• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Protesto de ortodoxos russos impede apresentação de musical famoso

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Versão de 'Jesus Cristo Superstar' foi cancelada na cidade de Rostov; muitos criticam interferência da religião.[/h]

jesussuperstar.jpg

Cena de 'Jesus Cristo Superstar', que agora causa críticas na Rússia (Foto: Arquivo Getty Images/BBC)​

Um teatro na cidade russa de Rostov, no sul do país, desistiu da produção do famoso musical "Jesus Cristo Superstar", após a peça ter sido alvo de protestos de cristãos ortodoxos.

A ópera-rock de Andrew Lloyd Webber estava prevista para estrear em outubro, interpretada por uma companhia teatral russa e pela Filarmônica de Rostov.
Mas manifestantes argumentaram que a obra projeta uma imagem "errada" de Jesus Cristo. Os ortodoxos formalizaram a queixa à Promotoria local e escreveram para a gerência da Filarmônica, informou o jornal local "Rostov Times".

Citando uma suposta "nova lei que protege os direitos dos fiéis", os ortodoxos descreveram o musical como uma obra "profana" que deveria ter sido submetida à aprovação da Igreja Ortodoxa Russa.

No entanto, um porta-voz da igreja ressaltou à agência Associated Press não ter nenhuma relação com os manifestantes e com a petição contra "Jesus Cristo Superstar".

Interferência

A notícia do cancelamento da peça pegou os artistas de surpresa e despertou críticas entre os que acham que a religião interfere demais na vida pública dos russos.

Ao mesmo tempo, tramita na Duma, Câmara Baixa do Parlamento do país, uma lei que poderá criminalizar a ofensa a "sentimentos religiosos dos cidadãos".

Sensibilidades religiosas se tornaram este ano um tema político na Rússia, diante da punição à banda de punk Pussy Riot, condenada após realizar um protesto contra o presidente Vladimir Putin dentro da catedral ortodoxa de Moscou.

Quanto ao caso de "Jesus Cristo Superstar", um porta-voz da Promotoria de Rostov afirmou à agência russa Interfax que o pedido dos manifestantes ortodoxos será avaliado e "a decisão apropriada será tomada".

A ópera-rock estreou com sucesso em 1971 na Broadway, em Nova York, e desde então ganhou versões em teatros de outros países e no cinema, contando os eventos que levaram à crucificação de Jesus Cristo. A peça já havia sido apresentada na Rússia diversas vezes nas últimas décadas.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo