• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[PROJETO] Leitura Dirigida

Status
Fechado para novas mensagens.
"NoOOoOoOxXxXXxaaAaAAahHhHH EeeEEUUuuUu AaAhHhhMuUuUUu uUu LeGoLaAaAaSsSs"
Rapaaaazzzzz o Caranthir se entregando!

--

Vamos tentar resumir como ficou na última forma:

O mediador de um texto será escolhido através de um critério X (desenvolvido por nós ou escolhido por nós)

E quem poderá participar?
Vai ficar aberto a todos? Um grupo selecionado? Um grupo indicado?
 
A respeito do critério de seleção do orientador: alguém(ns) poderia dar uma olhada na freqüêcia e qualidade dos posts do canditato na AT. E alguém(ns) poderia pegar o texto proposto e elaborar um grupo de perguntas ( de qualidade obviamente ) que sejam suficientes para comprovar o domínio da pessoa. Pode parecer complicado e trabalhoso mas até ter mos uma idéia melhor pode dar certo. :mrgreen:
 
Acho que essa questão de comprovação de conhecimentos pode ser avaliada diretamente, analisando os posts do candidato na área tolkien. Ou então poderemos veicular a sugestão do texto às perguntas citadas no tópico de abertura: Pergunta geral inicial, Perguntas Subjacentes e as Perguntas Projetivas. Ele manda a sugestão de texto já com as perguntas e nós analisamos.
 
Esse envio de perguntas eu acho mais indicado pra analisar os usuários novos. Ter um número de posts úteis grande ajuda muito também, não só pra analisar o conhecimento do assunto pelo usuário, mas pra estudar as reações dessa pessoa nas interações do fórum. O comportamento de um orientador deve ser sério e isento, com lucidez e sem exageros. Uma pessoa facilmente irritável só levaria à bancarrota o projeto.

E é por isso que eu acho vago selecionar um orientador simplesmente por postagem ou ranking nas avaliações.
 
Então, Shanti, cria um tópico lá na AT já com uma leitura dirigida para ver como ele é recebido pelo pessoal.

Quanto à escolha dos orientadores, façam como eu faço aqui no Clube na hora da votação para entrada de novos usuários: avaliem os últimos posts da pessoa (= 50 últimos posts) e vejam onde eles estão e, se estiverem na Área Tolkien, vejam o nível deles. Não é necessário ler um por um, apenas clicar em Estatística (no perfil) e depois em Procurar por posts, aí dêem uma olhada rápida lá. Os tópicos criados por aquele usuário também são importantes, já que são coisas "mais sérias" que posts e, se estiverem na AT, contam mais pontos.
 
Tentei fazer isso esse fim de semana, mas não deu. Vou fazer isso durante essa semana e implemetar o projeto o mais breve possível.
 
Então, Shanti, cria um tópico lá na AT já com uma leitura dirigida para ver como ele é recebido pelo pessoal.

Quanto à escolha dos orientadores, façam como eu faço aqui no Clube na hora da votação para entrada de novos usuários: avaliem os últimos posts da pessoa (= 50 últimos posts) e vejam onde eles estão e, se estiverem na Área Tolkien, vejam o nível deles. Não é necessário ler um por um, apenas clicar em Estatística (no perfil) e depois em Procurar por posts, aí dêem uma olhada rápida lá. Os tópicos criados por aquele usuário também são importantes, já que são coisas "mais sérias" que posts e, se estiverem na AT, contam mais pontos.

Acha que eu já devo colocar as regras e tudo mais. Ou fazer um beta mesmo?
Eu pensei fazer um beta, avaliar o desempenho, só depois divulgar e abrir para inscrições.
 
Acha que eu já devo colocar as regras e tudo mais. Ou fazer um beta mesmo?
Eu pensei fazer um beta, avaliar o desempenho, só depois divulgar e abrir para inscrições.
Isso, acho que vale mais um beta mesmo, até termos regras definitivas. Acho que elas não vão mudar muito, mas é melhor vermos como os outros usuários lidam com as leituras dirigidas para, caso necessário, adaptarmos as regras às novas necessidades.
 
O projeto de leitura tá indo. Minha dúvida é que texto usar como beta. Dei uma vasculhada nas traduções da Valinor. Pensei até no Athrabeth Finrod ah Andreth, mas achei denso e grande demais pra um beta. Tem esse texto AQUI, que eu eu nunca tinha lido e que achei bacana. Tá incompleto, e não parecer ser "canônico", mas gostei assim mesmo. Gostaria da opiniao de vocês. :D
 
O projeto de leitura tá indo. Minha dúvida é que texto usar como beta. Dei uma vasculhada nas traduções da Valinor. Pensei até no Athrabeth Finrod ah Andreth, mas achei denso e grande demais pra um beta. Tem esse texto AQUI, que eu eu nunca tinha lido e que achei bacana. Tá incompleto, e não parecer ser "canônico", mas gostei assim mesmo. Gostaria da opiniao de vocês. :D
Eu acho uma boa, Shanti! Uma narrativa é sempre mais atraente. Só acho o Atrabeth mais interessante para um discussão e tals. Alguma idéia de quando poderemos começar?
 
Gente, segue abaixo algo mais próximo do que deverá ser o beta deste projeto. Sei que prometi isso à algumas semanas, mas estive ( e estou) REALMENTE ocupada. Gostaria de opiniões/sugestões de vocês.
Falta colocar todos os links.
Abs.

Shanti.


**********************************************************

Olá! Você está no tópico da Leitura Dirigida.

Esse projeto tem como objetivo levar os usuários a se aprofundarem nos assuntos tratados nas obras e dessa forma, enriquecerem as discussões no forum.

Esperamos fazer isso através da abordagem de temas e/ou textos pouco conhecidos ou discutidos pelos usuários. Sendo assim, um texto relacionado às obras será disponibilizado e levado à discussão por um Orientador através de perguntas/comentários que gerem respostas a partir de fatos apresentados no texto, ou de conjecturas feitas a partir da análise do texto.

Abaixo segue o nosso beta do Projeto. Para começar a participar das discussões, responda a pergunta no final do post. Porém, antes, sugerimos a leitura do texto principal para que você possa se inteirar do assunto. Caso já o conheça, não deixe de visitar os links dos textos complementares.
Não há uma ordem na leitura, isso fica à critério do seu conhecimento da obra. E não há regras de postagem, sinta-se à vontade para comentar a qualquer momento.

Seja Bem-Vindo!

Equipe Valinor's The Bird & Baby Club





**********************************************************
[LEITURA DIRIGIDA *beta*] Akallabêth: A queda de Númenor.

attachment.php



Akallabêth

Orientador: Shantideva

“...Não pode haver ‘história’ sem queda - todas as histórias, no fim, são sobre a queda - ...”
Carta 131, à Milton Waldman.​



Os Númenorianos
O reino Númenoriano se localizava na Ilha de Elena, que ficava no caminho entre a Terra-Média e Valinor. A ilha foi um presente dos Valar aos homens que se mantiveram fiéis ao longo da batalhas contra Morgoth na primeira era. Notadamente, esses homens pertenciam às três casas dos Amigos-dos-Elfos e seu primeiro rei, Tar-Minyatur (Elros) possuía sangue Humano, Élfico e Maiar.
Aos homens de Númenor, chamados de Dúnedain, foi dada uma vida muitas vezes mais longeva que a dos homens comuns e tornaram-se na aparência, e mesmo nos poderes da mente, dificilmente distinguíveis dos elfos. Com uma longevidade maior, os homens de Númenor tornaram-se excelentes artífices, mas se especializaram na construção de barcos, sendo considerados os maiores navegadores do seu tempo.
O Akallabêth narra a história da ascensão e queda desse Reino e de seu povo.

Texto Principal:
TOLKIEN, J.R.R. Tolkien. Akallabêth in O Silmarillion. Pag. 327-359. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


Leitura Complementar:
TOLKIEN, J.R.R. Tolkien. Carta 131: para Milton Waldman in As Cartas de J.R.R Tokien. Pag. 140-156. Curitiba: Arte e Letra Editora, 2006.
Da morte dos Filhos de Eru, e da desfiguração dos Homens – O diálogo de Finrod e Andreth
O diálogo de Manwë e Eru - The History of Middle- Earth 10
Tal-Elmar – The History of Middle- Earth 12

Baseado no texto principal, opine: De que forma a recompensa dada pelos Valar aos homens se tornou sua ruína?
 

Anexos

  • leituradirigidabeta.gif
    leituradirigidabeta.gif
    34,8 KB · Visualizações: 12
Última edição:
Ta aí... gostei!

Na verdade será como são os tópicos bem elaborados, só que com uma espécie de pré-instruções!

Gostei mesmo, aliás, posso ler os textos complementares já? rs
 
Pode :D

Eu coloquei os links dos textos que são disponibilizados no forum. O Akallabêth e a carta 131 só nos livros né?
 
Caramba, fantástico! Abre muito espaço pra discussão, e você expôs o projeto de maneira super acessível a todo mundo. Parabéns, Shanti! Por mim já pode até ser lançado! :D
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo