• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prorrogação da cobrança da CPMF

Artur, louca eu sou, mas cega não, nem surda. E sério, eu nem devia ter tocado no assunto, mas como eu já disse, nem tudo é considerao fraude nesse mundo.

Em momento algum eu disse que sonegam a CPMF, mas sim, driblam ela de todas as formas imagináveis.

E, continuo a concordar em tudo que foi dito pelo Marco. Sinceramente, eu tô cansada das desculpas esfarradas do governo, eles não tem a decência de explicar seus atos, o mínimo que eles devem a população é transparência.



Diego, a questão é exatamente o que já foi levantado aqui. O dinheiro tem destino certo, mas TODOS sabem que vai pra qualquer outro lugar, menos pra onde deveria. Cara, não precisa de pesquisa, não precisa nem sequer ler jornal, basta sair nas ruas, tentar ser atendido num hospital público...


EDIT: Thais, revoltada com a situação atual de tantas coisas...
 
Última edição:
será que a perda da arrecadação (~35bi), não seria melhor reduzir pela metade o numero de ministério e aspones que o governo mantem?
 
será que a perda da arrecadação (~35bi), não seria melhor reduzir pela metade o numero de ministério e aspones que o governo mantem?


Ah não, ai acaba com todo investimento do governo, imagina...e todos os parentes e "amiguinhos" deles que estão no poder público, ficam desempregados? E onde já sei viu, diminuir os ministérios se eles podem aumentar cada vez...que loucura. :roll:


Omykron, muita gente pensa assim, mas pra eles é mais fácil dizer que o Brasil não pode se sustentar sem a CPMF...
 
Matemática interessante... o mesmo governo que diz que sem a CPMF a saúde entra em colapso, é o mesmo que libera verbas num valor superior ao da arrecadação do dito imposto "provisório" para destravar obras emergenciais para os políticos da base alidada.

É um imposto perverso, já que pesa mais no bolso de quem ganha pouco e utiliza a conta corrente para pagar contas e alimentação. Diferente de quem entende de aplicações e pode investir em ações que devolvem o valor da CPMF.
 
O que eu defendo é que a CPMF não é tão maligna quando a imprensa insiste em divulgar.

Existe um conceito chamado regressividade na tributação, que é aquilo que onera mais os segmentos pobres que os ricos. O ICMS, por exemplo. Uma grande parcela do que você paga ao comprar um bem é ICMS embutido. É regressivo porque quem arca com o imposto é o consumidor final, o povo, enquanto as grandes empresas ficam com uma boa parte da retenção do imposto em sua contabilidade mas não o pagam (sonegação, etc). Já a CPMF é uniforme, porque TODOS (salvo os insanos que guardam dinheiro em casa) pagam. E quem efetua maiores movimentações financeiras são os ricos, então eles pagam mais.

Logo, pra mim é muito claro: todo esse alarde da imprensa contra a CPMF e o seu silêncio quanto a outros impostos muito piores pro povo é pelo simples motivo de que a elite sonega facilmente o ICMS, o IR etc e não o faz com a CPMF.
Assim, dentro da atual conjuntura política-econômica-tributária brasileira, sou a favor da CPMF. Quanto à destinação dessa verba, é outro assunto e mereceria outro tópico.

Enfim, tenham a certeza de que se a CPMF não for aprovada o Governo terá que repor essa arrecadação com outros impostos que pesarão MUITO mais nos nossos bolsos que nos dos ricos. E, reflitam, será que não é isso que eles (imprensa/mídia/elite/ricos) querem?
 
Artur, sério, me desculpa, mas nem vou me dar ao trabalho de responder sua pergunta...sério...não só como jornalista mas como humana, parte da comunidade como todos os demais (independente de credo, raça, classe social ou o que for). O governo tem trocentas mil outras formas de se manter sem ser através da CPMF.

Só aprovaria a CPMF se realmente fosse destinada ao propósito pelo qual foi criada. E não vejo porque deveria ser outro tópico, tem tudo a ver com este aqui.
 
Existe um conceito chamado regressividade na tributação, que é aquilo que onera mais os segmentos pobres que os ricos. O ICMS, por exemplo. Uma grande parcela do que você paga ao comprar um bem é ICMS embutido. É regressivo porque quem arca com o imposto é o consumidor final, o povo, enquanto as grandes empresas ficam com uma boa parte da retenção do imposto em sua contabilidade mas não o pagam (sonegação, etc). Já a CPMF é uniforme, porque TODOS (salvo os insanos que guardam dinheiro em casa) pagam. E quem efetua maiores movimentações financeiras são os ricos, então eles pagam mais.
Eu concordo com o que o Artur e o Tisf disseram. E só complementando:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u337219.shtml

Vira e mexe a PF e a Receita deflagram esse tipo de operação, e parece que nunca acaba. Eu me pergunto: será que se não houvesse tanta sonegação, a gente precisaria da CPMF?

E dia desses o presidente da OAB-SP defendeu que quem sonega imposto não deveria ser preso. Ah tá... :roll:
 
Eu concordo com o que o Artur e o Tisf disseram. E só complementando:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u337219.shtml

Vira e mexe a PF e a Receita deflagram esse tipo de operação, e parece que nunca acaba. Eu me pergunto: será que se não houvesse tanta sonegação, a gente precisaria da CPMF?

E dia desses o presidente da OAB-SP defendeu que quem sonega imposto não deveria ser preso. Ah tá... :roll:
fala sério minduim, você está realmente perguntando se não houvesse tanta sonegação não iamos ter a CPMF?

para não ter tanta sonegação, tem de evitar o imposto sobre imposto, tem de reduzir a taxa basica de juros. ou você realmente acha que a sonegação só existe porque tem a cpmf, e não os 103% de imposto que você paga por funcionário em uma empresa hoje? ou quem sabe dos outros trilhões de taxas que o governo cria para reter mais e mais dinheiro do contribuinte e das empresas?
 
Eu concordo com o Tisf... a redução de um imposto como a CPMF deve ser feita de maneira gradual, de forma que o governo possa ir se estruturando e reorganizando as verbas para suprir essa falta.

Um corte seco, para um imposto que gera essa receita, com certeza geraria um caos na administração pública, mesmo que só por curto prazo. O povo, principalmente as classes mais miseráveis iriam sofrer drasticamente as consequencias.

Não que eu seja a favor da CPMF... só acho que esse tipo de decisão deve ser tomado de maneira reswponsável, e não por causa de politicagem.
 
Eu concordo com o Tisf... a redução de um imposto como a CPMF deve ser feita de maneira gradual, de forma que o governo possa ir se estruturando e reorganizando as verbas para suprir essa falta.


É, mas não é a intenção do governo, o que eles querem é continuar mantendo e não reduzir aos poucos.

O maior rombo que temos hoje em dia é da Previdência Privada e nunca pensam a respeito, nunca se preocupam em ao menos tentar resolver a situação.

Só vou concordar com a CPMF quando provarem transparentemente que o dinheiro está sendo usado para seus devidos fins, enquanto eu continuar acreditando que o dinheiro é desviado como o de tantos outros impostos vou ser contra.
 
fala sério minduim, você está realmente perguntando se não houvesse tanta sonegação não iamos ter a CPMF?

para não ter tanta sonegação, tem de evitar o imposto sobre imposto, tem de reduzir a taxa basica de juros. ou você realmente acha que a sonegação só existe porque tem a cpmf, e não os 103% de imposto que você paga por funcionário em uma empresa hoje? ou quem sabe dos outros trilhões de taxas que o governo cria para reter mais e mais dinheiro do contribuinte e das empresas?
Você não entendeu o que eu disse.

Eu disse que a gente não ia precisar de CPMF, e não que não íamos ter. E quando eu digo precisar, me refiro aos 35 bilhões/ano que ela representa aos cofres públicos. E eu acho que antes de acabar com a CPMF, a gente deveria lutar é por uma redução nos outros impostos (ICMS, IPI, etc, etc, etc.), que na prática são muito mais onerosos pra gente do que a CPMF. Por exemplo, se eu gastar R$ 100,00 de eletricidade lá em casa, R$ 25,00 é só de ICMS. Agora, se eu movimentar R$ 100,00 no banco, eu vou pagar R$ 3,80 de CPMF.

Sou muito mais a redução daquele que é muito mais oneroso do que de acabar com o menor. R$ 3,80 não me fazem falta, agora com R$ 25,00 eu almoço dois dias, incluindo a sobremesa.
 
Não. Se você movimentar R$ 1000,00 no banco que você pagará R$ 3,80 de CPMF.

Ou seja, a maioria paga pouco. Eu sou pró-prorrogação.
 
Não. Se você movimentar R$ 1000,00 no banco que você pagará R$ 3,80 de CPMF.

Ou seja, a maioria paga pouco. Eu sou pró-prorrogação.
Isso, além de significar que eu não sou bom com contas, significa que esse dinheiro vai me fazer muito menos falta. R$ 0,38 não paga nem dois Big Big's.
 
Cara, não sei se eu trabalho com administração financeira...mas não é pouco, uma semana, um mês, um ano...

...acho que tô precisando parar de movimentar contas, de ver números, de parar de pagar contas...talvez eu comece a acreditar que é pouco e válido...
 
R$ 3,80 ou 0,80 fazem muita falta, sim. multiplique isso por milhões e verá o quanto o Governo já arrecadou. Infelizmente, o único imposto com possibilidade de ser extinto é o da CPMF, não adianta colocar Coffins, ICMS e outros pois já estão garantidos e não vão mexer um milésimo. E diferente destes impostos que todos citam, a CPMF é a única receita que o Governo não divide com os demais Estados. Não vou defender este tributo, já que ele não está sendo aplicado onde deveria, ou seja, na saúde. Se fosse um país sério, a CPMF seria inconstitucional, já que foi desviada para outros fins e não para o objetivo que foi criada.

Esta história de que ela dificulta a sonegação é engodo. A burla fiscal continua alta, apesar do superávit da receita ter subido ferozmente nestes últimos anos. A Receita já outros mecanismos para ficalizar empresas e pessoas jurídicas que agem de má fé. O imposto é só mais um tampão paliativo para evitar o colapso da máquina pública.
 
Você não entendeu o que eu disse.

Eu disse que a gente não ia precisar de CPMF, e não que não íamos ter. E quando eu digo precisar, me refiro aos 35 bilhões/ano que ela representa aos cofres públicos. E eu acho que antes de acabar com a CPMF, a gente deveria lutar é por uma redução nos outros impostos (ICMS, IPI, etc, etc, etc.), que na prática são muito mais onerosos pra gente do que a CPMF. Por exemplo, se eu gastar R$ 100,00 de eletricidade lá em casa, R$ 25,00 é só de ICMS. Agora, se eu movimentar R$ 100,00 no banco, eu vou pagar R$ 3,80 de CPMF.

Sou muito mais a redução daquele que é muito mais oneroso do que de acabar com o menor. R$ 3,80 não me fazem falta, agora com R$ 25,00 eu almoço dois dias, incluindo a sobremesa.

Isso, além de significar que eu não sou bom com contas, significa que esse dinheiro vai me fazer muito menos falta. R$ 0,38 não paga nem dois Big Big's.
de fato, eu, e todos os demais brasileiros precisariamos dos 35bi anuais da CPMF.
imagina, 35bi APENAS para a saúde...
adeus plano de saúde, teriamos um dos melhores sistemas se esse dinheiro fosse bem aplicado.
a questão é que o dinheiro da CPMF não vai para onde deve (Saúde), e nem é aplicado de forma coerente pelo governo (já que temos de bancar 36 ministérios, um congresso extremamente caro para o país, ver que nada nesse país presta, e ainda pagar MAIS imposto para isso).

é uma questão de adequar a situação.
É virtualmente impossivel acabar hoje com o IPI, ICMS, ICDKAOPSA. Ou seja, o único imposto que deveria ter sido utilizado corretamente, não foi, e agora ele é uma bengala de suvaco suado do nosso governo incompetente, incoerente e oneroso.

Agora, para você, 0,38R$ a cada movimentação de 100 reais não seja nada...
agora imagina 0,38 centavos por pessoa num grupo de 10mm/dia ao longo de um ano.
Lá se foram 1,387bi para os cofres públicos, dos quais dificilmente vamos ver alguma melhora com tal contribuição.

mas acreditar que é só pela CPMF que existe sonegação de impostos, é d+ jovem gafanhoto.
 
A CPMF tem sido cada vez mais incômoda a medida que a taxa básica de juros vem caindo, já que ao fazer uma aplicação financeira vc tem que considerar os gastos com a CPMF. Ela ainda é pequena comparada com os 11,25% ao ano da Selic, mas obviamente vem ganhando relevância. Imagina por exemplo numa economia como a do Japão, q tem 0,5% ao ano, a aberração que não seria uma taxa sobre movimentação financeira de 0,38%?
 
O governo fez uma proposta na qual pessoas que ganham até R$ 1,7 mil ficam isentas de pagar a CPMF...
Não vai agradar....
 
Quanto a corrupção, concordo... mas os politicos que lá estão foram eleitos por nós, e demos a eles o poder de administrar esse volume de dinheiro, o Brasil hj não pode sobreviver sem a CPMF, principalmente pq ela mantem a maioria dos programas sociais do governo... sou a favor da prorrogação
 
O maior rombo que temos hoje em dia é da Previdência Privada e nunca pensam a respeito, nunca se preocupam em ao menos tentar resolver a situação.
Você foi paradoxal.

Você disse que só concordaria com a CPMF se ela se destinasse ao objetivo que foi criada (saúde). Mas 0,10% dos 0,38% está indo pra Previdência, pra tentar abrandar o rombo lá. Dinheiro da CPMF. Como eles não se preocupam em resolver a questão? :beam:

Elring disse:
Esta história de que ela dificulta a sonegação é engodo.
Por que?

Omykron disse:
É virtualmente impossivel acabar hoje com o IPI, ICMS, ICDKAOPSA
Não se houvesse mobilização pela reforma tributária. Se acreditarmos que é impossível um sistema tributário melhor, melhor pararmos de votar, exercer a cidadania, etc. Eu sei que pode parecer meio piegas, mas a questão da reforma tributária tá lá pra votação faz um bom tempo!

E o Vinicius.Studart sacou o que eu quis dizer. Tipo, posta as condições atuais, abdicar totalmente de uma arrecadação dessa vai mexer com outros impostos. E não adianta falar que o ministro fez chantagem, ele simplesmente não foi hipócrita. Quanto mais dificuldade a oposição (que aprovou a criação da CPMF e suas prorrogações ao longo do tempo) impôr pra aprovar, mais o governo terá que abrir as pernas pra aprovar, e pior vai ser.

Dentre as propostas originais, ela teria a alíquota reduzida de 0,38% para 0,08% ao longo do tempo, porque o objetivo é ele ser mais como um controle de cruzamento dos dados do IR do que arrecadatório em si.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo