• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Propaganda enganosa": livros inacabados

Eu mesmo que não esteja entendendo nada eu vou até o fim, não é a regra, mas termino, claro que se alguém vier perguntar sobre o que trata o livro, não saberei dizer.
 
Já tive livros que não consegui terminar, mas há muito tempo.
Um caso recente foi com um livro do meu querido Eça de Queirós: As Cidades e as Serras. Aqui foi um caso singular, porque eu adoro Eça, mas esse livro é muito massante! Dizem [e eu concordo] que é uma das piores épocas do escritor.
 
Nunca tinha visto esse tópico. Interessante a proposta.

O último livro que parei de ler pela metade foi Crepúsculo. Não preciso dizer porque, né? Minha opinião está espalhada pelo forum todo!

Outro livro que deixei pela metade há muuuuito tempo foi "Os Irmãos Karamazov", do Dostoiévski. Não estava entendendo nada e estava completamente perdido no meio da história. Então resolvi começar por baixo e peguei "O Jogador: Do Diário de um Jovem", também do Dostô, e adorei! Meu próximo passo entre os livros deste autor é "Memórias do Subsolo", pra só depois retomar (ou melhor, recomeçar) a história da família Karamazov.
Literatura russa é complica, mas se começar por baixo a gente aprende a conviver com ela e descobre que é muito boa!

Também não terminei "As Viagens de Gúliver", mas aí foi por falta de tempo. Um período conturbado da minha vida.

Recentemente (há um mês, mais ou menos), deixei de lado "Novelas Exemplares" do Cervantes. E esse eu não recomendo mesmo. Achei legalzinha no começo e até comentei aqui no forum, em algum tópico. Mas depois a coisa desandou pra um nada de nada. História toscas, cheias de romantismo exagerado. Só gostei mesmo de uma única novela ("O Licenciado Vidrieira"), que me passou uma boa mensagem ao fim.
Por fim deixei de ler 3 ou 4 novelas do livro.
 
Outro livro que deixei pela metade há muuuuito tempo foi "Os Irmãos Karamazov", do Dostoiévski. Não estava entendendo nada e estava completamente perdido no meio da história. Então resolvi começar por baixo e peguei "O Jogador: Do Diário de um Jovem", também do Dostô, e adorei! Meu próximo passo entre os livros deste autor é "Memórias do Subsolo", pra só depois retomar (ou melhor, recomeçar) a história da família Karamazov.
Literatura russa é complica, mas se começar por baixo a gente aprende a conviver com ela e descobre que é muito boa!


Adoro Literatura Russa e gosto mais ainda do 'Dostô'. Realmente é muito complicada, mas muito rica; um conselho: dê uma lida em Duas Narrativas Fantásticas. Acredito que dos livros dele, é o menos complicado. E depois, parta imediatamente para Crime e Castigo.


No começo, tive dificuldades a me adaptar a narrativa do Dostoiévsk, e até pensei em largar a leitura. Quando li Duas Narrativas, eu o recomeçei por duas vezes até entender e não me perder! Mas acostumei ao estilo do autor, e não larguei mais!
 
No começo, tive dificuldades a me adaptar a narrativa do Dostoiévsk, e até pensei em largar a leitura. Quando li Duas Narrativas, eu o recomeçei por duas vezes até entender e não me perder! Mas acostumei ao estilo do autor, e não larguei mais!
Por isso que não desisti também, e resolvi partir para outros livros dele, considerados mais simples, pra já ir acostumando.

Terminei semana passa um livro do russo Ivan Turgueniév, chamado "Pais e Filhos". Achei muito bom também.

E obrigado pela dica, Arwen! Vou procurar por "Duas Narrativas"!!
 
Nunca tinha visto esse tópico. Interessante a proposta.

O último livro que parei de ler pela metade foi Crepúsculo. Não preciso dizer porque, né? Minha opinião está espalhada pelo forum todo!

Outro livro que deixei pela metade há muuuuito tempo foi "Os Irmãos Karamazov", do Dostoiévski. Não estava entendendo nada e estava completamente perdido no meio da história. Então resolvi começar por baixo e peguei "O Jogador: Do Diário de um Jovem", também do Dostô, e adorei! Meu próximo passo entre os livros deste autor é "Memórias do Subsolo", pra só depois retomar (ou melhor, recomeçar) a história da família Karamazov.
Literatura russa é complica, mas se começar por baixo a gente aprende a conviver com ela e descobre que é muito boa!

Essa é quase uma regra sobre ler grandes autores. Começar pelas obras-primas às vezes pode ser um passo errado, porque existe muita coisa narrativa para ser absorvida de uma vez. Começando pelos primeiros livros ou por alguns mais curtos, o costume com a linguagem e estilo usado te preparam para os livros "maiores". Isso acontece com James Joyce, é quase impratícavel ler Ulisses antes de conhecer as outras obras dele, o estilo só desenvolveu e aprimorou, logo é mais fácil pegar onde ainda havia um desenvolvimento para chegar a algo mais lapidado.
 
ano passado eu tinha que ler ''A Marca de uma Lagrima'' na escola. O livro era tão entediante, indeciso e sem-nocão que eu soh lia porque eu precisava fazer um trabalho sobre ele. No fim, o livro tava tão chato com aquela garota que não conseguia assumir e ficava fazendo poema e mandando carta pros outros e como a gente não precisava fazer nada com aquele livro, eu larguei. Fui pegar mais interessantes. Outro que eu não consegui acabar de ler foi ''Harry Potter e o Prisioneiro de Azcaban''. Mas eu não me lembro onde parei.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo