• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão Projeto Jogo Justo

JPHanke

Usuário
Bom galera, não sei se vocês conhecem o "Jogo Justo" que é um movimento muito bacana que visa reduzir a carga tributária sobre games no Brasil:

O Projeto Jogo Justo, idealizado por Moacyr Alves Júnior, busca diminuir a carga tributária nos jogos importados vendidos aqui no Brasil. A intenção é mostrar por meio de um relatório baseado em informações comerciais de desenvolvedores e lojistas que o mercado de games nacional tem um enorme potencial. Como comparação, será utilizado o que ocorreu no México, quando o mercado de jogos cresceu 8 vezes após a diminuição da carga tributária. O Projeto Jogo Justo visa diminuir o preço dos games, dos aparelhos de videogame e de seus periféricos, fazendo assim com que o consumidor final tenha cada vez mais contato com os games, forma de cultura cada vez mais disseminada do mundo. Como consequência disto, o mercado nacional irá se desenvolver, além da possibilidade de mais produtoras se instalarem no Brasil, gerando de uma forma gradativa, mais empregos no setor. O Projeto Jogo Justo foi criado dentro de uma comunidade e independe de ordem política, empresarial e da geração de lucros.
Começou a ganhar forma no segundo semestre de 2010 e no mês de novembro encontrará seu primeiro desafio, quando mostrará todo o seu potencial para a Receita Federal. Durante uma conversa em Brasília, serão apresentados os benefícios de se diminuir a carga tributária dos jogos vendidos no Brasil, onde os games passariam de R$ 250,00 para R$ 99,00
Caso seja aprovada pela Receita Federal, o plano poderá entrar em vigor já no início de 2011.

Comecei a acompanhar o projeto há um tempo atrás e atualmente me mante atualizado via twitter, onde notícias sobre o projeto são postadas com bastante frequência. Mais informações sobre ele podem ser encontradas em www.jogojusto.com.br

A princípio pode parecer apenas um movimento comum para redução dos impostos, mas o que me chamou mesmo a atenção foi a proporção que este projeto tomou! O Jogo Justo conta com o apoio de várias grandes empresas de jogos (Square Enix, Blizzard e EA, só para citar algumas), lojas (Devir, Leitura, Ponto Frio...) e algumas revistas especializadas e entre outras.

Este apoio massivo de grandes empresas do ramo, além da adesão também da midia e lojas (além da adesão popular também, claro) me dá esperanças de que possamos realmente ter acesso a jogos, consoles e acessórios aqui no Brasil sem recorrer a compras no exterior (o que gera um ciclo vicioso de não-venda -> descaso -> preços abusivos -> não-venda...) e, principalmente, à pirataria.

Gostaria de saber o que vocês pensam deste movimento, se vale a pena lutar por este ideal, se é uma causa perdida e outros aspectos do projeto. Já exponho minha opinião de que não é uma causa perdida e que o Brasil só tem a ganhar abaixando a carga tributária sobre games, já que muitas empresas poderia entrar no mercado nacional trazendo várias vantagens.
 
Última edição:
Que bom que tem pessoas que correm atrás disso.
Eu já desisti.

Estou esperando essa geração de velhotes sairem do poder.

É um absurdo e simplesmente irracional o tamanho desse imposto.
 
onde os games passariam de R$ 250,00 para R$ 99,00
Esse foi um dos grandes motivos pelo qual eu preferi pegar um computador top ao invés de um PS3. Os jogos de computadores são muito mais em conta.

Espero que dê certo o projeto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo