• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Protestos: Anti-Dilma, pró-Dilma e whatever-Dilma

Fala mais aí pq o Levy é um mau amigo, Bruce.

Para uma campanha que pautava por lidar com as necessidades da população, legal escolher um ministro que segue justamente a cartilha da austeridade. (Nesse caso estou pensando mais no choque ideológico, mas a essa altura todo mundo já virou neoliberal.)
 
Enfim, pena que não continuou com o Mantega ou com outro desenvolvimentista. Talvez assim a gente fosse pro saco de vez.
** Posts duplicados combinados **
Enfim, voltando aos protestos - Podem não ser pró-Dilma, como corretamente apontou o @Eriadan, mas é no mínimo curioso que mais da metade aprove o governo atual. Não é nenhum absurdo ser contra o impeachmente e desaprovar o governo - como é o meu caso.
 
O que o querido @Neithan não vê, nem outros defensores do PT veem é que praticamente tudo que o PT fez não deu certo ou não foi bem feito - Ex: PAC, Bolsa Família, Fome Zero, Petrólão (até roubar da Petrobrás eles não conseguiram fazer bem feito e rodaram), Criação de Ministérios, alinhamento com o PMDB (wtf?), entre outros que me fogem a memóra.
Pra ele o que importa é zoar coxinha e a elite paulistana, que pra bem ou mal são os que geram emprego aqui na capital paulista.

Fome Zero não deu certo mesmo. Ao ampliarem a cobertura do Bolsa Família, eles viram que a pirâmide de Maslow faz com que as populações carentes quase que automaticamente gastem o dinheiro bem-vindo com alimentação. E daí decidiram extinguir o primeiro programa, pela eficiência muito superior do primeiro.

PAC por acaso é um programa do governo? Até o mais ingênuo dos petistas sabe que o PAC é na verdade uma colagem de um monte de obras e verbas públicas que em grande parte já estavam previstas. Mais propaganda governamental do que tudo. Governo tá longe de ser santo quando o assunto é publicidade oficial, e o próprio FHC tinha acenado um marketing parecido com o tal do "Avança Brasil". Só que era um """""projeto""""" mais franzino, porque a economia estava pior na época.

Mas aí, e os projetos na área de educação profissionalizante e superior, que você nem citou, deram todos completamente errado? Pró-Uni, FIES, PRONATEC, Reuni, ampliação das escolas técnicas federais, etc. Essa é a área que eu tive mais contato e, se ainda está longe do ideal, eu sei que foi uma verdadeira revolução para muita gente. Inclusive para gente próxima de mim.

E o Pronaf, de crédito ao pequeno agricultor, outro fracasso retumbante?

E as medidas de estímulo ao crédito no auge da crise?

Se quiser citar projetos que não deram muito certo, há vários pontos a serem criticados. Minha Casa Minha Vida, represamento dos preços de combustível, energia. E os erros na condução da macroeconomia. Estes últimos sim, assinalam para mim que o PT já deu no que tinha que dar. É muito cedo para se falar em nomes, mas, se vocês querem saber, caso o PT lance candidato próprio em 2018, a tendência é que eu não vote nele. E teria me arrependido de votar na Dilma no ano passado - coisa que eu provavelmente faria.

Quanto aos protestos, um impeachment agora seria ruim para todo mundo. Não há nada direto contra a Dilma, por enquanto - incompetência de indicar gente errada não é crime. Em relação ao Mensalão, que era um esquema feito pelo PT e para o PT, o Petrolão depende bem menos do partido do governo para existir. E que se explodam PT, PSDB, Brasil Livre, Vem Pra Rua, MST, UNE, CUT, tudo junto.
 
E que se explodam PT, PSDB, Brasil Livre, Vem Pra Rua, MST, UNE, CUT, tudo junto.
pra mim esse é o maior problema. Não temos quem nos represente.
Infelizmente por mais chavão que seja é tudo igual, PT/PSBD/PQP.

Mas fui contra o PT pois várias coisas realmente me irritaram na administração da Dilma e sem o crescimento econômico externo pra sustentar o nosso país a economia desandou. Não dá pra ser tão irresponsável por anos a fio e não pagar o preço.
Resultado: estamos ferrados com essa inflação fdp queimando nosso dinheiro, os estados quebrando e não pagando a união, a dívida pública gigante e a única ação da turma é aumentar os impostos.
 
Aécio é só um falastrão de sobrenome forte. Isso até quem votou nele sabe.

Além de tudo é um péssimo estrategista. Perdeu a eleição porque entre um dos motivos escolheu mal o candidato a governador (Pimenta da Veiga) político afastado a uns 15 anos da política do estado. Achou que ganharia as eleições com o sobrenome.
 
Além de tudo é um péssimo estrategista. Perdeu a eleição porque entre um dos motivos escolheu mal o candidato a governador (Pimenta da Veiga) político afastado a uns 15 anos da política do estado. Achou que ganharia as eleições com o sobrenome.
essa foi pra mim a maior das falhas dele na campanha. Foi arrogante pois havia ganhado várias eleições em Minas e apostou nesse Pimenta da Veiga, ferrando com tudo, pois se ganhasse em MG talvez teria ganhado País.
 
Além de tudo é um péssimo estrategista. Perdeu a eleição porque entre um dos motivos escolheu mal o candidato a governador (Pimenta da Veiga) político afastado a uns 15 anos da política do estado. Achou que ganharia as eleições com o sobrenome.

Eu até desconfio um pouco disso, de tão fraco que o candidato escolhido foi. Às vezes rolou um acerto pela eleição do Marcio Lacerda em 2008, às vezes foi estratégico entregar o governo quando a economia ia mal e as contas do Estado estao ruins. Às vezes um pouco dos dois, vá saber.

De qualquer jeito, isso evidencia para mim uma das maiores falhas do sistema político brasileiro - partidos que não se oxigenam, não farem primárias de verdade e ficam dependendo de uma meia dúzia de caciques lá em cima. Não raro chega o ano das eleições e o partido não tem NINGUÉM que possa concorrer, ou tem no máximo os mesmos 2 ou 3 de sempre. Isso fode demais.
 
essa foi pra mim a maior das falhas dele na campanha. Foi arrogante pois havia ganhado várias eleições em Minas e apostou nesse Pimenta da Veiga, ferrando com tudo, pois se ganhasse em MG talvez teria ganhado País.

Falavam em 4 milhões de votos de frente só em Minas, mas erraram feio mesmo na escolha do candidato. Alguns políticos aliados ao aécio ficaram de bronca com a escolha e meio que não trabalharam com afinco. O Pimentel ganhou por exclusão e mesmo o pessoal do PT (uma parte) não morre de amores por ele.

Eu até desconfio um pouco disso, de tão fraco que o candidato escolhido foi. Às vezes rolou um acerto pela eleição do Marcio Lacerda em 2008, às vezes foi estratégico entregar o governo quando a economia ia mal e as contas do Estado estao ruins. Às vezes um pouco dos dois, vá saber.

Ouvi muitas pessoas dizendo isso. Muita gente não entende o fato de o PT/Pimentel ter feito acordão e abrir mão de disputar a prefeitura (candidato do partido) de BH entregando de bandeja para Lacerda com a benção do aécio. O PT mesmo não faz mais as prévias/primárias e esse tipo de acordo de meia dúzia prevalece, o partido perde o contato com a base/militância.
 
Mas não deixa de ser verdade. José Serra era muito mais político que Aécio, que tem em seu histórico uma carreira (lol) bem mais fraca do que o paulista. Aécio é só um falastrão de sobrenome forte. Isso até quem votou nele sabe.
Nesse sentido a Dilma também não tinha uma carreira pra lá de bagdá quando foi eleita em 2010.

Eu votei na Dilma e acho que votaria de novo mesmo tendo me decepcionado com muitas das promessas feitas e que hoje estão sendo feitas ao contrário.
Não posso falar de coisas fora do meu conhecimento, então fico retido apenas à área de pesquisa e ciências.
O corte de verba em 8 meses que a pesquisa teve foi uma vergonha. Mas o que mais me desagrada é a prática (não exclusiva do PT) de mascarar dados ao continuarem lançando editais de projetos pra poderem depois postar que o investimento na área continua em vento e popa com não-sei-quantos editais já lançados para concorrência equivalendo a sei-lá-quantos milhões de dinheiro.
Só não contam que aparentemente o carinha que escreve editais parece não conversar com o carinha que libera a grana pra quem ganhou os editais. O meu grupo e o de quase todo mundo estão com 2, 3, 4, 5 editais teoricamente ganhos, com grana supostamente tendo que ter entrado há meses, mas só 1 centavo pingado aqui e ali entrou pra pesquisa. Deve ser um escritório esquizofrênico em que o carinha que escreve editais trabalha freneticamente "Editais! Editais! EDITAIIIIISSS!!" enquanto que o carinha da grana dorme no sofá.
E recentemente a CAPES anuncia que 75% do investimento que ela teria pra fazer no ano será renegociado. O que no caso prejudicaria mais os alunos que se utilizam das bolsas.

Mas por que continuaria votando no PT em vez do PSDB?
Por que mesmo que esteja horroroso hoje em dia a situação, era pior ainda na época FHC em que literalmente nenhum centavo pingado entrava em pesquisa. Pois teoricamente para a ideologia dele, a pesquisa tem que ser oriunda necessariamente de investimentos privados como é nos estados unidos. Só esquecem de falar que isso funciona nos EUA e EUA apenas. Nos demais países só casos isolados de grandes empresas locais investindo em pesquisa específica para a sua área de atuação. No caso do Brasil até tem bastante investimento privado em pesquisa. Pra áreas tipo farmacêutica, agropecuária, etc.

A privatização da telecomunicação melhorou os serviços? Claro. MUITO! Mas também matou toda uma área de pesquisa em telecomunicações que existia com a Telebrás. Afinal, empresa nenhuma espanhola, italiana, etc, vai querer investir em pesquisa no Brasil, ainda mais em conhecimentos que na verdade eles já dominam. Eles dominam, mas o Brasil não, vive como um dependente tecnológico. Todo um parque gigantesco de pesquisa da Telebrás morreu nos anos 90, uma tragédia.
Mas é questão de prioridades. Vendemos nossa soberania pelos serviços mais bem feitos. E depois reclamamos que nossas comunicações são tão facilmente espionadas mundo afora.


Mas também dizer que não tem nada e que a "crise" é uma invenção como leio no facebook. Aí também não, né?
Pelo menos pra quem trabalha na área de ciências no Brasil, a coisa tá BEM preta.


Enfim.
Por isso acho que não iria nessas passeatas.
Acho que apanharia do povo delas independente de qual eu fosse.
 
Última edição:
Muitos dizem que aprovam por birra, porque o que o governo está fazendo neste segundo mandato é justamente o oposto do que prometeram em campanha e que motivou o voto da maioria, no 2º turno (o meu inclusive).
taí o seu papel:
tamanho-do-seu-papel-de-trouxa-2-22965-1431637161-11_dblbig.jpg

e gente, desabraça o barco furado de "no passado era assim, hoje em dia não mais". quem tinha contrato com o governo perdeu o dinheiro pq o governo não vai abrir o bolso (para quem não é governo (ou seja, para pagar o básico do governo)).
e sim, o outro candidato iria sim fazer o mesmo, mas ao contrário de anunciar que não faria o contrário, ele já sabia que o remédio para 4 anos de loucura economica da mamãe seria muito, muito amargo.

mas assim segue o brasil, a base da homeopatia e feliz
 
Mas por que continuaria votando no PT em vez do PSDB?
Por que mesmo que esteja horroroso hoje em dia a situação, era pior ainda na época FHC em que literalmente nenhum centavo pingado entrava em pesquisa. Pois teoricamente para a ideologia dele, a pesquisa tem que ser oriunda necessariamente de investimentos privados como é nos estados unidos. Só esquecem de falar que isso funciona nos EUA e EUA apenas. Nos demais países só casos isolados de grandes empresas locais investindo em pesquisa específica para a sua área de atuação. No caso do Brasil até tem bastante investimento privado em pesquisa. Pra áreas tipo farmacêutica, agropecuária, etc.

Isso é uma questão interessante.

Eu concordo com você e por isso sou a favor de mais governo no Brasil (em relação aos EUA): lá há um fator cultural muito forte de doações voluntárias, seja para caridade, seja para universidades e pesquisa, seja até para grupos de ativismo político, como think-tanks e etc. Muito difícil emular isso de lá aí no Brasil, ou até mesmo aqui na Europa.

Mas aos cientistas há também outra questão muito cara: a da autonomia para fazer pesquisa. Porque eu também estou mais ou menos dentro e sei que a burocracia estatal e os planos de carreira inflexíveis atrapalham DEMAIS a pesquisa no Brasil. A pergunta é: como conciliar as duas coisas? Enfim, um bom assunto para outro (e interessante) tópico.

Outro ponto a ser levantado, já que você passou de raspão no assunto, é: pelo que observo, o PSDB tende a ser muito, mas MUITO malvado com servidores públicos, especialmente aqueles de base, não burocratas (professores públicos, médicos, policiais, etc.), dando 5% de aumento a cada 10 anos. Mas o PT acaba sendo expansionista demais para o alto escalão, que possui sindicatos muito bem organizados e com gente de alto nível educacional para fazer pressão, e estes normalmente estão alinhados com o atual partido governante. O que é melhor (ou menos ruim)?
 
Além da escolha proposital e absolutamente infeliz de realizar os protestos na quinta-feira (tem motivos pró, como evitar coxinhagem no meio dos protestos etc etc etc), ocorre que a proposta era claramente anti-impeachment e pró-democracia. É perfeitamente natural - e até extremamente positivo - que as ideias não sejam uniformes.

O que eu preciso entender, que ninguém ainda explicou, é qual o plano pós-impeachment. Quer dizer, ou temer assume, ou cunha (se for provado que a campanha foi feita com recursos oriundos de corrupção, o que deslegitima tanto presidente quanto VP) ou calheiros (caso cunha também seja deslegitimado com as últimas investigações).

Quer dizer, não conseguiram conectar a dilma aos desvios de dinheiro, então se ocorrer impeachment, naturalmente será através do financiamento de eleições através de corrupção. Todos entendemos que vontade popular não é premissa para impeachment, certo? É incentivo apenas para renúncia (e dilma jamais vai renunciar). Nesse caso, tanto cunha quanto calheiros são desastrosos para o país. cunha mais parece uma criança de 12 anos aprovando absurdo através de absurdo com a intenção de desmoralizar o executivo com o óbvio e previsto veto. Eu nunca vi na história do Brasil tamanha irresponsabilidade na frente de um dos 3 poderes. Calheiros, enfim, todos já conhecem, tem até movimentos de impeachment contra ele em andamento há alguns anos.

Das possibilidades, a "melhor" é a que temer assuma. Lembrando que temer ocupa o cargo de VP apenas por ser ardiloso politicamente - mesmo tendo um currículo técnico bom.

O único ponto positivo é que essa guerra absurda executivo x legislativo acabaria. Mas fazer um impeachment para encerrar uma briga partidária é completamente absurdo - esse momento marcaria a história legitimando a irresponsabilidade de voto do brasileiro - desde tiririca (por mais que venham com bla bla bla de que ele tá cumprindo a função, ele foi eleito por votos totalmente irresponsáveis) até o presidente.
 
Acabe-se com o voto obrigatório, e os votos de zoeira acabarão também.
 
Isso é uma questão interessante.

Eu concordo com você e por isso sou a favor de mais governo no Brasil (em relação aos EUA): lá há um fator cultural muito forte de doações voluntárias, seja para caridade, seja para universidades e pesquisa, seja até para grupos de ativismo político, como think-tanks e etc. Muito difícil emular isso de lá aí no Brasil, ou até mesmo aqui na Europa.
E é uma questão não só da cultura mas de números absolutos mesmo. Grande porcentagem dos trilhardários do mundo estão nos EUA (ou alguns hoje em dia na China também que também está evoluindo um pouco em financiamento privado). Todos entediados e querendo deixar uma marca para a posteridade.
Um dos maiores centros de pesquisa da alemanha em física em Juelich tem investimentos privados, mas 70% da grana ainda é de investimento público estratégico. E dificilmente há institutos de pesquisa que consiga se manter exclusivamente de fundos particulares.



Mas aos cientistas há também outra questão muito cara: a da autonomia para fazer pesquisa. Porque eu também estou mais ou menos dentro e sei que a burocracia estatal e os planos de carreira inflexíveis atrapalham DEMAIS a pesquisa no Brasil. A pergunta é: como conciliar as duas coisas? Enfim, um bom assunto para outro (e interessante) tópico.
Sim.
Essa era a principal reinvidicação das greves dos professores de uns anos atrás. Um plano de carreira mais bem definido.



Outro ponto a ser levantado, já que você passou de raspão no assunto, é: pelo que observo, o PSDB tende a ser muito, mas MUITO malvado com servidores públicos, especialmente aqueles de base, não burocratas (professores públicos, médicos, policiais, etc.), dando 5% de aumento a cada 10 anos. Mas o PT acaba sendo expansionista demais para o alto escalão, que possui sindicatos muito bem organizados e com gente de alto nível educacional para fazer pressão, e estes normalmente estão alinhados com o atual partido governante. O que é melhor (ou menos ruim)?
Por isso que eu procuro não me partidarizar.
Porque tem jogo sujo em tudo que é lugar.
Nessa greve recente eu tenho colegas de trabalho que eram contra a greve da forma como estava sendo conduzida e foram sistematicamente pressionados e intimidados pelos sindicatos da esquerda (e do Freixo, que me decepcionou demais).
No nível quase meio máfia. Do tipo de ter militantes do MST em reunião sobre greve de professores. E militantes que se viam que você era contra a pauta chegavam junto, davam esbarrões propositais, esfregavam bandeirões do MST (bandeirões de MST em reunião de greve de professores! WTF!) na cara, etc. O organizador das votações enrolava e adiava em mais de 5 horas a votação esperando que os opositores se cansassem (ou tivessem que ir embora, pois todo mundo tem compromissos na vida). Sendo que misteriosamente em um dado momento chegam tipo 10, 15 vans com professores semi-aposentados e similares todos votantes a favor, e de repente em 15 minutos a votação é colocada. No mínimo estranho, na real meio mafioso a estratégia.

Por isso que me iludo, tenho essas explosões de incredulidade com os seres humanos e política, mas depois volto à minha insignificância.
Independente de partidarismos, política é basicamente seres humanos com poder. E seres humanos com poder é SEMPRE uma merda. Dane-se ideologias, coerências, discursos, é só dar poder pra alguém que as coisas vão tudo pro ralo.
 
O que eu preciso entender, que ninguém ainda explicou, é qual o plano pós-impeachment. Quer dizer, ou temer assume, ou cunha (se for provado que a campanha foi feita com recursos oriundos de corrupção, o que deslegitima tanto presidente quanto VP) ou calheiros (caso cunha também seja deslegitimado com as últimas investigações).
plano?
com o chefe do executivo impedido de exercer sua função, restrita ao mesmo, o vice termina o mandato.
caso a denuncia se estenda ao vice ou por algum motivo o mesmo não pode assumir, tem algumas regrinhas:
segue-se a linha: presidente da câmara, senado, stf E caso o impedimento venha a ser antes de 2 anos dia de posse, (limite seria 1 de janeiro de 2017) em até 90 dias ocorrerá uma nova eleição direta ;
Caso o impedimento da chapa (presidente e vice) ocorra após 2 anos de posse (2 de janeiro de 2017 em diante), eleições indiretas pela camara dos deputados no prazo de 90 dias após o impedimento.

Alias, qualquer questionamento sobre o que ocorre após o impeachment do chefe do executivo é um pouco temerário. Isso é conhecimento básico dos três poderes brasileiros. Como o fato de apenas o senado federal ter autonomia para investigar a presidência.

A única condição para Cunha ou Renan assumirem é ocorrer a cassação da chapa. Fora isso, nem em sonho.
Das possibilidades, a "melhor" é a que temer assuma.
das possibilidades reais de impeachment, Michel Temer assumir a presidencia é a única opção.
Só muda se alguma reviravolta aparecer e provarem por a+b que a campanha foi financiada com dinheiro sujo.

mas o político brasileiro vai deixar ela sangrando. Quanto mais ela sangra, menores as chances do Lula se pintar de salvador, o que reduz ainda mais o poder político atual dele.
 
@Omykron , isso não é um plano, isso é a lei, e é basicamente a mesma coisa que falei (só que comentei também que é improvável temer assumir já que não conseguiram conectar a Dilma diretamente a corrupções e afins)

Um plano seria "como temer/cunha/calheiros irão reverter o problema econômico numa situação ainda mais turbulenta que a atual (pós-impeachment)"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo