1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Protesto de ortodoxos russos impede apresentação de musical famoso

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 30 Set 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    [h=2]Versão de 'Jesus Cristo Superstar' foi cancelada na cidade de Rostov; muitos criticam interferência da religião.[/h]

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Cena de 'Jesus Cristo Superstar', que agora causa críticas na Rússia (Foto: Arquivo Getty Images/BBC)​

    Um teatro na cidade russa de Rostov, no sul do país, desistiu da produção do famoso musical "Jesus Cristo Superstar", após a peça ter sido alvo de protestos de cristãos ortodoxos.

    A ópera-rock de Andrew Lloyd Webber estava prevista para estrear em outubro, interpretada por uma companhia teatral russa e pela Filarmônica de Rostov.
    Mas manifestantes argumentaram que a obra projeta uma imagem "errada" de Jesus Cristo. Os ortodoxos formalizaram a queixa à Promotoria local e escreveram para a gerência da Filarmônica, informou o jornal local "Rostov Times".

    Citando uma suposta "nova lei que protege os direitos dos fiéis", os ortodoxos descreveram o musical como uma obra "profana" que deveria ter sido submetida à aprovação da Igreja Ortodoxa Russa.

    No entanto, um porta-voz da igreja ressaltou à agência Associated Press não ter nenhuma relação com os manifestantes e com a petição contra "Jesus Cristo Superstar".

    Interferência

    A notícia do cancelamento da peça pegou os artistas de surpresa e despertou críticas entre os que acham que a religião interfere demais na vida pública dos russos.

    Ao mesmo tempo, tramita na Duma, Câmara Baixa do Parlamento do país, uma lei que poderá criminalizar a ofensa a "sentimentos religiosos dos cidadãos".

    Sensibilidades religiosas se tornaram este ano um tema político na Rússia, diante da punição à banda de punk Pussy Riot, condenada após realizar um protesto contra o presidente Vladimir Putin dentro da catedral ortodoxa de Moscou.

    Quanto ao caso de "Jesus Cristo Superstar", um porta-voz da Promotoria de Rostov afirmou à agência russa Interfax que o pedido dos manifestantes ortodoxos será avaliado e "a decisão apropriada será tomada".

    A ópera-rock estreou com sucesso em 1971 na Broadway, em Nova York, e desde então ganhou versões em teatros de outros países e no cinema, contando os eventos que levaram à crucificação de Jesus Cristo. A peça já havia sido apresentada na Rússia diversas vezes nas últimas décadas.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar