• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Projetos paralelos do STEVEN WILSON

Progger58

Usuário
Parece que o Steven Wilson (frontman do nosso querido Porcupine Tree) é realmente incansável, uma fonte inesgotável de boa música, e por isso mesmo, além de seu projeto principal que é o Porcupine Tree, ele também participa de diversos outros projetos musicais, destacando-se os seguintes:

NO-MAN – Projeto tão antigo quanto o próprio Porcupine Tree, já que foi iniciado na mesma época, ou seja, início dos anos 90. O projeto é o duo Steven Wilson – Tim Bowness, em parceria com músicos convidados (distintos para cada disco), dentre os quais o Robert Fripp, Mel Collins, Lisa Gerrard, Ian Carr, Theo Travis e Richard Barbieri. O som do No-Man nos remete a uma espécie de fusão Porcupine Tree com dream pop/ambient, um som realmente viajandão. Eu pessoalmente gosto muito do No-Man, em especial dos seguintes discos:

- Flowermouth
- Returning Jesus
- Together We’re Stranger


Mais informações e samples disponíveis neste link:

http://www.no-man.co.uk/


BLACKFIELD – Projeto recente, em parceria com o israelense Aviv Geffen. A proposta musical, aqui, é um som mais acessível, mais ou menos na linha das belíssimas baladas compostas pelo Steven Wilson em alguns discos do Porcupine Tree, tais como Lazarus, The Rest Will Flow, Where We Would Be e Stars Die, ou seja, músicas de curta duração. Lançaram apenas um disco até agora, homônimo, em 2004, que eu pessoalmente considero excelente (a faixa título é de arrepiar de tão bela). Mais informações e samples disponíveis neste link:

http://www.blackfield.org/


BASS COMMUNION – Projeto particular do Steven Wilson onde ele explora seu lado mais eletrônico/experimental, com uma sonoridade bem na linha bem ambient realmente (tipo Brian Eno, Robert Rich, Steve Roach, etc.). Tenho apenas um disco desse seu projeto, o Reconstructions and Recycling, do qual gosto razoavelmente, mas não tanto quanto dos outros projetos acima aludidos. Mais informações e samples disponíveis neste link:

http://www.nomansland.demon.co.uk/bcdisc.html


I.E.M. – Para exploração de seu lado mais experimental, mais doideira, psicodélico e irreverente, digamos assim (a começar pelo próprio nome I.E.M. - Incredible Expanding Mindfuck), enveredando por sonoridades que lembram eventualmente o Krautrock (Can, Amon Düül, etc.). Já escutei algumas faixas do I.E.M., das quais gostei bastante, mas não tive ainda a chance de adquirir um cd completo, o que espero fazer em breve. Mais informações e samples disponíveis neste link:

http://www.nomansland.demon.co.uk/iemdisc.html


Além disso, o cara ainda acha tempo para sair em turnê com o Porcupine Tree (atualmente estão em turnê pelos EUA), produzir os discos do Opeth, e não sei mais o que... ufa!!!! :-))

Demétrio.
 
Eu gosto de Porcupine, do pouco que ouvi... mas não conheço nada além disso da banda.. não cheguei a ponto de conhecer projetos paralelos e tal.
 
Eu gosto de Porcupine, mas eu realmente não sei nada sobre os projetos paralelos do cara. A única coisa que eu sei mesmo é que produziu os últimos discos do Opeth (banda que eu gosto bastante) e que aqueles fãs mais extremos de Opeth odeiam ele porque deixou a banda progressiva demais :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo