• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[PROJETO] Círculo da Lei

Status
Fechado para novas mensagens.
Re: [PROJETO] Tribunal

Aprendam, bando de preguiçosos! :mad:










Que nada, eu também não sei. :roll:


Mas é isso aí, se ficar "Círculo da Lei" tá decente. Já é mais engajado que "Tribunal de Aman".
 
Re: [PROJETO] Tribunal

O Círculo da Lei estréia na quarta. Já comentei antes em um tópico aqui no Clube a minha frustração por alguns dos projetos do VTBBC (Leituras Dirigidas, o Concurso e o Prog. de Reconhecimento) não terem sido muito bem recebidos (a.k.a. recebidos com empolgação) pelos membros da Valinor. O Círculo da Lei é nossa esperança de fazer algo que atraia as pessoas outra vez para discussões bacanas na Área Tolkien.

Eu não acompanhei a elaboração desse projeto de perto, então estou relendo os posts aqui e no tópico de inscrição de jurados para conseguir ter uma idéia melhor dele e propor regras para sua execução. O que tenho no presente momento é o seguinte:


REGRAS PARA O CÍRCULO DA LEI (RELEASE CANDIDATE 1)


TEMPO: Os julgamentos têm limite de tempo segundo essas duas regras:
a) de 11 dias no máximo para deliberações entre promotoria e acusação;
a) de 3 dias no máximo para a decisão do júri e do juiz.

BANCAS (O termo "banca" não é o mais apropriado, mas não encontrei melhor):
Os julgamentos abrigarão três bancas: a de defesa, a de acusação e o júri. A defesa defende, a acusação acusa e o júri jurêia (d'oh).

Da escolha das bancas: pensei em uma maneira simples de escolhermos quem vai pra que lugar nos dias do julgamento (não confundir com o Apocalipse *piadinha infâme*): alguém assume o papel de réu (por exemplo, imaginemos que o réu da vez seja Saruman e eu, Caranthir, assuma o papel de Saruman). Eu, então, indico as pessoas que farão parte da defesa. A acusação será escolhida por aquele que propôs o réu que foi eleito através de uma enquete (exemplo: Saruman foi proposto pelo Skywalker e ganhou a votação para réu da vez. O Sky, então, escolhe quem comporá a promotoria). A defesa e a promotoria terão 3 pessoas cada.

O júri será escolhido aleatoriamente (sorteio) dentre aqueles que participaram da votação para a escolha do réu.

JUÍZ: O juíz fica responsável por conduzir o julgamento (orientá-lo caso se disvirtue, requerer mais argumentações, etc.). Ele será escolhido pelo VTBBC dentre seus membros.

AÇÕES DA DEFESA E PROMOTORIA E O PAPEL DO JÚRI: A defesa e a promotoria se digladeiam no tópico do Círculo da Lei onde acontece o julgamento. Eles expõem seus argumentos e tudo o mais. O júri, lendo o tópico (provavelmente participando também, sei lá, mesmo que isso não seja comum nos julgamentos normais) vai tomando sua decisão aos poucos.

DECISÃO FINAL: Findados os tempos regulamentares, o juíz pede ao júri que decida se o réu é culpado ou não. De acordo com a determinação o juíz impõe uma pena ou um ressarcimento ao réu. A decisão é comunicada oficialmente no tópico geral do Círculo da Lei (que, a meu ver, deverá estar trancado).


Observações gerais

Tópicos para os Círculos da Lei:
um trancado e fixado na Área Tolkien, onde são comunicadas as decisões de cada julgamento, alterações nas regras, horários e disposições gerais dos CLs, etc.

Pena o ressarcimento: Então, pensei em haver mesmo uma pena ou ressarcimento segundo os rumos que tomarem os CLs. Elas seriam aplicadas aos "vencedores" do julgamento (ex: a promotoria, caso o réu seja considerado culpado, ou a defesa, caso ele seja absolvido). Elas seriam aplicadas aos usuários. Não é nada verdadeiramente penoso. Talvez ganhar alguns Pontos de Colaboração e tals...


Essas regras estão sendo propostas aqui para a avaliação do VTBBC. Vocês devem aprovar coisas, rejeitar, propor novas idéias, etc.! Caso não haja pronunciamento dos membros até quarta (algo típico de acontecer :gotinha:) eu as edito em formato mais sério e dou por encerradas as decisões sobre o Círculo da Lei, lançando-o da maneira como elaborei lá na Área Tolkien.

Obrigado e boa noite à todos! :cerva:
 
Re: [PROJETO] Tribunal

tá muito bom .

eu particularmente gostei muito do Projeto da Leitura Dirigida e achei que ela teve um bom resultado.
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Apesar da baixa popularidade dos projetos, acho que eles têm sido bem legais e cumprido seu papel...

Então a idéia será a postagem livre de pós e contras, num verdadeiro, numa "tempestade de idéias" contra e a favor e depois o júri julgueia?

Se for assim, eu gosto. :)
 
Re: [PROJETO] Tribunal

E eu também notei uma maior participação na área Tolkien, tem que fazer a cabeça dos membros novos antes que eles venham para o lado negro da força...
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Lançado! Melhorei as regras e as editei em formato mais bacana. Hoje lá pelas 17:00 eu inicio um tópico com o primeiro julgamento (escolha do réu e pá). Como eu disse lá no tópico, o CL ainda está em fase de testes, então qualquer sugestão pra ele (tanto de VTBBCistas quanto de não-VTBBCistas) é muito bem vinda! Lembre-se de postar lá no tópico pra levantar a mora ldo projeto :)
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Esse projeto pareceu fazer sucesso hein ? Espero que as pessoas participem e se empenhem ! Até agora está indo bem ! :joy:
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Ok, como vai ficar o julgamento em si, no fim das contas? Debatemos, debatemos e não chegamos a nenhuma conclusão :think:
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Ok, como vai ficar o julgamento em si, no fim das contas? Debatemos, debatemos e não chegamos a nenhuma conclusão :think:
Até o presente momento a defesa e a acusação participam de uma discussão em um tópico, e assim corre o julgamento. O juíz pode pedir mais argumentos sobre determinado ponto, instigando o povo a aprofundar mais a discussão. Terminado o tempo hábil, o júri se reune, troca MPs, etc., e dá o veredicto. No fim o juíz comunica a decisão e as penalidades.

Como lançamos o Círculo da Lei em versão Beta, temos toda a liberdade de mudar qualquer coisa no projeto quando julgarmos necessário, visando torná-lo melhor e tal e coisa. Se alguém tiver uma sugestão é só falar aqui que a gente discute e vê se implementa ou não.

Lembrando que, no que diz respeito à premiação:
Premiação: Segundo a decisão do júri, a defesa poderá ser premiada caso ganhe o julgamento, da mesma maneira que a promotoria poderá ganhar um prêmio caso o resultado da contenda lhe seja favorável. A premiação ainda está sendo decidida pelo VTBBC, mas é provável que agrade a todos os participantes (ao menos aos que a receberem)!
Prêmios podem ser quaisquer coisas, preferivelmente não-materiais. Exemplo: pontos de colaboração, karma, rank especial, cor de nick especial, etc. Só temos que, obviamente, checar com a Administração a possibilidade de premiarmos a banca "ganhadora".
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Sim, a discussão vai ser em um tópico. Mas de que forma? Um post pra cada um? Ou vai ser por dias? Acho que a segunda alternativa é ruim, porque nem todo mundo tem tempo/saco/vontade de passar dias discutindo só um assunto.

Acho que um post por banca, além de um post por jurado e juiz com perguntas complementares tá de bom tamanho.
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Sim, a discussão vai ser em um tópico. Mas de que forma? Um post pra cada um? Ou vai ser por dias? Acho que a segunda alternativa é ruim, porque nem todo mundo tem tempo/saco/vontade de passar dias discutindo só um assunto.

Acho que um post por banca, além de um post por jurado e juiz com perguntas complementares tá de bom tamanho.
Eu tinha originalmente pensado em número de dias. Descartando essa idéia, para ficar mais dinâmico seria legal não limitar o número de posts, aí o juíz é quem decidiria quando acabar com o julgamento. O juíz, então, julgaria se o nível de argumentação já está bom para propiciar uma decisão acertada do júri e tal e coisa, e aí daria por encerrado o Tribunal, partindo pra decisão do júri.
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Pois é, mas daí a pessoa viraria "escrava" do julgamento, tendo que dedicar tempo que ela talvez não estivesse disposta, entendeu? É pra ser só um "plus", não um lance como uma gincana, de acompanhamento e dedicação além do necessário.

É por isso que eu defendo a tese do Acusação/Defesa/Réplica/Tréplica por parte das bancas, uma pergunta por jurado e uma pelo juiz pra cada uma das bancas e as respectivas respostas, deliberação dos jurados que opinarão ao juiz e decisão final do juiz.
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Pois é, mas daí a pessoa viraria "escrava" do julgamento, tendo que dedicar tempo que ela talvez não estivesse disposta, entendeu? É pra ser só um "plus", não um lance como uma gincana, de acompanhamento e dedicação além do necessário.

É por isso que eu defendo a tese do Acusação/Defesa/Réplica/Tréplica por parte das bancas, uma pergunta por jurado e uma pelo juiz pra cada uma das bancas e as respectivas respostas, deliberação dos jurados que opinarão ao juiz e decisão final do juiz.
Por mim pode ser assim.
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Pois é, mas daí a pessoa viraria "escrava" do julgamento, tendo que dedicar tempo que ela talvez não estivesse disposta, entendeu? É pra ser só um "plus", não um lance como uma gincana, de acompanhamento e dedicação além do necessário.

É por isso que eu defendo a tese do Acusação/Defesa/Réplica/Tréplica por parte das bancas, uma pergunta por jurado e uma pelo juiz pra cada uma das bancas e as respectivas respostas, deliberação dos jurados que opinarão ao juiz e decisão final do juiz.

Eu, por exemplo, tenho estado oculpado com os estudos e o trabalho, um amigo foi demitido e to suando para da conta do que ele faz, se eu soubesse que isso aconteceria nunca teria me comprometido em ser a banca da acusção, apesar disso, tenho entrando todo dia para saber se começou O Julgamento, Mas mesmo assim ainda quero participar nem que eu tenha que postar de madrugada!

EDIT: ex-Fingon, O Valente
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Antes de o julgamneto começar, você podia dar uma avisa por aqui Sky ? Só pra não pegar a gente de surpresa. E abrir um tópico com um pouquinho de antecedência na AT. O que acha ? :think:

Obrigado.
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Beleza, finalmente fechou como vai ser o esquema. Ainda hoje abro um tópico lá na AT.
 
Re: [PROJETO] Tribunal

Ok, trazendo aqui pra dentro do pub uma sugestão que um usuário deu lá no tópico do Círculo da Lei e que achei bem interessante:

Prezados,

Sou novo nestas paragens (muito embora acompanhe este glorioso site desde seu nascedouro) mas trago uma idéia para a participação de "terceiros" nesta lide.

Existe, em nosso contexto atual, um instituto jurídico chamado amicus curiae, ou seja, o amigo da corte.

Tal figura tem se mostrado de grande valia em processos de grande importância no cenário nacional atual (Anencefalia, Reserva Raposa do Sol, etc.), vez que tratam-se de órgãos representativos de uma determinada classe (Associações, Clubes, Ministérios Religiosos) que solicitam ao Poder Judiciário (em requerimento dirigido ao juiz relator do caso) que possam atuar no processo.

Mas no que consiste a atuação desses órgãos de classe? Eles vão fornecer, conforme seu interesse na resolução do caso (ex.: um grupo religioso mais exacerbado não concorda com o aborto, mesmo em casos de anencefalia), subsídios aos magistrados para que estes, não conhecedores de todos os meandros e facetas da realidade, julguem de forma ainda mais imparcial. Destaco que o "amicus curiae" não pode pedir condenação nem absolvição, mas apenas irá ilustrar outras facetas que não foram colacionadas ao processo pelas partes diretamente envolvidas no litígio.

Assim sendo, minha sugestão é para que se verifique a possibilidade de se criar um "mellon" da corte (?!?!?!). Assim, um grupo de membros da Fórum Valinor, ou um indivíduo (deixo a cargo da nobre comissão organizadora - Legislativo - a decisão de admitir em grupos ou individualmente o amicus curiae), requer seu ingresso no processo, após a oitiva da acusação e defesa, mas antes do pronunciamento dos jurados.

Ele não pode, nunca, se manifestar abertamente sobre se "fulando de tal é culpado" ou "inocente": terá apenas o condão de fundamentar a decisão dos magistrados.

Certamente a idéia deve ser amadurecida, mas fica ai minha sugestão.


Der Hexenmeister
"Aquele que luta contra monstros deve acautelar-se; quando se olha muito tempo para o abismo, o abismo olha de volta para você".

Agora, só pediria que alguém da área (Sky! :mrgreen:) dissesse se isso é uma boa mesmo e dá pra ser implementado facilmente na realidade atual do projeto.
 
Não sei se isso seria tão necessário. Acho que o juiz de cada caso pode decidir pela utilização desse método se ouverem interessados.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo