• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Proposta de Projeto] Os Melhores do "E Se"!

Status
Fechado para novas mensagens.

Húrin

Amante da Calíope
Há tempos, ao menos durante esse meu tempo de Valinor, que não escondo que minha Área preferida é o "E Se..."! Infelizmente, muitos não a enxergam assim. Também pudera, muitos usuários transformaram-na numa sub-sessão do CdA, e conseguiram derrubar uma idéia que de início era excelente.
Eu já havia contatado os responsáveis por aquela Área antes, lá mesmo, num post aberto a todos, mas a resposta foi desfavorável. Pudera, eu, novatão, com o Tyellë que não havia passado dos 100ptos. queria o quê??

Passado o tempo, conseguí uma resposta de alguém que se interessou pela idéia, de ressuscitar o "E Se" e eis nossa ultima conversa:

Eädsohn disse:
Opa, como tá? Então, Húrin... eu reportei a ideia no dia seguinte a nossa última conversa, mas, e acredite, ninguém me respondeu ainda.

Você pode me passar os links com os nomes dos tópicos, se for possível? Aí eu tento, novamente, levar a questão para a Administração, ou eu mesmo abro o tópico, com as explicações que você me passar e achar necessárias. Reporto ele montado já. Assim, acho que eles se manifestam. Uma ideia só, o que acha?

Húrin disse:
Os Melhores Tópicos do "E Se..."!
Húrin disse:
Ok!

A idéia é mesmo fazer uma espécie de ressucitar essas propostas de discussões. Assim como explicar como funciona a postagem nessa Área, que muitos julgam com uma área sem muito valor.

Eu discordo dessa forma como a tratam, mas entendo o porquê disso. Muitos tópicos são abertos sem uma explicação da proposta ou maior capacidade do usuário de se expressar. Até mesmo, na grande maioria por o próprio usuário não ter uma orientação acerca disso. E já ví tópicos assim até de usuários mais antigos.

Seria muito bom para o Fórum e para a própria área se os usuários recebessem uma orientação e postassem melhor pelos tópicos afora. E para isso acontecer, essa é a ação!

Escolhí esses tópicos como um exemplo para uma experiência disso, pois essa Área requer um conhecimento maior de quem posta, assim como exige que o usuário viaje na sua imaginação sobre os fatos que existiram, é usando a história já escrita em outras partes dela, analisarem como seria a visão deles. É até complicada essa coisa...

Enfim, eis alguns tópicos que escolhí, sem prestar atenção de quem eram as propostas, tanto que até deixei algumas minhas que achava interessantes para não parecer que estava puxando muito minha sardinha:

-E se... O Anel realmente fosse parar no Mar? - por Thalion.
- E Se... o Um anel tivesse caido nas mãos de Saruman? por Elfo Doidão
-E Se... Fëanor não tivesse morrido nas mãos dos Balrogs?? por Shantideva
-E Se... ninguém tivesse se oferecido a ir com Frodo? por Tek Biju.
-E Se... Gandalf sucumbisse ao Anel?? por Roy Batty.
-E Se... Aragorn tivesse morrido? por Numenorean.
-S Se... a Última Aliança fosse derrotada por Sauron? por Neithan.
-E Se... Fëanor não tivesse feito o Juramento? por Mrs_Gilmour.
-E Se... Frodo não se oferecesse para ser o Portador? por arwensp.
-E Se... Saruman não fosse corrompido? por Thantalas.
-E Se... Sauron tivesse feito uma luva de mithril?? por Nah-Galad.
-E Se... Melkor não tivesse sido libertado do Cativeiro de Mandos? por Ardanos.
-E Se... Aredhel tivesse se apaixonado realmente por Eöl? por Pam EQA.
-E Se... nunca tivessem nascidos os meio-elfos? por Avastgard.
-E Se... o filho de Túrin nascesse? por Neithan.
-E Se... os Istari nunca tivessem sido enviados para a TM? por Dinaen.
-E Se... Melkor não amaldiçoasse Húrin e sua familia? por Pam EQA.
-E Se... Beren tivesse conseguido roubarr as 3 Silmarilli? por Húrin.
-E Se... Beleriand não fosse inundada? por Morgomir.
-E Se... Fëanor e seus filhos tivessem lutado contra Morgoth?? por Elfo de Valfenda.
-E Se... os númenoreanos por samefran.
-E Se... Morgoth escapasse de sua Prisão no Vazio? por Ardanos.
-E Se... o balrog não tivesse matado Gandalf? por Sandaime.

Há outros tópicos esquecidos à frente do ponto onde parei a pesquisa, mas a esses, daremos atenção em um outro momento!

Obrigado, mais uma vez, pela Atenção!:joinha:

Estou aguardando resposta do Alto Escalão e também, a opinião de todos os que tiveram paciência de ler tudo isso, ou mais ainda, daqueles que viram os tópicos que escolhí numa primeira pesquisa e acabaram de ler essa minha proposta.
 
Última edição:
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Olha serei honesta... tem uns "E Se..." que chega a dar vontade de esculhambar! O povo num posta teorias do que poderia ter acontecido se ocorresse o que está no tópico, e sim fantasiam coisas absurdas que conseguem fazer esses E Se ficarem insuportavelmente idiotas.... vale a pena dar uma olhadela rápida nos posts pra ver se num tem nenhuma asneirice pq tem uns q dão vergonha!
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Eu odeio o "E se...?", odeio mesmo. A ideia original era brilhante, do modo como foi concebida pelo Bags e Fëa (acho que eram os dois mesmos), ainda quando eu era da Colaboração. Mas agora não passo nem perto do fórum, me mata de raiva ver o que andam aprontando por lá.

Enfim... eu acho realmente muito válida a sua proposta, Húrin, e adoraria ver o "E se...?" ressuscitado. Eu sugeriria criar-se uma sub-fórum lá para abrigar apenas as melhores discussões de todas, assim separa-se o trigo do joio.
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Justamente! É isso que pretendo mudar com essa ação. A Área para ser divertida não precisa virar um circo. Existem áreas certas nos Clubes para isso. E de certa forma, foi falha da antiga moderação, sem desmerecer o trabalho feito anteriormente. Mas eles tiveram sua parcela em deixar espalhar a bagunça.

Agora pode-se arrumar e instruir a galera para torna-la melhor e mais respeitável! Para ser moderador é preciso convite ou posso me candidatar??
 
Última edição:
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Outra coisa que vocês podem ajudar a fazer é reportar os tópicos do "E Se..." que fogem da real proposta do sub-fórum. Esses tópicos a gente pode mover para o "De fã para fã".

Também pode ajudar a surtir algum efeito se cada um de vocês disseminar qual a proposta do sub-fórum aos seus nolyoni e colegas de nossë.

Dessa forma, o "E Se..." vai ficando mais limpo, e pode voltar a ser um bom lugar para discussões sobre a obra. Quando a idéia foi concebida originalmente (quem deu a primeira idéia sobre algo assim foi o Ispaine, depois eu resolvi retomar e o Bag me ajudou) pareceu a todos que seria algo muito bom, e com potencial. No começo estava indo bem, mas com o tempo a coisa foi desvirtuando, e os usuários se esquecem de ler as regras do sub-fórum antes.
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Eu quero ajudar a arrumá-la! Para moderar eu me candidato, recebo convite? Ou não correspondo a um perfil estipulado/esperado para isso?
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Concordo... pq eu passo longe desses tópicos! Eu sou brincalhona e espirvitada, mas tem coisa q nem meu bom humor aguenta!
Eu entro... elio uns 3 posts, se já desvirtuaram eu nem vejo mais nada! Fecho o tópco e só!
mas vou seguir sua dica e reportar qdo sair do rumo... quem sabe assim até vira decente de novo e eu volte a postar por lá!

E outra.... bem.... quanto a instruir pessoal de nossë e nolyon é uma ótima viu! Pq meus dois saitor são uns amores.... mas se eu dependesse de qquer um pra saber qual é a do forum eu tava lascada! Fui fuçando e fuçando e mto até perguntei sim... mas tem coisas que os novatos (e me incluo nisso) num prguntam as vezes por verem os demais fazendo seja lá o que for e acharem normal, sem nem saber que é errado.... Os saitori aí podiam ser mais "papai briguentos"... acho que se eu tivesse levado mais chamadas de atenção antes num teria feito metade das burradas q ja fiz!

(só levei esporrinhos do Fëa até agora rs)
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Abrirei um tópico ou espalharei a idéia na minha Nossë. Certamente deve pegar, o nosso Povo é bom, sem puxar sardinha acreditem!,

Se for fixado o tópico confirmando a aceitação da proposta, é só trabalhar e divulgar junto as outras Nossi! Depois entro em contato com algum dos representantes delas!!
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Pode deixar que vou abrir lá na minha e cutuco meu "Vovô"... tenho pouco contato mas o cara é supimpa! As vezes ele e o kurt "revivem" e falam algo... senão, cada um q entrar lá, até eu q sou maria ngm lá dou uma cutucada!
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Eu quero ajudar a arrumá-la! Para moderar eu me candidato, recebo convite? Ou não correspondo a um perfil estipulado/esperado para isso?

Para moderar você se candidata, mas somente quando houverem vagas, ou seja, quando a Equipe anunciar publicamente.

No momento a Área Tolkien conta com 6 moderadores, então não é por falta de pessoas que a coisa não vai acontecer. E ainda tem os membros da Equipe, que podem quebrar o galho também.
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Puxa... o "E se..." ressuscitado seria ótimo, é muito bom quando vemos um tópico de lá ser bem acompanhado, a gente vê o pessoal "pegando o espírito de Tolkien", é um ótimo exercício para os fãs, vamos trabalhar nisso.
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Então tem que começar a abolir os E Se babacas de agora... aí eu posto, ajudo, faço o que vcs quiserem!
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Ok... q tal listar aqui os "E se..." desvirtuados?
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Ainda não recebí resposta do Eädsohn das conversas e autorizações dos Administradores. Tentarei conversar com ele no msn...

Quanto aos tópicos que não foram relacionados, é preciso esclarecer alguns critérios que usei para avaliar; -Enunciado da proposta de discussão e do esclarecimento dele.

Muitas vezes, a pergunta é até boa, mas o motivo, a explicação do que o usuário pretende é que acaba destruindo o tópico, e quem entra para postar acaba de escolhambar, seguido por outros...

Alguns que estão entre os melhores, acabam caindo nesse quesito, mas releva-se pela pergunta em sí e pelo entendimento dos participantes. É preciso alertar os usuários de como se postar, de se saber analisar, de lembrar o que eles leram e os vários acontecimentos e atitudes dos personagens que culminaram para que se pudesse acontecer de outra forma, ou acontecesse outra coisa na estória.

Edite:

E sobre os tópicos, talvez esses não sejam os melhores, são escolhas minhas, perguntas que chamam a mminha atenção sobre alguma coisa da estória. Podem não ser os melhores para os outros, são apenas exemplos de propostas.
Existem outras propostas. Pode-se criar uma eleição/busca por parte dos usuários e eleição do melhor do mês do E Se... Assim, reviveriam-se as mais velhas e interessantes discussões já criadas.
 
Última edição:
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

As perguntas temas dos tópicos quase todas são boas... phoda são os conteúdos das respostas....
Mas assim q souber de algo nos avise... e se precisarem de ajuda, já me coloquei a disposição!
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Excelente essa ideía de "repaginar" o E Se..., é uma área do fórum que têm tudo para contribuir para discussões excelentes mas que infelizmente vem sendo pouco aproveitado atualmente.

Será que não teria como promover uma "limpeza", retirando os tópicos non sense e arquivando-os? Só para deixar a seção mais clean e mais fácil de ser utilizada. Outra coisa, acho que seria legal fazer uma eleição dos tópicos que merecem continuar por lá e mesmo incetivar a criação de novos, seja dando idéias seja abrindo novos tópicos. Acho que a lista do Húrin pode ser aumentada... :think:

PS: se precisarem de ajuda para tocar este projeto para frente é só chamar...
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Será que não teria como promover uma "limpeza", retirando os tópicos non sense e arquivando-os? Só para deixar a seção mais clean e mais fácil de ser utilizada.

Foi mais ou menos isso que eu quis dizer quando dei a idéia:

Outra coisa que vocês podem ajudar a fazer é reportar os tópicos do "E Se..." que fogem da real proposta do sub-fórum. Esses tópicos a gente pode mover para o "De fã para fã".

Ou seja, nem é preciso arquivar. Se a proposta do tópico não se encaixa no "E Se...", pode ficar no "DFPF" tranquilamente. =]
 
Mas aí q entra no que eu disse... as vezes a proposta inicial era mto boa e entraria no "E Se..." inicial... mas a galera desvirtuou tudo... msmo esses iriam pro DFPF??? Pq bem, tristes são os posts de quem comenta, e não a boa vontade de quem abre... raros são os tópicos que começam desvirtuados...
 
Re: [Proposta de Projeto]Os Melhores do "E Se"!

Ou seja, nem é preciso arquivar. Se a proposta do tópico não se encaixa no "E Se...", pode ficar no "DFPF" tranquilamente. =]
Fëa, não seria um tanto complicado e custoso manter esse controle? Novos tópicos no "E se..." estão surgindo a todo o momento e, como a Indily disse, por melhor que seja a proposta original, acabam se desvirtuando conforme as pessoas vão postando bobagens. Se formos analisá-los, reportá-los e deixar que a Administração/Moderação julgue se têm ou não de ser movidos para o DFPF, acho que vai dar um trabalho grande.

Eu sou mais a favor de criarmos um sub-fórum la no "E se...?" só para os melhores tópicos, e alardear aos quatro ventos que ali estarão apenas os tópicos com proposta original e nos quais a discussão fluiu com maior seriedade. Talvez isso estimule os próprios criadores dos tópicos e as pessoas que postarem nele a policiá-lo, linchando quem quiser desvirtuá-lo :mrgreen: Desse modo, pouparemos trabalho tanto para os membros do Clube, que poderão se dedicar à outras atividades, quanto à Moderação e Administração, que não terão mais tantos reports para avaliar.

Com essa filtragem, sobrará no forúm comum do "E se...?" apenas os tópicos ruins, o que até facilitaria uma futura avaliação dos mesmos para saber se devem ou não ir para o DFPF, caso venha a acontecer, já que a quantidade de tópicos a serem analisados será reduzida, uma vez que houve a separação entre os "bons" e "ruins".
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo