• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[PROJETO] Círculo da Lei

Status
Fechado para novas mensagens.
Pessoal, devido à algumas atribulações vou ter que dar uma afastada do fórum ! :osigh: Não é nada permanente ou completo mas o bastante para não poder assumir compromissos. Terminarei este julgamento como jurado, porém não acho que será tão possível continuar como juiz. Então goastaria de colocar minha vaga a disposição, pois não mais posso ocupá-la.

Em breve espero estar de volta, mas sempre estarei acompanahando as coisas por aqui. :mrgreen:

Abraços e conto com a compreensão de todos. :D
 
Eu gostei da idéia do "Der alguma coisa" (esqueci o nome)

Mas no caso, seria uma participação direta ou indireta? (perdoe minha ignorância)? Isso poderia dar uma ajuda em julgamentos em que uma banca seja "fraquinha" ou fortalecer a que já ta boa.

Fëahin disse:
Pessoal, devido à algumas atribulações vou ter que dar uma afastada do fórum ! Não é nada permanente ou completo mas o bastante para não poder assumir compromissos. Terminarei este julgamento como jurado, porém não acho que será tão possível continuar como juiz. Então goastaria de colocar minha vaga a disposição, pois não mais posso ocupá-la.

Em breve espero estar de volta, mas sempre estarei acompanahando as coisas por aqui.

Abraços e conto com a compreensão de todos.

Mas vai da para participar do julgamento, né?
 
Então, quanto ao Amicus Curiae, podemos fechar em bancas de até três pessoas, uma pra defesa e outra pra acusação (mínimo um integrante para cada banca)?

Isso se eu tiver entendido certo e o Amicus Curiae for algo a ser dividido entre as duas bancas que compõem o julgamento. Se não for, aí peço para que alguém me explique como funciona direitinho... (a.k.a. Sky, dá uma ajudinha aí! :mrgreen:)
 
Então, quanto ao Amicus Curiae, podemos fechar em bancas de até três pessoas, uma pra defesa e outra pra acusação (mínimo um integrante para cada banca)?

Isso se eu tiver entendido certo e o Amicus Curiae for algo a ser dividido entre as duas bancas que compõem o julgamento. Se não for, aí peço para que alguém me explique como funciona direitinho... (a.k.a. Sky, dá uma ajudinha aí! :mrgreen:)

Desculpa a demora na resposta... :neutral:

Seguinte: no nosso julgamento o amicus curiae funcionaria como uma "terceira banca". Enquanto a acusação quer mandar o réu pra forca e a defesa faz de tudo pra livrar o réu, o amicus curiae seria uma "banca neutra", analisando os fatos de maneira mais objetiva, sem puxar a brasa pra nenhum dos lados, entendeu?
 
Desculpa a demora na resposta... :neutral:

Seguinte: no nosso julgamento o amicus curiae funcionaria como uma "terceira banca". Enquanto a acusação quer mandar o réu pra forca e a defesa faz de tudo pra livrar o réu, o amicus curiae seria uma "banca neutra", analisando os fatos de maneira mais objetiva, sem puxar a brasa pra nenhum dos lados, entendeu?

Pode até ser... mas esse nome já é um tanto quanto parcial, não acham? amicus curiae... me lembra "amigo que cura", sei lá... Pra mim isso já soa como uma defesa.

Mas, eu também não tenho uma idéia melhor que essa agora, só joguei para vocês rs!
 
Desculpa a demora na resposta... :neutral:

Seguinte: no nosso julgamento o amicus curiae funcionaria como uma "terceira banca". Enquanto a acusação quer mandar o réu pra forca e a defesa faz de tudo pra livrar o réu, o amicus curiae seria uma "banca neutra", analisando os fatos de maneira mais objetiva, sem puxar a brasa pra nenhum dos lados, entendeu?
Saquei. Achei bacana a idéia... acha que podemos implementar nos próximos julgamentos?

Pode até ser... mas esse nome já é um tanto quanto parcial, não acham? amicus curiae... me lembra "amigo que cura", sei lá... Pra mim isso já soa como uma defesa.

Mas, eu também não tenho uma idéia melhor que essa agora, só joguei para vocês rs!
Amicus curiae quer dizer "amigo da côrte".
 
Bom, o resultado já saiu, Fëanor é culpado. Mas tenho minhas dúvidas quanto à base que eu vou usar para dar uma sentença dentro dos padrões Tolkien. Como acham que eu devo proceder?
 
Quero deixar aqui uma pequena sugestão:

Ao invés de dar à cada banca três dias úteis para elaborar a resposta, dê apenas 3 dias "normais". Por quê? Explico.
No decorrer deste primeiro julgamento, eu sempre esperava os últimos momentos para postar os argumentos da defesa, o que caía numa segunda. Aí eu deixava a banca de acusação somente com os 3 dias da semana para responder (terça até quinta), e assim ganhavamos o próximo final de semana como "bônus" novamente, ou seja, tinhamos de sexta até terça para elaborar a resposta. Se eu postasse a mesma na segunda, por exemplo, a cena se repetiria.

Assim uma banca pode acabar levando vantagem sobre a outra no que se refere ao uso do tempo, além de tornar o julgamento mais demorado. Não vejo motivo para não se considerar os finais de semana. Fica aí a dica.
 
Concordo com isso. Por mais que grande parte do fórum só acesse durante a semana(procrastinando o trabalho), não é tão difícil incluír na banca alguém que possa acessar e postar as considerações no fim de semana.
 
Quero deixar aqui uma pequena sugestão:

Ao invés de dar à cada banca três dias úteis para elaborar a resposta, dê apenas 3 dias "normais". Por quê? Explico.
No decorrer deste primeiro julgamento, eu sempre esperava os últimos momentos para postar os argumentos da defesa, o que caía numa segunda. Aí eu deixava a banca de acusação somente com os 3 dias da semana para responder (terça até quinta), e assim ganhavamos o próximo final de semana como "bônus" novamente, ou seja, tinhamos de sexta até terça para elaborar a resposta. Se eu postasse a mesma na segunda, por exemplo, a cena se repetiria.

Assim uma banca pode acabar levando vantagem sobre a outra no que se refere ao uso do tempo, além de tornar o julgamento mais demorado. Não vejo motivo para não se considerar os finais de semana. Fica aí a dica.

Tbm concordo, eu pensei que não daria conta (e quase não dei), da minha parte, não foi fácil participar (já é uma raridade eu está postando 11:14 da manhã.
 
Eu não sei se posso fazer isso, mas gostaria de dar minha opinião. Eu achei que o julgamento foi um sucesso. Apesar da demora das respostas, achei o projeto incrível, e acho que será muito mais interessante conforme os réus forem se apresentando.

Gostaria também de dar uma sugestão: que tal publicar isso na página inicial da Valinor como forma de atrair aqueles que não estiverem a par dos julgamentos? Bom, eu, pelo menos, adorei participar da defesa, e acho que vale muito como experiência não só de elaboração de respostas pertinentes, como para relembrar e re-pesquisar assuntos polêmicos.

Inclusisve, eu participaria de todos, se pudesse :mrgreen:
 
Gostaria também de dar uma sugestão: que tal publicar isso na página inicial da Valinor como forma de atrair aqueles que não estiverem a par dos julgamentos? Bom, eu, pelo menos, adorei participar da defesa, e acho que vale muito como experiência não só de elaboração de respostas pertinentes, como para relembrar e re-pesquisar assuntos polêmicos.

Inclusisve, eu participaria de todos, se pudesse :mrgreen:

Eu estou pensando em elaborar um artigo a partir de cada julgamento, unindo as argumentações das bancas, as perguntas e os pareceres de cada jurado e do juiz.

Vamos esperar que os próximos julgamentos mantenham o nível deste (ou melhorem, claro).
 
Quero deixar aqui uma pequena sugestão:

Ao invés de dar à cada banca três dias úteis para elaborar a resposta, dê apenas 3 dias "normais". Por quê? Explico.
No decorrer deste primeiro julgamento, eu sempre esperava os últimos momentos para postar os argumentos da defesa, o que caía numa segunda. Aí eu deixava a banca de acusação somente com os 3 dias da semana para responder (terça até quinta), e assim ganhavamos o próximo final de semana como "bônus" novamente, ou seja, tinhamos de sexta até terça para elaborar a resposta. Se eu postasse a mesma na segunda, por exemplo, a cena se repetiria.

Assim uma banca pode acabar levando vantagem sobre a outra no que se refere ao uso do tempo, além de tornar o julgamento mais demorado. Não vejo motivo para não se considerar os finais de semana. Fica aí a dica.
Eu concordo com isso. Acho que podemos mudar essa parte das regras já no próximo julgamento mesmo, se ninguém se opor.

E falando em próximo julgamento, já está chegando a hora de começar a votar no réu. Só uma coisa me preocupou: os julgamentos estavam previstos para durar até duas semanas (como pode ser visto aqui), mas esse durou quase dois meses. Vocês do Clube que participaram do julgamento de Fëanor acham que foi tempo demais gasto atoa ou ele foi necessário?
 
Eu não participei diretamente, apenas acompanhei o julgamento. Acredito que o tempo gasto foi o necessário, porém, com a alteração sugerida pelo Fëanor, creio que o processo todo venha a se ajustar às duas semanas propostas no início.
 
Na verdade o tempo não foi à toa. E também não foram quase 2 meses, até o momento foi 1 mês e uns 10 dias. Só acho que poderia ser dinâmico. Se passar a se contar os finais de semana nos três dias úteis, ganhamos bastante tempo.

Supondo que um julgamento iniciasse numa segunda, ele demoraria 24 dias para ser concluído, levando-se em conta o esquema (com 3 dias para cada pronunciamento) : acusação -> defesa -> réplica da acusação -> tréplica da defesa -> perguntas dos jurados -> respostas das bancas -> decisão dos jurados -> decisão do juiz.

No caso de não se considerar sábado e domingo, o tempo aumenta para 32 dias.

Agora, para que os prazos funcionem, alguém deve cobrá-los à risca.
 
Na verdade o tempo não foi à toa. E também não foram quase 2 meses, até o momento foi 1 mês e uns 10 dias. Só acho que poderia ser dinâmico. Se passar a se contar os finais de semana nos três dias úteis, ganhamos bastante tempo.

Supondo que um julgamento iniciasse numa segunda, ele demoraria 24 dias para ser concluído, levando-se em conta o esquema (com 3 dias para cada pronunciamento) : acusação -> defesa -> réplica da acusação -> tréplica da defesa -> perguntas dos jurados -> respostas das bancas -> decisão dos jurados -> decisão do juiz.

No caso de não se considerar sábado e domingo, o tempo aumenta para 32 dias.
Eu originalmente tinha pensado em duas semanas no total, mas se há necessidade de um mês os julgamentos podem durar isso. O importante é que sejam bem organizados e mantenham os usuários entretidos nesse meio tempo.

Agora, para que os prazos funcionem, alguém deve cobrá-los à risca.
Essa atribuição é do juíz. O trabalho dele no julgamento, além de dar a sentença final, é se certificar de que a coisa não vai se desvirtuar nem se prolongar além do necessário.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo