1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Programas sobre livros e literatura na tevê

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por -Jorge-, 7 Mar 2012.

1. -Jorge-

-Jorge- mississippi queen

Alguém acompanha ou assiste de vez em quando algum programa sobre literatura na televisão? Eu conheço dois, Espaço Aberto: Literatura da Globo News e o Umas Palavras do Futura, mas só costumo assistir mesmo o da Globo News.

Vou deixar aqui os que conheço, se tiver outros, digam aí:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Horário: Terça 15h30 Reprise: Vários dias e horários.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Horário:Sexta-feira – 21h30 Reprises: Sábado – 22h30; Segunda-feira – 14h; Terça-feira 03h15 e 22h30

Tem também alguns na TV Senado e um na Rádio Senado chamado:

Autores e Livros
    Horário: Sábado - 15h Reprise: Domingo: 9h

Mas não sei se esse é bom porque só ouvi falar durante outros programas.

• Gostei! Gostei! x 1
  2. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

(Cultura) : Domingo, 21h30. Reapresentação: madrugada de terça para quarta à 01h30.

Já vi reportagens deles sobre Joyce (achei fraca), uma peça de Molière (O Avarento) com Paulo Autran... E outras coisas da vida.

3. Mavericco

Dando um up no tópico. Não sei se o Entrelinhas ainda passa... Mas tem outro bem legal:

(TV Brasil): Quarta, 23h00

No site diz que é uma série com trinta episódios. Deve ser um pouco antiga, se notarmos que ela tem um episódio com o Lêdo Ivo. Essa semana sai o 11º episódio.

Outro programa que vez outra apresenta alguns autores é o

(Cultura): Segunda a Sexta, 23h45, e Domingo, 20h30.

• Gostei! Gostei! x 1
  4. Mavericco

Não é bem sobre literatura mas é sobre literatura e é bem legal:

(TV Brasil): Sábado, 23h00

Tá no meio do caminho: episódio 6 de 12.

• Gostei! Gostei! x 1
  5. -Jorge-

-Jorge- mississippi queen

Teve um
    essa semana passada sobre o Proust, por causa dos 100 anos de No caminho de Swann. Como o autor não tem tópico acho que cabe aqui.

• Gostei! Gostei! x 1
  6. CarolAcunha

CarolAcunha Usuário

Pra quem curte ou estuda Direito, existe o programa Direito & Literatura, produzido pela TV Unisinos - Canal Futura e transmitido pela TVE/RS e pela TV Justiça. Também dá para assistir o programa no site

7. Amy Fowler

Amy Fowler Visitante

A TV Escola apresenta um programa chamado Mestres da Literatura, em que cada episódio trata da vida e da obra de determinado autor. Não sei ao certo os horários da transmissão, mas todos os vídeos podem ser conferidos
    .

Alguns são bons, outros nem tanto.

• Gostei! Gostei! x 2
  8. ptt

ptt Usuário

O problema do globo news literatura é que, pelo menos nos episódios que eu vi, eles quase não falam em literatura de gênero. Acabam puxando mais pra literatura brasileira tmb. Acho q limitam muito o público deles com isso. E sempre quando abordam um autor clássico nunca se aprofundam muito. A matéria não deve durar 10 minutos. Podiam analisar mais a fundo os livros, fazer uma mesa redonda/clube do livro etc.

9. DiegoMP

DiegoMP Usuário

Vagando por aí descobri um programa bem interessante, o
    , que passa pela UnivespTV. Felizmente, todos os episódio são facilmente encontrados no Youtube.

Algumas entrevistas são ótimas, geralmente eles começam esmiuçando a vida do autor e depois partem para a obra. Do que vi até então, na imensa maioria das vezes o entrevistado é algum professor da USP que tem pesquisas naquela obra e/ou autor. Tem de tudo, Joyce, Proust, Homero, Boccaccio, Platão e por aí vai.

Não sei se vocês já conheciam mas acho que vale dar uma olhada. ;)

• Gostei! Gostei! x 5

Compartilhar