1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[PROJETO] Façamos Nós Mesmos

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Edu, 26 Jun 2008.

?

Você aprova esse projeto?

  1. Sim

    100,0%
  2. Não

    0 voto(s)
    0,0%
Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Edu

    Edu Draper Inc.

    A idéia é reunir tolkiendilli na Área Tolkien para escrever artigos, fan-fics, poemas, etc., de uma maneira não tão usual.

    COMO FAZER? O usuário que tiver uma idéia de elaborar algo com outros fãs de Tolkien precisa apenas postar lá na AT descrevendo o que está pensando. Logo depois, é só ele começar a escrever a coisa.

    A diferença desse projeto para outro que tem o intuito de reunir gente pra produzir conteúdo é só que tudo o que for feito nos moldes dele deve obedecer à seguinte regra:
    Cada usuário pode postar apenas 1 parágrafo ou 1 estrofe de um texto ou poema por vez, não podendo postar seguidamente. Funciona mais ou menos como o "continue a história", mas em uma versão mais séria e funcional.
    O motivo desse projeto ser idealizado assim e não de outra maneira é apenas para que os usuários se interessem mais por ele. É uma maneira dinâmica e fácil de se produzir algo.

    Quando o texto estiver pronto, é só o propositor dele reunir os parágrafos e/ou estrofes e, caso tenha interesse em enviá-lo à Valinor (para ser publicado no portal, algo assim) tudo o que precisará ser feito é uma correção da coisa e adaptação de alguns trechos para fins de coesão (o que poderá ser feito pela equipe produtora mesmo).

    Podemos negociar com a Administração dar alguns pontos de colaboração a quem participou do projeto (sei lá, de 2 à 5 pontos para cada parágrafo de um usuário...).


    COMO DEVE SER APRESENTADO NA ÁREA TOLKIEN? Simplesmente, a pessoa deverá comunicar:

    a) qual o título do texto (poderá ser definido depois);
    b) qual o objetivo do texto;
    c) qual o tipo de texto (artigo, narrativa, poema, música, etc.);
    d) limite de pessoas na equipe (pode ser sem limite, também), devendo por também no primeiro post quem fizer parte dela;
    e) prazo para término do trabalho (não necessário, apenas para orientação do pessoal que estiver escrevendo).


    Exemplo:
    (O texto acima foi retirado
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    artigo da Wikipédia em português)
     
  2. completamente a favor.

    projeto de fácil realização, que gerará muito assunto mesmo.

    se o pessoal for a favor quero começar.

    já tenho algumas idéias.
     
  3. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Aeeee gostei desse, dinâmico!

    :clap:
    coitado de quem for juntar as peças...
    Passar tudo pro mesmo padrão de escrita... tsc tsc tsc heuheuehuehue
     
  4. Tapio

    Tapio Usuário

    Gostei do projeto também. Mas, quanto aos usuários escritores, vai ter uma inscrição do tipo "ah, gostei desse tema e quero ajudar a escrever" ou o autor do tópico escolhe os participantes?
     
  5. Edu

    Edu Draper Inc.

    Bem, como você acha que deve ser?
     
  6. moriel

    moriel Banned

    Acho que todos poderiam participar, desde que não façam merda. Digamos, se um usuário começar a bagunçar a coisa toda, poderá ser excluido da equipe.
    E escrever versos assim é muito divertido.

    Lembrei de uma brincadeira da escola. Juntavamos umas 4-5 pessoas. Pegávamos uma folha. A primeira pessoa escrevia um trecho da história, e passava pro próximo: este escrevia uma continuação e depois dobrava o papel de forma que só o que ele mesmo escreveu ficasse visível. Passava pra próxima pessoa, e assim por diante, até encher a folha.
    Com um pouco de prática, as histórias ficavam bastante divertidas (os iniciantes costumam escrever nonsense demais, fica exageradamente sem nexo).
     
  7. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Eu também fazia isso no colégio, nas aulas de português. É uma idéia ótima mesmo, poemas seriam bem legais também.
     
  8. Morgomir

    Morgomir Ou não.

    Isso me faz lembrar que uma vez juntei com um amigo e ficamos falando nomes próprios do Legendarium, letra por letra do alfabeto. Que ficava sem um nome perdia pontos....
     
  9. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    A favor de ser aberto à todos =)
    E com um moderador (no caso o proponente) que ficasse de olho na grafia, no formato, do tipo de material...

    Pra tomar cuidado se um texto narrativo num vira um descritivo se forma "não-natural" etc...
     
  10. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Taí um projeto que dá pra eu colaborar. :yep:
     
  11. Edu

    Edu Draper Inc.

    Ok, fiz as regras segundo a sugestão de vocês. Fica assim:

    1) O autor da proposta de texto decide se qualquer um poderá participar da sua elaboração livremente, se terá de obter aprovação dele para entrar ou se o texto será escrito apenas por um grupo fechado (pessoas que ele indicar).

    2) O autor da proposta e/ou outro participante que se dispuser a fazê-lo fica responsável a formatar o texto caso deseje enviá-lo à Valinor. Vale lembar que essa formatação diz respeito apenas à junção de parágrafos/estrofes, correções ortográficas e gramaticais, etc. O proponente não deve fazer alterações no que foi escrito pelos outros participantes sem autorização dos mesmos.

    3) Cabe apenas à Administração ou àqueles à quem ela designar essa função julgar se o texto produzido deve ou não ser publicado como um artigo no Portal.

    4) Os autores do texto serão todos os que tiverem, no mínimo, um parágrafo ou estrofe seu nele. Consideraremos parágrafo todo o escrito que possuir mais de três linhas (na formatação de um post do Fórum).
     
  12. Fëahin

    Fëahin Aurë entuluva !!!

    eu também gostei da idéia ! É fácil e divertido. Porém vocês não acham que se fosse aberto a todos poderia virar uma bagunça ? Poderíamos fazer assim: alguém abre um tópico com um post que poderia ser ou o primeiro trecho da história, ou uma introdução da mesma , ou apenas falando o que pretende. Aí quem se intereçasse, poderia se inscrever em um praso. Acho que assim pelo menos ficaria mais organizado. :mrgreen:
     
  13. Tapio

    Tapio Usuário

    Mas foi isso que o Caranthir colocou no post anterior. :eek:
     
  14. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Eu gostei pq é o mais simples pra começar e não depende muito de ninguem...
     
  15. Edu

    Edu Draper Inc.

    Nenhum empecilho para a aplicação das regras que eu escrevi? Se não houver nenhuma objeção até amanhã à noite esse projeto estará concluido e eu vou marcar uma data para o lançamento dele no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
  16. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Por mim, blz.
     
  17. Edu

    Edu Draper Inc.

    Ah, só uma coisa: o nome. Eu usei "Façamos Nós Mesmos" provisoriamente. Alguém tem alguma idéia de nome melhor?

    Só mais uma outra coisa: eu pensei em colocar esse projeto no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
  18. Fëahin

    Fëahin Aurë entuluva !!!

    A diferença do meu post é que nele eu propunha que fosse livre mas com um prazo, e não moderada, apenas para dar mais chances de todos participarem. :mrgreen:

    Mas para mim as regras do Caranthir também ficaram boas e o projeto já poderia ser lançado com elas.

    E sobre o nome, eu gosto do atual !
     
  19. Morgomir

    Morgomir Ou não.

    Que tal um nome no estilo "Canção dos Ainur"? Se não acho que o nome que tá tá muito bom.
     
  20. Fëahin

    Fëahin Aurë entuluva !!!

    Eu acho que se conseguíssimos pensar em um nome Tolkien seria melhor. O que acham ? E eu achei legal a idéia do Morgomir. Porém se o praso aperatr e ainda não tivermos nada, o nome atual também é bom. :mrgreen:
     
Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar