• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Protestos contra torcedores ‘traíras’ se espalham pelo Brasil

O fato é que mesmo depois se tornando itinerante, Barueri sempre foi time de prefeitura. Exatamente como os que critiquei em posts anteriores.
Enquanto que o ABC sim é um time tradicional e antigo, com torcedores apaixonados. E que de fato acrescentaria algo de bom pra série A.
Barueri trouxe Val Baiano e olhe lá.
 
Eu dei um crédito inicial ao Barueri pelo fato de aparentar vir com uma proposta séria, ser um clube chegando pra ficar, investindo na base e com um investimento em estrutura de CT até mais forte que o São Caetano já que a Arena Barueri pode não ter muita capacidade, mas hoje é considerado um dos estádios mais modernos de SP e foi colocado um bom dinheiro público na construção dele.

O que eu achava mais sensato era prefeitura de Barueri não aceitar de volta o seu clube fujão e deixa-lo apodrecendo até falir em Prudente, mas como eles gastaram dinheiro pra montar toda aquela estrutura e o estádio iria virar um elefante branco tava na cara que isso ia acontecer. Perdeu a crebilidade.
 
Perdeu, mas não significa que não possa ganhar novamente.

Eu particularmente não acho ruim o surgimento de times novos. Acredito que um time grande deve fazer por merecer para continuar grande. O futebol evolui também. O problema maior é a forma como alguns vem surgindo.
 
Aquilo que o Fingol mencionou em outro tópico de que fica dificil apostar em times tradicionais por pressão de torcida é que atrapalha.

Entre apostar na recuperação de um time tradicional que poderia dar um grande retorno já que tem uma grande torcida como o Santa Cruz e começar do zero da última divisão um clube novo, irão sempre preferir o novo.
 
Sò discordo que não tenha passado dos limites.
A agressão verbal é ultrapassar limites, ao meu ver.
Eles poderiam se autodenominar verdadeiros torcedores e dar os argumentos deles pra essa afirmação.
Mas não colocar faixar com objetivo de xingar os demais.
Tudo bem que aí fica no critério subjetivo, no sentir-se ofendido, mas tudo o que vejo nas faixas é a opinião: "Vocês envergonham o meu estado", ou "Sinto vergonha por vocês". Mas com as verdadeiras batalhas verbais que ocorrem entre uma torcida e outra nos estádios, estas sim, levando palavras fortes e de baixo calão, ninguém cria problema... "Coisas do futebol, meras manifestações"? Que sejam, então.

De fato a força dos times do sudeste em outras regiões diminui a possibilidade de um crescimento desses times.
Mas forçar ou criar um critério desses é inverter o que deveria ser a ordem correta. A ordem correta é ser grande e com isso acarretar em chamar mais torcedores para si, sejam do estado ou fora dele. E não torcer pro clube do meu local pra ele crescer e ser grande.
Fusa, a massa flamenguista e corinthiana no N/NE não existe porque Flamengo e Corinthians são grandes. São porque, há algumas décadas, todos os meios de transmissão que alcançavam essas regiões eram exclusivamente do eixo Rio São Paulo. Foi feita uma pesquisa há algum tempo que demonstrava que a torcida do Flamengo, na Bahia, é superior à do Bahia e do Vitória juntas. Isso numa época em que ambos estavam na 1ª Divisão, tendo o Bahia sido campeão na década anterior e o Vitória finalista há poucos anos. Se torcida se conseguisse por conquistas, Grêmio e Inter, que são campeões mundiais, teriam uma torcida equivalente no resto do Brasil. É o poder da mídia que está em questão. Você não tem ideia de como é revoltante ver seu time sendo campeão no dia anterior e no dia seguinte os jornais gastarem mais tempo falando de um empate do Flamengo.

A ordem que você falou deveria ser a correta? Sim, deveria. No mundo perfeito. A competição é extremamente desleal. Experimente ser torcedor do Santa Cruz e você vai sentir na pele.

Senão o próprio limite fica arbitrário, como eu tentei brincar em um dos meus posts.
Porque traçar a linha no estado? Porque não fazê-lo na cidade? Quem mora em olinda não pode torcer pra time da capital pernambucana. Ou até traçar a linha no bairro. Por que não?
Qual o critério objetivo disso?
A ideia é mais ou menos esta: apoie um time que esteja mais perto de você, que tenha as raízes na sua região, que tem sua sede, que manda os jogos aqui, que você possa acompanhar de verdade. Um time da sua realidade, não um time virtual que a mídia lhe empurra. Que seja da sua cidade ou do seu estado, não importa; a gente apela para os que têm alguma tradição no futebol, e esses são, normalmente (no Norte/Nordeste), das capitais, por isso não faz muita diferença dizer que o critério é estadual ou municipal.
 
Tudo bem que aí fica no critério subjetivo, no sentir-se ofendido, mas tudo o que vejo nas faixas é a opinião: "Vocês envergonham o meu estado", ou "Sinto vergonha por vocês". Mas com as verdadeiras batalhas verbais que ocorrem entre uma torcida e outra nos estádios, estas sim, levando palavras fortes e de baixo calão, ninguém cria problema... "Coisas do futebol, meras manifestações"? Que sejam, então.
Uma coisa não tem a ver com a outra. Uma coisa é mandar o juiz à merda, outra é você chamar alguém de vergonha de nordestino porque torce pra time do sul. O que eu negritei não ofende mesmo? Sério? Subjetivo? Ahh por favor né...

Agora concordo com você sobre a mídia, há muita manipulação em jogo, muito controle midiático que influencia a opinião pública e certo amor superficial aos 'campeões do sul'. Isso ocorre mesmo, essa invasão. É ingenuidade dizer que somente a meritocracia impera nessas escolhas, que só as vitórias e merecimento fazem um baiano torcer pelo São Paulo, por exemplo.
 
Tudo bem que aí fica no critério subjetivo, no sentir-se ofendido, mas tudo o que vejo nas faixas é a opinião: "Vocês envergonham o meu estado", ou "Sinto vergonha por vocês". Mas com as verdadeiras batalhas verbais que ocorrem entre uma torcida e outra nos estádios, estas sim, levando palavras fortes e de baixo calão, ninguém cria problema... "Coisas do futebol, meras manifestações"? Que sejam, então.
Particularmente eu discordo de algumas manifestações de torcidas.
Como as organizadas que cantam musicas enaltecendo a própria torcida organizada, em vez de enaltecer o clube.

Mas eu costumo considerar ofensa quando o foco da sua mensagem é um terceiro.
Se alguem diz "você é X", se eu me sentir ofendido, então é automaticamente uma ofensa.
No caso eles clamam que os demais são traidores, trairas, etc. A mensagem tem como foco atacar os outros, e não enaltecer o que eles consideram importante.



Fusa, a massa flamenguista e corinthiana no N/NE não existe porque Flamengo e Corinthians são grandes. São porque, há algumas décadas, todos os meios de transmissão que alcançavam essas regiões eram exclusivamente do eixo Rio São Paulo. Foi feita uma pesquisa há algum tempo que demonstrava que a torcida do Flamengo, na Bahia, é superior à do Bahia e do Vitória juntas. Isso numa época em que ambos estavam na 1ª Divisão, tendo o Bahia sido campeão na década anterior e o Vitória finalista há poucos anos. Se torcida se conseguisse por conquistas, Grêmio e Inter, que são campeões mundiais, teriam uma torcida equivalente no resto do Brasil. É o poder da mídia que está em questão. Você não tem ideia de como é revoltante ver seu time sendo campeão no dia anterior e no dia seguinte os jornais gastarem mais tempo falando de um empate do Flamengo.
Concordo.
Não é apenas o merito que define esse ganho de torcida.
O sistema é um ciclo vicioso. Na primeira pesquisa de torcida feita no Brasil no final dos anos 70 o Fla já aparecia na frente. Antes da Globo se tornar a hegemonia nas décadas seguintes. A partir daí de fato as transmissões foram focadas em mostrar mais os jogos de quem mais tinha torcedor. Gerando mais torcedores e fechando o ciclo.



A ideia é mais ou menos esta: apoie um time que esteja mais perto de você, que tenha as raízes na sua região, que tem sua sede, que manda os jogos aqui, que você possa acompanhar de verdade. Um time da sua realidade, não um time virtual que a mídia lhe empurra. Que seja da sua cidade ou do seu estado, não importa; a gente apela para os que têm alguma tradição no futebol, e esses são, normalmente (no Norte/Nordeste), das capitais, por isso não faz muita diferença dizer que o critério é estadual ou municipal.
Então. Mas aí que eu acho que está um pouco arbitrário.
Como você mesmo disse, "apela-se para os que tem alguma tradição" mesmo que estejam a muitos kilometros da capital. Ainda dentro do estado.
Pra mim não é diferente apelar para os que tem mais tradição no ambito nacional. Mesmo estando muitos kilometros longe.
 
Sò discordo que não tenha passado dos limites.
A agressão verbal é ultrapassar limites, ao meu ver.
Eles poderiam se autodenominar verdadeiros torcedores e dar os argumentos deles pra essa afirmação.
Mas não colocar faixar com objetivo de xingar os demais.

A seguir essa filosofia, torcida de futebol e de xadrez seriam a mesma coisa. O campo não é lugar de manifestação racional/politicamente correta, é quase um templo dedicado ao passional. É parte de sua função social. Cada espaço tem sua linguagem, e o bom-senso deve imperar em sua escolha.

Ou você queria que os torcedores, como gentlemen vitorianos, parassem e argumentassem uns com os outros sobre por que o time deles é imensamente superior, se garbando, ao invés de tirar sarro da derrota?

Vai me desculpar a sinceridade, Eriadan, mas isso é uma tremenda babaquice. Porra, você vem falar de liberdade de expor que discorda da liberdade de uma pessoa torcer pra um time de fora?

Ele não discordou da liberdade, ele discordou da atitude. Discordar da liberdade ele e os donos dessas faixas estariam se pedissem uma lei estadual para prender os simpatizantes dos clubes exógenos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo