1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Projeto de lei barra obras de Guimarães Rosa nas escolas

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Excluído045, 17 Nov 2012.

  1. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Na terra de Guimarães Rosa, escritor conhecido no Brasil e no mundo inteiro por retratar em seus livros a fala popular, a leitura de obras que fujam do padrão culto da língua portuguesa pode sofrer restrição. Projeto de lei (1.983/2011 ), pronto para ser votado na Assembleia Legislativa, determina que as redes pública e privada de ensino priorizem a adoção de “livros que não contrariem a norma culta da língua portuguesa”. O texto original da proposta, apresentada no ano passado pelo deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB), queria proibir o uso em toda sala de aula de livros didáticos, paradidáticos e literários com conteúdo contrário à norma culta, bem como com teor sexual e incentivos diretos ou indiretos à prática de atos criminosos.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Mais asneiras do estilo. Vamos censurar as obras e mesmo toda a língua para se adequar a um modelo 'formal'. Isso é tão estúpido que chega a ser inacreditável.
     
    Última edição: 17 Nov 2012
  2. Liv

    Liv Visitante

    Mas, mas, mas... COMO ASSIM, GENTE? 8-O

    Essa notícia é de abril, o que será que aconteceu depois?
     
  3. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Nem percebi que a notícia era antiga, a idiotice do naipe mais antiga que li foi sobre a censura na Divina Comédia e sobre Monteiro Lobato. Segui o link comentado nesse artigo
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Falar do Rosa foi bem sensacionalista segundo a desculpa utilizada, mas não deixa de ser verdade os problemas que isso acarretaria, se essa lei idiota fosse aprovada.
     
  4. Liv

    Liv Visitante

    Mesmo sendo antiga, vale o debate. =]
     
  5. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Lembro de uma professora da quinta série, excelente aliás, mas que felizmente nunca deu aula de literatura. Trouxe uma vez um poema do Oswald de Andrade, o 'Me dá um cigarro' onde comentava como 'a literatura sagra exemplos vergonhosos de inadequação à norma culta'. Na época, com meus 11 anos e experiência literária quase nula, já soltei um: :roll:
     
  6. Liv

    Liv Visitante

    Li esses dias:

     
    • LOL LOL x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar