• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[PROJETO] Você Sabia?

Indily

Balrog de Pantufas Fofas
Inicialmente esse projeto foi idealizado por mim e pela Lenda Vida do Edu quando ele ainda reinava por aqui soberano... A Idéia inicial era fazer um blog do VtBBC com diversas áreas voltadas á tolkien, como arte, conhecimentos, geografia, diversão e tudo mais que pudesse ser feito.

Depois de muito "vai-não-vai" arquivei a idéia por ela não sair do papel. Entretanto, em conversa com a Luz hoje (ontem) decidimos que dia 22 colocaríamos a idéia no ar.

Como todos os demais projetos do VtBBC ele terá em seu topo um banner de apresentação no qual a Luzita fará pq eu num manjo coisa alguma mesmo, assim o projeto se padroniza. Mas a diversão, ou melhor a diferença fica com a "apresentação" do Você Sabia, pois ela contará sempre com a participação do Gandalfinho:
picture.php

Eu fiz a primeira semana para que todos tomassem conhecimento. A segunda semana fica por conta da Luz.

Não importa quantas datas tenham na semana, uma ou dez, que seja. A idéia é citar todas e explicar detalhadamente uma curiosidade de uma única data, podendo dar explicações menores de outras se for interessante.

Caso mais alguém tenha interesse, só peço que se comprometa a levar a diante, e poste aqui o mais breve possível para que não nos atrapalhemos em quem vai fazer "qual semana".

Lembrando que todos os textos devem ser enviados por TXT já devidamente formatados com seus códigos de HTML para que eu poste com o user VtBBC sem que altere os marcos que vcs tenham interesse. Lembrando entretanto o padrão VtBBC recentemente criado onde a cor laranja escuro é a cor a ser usada em destaques... (indily@valfenda.com.br)

Enfim... aqui vai a informação da semana do dia 22.
23 de Março de 3019:
* O Exército deixa Ithilien.
* Aragorn dispensa os covardes.
* Frodo e Samwise livram-se de suas armas e indumentárias.
VOCÊ SABIA QUE...

Cair Andros, pelo que conta a história de Tolkien, era uma ilha estreita em formato de navio, localizada no Anduin, cerca de 30 quilômetros ao norte de Osgiliath?

karte_gondor.jpg


Na parte Norte, rochas aguçadas dividiam as águas do Anduin numa espuma borbulhante dando à ilha o seu nome. Cair Andros é coberta de árvores na maioria do seu comprimento. Localizada também a Este das terras de Anorien. Era mantida como defesa contra Mordor por Gondor, para prevenir passagens do Grande Rio, apesar de essas defesas terem cedido durante A Guerra do Anel.

Por ser um ponto onde cruscial para uma possível tomada de Gondor, os Gondorianos levavam muito a sério sua localização, tanto que Amon Dîn, a primeira das colinas-farol, foi construída. Originalmente para avisar os cidadãos de Minas Tirith se Cair Andros fosse alguma vez tomada.
Cair Andros foi fortificada durante o tempo de Turim II (2882-2914), a fim de impedir que as forças inimigas atravessassem o rio. As defesas de Cair Andros foram mantidas quando a Guerra do Anel começou.

As defesas Gondorianas caíram a 10 de Março de 3019 (Terceira Era), quando Cair Andros foi invadida por um exército vindo do Portão Negro, onde o Rei Bruxo saiu de Minas Morgul com uma força de 6000 Orcs e Homens; derrotaram os defensores de Cair Andros e usaram a ilha para atacar Anórien, em uma tentativa de impedir que os Cavaleiros de Rohan (Rohirrim) de vir em auxílio de Gondor, apesar disso, depois da Batalha dos Campos de Pelennor, os Rohirrim perseguiram-nos e expulsaram-nos de Anorien.

Depois da Batalha dos Campos de Pelennor, Aragorn com pena dos homens que estavam acovardados para marchar até o Portão Negro, enviou-os a retomar Cair Andros do inimigo e prendê-lo em defesa de Gondor e Rohan.

Tolkien explica o nome da ilha nos apêndices de O Senhor dos Anéis: "... a ilha tinha o formato de um grande navio, com uma proa alta apontando para o norte, contra a qual a espuma branca do Anduin quebrou em rochas pontiagudas.”

Fontes: O Retorno do Rei; Apêndice A de O Senhor dos Anéis; Apêndice B de O Senhor dos Anéis; The Thain’s Book – Islands – Cair Andros.
____________________________
Em 25 de Março de 3019:
* O Exército é cercado nas Colinas de Lava.
* Frodo e Samwise chegam às Sammath Naur.
* Gollum agarra o Anel e cai nas Fendas da Perdição.
* Queda de Barad-dûr e desaparecimento de Sauron.
Breve Explicação
Sammath Naur é a expressão, traduzida do sindarin, que em português significa: Câmaras de Fogo, e trata-se de uma câmara localizada dentro das Montanhas da Perdição (Orodruin) onde Sauron criou o Um. É também nas Câmaras de Fogo que Frodo é finalmente sobrepujado pelo poder do Anel e o reivindica para si. E onde Gollum se aproxima e o ataca de novo, arrancando-lhe com os dentes o dedo em que está o Anel; então, saltando de alegria por ter recuperado seu Precioso, ele cai dentro do Fogo

Fontes: A sociedade do Anel; O retorno do Rei; Silmarillion, Wilipedia e Thain’s Book.
____________________________

Em 26 de Março de 3019:
* Frodo e Samwise fazem sua última jornada para os pés da Montanha da Perdição.
* O Exército acampa na Desolação do Morannon.
Breve Explicação
“...Os Grandes Portões de Mordo olhavam para a Desolação do Morannon, um lúgubre e árido local onde não crescia vegetação alguma. Dois grandes montes estavam de frente para o Portão Negro além de charcos de lama e líquido oleoso que se se estendiam ante o Morannon, como um fosso. Atrás da Desolação do Morannon estava Dagorlad, a grande Planície de Batalha...”

Fontes: Fórum Valinor, Tópido do usuário Erundur: “O Portão de Mordor e Carchost e Narchost”
____________________________

Em 27 de Março de 3019:
* Bard III e Thorin II, Elmo de Pedra, expulsam o inimigo de Valle.
 
Eu gostei bastante da idéia. Mas fiquei na dúvida: vocês criariam um tópico para cada data?

Eu já tive uma idéia semelhante há muito tempo atrás, mas nunca saiu do papel. Não sei se vocês já viram o Calendário do Fórum. O esquema ali é bem simples e eficiente: cada data tem listado os seus respectivos eventos, com links que levam para a descrição.

A questão é: essas descrições podem ser muito melhor elaboradas, a exemplo do primeiro post. Também podem ser adicionados eventos ao calendário etc.

O ponto em que quero chegar é: de repente é possível tornar esse projeto ainda mais amplo (e, bem, mais trabalhoso também :razz: ), buscando adicionar descrições mais detalhadas para cada data do calendário. Seria um projeto grande e demorado, mas teria um resultado final muito bom.

Enfim, só trouxe essa idéia adicional para vocês avaliarem. De qualquer forma, darei meu apoio à realização do projeto. =]
 
É como eu digo, grandes mentes pensam juntas. :mrgreen:

Então, Fëa, nós estamos seguindo o Calendário mesmo.
E pelas conversas que eu tive com a Indily, acho que unir o Você Sabia ao Calendário seria a proposta a longo prazo. Pensamos em inicialmente ir fazendo um evento na semana, já que somos eu e ela por enquanto e tem outros projetos rolando (além de vida extra-forum. hehe), mas creio que a ideia seja justamente que todas os eventos tenham seu Você Sabia.
 
É realmente essa a ideia Cass, ir contando mais coisas do calendário da Valinor e tal.. quem sabe acabam usando os textos nas descrições detalhadas...

mas com as pesquisas pra fazer um ou outro a gente acaba sempre descobrindo mais coisas =D
 
Entendi!

Mas vocês ainda não responderam uma pergunta minha :g:

fiquei na dúvida: vocês criariam um tópico para cada data?

Ou vocês pretendem inserir o texto lá no calendário mesmo?

Minha sugestão seria fazer os dois. Aí até dá para linkar o tópico no final do texto no calendário.
 
Eita ainda não havia visto este tópico! :wall:

Adorei o projeto meninas! Uma excelente forma de trazer informações para os desavisados de plantão e também para os curiosos que querem saber um pouquinho mais sobre Tolkien!

E caso precisem de ajuda posso me comprometer com alguma semana a partir do mês de abril.
 
Meninas minha memória tem algumas coisa sobre os anões que poucas pessoas sabem, por exemplo, alguma de vocês sabem no nome das sete casas dos anõe? e onde eles nasceram?

Se sentirem interessada mando via MP os nomes e a fonte.
 
Eu vi o tópic, e na comunidade do orkut tem bastante conteúdo. Enfim, não sei se são as mesma postagens. Vô pesquisar algumas curiosidades e depois posta-las
 
O tópico não foi pra frente não? Pq? Posso ajudar, se houver interesse em reativar.
 
Na verdade parei de fazer pq tem um tópico chamado "vc sabia" ou coisa assim que alguém colabora constantemente no fórum. Aí acabei achando q era duplicação de assuntos.

E sim, pode reativar o que quiser desde que realmente leve pra frente. ^^
 
Na verdade parei de fazer pq tem um tópico chamado "vc sabia" ou coisa assim que alguém colabora constantemente no fórum.
Alguém... eu. Mas só atualizo, não "fabrico" as curiosidades.

Enfim, posso tentar alavancar. Talvez um outro nome, pra não confundir? Pensei em, se der certo, começar dia 22 de setembro...
 
Última edição:
É vc quem decide! Apenas apresente aqui o projeto antes de lançar ^^

Ter faço até um banner pra usar no início do tópico caso mude de nome. se quiser continuar como vc sabia tem o banner ja usado com o gandalfinho...
 
Olha, de vez em quando eu posto algumas curiosidades no Você Sabia, mas o grande postador é o Meneldur.

Meneldur anda sumido do fórum (mas imagino que seja as demandas da escola). Mas mesmo meio parado percebo que o tópico é bem visitado. De vez em quando eu posso continuar a postar alguma coisa lá.

Pelo jeito vai manter o tópico fixo e nada de criar um novo vc sabia?

Mas e se para cada curiosidade não criasse um novo tópico? Não daria mais movimento?
 
É o que o Deriel sempre fala: tópicos "gerais" não são legais (até rimou). Eu acho que se a curiosidade em questão é algo mais longo, pode ser criado um novo tópico, deixando o tópico geral para as curiosidades miúdas.

E lendo o tópico aqui eu dou novamente a ideia que já dei lá em cima (e que ficou juntando poeira): poderiam trabalhar com as datas do calendário. Não necessariamente no formato de "curiosidades", mas de eventos mesmo. Ficaria algo mais completo e bacana. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo