• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Programação

Qwerty

Usuário
Bem, entendendo a programação, o que eu consigo fazer?
E é possivel aprender pragramação através dessas revistas de bancas? (pelo menos o básico) :mrgreen:
 
Pega tutoriais na net que é melhor. Melhor mesmo é fazer curso.
Agora escolhe a linguagem voltada pra o que vc quer fazer. Java, C e delphi pra começar tá bom.
 
Tutoriais na net não prestam, quer aprender a programar sem fazer nenhum curso tente um bom livro, mesmo assim o caminho é duro. E não serve qualquer curso também, você não vai aprender a programar com cursos de delphi de 3 semanas...
 
Eu diria que para começar, nada melhor que o velho Turbo Pascal. É imprescindível que você saiba lógica antes de se aventurar por C, Java, Delphi... e para isso nada melhor que o Pascal, que e bem didático.

Depois, passa pelo C, Java (ou C++)...
 
Eu gostaria de aprender algum código que fosse fácil e que seja possível criar programas, aplicativos, etc.......O que seria mais adequado?

É possível aprender sozinho? (Tenho quae certeza que nao vou aprender :( )
 
Livros, são realmente bons pra começar a estudar, mas se vc não tem 120 reais pra comprar um "c++ completo e total", e tempo pra ler um livro de 700 páginas então pega um tutorial especifico ("Dando os primeiros passos em programação") e boa sorte. Ah! E é verdade mesmo. Tenta aprender primeiro lógica antes de se aprofundar na sintaxe.

Eu não vou te dizer que é impossivel aprender sozinho, pq tem um monte de muleke de 12 anos que vai fuçando na net e aprende coisas que um cara na faculdade demora 4 anos pra aprender. Mas são mulekes nerds e com vocação pra isso. É muito mais facil vc aprender uma linguagem de programação sozinho quando vc já conhece outra, pq vc vai assimilando as difenrenças entre elas. Sozinho, sem saber nada é dificil, mas é só não desanimar.

Só escolhe bem a linguagem, pq se não... Eu tive que fazer um trabalho da facul, uma calculadora em assembly (visual e tudo), sofri pra caramba, deu quase 2 mil linhas de código. Nunca mais, maldita linguagem do inferno. :evil:
 
programação?

antes aprenda qual S.O. é o mais estavel para seu aplicativo, qual tem as melhores bibliotecas/funcionabilidade para o que você precisa.

depois você passa pelos paleozóicos cobol, pascal e outros. e antes de mais nada, leia sobe Lógica de programação, aprenda a estruturar sua ideia em tabelas.

apenas depois você começa a desenvolver numa linguagem que supra os 2 quesitos acima em menos tempo com mais rentabilidade
(ou seja, se for desenvolver em C, leia sobre BSD e linux, como usar e tudo)
um bom livro de referencia é o melhor amigo de um desenvolvedor.
 
Bah.. o Omykron é um nerd maldito, não escute o que este menino está falando :mrgreen:

Bom, o caminho menos árduo para aprender a programar para adolescentes/jovens é fazendo um curso técnico... Com duração de no mínimo 1 ano e meio.
 
Omykron disse:
programação?

antes aprenda qual S.O. é o mais estavel para seu aplicativo, qual tem as melhores bibliotecas/funcionabilidade para o que você precisa.

Bullshit, nem existe um aplicativo :lol:


Omykron disse:
depois você passa pelos paleozóicos cobol, pascal e outros. e antes de mais nada, leia sobe Lógica de programação, aprenda a estruturar sua ideia em tabelas.

apenas depois você começa a desenvolver numa linguagem que supra os 2 quesitos acima em menos tempo com mais rentabilidade
(ou seja, se for desenvolver em C, leia sobre BSD e linux, como usar e tudo)
um bom livro de referencia é o melhor amigo de um desenvolvedor.

Desencana disso também. Brinca um pouco com Pascal e depois vai pra OO ("estruturar idéias em tabelas" :lol: )
 
Deriel disse:
Omykron disse:
programação?

antes aprenda qual S.O. é o mais estavel para seu aplicativo, qual tem as melhores bibliotecas/funcionabilidade para o que você precisa.

Bullshit, nem existe um aplicativo :lol:
yet.


Deriel disse:
Omykron disse:
depois você passa pelos paleozóicos cobol, pascal e outros. e antes de mais nada, leia sobe Lógica de programação, aprenda a estruturar sua ideia em tabelas.

apenas depois você começa a desenvolver numa linguagem que supra os 2 quesitos acima em menos tempo com mais rentabilidade
(ou seja, se for desenvolver em C, leia sobre BSD e linux, como usar e tudo)
um bom livro de referencia é o melhor amigo de um desenvolvedor.

Desencana disso também. Brinca um pouco com Pascal e depois vai pra OO ("estruturar idéias em tabelas" :lol: )
quem quer OO vai para java e outras, eu prefiro uma linha lógica em tabelas do que quero, se eu precisar OO eu vejo como fazer da forma mais pratica e segura possivel.
 
Putz, a moça quer aprender a programar e vocês a envolvem direto com C? Não seria mais fácil dizer "esquece isso"? :obiggraz: Começa com algo simples e visual, como um Delphi mesmo

Jogar alguém que queira aprender a nadar diretamente em alto mar muito provavelmente só vai fazer a pessoa se afogar.
 
Não acho que Delphi seja uma prática saudável... Muito da lógica da programação fica escondido.

Já citaram Pascal ae.. foi nesta linguagem que eu comecei a aprender. PHP é bem fácil também e ambas as linguagens contam com a possibilidade de usar OO.
 
Pessoalmente, sugiro começar o aprendizado por linguagens de script, de nível mais elevado, como Ruby, Python [1], Smalltalk [2], e Lua [3]. Recomendo isso porque essas linguagens fornecem um ambiente de execução pronto, deixando a pessoa se preocupar mais com a lógica da coisa (ie, como fazer o programa).

Depois de alguma experiência, você pode partir para o C/C++/Java/Object Pascal [4]/etc. Você vai precisar aprender as peculiaridades de cada linguagem, mas será rápido e fácil, visto que você já dominará o principal.


Notas:

[1]: ok, é muito distante da sintaxe das outras linguagens, o que acaba atrapalhando um pouco. Além disso, o fato de as estruturas lógicas ficarem sub-entendidas na formatação é (IMHO) ruim. -- Nota pessoal: eu odeio a sintaxe do Python.

[2]: Muitas pessoas vão tentar me matar por eu recomendar isso! Mas ela é, tecnicamente, perfeita para aprender OO.

[3]: Vamos valorizar os produtos nacionais! Simples, rápida, leve, eficiente e livre! Cheguei a implementar vários scripts para automação de atividades em lua no trabalho.

[4]: Por que insistem em chamar isso de Delphi? :)
 
ALGORITMOS !!!

Nada adianta saber todos os comandos de uma linguagem se não sabe como resolver problemas com o que ela oferece.

Somar 2 numeros ou escrever "Hello World" é barbada.

Agora como vc ordena uma lista de valores ? como calcula diferença entre datas ? como resolver problemas simples ?

Tem que estudar algoritmos e estruturas de dados. Nada de comandos de C ou Java... quem que saber a LÓGICA por tras. Tu tem que conectar em um banco de dados e atualizar X campos em Y tabelas com alguma condição, como fazer ? Vai ver diversas formas pra fazer...

Tem que saber como representar a informação que tu precisa e o que fazer com ela, verificar os Loops, os Condicionais, todo o Fluxo de dados e as Escolhas, as ações...

Alguns livros dão EXEMPLOS. Cuidado... leia sobre algoritmos e estruturasa de dados também !
 
Tb acho q aprender Algoritmos e Estruturas de Dados é fundamental .. paralelamente enquanto se aprende a fazer as coisas mais simples em C ou Pascal ... (Hello Word, arrays, funções, etc ... ).

A partir daí, acho q se pode migrar para onde a imaginação deixar: OO, scripts ou linguagens dinâmicas.

Sinceramente, acho q nada a ver começar por Smalltalk. Isso está 100% ultrapassado e tem uma "didática" horrível se comparada às linguagens q vc verá no futuro.
 
Uma boa primeira linguagem é Pascal.

Eu comecei com ela, depois migrei pro C. C é muito bom.

Java é o top, sensacional, mas não indicaria pra pegar de inicio. Visual Basic é bom pra quem tem pressa de fazer algo pra windows.
 
Zeorymer disse:
Uma boa primeira linguagem é Pascal.

Eu comecei com ela, depois migrei pro C. C é muito bom.

Java é o top, sensacional, mas não indicaria pra pegar de inicio. Visual Basic é bom pra quem tem pressa de fazer algo pra windows.

Meus passos foram exatamente iguais aos seus; só q ao invés d migrar pro VB, uso o DelphiV, q acho top como o Java, mas a OO é muito mais dificultada; minha intenção é partir pra ASP e JSP p poder trabalhar com internet.
Acho q essa sequência cronológica é boa pra exercitar e evoluir os seus sonhecimentos em algoritmos, estruturas de dados e organização de dados.

Tb ñ aconselho a pegarem Java d início ...

OBS INÚTIL: Muita gente (acho q TODO MUNDO) fala 'Délfi', mas a pronúncia correta é do inglês, 'Delfái' ... rsrs .. :lol:
Por favor, ñ blasfemam com a sensacional Borland!
 
Com programação você consegue fazer o que você quiser, depende do seu empenho. E não se aprende programação apenas com uma fonte, a maior parte é com várias fontes e a outra grande parte é com a mão na massa!! :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo