• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Programas sobre livros e literatura na tevê

-Jorge-

mississippi queen
Alguém acompanha ou assiste de vez em quando algum programa sobre literatura na televisão? Eu conheço dois, Espaço Aberto: Literatura da Globo News e o Umas Palavras do Futura, mas só costumo assistir mesmo o da Globo News.

Vou deixar aqui os que conheço, se tiver outros, digam aí:

Espaço Aberto: Literatura
Horário: Terça 15h30 Reprise: Vários dias e horários.

Umas palavras
Horário:Sexta-feira – 21h30 Reprises: Sábado – 22h30; Segunda-feira – 14h; Terça-feira 03h15 e 22h30

Tem também alguns na TV Senado e um na Rádio Senado chamado:

Autores e Livros
Horário: Sábado - 15h Reprise: Domingo: 9h

Mas não sei se esse é bom porque só ouvi falar durante outros programas.
 
Entrelinhas

(Cultura) : Domingo, 21h30. Reapresentação: madrugada de terça para quarta à 01h30.

Já vi reportagens deles sobre Joyce (achei fraca), uma peça de Molière (O Avarento) com Paulo Autran... E outras coisas da vida.
 
Dando um up no tópico. Não sei se o Entrelinhas ainda passa... Mas tem outro bem legal:

Impressões do Brasil
(TV Brasil): Quarta, 23h00

No site diz que é uma série com trinta episódios. Deve ser um pouco antiga, se notarmos que ela tem um episódio com o Lêdo Ivo. Essa semana sai o 11º episódio.

Outro programa que vez outra apresenta alguns autores é o

Metrópolis
(Cultura): Segunda a Sexta, 23h45, e Domingo, 20h30.
 
Pra quem curte ou estuda Direito, existe o programa Direito & Literatura, produzido pela TV Unisinos - Canal Futura e transmitido pela TVE/RS e pela TV Justiça. Também dá para assistir o programa no site http://atualidadesdodireito.com.br/direitoeliteratura/category/programas/

Patrocinado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, o programa tradicionalmente apresenta debates entre professores do Direito e da Literatura, com o objetivo de difundir, no Brasil, o estudo das interfaces existentes nessas duas áreas do conhecimento: O Direito contado a partir da Literatura, possibilitando, assim, que se desenvolva um novo modo de pensar o direito e, sobretudo, de compreender os fenômenos sociais no interior das culturas jurídica e literária. Traz ao conhecimento do público obras que marcaram gerações, levantando questões e proporcionando debates sobre temas da atualidade que se relacionam com obras da literatura.
 
A TV Escola apresenta um programa chamado Mestres da Literatura, em que cada episódio trata da vida e da obra de determinado autor. Não sei ao certo os horários da transmissão, mas todos os vídeos podem ser conferidos aqui.

Alguns são bons, outros nem tanto.
 
O problema do globo news literatura é que, pelo menos nos episódios que eu vi, eles quase não falam em literatura de gênero. Acabam puxando mais pra literatura brasileira tmb. Acho q limitam muito o público deles com isso. E sempre quando abordam um autor clássico nunca se aprofundam muito. A matéria não deve durar 10 minutos. Podiam analisar mais a fundo os livros, fazer uma mesa redonda/clube do livro etc.
 
Vagando por aí descobri um programa bem interessante, o Literatura Universal, que passa pela UnivespTV. Felizmente, todos os episódio são facilmente encontrados no Youtube.

Algumas entrevistas são ótimas, geralmente eles começam esmiuçando a vida do autor e depois partem para a obra. Do que vi até então, na imensa maioria das vezes o entrevistado é algum professor da USP que tem pesquisas naquela obra e/ou autor. Tem de tudo, Joyce, Proust, Homero, Boccaccio, Platão e por aí vai.

Não sei se vocês já conheciam mas acho que vale dar uma olhada. ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo