1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Project Gutemberg (e bibliotecas virtuais em geral)

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Deriel, 21 Nov 2002.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Acredito que já seja conhecido de muita gente, mas sempre que eu tenho a chance eu repasso

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    é uma espécie de biblioteca virtual de obras completas que não estejam mais sob copyright.

    Traduzindo: uma coleção de ebooks completos, geralmente os clássicos. Pra quem não conhece vale a pena.
     
  2. Elanor Ladeira

    Elanor Ladeira Apaixonada

    Muito bem...

    pra quem curte textos antigos (antigos mesmo) tem um site com textos completos de Homero, Hipocrates, Socrates, essas coisas, além de Shakespeare e outros...

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    divirtam-se
     
  3. Gildor

    Gildor Usuário

  4. Gildor

    Gildor Usuário

    Mais um interessante:

    Um projeto da Universidade de Maryland e da Internet Archive pretende disponibilizar dez mil livros infantis de mais de cem culturas diferentes num espaço de cinco anos.

    A International Children’s Library (Biblioteca Infantil Internacional), que começou a funcionar na última quarta feira, já reúne duzentos títulos de vinte e sete culturas diferentes, em mais de quinze idiomas. Muitos são clássicos como Alice no País das Maravilhas, que já têm seus direitos autorais liberados, mas editoras como a Random House, Scholastic (editora de Harry Potter nos Estados Unidos) e HarperCollins, também contribuíram com títulos mais recentes.

    O objetivo do projeto é melhorar a capacidade de leitura das crianças e informá-las sobre outras culturas, disponibilizando os livros para quem tem acesso a um computador, mas nem sempre a uma livraria ou biblioteca.

    Parte do projeto foi desenvolvido com a participação de um grupo de crianças, que ajudou na escolha de ícones e funções, facilitando o acesso até a quem não conhece o significado de todas as palavras na tela.

    Por enquanto, o acesso ao site só está disponível por cabo ou DSL, mas, a partir do ano que vem, quem usa linha telefônica também vai poder aproveitar.


    International Children’s Library:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  5. Mentor

    Mentor Usuário

  6. Swanhild

    Swanhild Usuário

  7. Ptah

    Ptah Usuário

    Eu ia colocar esta porque conheci pessoas que trabalhavam nela... muito boa, acho.
     
  8. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    Ressusitando o tópico.


    Tem um do governo brasileiro que esta perigando fechar por falta de uso.
    Ele tem livros, imagens, mapas, musicas e outros.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  9. Miguêz

    Miguêz You talkin' to me?

    Só uma dúvida: Quanto tempo demora para que os copyrights sejam invalidados?
     
  10. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    depende da legislaçao do pais ... nao me lembro agora no projeto gutembrg... mas em outros sites de ebooks as vezes tem avisos para usuarios americanos q para eles akilo é crime.

    aki no Brasil e em boa parte do mundo direitos autorais eh de 50 anos (acho) um dos motivos pelos quais Cristofer Tolkien topou fazer os filmes...
     
  11. Tilion

    Tilion Administrador

    Isso não influenciou nada o Christopher Tolkien, já que ele sempre foi contra uma adaptação cinematográfica do SdA por achar que não teria como passar tudo que há na obra para a tela de maneira satisfatória. Além do mais, os direitos para os filmes não tiveram o dedo dele de qualquer forma, visto que já estavam vendidos há muito tempo, pelo próprio Tolkien pai.

    Segundo a Convenção de Berna, que definiu boa parte do que se conhece por direitos autorais hoje em dia, e da qual fazem parte inclusive o Brasil, EUA e o Reino Unido, todas as obras que não fotográficas e cinematográficas estão protegidas por direitos autorais por pelo menos 50 anos após a morte do autor. Esse é um ponto universal, aplicável a todos os países que fazem parte da Convenção. Só que os membros que ratificaram os termos da Convenção também têm liberdade para criarem períodos mais longos de proteção, além de leis de direitos autorais com nuances próprias.

    No que diz respeito a obras literárias, tanto nos EUA como no Reino Unido os direitos duram entre 70 e 75 anos após a morte do autor (de modo que o SdA está protegido no mínimo até 2043). Há ainda toda uma complicação para determinar sob a legislação de qual país tal obra deve ser analisada, com relação a onde ela foi publicada pela primeira vez, se o local de publicação também faz parte da Convenção de Berna, etc. Mas só uma observação: todas as obras publicadas nos EUA antes de 1923 estão em domínio público... mas ainda assim com exceções, hehe.

    Os textos sobre direitos autorais na Wikipedia (em inglês) são bem completos e possuem um monte de links para sites com os respectivos documentos das leis da Convenção e dos respectivos países. Vale uma conferida.
     
    Última edição: 4 Set 2006
  12. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    grato pela aula....

    fui bem vago pq nao sabia direito mesmo... thx
     
  13. Miguêz

    Miguêz You talkin' to me?

    Valeu Gabriel.

    Eu pensei em comprar um livro do Machado de Assis, mas esse site tem tudo...
     

Compartilhar