1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Propaganda Fascista (ao avesso)

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por Gonzo, 17 Fev 2012.

  1. Gonzo

    Gonzo Usuário

    É feio dizer mas vi uma poesia fascista bonitinha e que passa uma mensagem política que pode ser aplicada hoje ao avesso. Por isso resolvi compartilhar. Espero que ninguém se ofenda.

    Avvertimento?!

    Padron che qui stai
    se l'avido fai
    per te son guai.
    C'è l'olio lo sai
    e su nei granai
    il comodo e bello
    il gentil manganello.

    Aviso?!

    Patrão que aqui está
    se fizer o ganancioso
    para você serei um problema.
    Existe o petróleo você sabe
    e la em cima nos celeiros
    o confortável e bonito
    o gentil porrete.

    Traduzido sem tanta atenção a rima em português.

    Propaganda Fascista de 1920. Um lembrete sobre o poder do povo (principalmente classe de agricultores, base da massa italiana da época) para defender o estado (em 1920) contra aqueles que negligenciavam pagar taxas ao governo. Hoje esse mesmo texto se viraria contra o próprio estado, o poder do povo se defender contra o estado que sobretaxa (em tantos sentidos) sua população. Só assistir a TV e ver os gregos. Como o mundo dá voltas...
     

Compartilhar