• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Protestos contra torcedores ‘traíras’ se espalham pelo Brasil

Brasiliense não tem tanta tradição assim, tem?
O clube é novo, criado por aquele senador que eu esqueci o nome (e que o Kfouri sempre critica).
Eu não gosto também. Mas não conheço tanto a historia e posso voltar atrás.

Pode ser que no futuro passe a ser mais aceitável, como talvez até o São Caetano. Mas daqui MUITOS anos. Quando (se) começar a andar com pernas próprias.
Quase como o Bragantino que seria apenas um time simpático tradicional do interior de São Paulo mas que deu uma guinada quando seu presidente também era homem forte na CBF. Assim como peguei birra com o Americano durante o periodo do Caixa d'agua no comando da federação carioca. Cresceram artificialmente. O Bragantino hoje em dia não tenho tanto problema. Despencou depois de perder força politica mas deu uma retornada por conta própria. O Americano eu ainda guardo um tiquinho de problema. Estou no aguardo de passar pela segundona do carioca e retornar sozinho.
 
Luiz estevão. Não sei a qto tempo eles existem, mas estão há uns 15 anos pelo menos aí rondando a série B com algumas idas a A
 
Pra mim eles só apareceram em 2002, quando chegaram naquela final de Copa BR depois de eliminar Flu e Galo, e foram roubados contra o Corinthians.

EDIT: Acabei dando uma pesquisada rápida, e eles sequer existiam há 15 anos. Foram fundados em agosto de 2000. Mas foda é que ganharam 7 dos últimos 8 estaduais do DF.
 
Última edição:
Pra mim eles só apareceram em 2002, quando chegaram naquela final de Copa BR depois de eliminar Flu e Galo, e foram roubados contra o Corinthians.

EDIT: Acabei dando uma pesquisada rápida, e eles sequer existiam há 15 anos. Foram fundados em agosto de 2000. Mas foda é que ganharam 7 dos últimos 8 estaduais do DF.
Só não sei se ele é novo mas originado de algum clube mais tradicional, como o Furia citou.
O Paraná também é relativamente novinho. Mas nasceu da fusão de times menores tradicionais do estado. Não chegaram (e, provavelmente, nunca chegarão) a serem do nivel de Coritiba e Atl. PR. Mas no inicio ganhou uma pancada de estaduais consecutivos.
Se foi de fato montado em 2000 do zero pelos politicos, então mantenho o meu "deslike".



Eu sou a favor da liberdade de expressão, tanto do cara que torce pra um clube de fora do estado quanto pro que protesta contra isso. Cada um faz o que quer até ferir os direitos do outro. O limite é esse.
Isso é verdade.
As pessoas tem direito de achar que precisa ser desse jeito apenas com clubes do próprio local de moradia. Nos EUA é meio assim.
Mas acho que a partir do momento que levam as bandeironas xingando os outros, esse limite que você cita é ultrapassado, não?
 
Mas nos EUA esse regionalismo é meio que cultural.

E mesmo assim não é com todo mundo. Times como os Yankees e o Red Sox no baseball, os Knicks, os Lakers e o Celtics no basquete, etc, possuem muitos torcedores ao redor dos EUA, mesmo fora de suas regiões.
 
Pode ser que no futuro passe a ser mais aceitável, como talvez até o São Caetano. Mas daqui MUITOS anos. Quando (se) começar a andar com pernas próprias.
Quase como o Bragantino que seria apenas um time simpático tradicional do interior de São Paulo mas que deu uma guinada quando seu presidente também era homem forte na CBF. Assim como peguei birra com o Americano durante o periodo do Caixa d'agua no comando da federação carioca. Cresceram artificialmente. O Bragantino hoje em dia não tenho tanto problema.

Você nunca morou não está a par, então vou explicar

O período áureo do São Caetano foi exatamente dentro de dois mandatos consecutivos do ex-prefeito Luiz Tortorello (1996 a 2004) que era extremamente fanático por futebol e dentro de sua gestão é fato sim que ele aplicou dinheiro público no clube. Porém ao final de 2004 foi o último ano de mandato e logo em seguida ele faleceu.

Já o seu sucessor apesar de ser eleito pelo mesmo partido, odeia futebol e desde então assim como o Bragantino já se vão 7 anos que está andando com suas próprias pernas.
 
Você nunca morou não está a par, então vou explicar

O período áureo do São Caetano foi exatamente dentro de dois mandatos consecutivos do ex-prefeito Luiz Tortorello (1996 a 2004) que era extremamente fanático por futebol e dentro de sua gestão é fato sim que ele aplicou dinheiro público no clube. Porém ao final de 2004 foi o último ano de mandato e logo em seguida ele faleceu.

Já o seu sucessor apesar de ser eleito pelo mesmo partido, odeia futebol e desde então assim como o Bragantino já se vão 7 anos que está andando com suas próprias pernas.
OK.
Eu achava que a queda do financiamento tivesse sido devido ao tragico evento do Serginho.

Mas o fato é que eu ignoro esse periodo de alta do São Caetano com dinheiro publico sendo usado pra palanque eleitoral.
Se o São Caetano conseguir se firmar como clube e conseguir resultados sem esse resquicio. Aí eu passarei a vê-lo com outros olhos. Sempre com ressalvas, mas com outros olhos.
Tem que meio que renascer. Como fez o Bragantino. Chegar ao fundo novamente e ir galgando posições.

Apesar que eu nem sei se o Bragantino de agora tem algum esquema desse tipo.
Alguem sabe?
Dinheiro publico ou coisas similares.
 
Última edição:
OK.
Eu achava que a queda do financiamento tivesse sido devido ao tragico evento do Serginho.

Mas o fato é que eu ignoro esse periodo de alta do São Caetano com dinheiro publico sendo usado pra palanque eleitoral.
Se o São Caetano conseguir se firmar como clube e conseguir resultados sem esse resquicio. Aí eu passarei a vê-lo com outros olhos. Sempre com ressalvas, mas com outros olhos.

O vice campeonato paulista em 2007 foi o melhor resultado já fora desse período.

Tem que meio que renascer. Como fez o Bragantino. Chegar ao fundo novamente e ir galgando posições.

Apesar que eu nem sei se o Bragantino tem algum esquema desse tipo.
Alguem sabe?
Dinheiro publico ou coisas similares.

O Bragantino não foi diferente do São Caetano. Hoje moro perto de Bragança Paulista onde tenho alguns clientes

O Braga tinha Nabi Abi Chedid que foi deputado, presidente do PSD, vereador, vice da CBF uma vida politica muito mais intensa que o Tortorello em São Caetano.

Sem falar que em Bragança a familia Chedid durante um bom tempo foi muito poderosa mandando e desmandando na cidade. Então o resto você pode adivinhar.
 
O Bragantino não foi diferente do São Caetano. Hoje moro perto de Bragança Paulista onde tenho alguns clientes

O Braga tinha Nabi Abi Chedid que foi deputado, presidente do PSD, vereador, vice da CBF uma vida politica muito mais intensa que o Tortorello em São Caetano.

Sem falar que em Bragança a familia Chedid durante um bom tempo foi muito poderosa mandando e desmandando na cidade. Então o resto você pode adivinhar.
Sim, eu consertei ali em cima pra ficar mais claro.
Esse periodo do Bragantino no final dos anos 80 e na inercia nos anos 90 foi o que eu comentei que comparo diretamente com os times de prefeitura que eu desprezo.

Me referia mais a agora nesses ultimos anos em que o Bragantino retornou pra segundona e tem se mantido.
Queria saber se foi um revival de força politica ou não.
 
É a mesma situação do São Caetano. Depois que os seus dois caciques faleceram, agora ambos se sustentam sozinhos.

Os Chedid em Bragança ainda tem força no comércio e outros setores, mas na politica e no futebol nem sombra do que eram antes.
 
Pensei 2x antes de postar, mas vamos lá: eu sou a favor.

Em primeiro lugar, não confudam as coisas: são protestos pacíficos, não há qualquer forma de violência. As torcidas locais não estão coibindo a liberdade de expressão dos torcedores de outros times, estão apenas manifestando a sua desaprovação, e isto é liberdade de expressão. "Vocês não são obrigados a torcer para os nossos times, mas a nós não é proibido manifestar-se em contrário" - desde que nos limites legais, é claro, como vem, sim, acontecendo.

Sobre a opção em si (daqueles que escolhem outros times para torcer), eu acho válida, mas também não concordo. Só nós sabemos das dificuldades por que passam os times das regiões marginalizadas: a diferença dos valores, da mídia e de todo tipo de subsídio, comparado aos times do eixo (sem falar no preconceito). Ver os próprios conterrâneos aderindo a esses outros times é lamentável, porque temos a consciência de que o maior apoio que nossos times podem ter é dos próprios torcedores locais. É muito fácil, digamos assim, torcer para Flamengo, Corinthians & Cia e deixar Bahia, Vitória & Cia à própria sorte.

Talvez vocês só entenderiam o que eu quero dizer se torcessem para um time (pequeno/médio, porque todos estão nessa faixa) no Norte/Nordeste do país, aí vocês entenderiam o desgosto que dá ver um conterrâneo pagando pau dos times cariocas e paulistas, e ainda por cima - como normalmente acontece - menosprezando os nossos. Bando de traíra fdp! Mas tem que respeitar, né. Só não somos obrigados a ficar calados.
 
Vai me desculpar a sinceridade, Eriadan, mas isso é uma tremenda babaquice. Porra, você vem falar de liberdade de expor que discorda da liberdade de uma pessoa torcer pra um time de fora? É isso mesmo? Cara, que imbecilidade... você tem todo o direito de se revoltar contra os vira-casacas e com a situação dos clubes do Norte e Nordeste. Agora esse discurso de que essas manifestações são pacíficas, etc, liberdade de expressão, não cola, elas não ferem a liberdade de ninguém, nem ofendem, mas são ridículas, são desesperadas. Ponto. Isso é sim pressionar, mesmo que usando da 'liberdade de expressão' (ô expressãozinha abusada hoje me dia), é um preconceito idiota, um tipo de controle que os clubes e torcidas acham que podem ter sobre seus conterrâneos.
 
Pensei 2x antes de postar, mas vamos lá: eu sou a favor.

Em primeiro lugar, não confudam as coisas: são protestos pacíficos, não há qualquer forma de violência. As torcidas locais não estão coibindo a liberdade de expressão dos torcedores de outros times, estão apenas manifestando a sua desaprovação, e isto é liberdade de expressão. "Vocês não são obrigados a torcer para os nossos times, mas a nós não é proibido manifestar-se em contrário" - desde que nos limites legais, é claro, como vem, sim, acontecendo.
Sò discordo que não tenha passado dos limites.
A agressão verbal é ultrapassar limites, ao meu ver.
Eles poderiam se autodenominar verdadeiros torcedores e dar os argumentos deles pra essa afirmação.
Mas não colocar faixar com objetivo de xingar os demais.



Sobre a opção em si (daqueles que escolhem outros times para torcer), eu acho válida, mas também não concordo. Só nós sabemos das dificuldades por que passam os times das regiões marginalizadas: a diferença dos valores, da mídia e de todo tipo de subsídio, comparado aos times do eixo (sem falar no preconceito). Ver os próprios conterrâneos aderindo a esses outros times é lamentável, porque temos a consciência de que o maior apoio que nossos times podem ter é dos próprios torcedores locais. É muito fácil, digamos assim, torcer para Flamengo, Corinthians & Cia e deixar Bahia, Vitória & Cia à própria sorte.

Talvez vocês só entenderiam o que eu quero dizer se torcessem para um time (pequeno/médio, porque todos estão nessa faixa) no Norte/Nordeste do país, aí vocês entenderiam o desgosto que dá ver um conterrâneo pagando pau dos times cariocas e paulistas, e ainda por cima - como normalmente acontece - menosprezando os nossos. Bando de traíra fdp! Mas tem que respeitar, né. Só não somos obrigados a ficar calados.
Esse é o unico ponto em que eu coloquei uma ressalva.
De fato a força dos times do sudeste em outras regiões diminui a possibilidade de um crescimento desses times.
Mas forçar ou criar um critério desses é inverter o que deveria ser a ordem correta. A ordem correta é ser grande e com isso acarretar em chamar mais torcedores para si, sejam do estado ou fora dele. E não torcer pro clube do meu local pra ele crescer e ser grande.

Senão o próprio limite fica arbitrário, como eu tentei brincar em um dos meus posts.
Porque traçar a linha no estado? Porque não fazê-lo na cidade? Quem mora em olinda não pode torcer pra time da capital pernambucana. Ou até traçar a linha no bairro. Por que não?
Qual o critério objetivo disso?
 
Vai me desculpar a sinceridade, Eriadan, mas isso é uma tremenda babaquice. Porra, você vem falar de liberdade de expor que discorda da liberdade de uma pessoa torcer pra um time de fora? É isso mesmo? Cara, que imbecilidade... você tem todo o direito de se revoltar contra os vira-casacas e com a situação dos clubes do Norte e Nordeste. Agora esse discurso de que essas manifestações são pacíficas, etc, liberdade de expressão, não cola, elas não ferem a liberdade de ninguém, nem ofendem, mas são ridículas, são desesperadas. Ponto. Isso é sim pressionar, mesmo que usando da 'liberdade de expressão' (ô expressãozinha abusada hoje me dia), é um preconceito idiota, um tipo de controle que os clubes e torcidas acham que podem ter sobre seus conterrâneos.
:eh:

Eu fiquei a pouco de lhe dar karma negativo, Paganus, mas vou usar o post do Ecthelion para lhe explicar em outras palavras:

Ecthelion disse:
Eu sou a favor da liberdade de expressão, tanto do cara que torce pra um clube de fora do estado quanto pro que protesta contra isso. Cada um faz o que quer até ferir os direitos do outro. O limite é esse.
A liberdade de expressão inclui tanto o direito da pessoa fazer o que quiser quanto o meu direito de me manifestar contrário ao que ela fizer (tudo isso nos limites legais). Se não fosse assim, eu teria o direito daquele meu post anterior, mas você não teria o seu de discordar, e de manifestar a sua discordância, postando. Estamos, ambos, dentro do nosso direito.

Não, não há violência alguma nos protestos; nem abuso algum do termo "liberdade de expressão": esse direito está sendo plenamente usado tanto por aqueles que escolhem torcer para um time fora da sua região quanto por aqueles que se manifestam em contrário a essa alternativa.


edit. Fusa, eu li o seu post e o achei bem ponderado. Vou deixar isso aqui esquentar um pouco e postar à noite, no fim do expediente.
 
Última edição:
Será? Parece-me estranho isso: uma torcida usar de sua liberdade para expressar que seus conterrâneos não tem liberdade de torcer pra times 'de fora'. Não se trata de de liberdade de expressão, é intimidação mesmo. É como o FUSA colocou: essas faixas são o primeiro passo, daqui a pouco vai ter torcedores do Bahia agredindo baianos usando camisetas do Palmeiras, por exemplo.
 
O que o Eriadan postou sintetiza tudo o que penso. Existem estados com torcidas, times, clássicos locais com história, tradição e relevância futebolística suficiente pra niguém precisar babar ovo pro que vem de fora. E Bahia, Paraná, Santa Catarina, Goias, Ceará, Pernambuco, Pará são bons exemplos e são todos estados e que já disputaram uma final de título nacional pelo menos uma vez na vida e alguns com títulos.

Numa escala intermediária podemos colocar Alagoas, Paraíba, Maranhão, Piauí, Rio G. Norte, Sergipe e o próprio Distrito Federal tem alguma força local razoável. Aí dividir com uma torcida de outro lugar começa a ser algo razoável, mas desde que fique na proporção de 50% pra cada lado que seria o mais justo.

Já Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul eu até acho plenamente justificável se adotar algo de fora em 100% na total inexistência de uma força local.
 
Última edição:
Toda essa tradição e grandeza advinda de estaduais principalmente, diga-se de passagem.
Que com o seu fim, os 2 grupos menores que você citou iriam desaparecer. E muitos times inclusive do primeiro.
Você sempre torce contra eles, Furia. Entre subir Barueri ou ABC você sempre transpareceu torcer pros barueris ao longo dos seus posts na valinor.

Eu defendo e concordo com o crescimento desses times tradicionais. Só acho que precisam fazer por onde, e não cutucar os que estão do lado e optaram por outro caminho.
 
Você sempre torce contra eles, Furia. Entre subir Barueri ou ABC você sempre transpareceu torcer pros barueris ao longo dos seus posts na valinor.
.

Os posts antigos estão aqui e não mentem.
No ano que o Barueri estava disputando com o ABC pra subir eu torci pra ele sim, mas até então não esperava que ele fosse se tornar um Itenerante da vida. Quando passou pra esse lado, perdeu minha torcida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo