1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Pronúncia do L

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Eriadan, 2 Mai 2005.

1. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

fiz apenas o curso do Quenya, e ensina-se que todo L é sonoro, assim como o R. mas isto vale para o sindarin e todo o resto? GANDALF, por exemplo, eu não conseguiria me acostumar de jeito nenhum a pronunciar "GAN-DA-L-V". Sempre disse "GAN-DAU-V" e sempre me considerei correto. estou errado? :)

2. Thorondil

Thorondil Usuário

E não precisa se acostumar. O nome Gandalf vem do Nórdico Antigo, que representa a língua dos homens do norte na Terra Média. Significa "elfo do cajado", a partir dos elementos gandr "cajado, vara, bastão" e álfr "elfo". A maneira correta de se pronunciar esse nome até hoje não conheço, pois para isso eu precisaria conhecer as pronúncias da língua.

Mas essa regra do L sonoro com certeza deve ser seguida rigorosamente, tanto em Quenya quanto em Sindarin.
    Realmente fica meio complicado de se pronunciar, mas é o correto. Veja um nome que acho chato de se pronunciar, por exemplo: Elrond. L sonoro seguido de R vibrante. :|

3. Deriel

Deriel Administrador

A pronúncia de Gandalf segue a pronúncia inglesa: gandalv (f no final da palavra vira v).

4. Eriadan

realmente... o caso de Elrond é complicado. mas, aproveitando, no Sindarin a promúncia do E e do O são como no Quenya?: Ê e Ô? Pois, desta forma, pronunciar-se-ia "Êl-rond" e "Ga-la-dri-ÊL"?

5. Eriadan

no filme eles erraram terrivelmente, não é, na pronúncia de Gandalf? Ou não? porque parece que les foram bem fiéis ao inglês estadunidense: "GÊN-DÓU-F"...

Compartilhar