• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[PROJETO] Utilização dos bônus de SdA

Status
Fechado para novas mensagens.

Luz

So what?!?!
Fazendo uma tarefa para o VtBBC, me lembrei de quantas coisas interessantes tem nos bônus dos filmes da trilogia SdA (Não sei se na versão original tem alguma coisa, me refiro às estendidas). Material esse que poucas pessoas têm acesso. Me veio à cabeça: por que não transcrever o material?
Falei com o ALF e com a Indily a respeito, e também falei com o TT1 para saber se teria problemas de direitos autorais (e não tem).

Para quem não sabe, nos anexos (ou bônus, ou extras, como preferirem chamar) tem uma variedade enorme de conteúdo: imagens das mais variadas, pessoas falando sobre a vida de Tolkien, sobre como se deu os filmes, sobre a Nova Zelândia, sobre a relação dos atores... fala até dos caras que perderam as digitais fechando as trocentas argolas dos coletes utilizados nos figurinos.

Enfim, é material que não acaba mais... é um total de aproximadamente 12 horas de extras, imaginem, dois dvds por filme. Eu já comecei a transcrever o primeiro disco dA Sociedade do Anel. O ALF se candidatou a ajudar, vai começar o primeiro disco de As Duas Torres.

Por que criei este tópico?
Para que vocês possam me ajudar a pensar se isso será apenas uma fonte de informações a ser incorporada no Forum... ou se alguém tem uma idéia de como esse material pode ser aproveitado depois de transcrito.

É isso. Deem suas opiniões. :mrgreen:
 
Exelente ideia Luz, eu por exemplo nunca tive acesso as esse material!
 
Eu não entrendi!

Perdoe a minha ignorância, como assim transcrever?

Tem bastante material de video: depoimentos de escritores, atores, diretores... tem a própria narração do dvd em alguns pontos.

Aí estou digitando tudo.
Exemplo: Narração: Tolkien nasceu no dia tal, em tal lugar. Peter Jackson: O filme não é nosso, é de Tolkien.
E por aí vai. =]
 
Sim Avast, ela ta transcrevendo algo da obra... é só citar de onde tirou e ta td bem.
 
Bom, eu não entendo muito de direitos autorais, mas pelo pouco que estudei até hoje eu aprendi que os direitos autorais são interpretados restritivamente (não lembro que lei fala isso). Assim, se uma obra é publicada em um formato (vídeo, por exemplo), ela não pode ser transposta para outros formatos sem autorização do autor. Tanto que não é permitido converter músicas em mp3 para outros formatos. Isso procede, Indily?
 
Procede sim... mas eles não estão fazendo cópia do vídeo, ou seja a tão famosa pirataria... a transcrição nesse caso se assemelha a uma citação de um livro qualquer. Ou seja, eles estão escrevendo tudo o que está no áudio. O que deverão, IMPRETERIVELMENTE, é citar DETALHADAMENTE todas as fontes acerca do que fizeram.
No mais, não há qualquer problema!

(e sim, eu pesquisei antes de responder rs)
 
Eu dou apoio moral agora. =]

Já que não tenho acesso a tal material. E já fico a postos para depois discutirmos e vermos o que podemos fazer com o material.

Adorei a iniciativa Luz! :D
 
Eu já não tenho acesso as imagnes extendidas dos filmes, mas o documentário tenho (original rsrsrsrsr). tem muito material legal sobre as filmagens, com execeção da gafe do Alan Lee sobre os campos de Pelennor ao dizer que Mordor enviou 200 mil orcs. Exagerou na dose.
 
Bom, neste projeto eu ficarei só de expectador, por enquanto. Também não tenho o material para ajudar na transcrição. Mas a idéia é boa! =]
 
Galera, que trampo dá fazer esse treko...

Como só vi os extras uma veze desde 2005, quando comprei o box, serve como incentivo para ver novamente. Redescobrir fatos interessantes sobre as obras, tanto os livros quanto os filmes, é legal.

O que ferra é a minha incrível capacidade de dispersão... ainda mais com o msn logado.

Luz, comecei o "segundo vídeo" no domingo.
 
Galera, que trampo dá fazer esse treko...

Como só vi os extras uma veze desde 2005, quando comprei o box, serve como incentivo para ver novamente. Redescobrir fatos interessantes sobre as obras, tanto os livros quanto os filmes, é legal.

O que ferra é a minha incrível capacidade de dispersão... ainda mais com o msn logado.

Luz, comecei o "segundo vídeo" no domingo.

hahaha
Realmente, é bem fácil dispersar. Ontem até que consegui fazer uma parte grande (leia-se: transcrever um video de 13 min. O que leva cerca de 1h pra mais. rs). Eu acabei o "terceiro video" ontem, Fa!

Pra galera entender, cada DVD tem separações por "temáticas", digamos assim. Alguns videos têm uns 13 minutos, outros 20, e creio que alguns sejam um tanto maiores. E cada video desse, tem várias pessoas comentando. Então dá um trabalhinho lembrar o nome do fulano que está falando, e ir dando Pause e Play a cada fala pra poder digitar. :mrgreen:

Mas tem cada informação tão legal que isso me anima muito a digitar, só pra depois poder compartilhar com o povo.
E o que eu mais penso é sobre o quanto as pessoas criticam o Peter Jackson, falando que ele estragou os livros. Essas pessoas são as que mais precisam ter acesso a esse material, porque você toma conhecimento do quanto o P.J. respeita as obras de Tolkien e do quanto faz sentido a forma como ele fez os filmes.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo