolução não se dá, não impossibilita uma comparação, pelo contrário, muitas vezes o teor da mensagem é o mesmo, e a evolução não ocorre da mesma forma por outros fatores.
 
A última frase do artigo, pra mim, compara os dois tipos (grifo meu):

"Há, em suma, os linchadores por conta própria e os linchadores a soldo. São todos bandidos."
 
A última frase do artigo, pra mim, compara os dois tipos (grifo meu):

"Há, em suma, os linchadores por conta própria e os linchadores a soldo. São todos bandidos."

Para mim, ele ainda se refere à categoria de linchadores da internet (grifos meus):

Quanto aos linchadores que hoje pululam nas redes sociais, dizer o quê? Eles existem, de vários gêneros, de várias formas. Há desde os livres-espancadores, que são sórdidos por uma inclinação do espírito, àqueles que são pagos por estatais e por páginas do governo federal para atacar a honra daqueles que têm a pretensão de ter como adversários.

Há, em suma, os linchadores por conta própria e os linchadores a soldo. São todos bandidos.

Vejo a última frase se referindo ao parágrafo anterior simplesmente.
 
"As redes sociais são um instrumento fantástico da democracia. Mas é preciso ter responsabilidade. A polícia tem de investigar com toda a severidade se houve, ainda que indiretamente, um incitamento a comportamentos criminosos." Azevedo

...Investigar TODOS que indiretamente incitam a violência em redes sociais, apresentadores(as) de telejornais, articulistas de revistas semanais etc etc etc.Só não pode a investigação ser restrita/seletiva né, Azevedo.
 
Tevê
Ricardo Boechat x Rachel Sheherazade
Ao falar de linchamento em Guarujá, âncora do Jornal da Band critica a apresentadora do SBT
por Redação — publicado 06/05/2014 12:53

Dias depois de o portal UOL divulgar a possibilidade de a apresentadora Rachel Sheherazade deixar o SBT para apresentar o Jornal da Band ao lado de Ricardo Boechat, o âncora da Band manifestou na noite de segunda-feira 5 aparente insatisfação com a possível parceria. Ao comentar o linchamento de Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, em Guarujá (SP), Boechat não citou Sheherazade mas mandou um recado direto a ela. Em fevereiro, Sheherazade fez um comentário, no Jornal do SBT, no qual disse ser "compreensível" a ação de cidadãos que espancaram e amarram a um poste um suposto ladrão no Rio de Janeiro.

"Esse crime aí, minha gente... tem tanta responsabilidade nele o autor do boato espalhado pela internet (...) quanto pessoas que mesmo em emissoras de tevê estimulam a cultura da justiça com as próprias mãos. Isso está dentro do mesmo panorama que propicia, que estimula, que justifica linchamentos como os que nós andamos vendo recentemente em várias cidades do país, ou tentativas de linchamento. É a hora dessas pessoas virem a público e dizer como se sentem ante a consumação de sua própria teoria".
Boechat não contava, é razoável supor, com o "complemento" a sua fala feito por sua parceira de bancada, Ticiana Villas Boas, que em recente entrevista manifestou preocupação por desconhecer o preço da gasolina, uma vez que seu Porsche é abastecido pelo motorista. "E, para piorar, [a vítima do linchamento] era uma pessoa inocente", afirmou Villas Boas, ecoando o argumento estilo Sheherazade segundo o qual o espancamento seria menos pior caso a vítima fosse um criminoso.

Confira a fala de Boechat:


Fonte: http://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/ricardo-boechat-x-rachel-sheherazade-8277.html
 
Boechat: "tem tanta responsabilidade nele o autor do boato espalhado pela internet (...) quanto pessoas que mesmo em emissoras de tevê estimulam a cultura da justiça com as próprias mãos"

E agora o próprio Boechat em outro momento, estimulando a violência e encarnando a definição de hipocrisia:


Imagina né, danificar propriedades alheias não é vandalismo, não é violência.
Recuperando um trecho do que eu postei na primeira página:

Vejo muita gente achando legítima a ação violenta de determinados grupos (ex: black blocs), ao mesmo tempo em que condenam a ação desses justiceiros, sem acharem que há qualquer contradição nisso. Mas a situação é exatamente a mesma: um grupo usando da força para impor uma "justiça" acima da lei.
 
Tudo isso pode ser verdade. Ocorre que são muitos milhões os pobres no Brasil. Se pobreza fosse sinônimo de propensão ao crime, não conseguiríamos pôr o nariz fora da porta. É preciso deixar claro que os pobres também têm senso de moralidade, de justiça, de decência.

Não é a condição social que faz o caráter. Partir dessa premissa corresponde a exercitar o mais odioso preconceito. Os assassinos de Fabiane Maria de Jesus têm de arcar com as consequências de seu ato criminoso. Para que isso não volte mais a acontecer.

Me corrijam se eu estiver errado, mas Reinaldo Azevedo não é quem disse que por ele pobre não teria poder nenhum de voto e que não influenciaria em nada na política? Agora ele se preocupa com pobres?

Mas eu concordo com (quase todo) o texto dele, só é estranho esse texto sendo escrito por ele. E agora a Sheherazade é contra linchamentos públicos?
 
Boechat: "tem tanta responsabilidade nele o autor do boato espalhado pela internet (...) quanto pessoas que mesmo em emissoras de tevê estimulam a cultura da justiça com as próprias mãos"

E agora o próprio Boechat em outro momento, estimulando a violência e encarnando a definição de hipocrisia:


Imagina né, danificar propriedades alheias não é vandalismo, não é violência.
Recuperando um trecho do que eu postei na primeira página:
Completamente diferente. Violência só pode ser aplicada em seres vivos. Objetos e propriedades não são alvos de violência. Você não pode ser violento, por exemplo, com um liquidificador.

Os black blocks são, então, violentos? Não sei, pelo menos eu não me lembro de nenhuma noticia deles linchando uma dona de casa ou coisa do tipo, só de confrontos com a polícia, e nesses confrontos as forças em embate são absolutamente desproporcionais.

E por pior que possa ser o dano causado a uma propriedade ou objeto, ele nunca será maior que o dano que é tirar uma vida, ainda mais de maneira tão barbara quanto o linchamento, então me perdoe, mas não tem nada de errado no Boechat relativizar o vandalismo black block e condenar o linchamento da Fabiane
 
Completamente diferente. Violência só pode ser aplicada em seres vivos. Objetos e propriedades não são alvos de violência. Você não pode ser violento, por exemplo, com um liquidificador.

Os black blocks são, então, violentos? Não sei, pelo menos eu não me lembro de nenhuma noticia deles linchando uma dona de casa ou coisa do tipo, só de confrontos com a polícia, e nesses confrontos as forças em embate são absolutamente desproporcionais.

Você está se atendo à uma questão semântica, quando o foco não é esse, e sim o aspecto criminal. O próprio Boechat começa mencionando "Esse crime aí, minha gente..."

Se você quiser eu mudo a palavra de "violência" para "crime" no meu post. O sentido dentro do contexto continua o mesmo.

Mas ainda assim, sobre black blocks e violência, talvez atear fogo à um fusca, ainda que esse esteja com 5 pessoas dentro, não seja violência, certo? Ou talvez eles descerem o sarrafo num policial não seja violência, já que policial deve ser outra coisa que não ser humano. E talvez esse militar aposentado também não seja.


E por pior que possa ser o dano causado a uma propriedade ou objeto, ele nunca será maior que o dano que é tirar uma vida, ainda mais de maneira tão barbara quanto o linchamento, então me perdoe, mas não tem nada de errado no Boechat relativizar o vandalismo black block e condenar o linchamento da Fabiane

Ninguém disse que o dano à uma propriedade ou objeto é maior do que o dano à vida.
Mas não tem nada de errado em defender uma prática criminosa e condenar outra? Tipo, sério?
 
A lógica é muito simples, @Fëanor: Um crime mais grave eclipsa um crime menos grave. Boechat está automaticamente absolvido do óbvio ato de incitação à violência, pois há gente fazendo coisa muito pior.
 
A lógica é muito simples, @Fëanor: Um crime mais grave eclipsa um crime menos grave. Boechat está automaticamente absolvido do óbvio ato de incitação à violência, pois há gente fazendo coisa muito pior.
Onde eu disse isso? Eu falei que atacar uma propriedade não é violência, não que não seja crime ou que é um crime mais brando.

O ponto fundamental aqui é que essa atitude de vandalismo pode ser entendido como ato político, não como crime simplesmente, ai cabe a vocês concordarem ou não. Vale lembrar que a própria independencia americana teve como um dos maiores episódios um ato de vandalismo, a Tea Party.

Mas ainda assim, sobre black blocks e violência, talvez atear fogo à um fusca, ainda que esse esteja com 5 pessoas dentro, não seja violência, certo? Ou talvez eles descerem o sarrafo num policial não seja violência, já que policial deve ser outra coisa que não ser humano. E talvez esse militar aposentado também não seja.
Não disse que eles não eram violentos, no meu post eu deixo bem claro, eu falei "Não sei". Isso cabe discussão. E quanto a agredir policiais, realmente, a polícia no confronto com os manifestantes estão em completa vulnerabilidade, nem tiro de verdade eles podem dar, onde já se viu! Como eu disse no outro post, as forção são assimétricas, achar que um grupo de revoltados cercando e batendo em um policial é um caso de violência a parte é falta de compreensão do contexto, quem participa desse tipo de ato sabe como a policia age e que muitas vezes os policiais acabam sofrendo agressões por um clima de confronto que eles mesmos produziram.

Ninguém disse que o dano à uma propriedade ou objeto é maior do que o dano à vida.
Mas não tem nada de errado em defender uma prática criminosa e condenar outra? Tipo, sério?
Como eu falei na resposta ao Grimnir: Enquanto o vandalismo dos black bocks pode ser entendido como instrumento de luta política (que, como citei, já foi usado par a formação dos EUA), um linchamento de uma dona de casa não tem justificativa alguma, a não ser a pura barbarie e o alarmismo das mídias.

Agora, se você e o Grimnir discordam que o uso da depredação ou mesmo da violência como instrumento legítimo de lutas e mudanças de paradigma, ai já é conversa pra outro tópico.
 
A lógica é muito simples, @Fëanor: Um crime mais grave eclipsa um crime menos grave. Boechat está automaticamente absolvido do óbvio ato de incitação à violência, pois há gente fazendo coisa muito pior.

E olha que esqueci de mencionar o caso mais grave: a morte daquele cinegrafista vítima do rojão, Santiago Andrade.


Não disse que eles não eram violentos, no meu post eu deixo bem claro, eu falei "Não sei". Isso cabe discussão. E quanto a agredir policiais, realmente, a polícia no confronto com os manifestantes estão em completa vulnerabilidade, nem tiro de verdade eles podem dar, onde já se viu! Como eu disse no outro post, as forção são assimétricas, achar que um grupo de revoltados cercando e batendo em um policial é um caso de violência a parte é falta de compreensão do contexto, quem participa desse tipo de ato sabe como a policia age e que muitas vezes os policiais acabam sofrendo agressões por um clima de confronto que eles mesmos produziram.

Pois é, você disse não saber, mas existem evidências de que no mínimos alguns integrantes do movimento agem de maneira violenta sim. Foi isso que eu quis mostrar.

Sobre o caso do policial: concordo que as forças são assimétricas, e que no caso do vídeo não dá para saber todo o contexto, o que aconteceu antes, etc. Mas uma coisa está bem clara: no momento em que está sendo agredido, o policial não está armado (não está com arma em punho) e sequer está usando proteção (capacete, escudo, etc.). Talvez em um momento anterior ele ou algum subordinado dele tenha agido de maneira violenta. Infelizmente esses abusos acontecem sim, e nossa força policial tem vários problemas com isso. Mas, goste ou não, o monopólio do uso da força é do Estado. Se os policiais usaram de violência injustificada e/ou desmedida, cabe ao cidadão buscar seus direitos, e não retribuir a agressão (salvo se sua vida estivesse sendo ameaçada, o que não parece ser o caso, né).


Como eu falei na resposta ao Grimnir: Enquanto o vandalismo dos black bocks pode ser entendido como instrumento de luta política (que, como citei, já foi usado par a formação dos EUA), um linchamento de uma dona de casa não tem justificativa alguma, a não ser a pura barbarie e o alarmismo das mídias.

Como eu já disse anteriormente: em ambos os casos, as pessoas acreditam que podem/devem fazer justiça com as próprias mãos. Uns contra a violência do "mundo capitalista e opressor", outros contra uma pessoa erroneamente apontada como criminosa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo