1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Programação

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Qwerty, 3 Ago 2004.

1. Qwerty

Qwerty Usuário

Bem, entendendo a programação, o que eu consigo fazer?
    E é possivel aprender pragramação através dessas revistas de bancas? (pelo menos o básico) :mrgreen:

2. Pavanelli

Pavanelli Usuário

Pega tutoriais na net que é melhor. Melhor mesmo é fazer curso.
    Agora escolhe a linguagem voltada pra o que vc quer fazer. Java, C e delphi pra começar tá bom.

3. Sercelda

Sercelda Usuário

Tutoriais na net não prestam, quer aprender a programar sem fazer nenhum curso tente um bom livro, mesmo assim o caminho é duro. E não serve qualquer curso também, você não vai aprender a programar com cursos de delphi de 3 semanas...

4. TT1

TT1 Dilbert

Eu diria que para começar, nada melhor que o velho Turbo Pascal. É imprescindível que você saiba lógica antes de se aventurar por C, Java, Delphi... e para isso nada melhor que o Pascal, que e bem didático.

Depois, passa pelo C, Java (ou C++)...

5. Qwerty

Qwerty Usuário

Eu gostaria de aprender algum código que fosse fácil e que seja possível criar programas, aplicativos, etc.......O que seria mais adequado?

É possível aprender sozinho? (Tenho quae certeza que nao vou aprender :( )

6. Pavanelli

Pavanelli Usuário

Livros, são realmente bons pra começar a estudar, mas se vc não tem 120 reais pra comprar um "c++ completo e total", e tempo pra ler um livro de 700 páginas então pega um tutorial especifico ("Dando os primeiros passos em programação") e boa sorte. Ah! E é verdade mesmo. Tenta aprender primeiro lógica antes de se aprofundar na sintaxe.

Eu não vou te dizer que é impossivel aprender sozinho, pq tem um monte de muleke de 12 anos que vai fuçando na net e aprende coisas que um cara na faculdade demora 4 anos pra aprender. Mas são mulekes nerds e com vocação pra isso. É muito mais facil vc aprender uma linguagem de programação sozinho quando vc já conhece outra, pq vc vai assimilando as difenrenças entre elas. Sozinho, sem saber nada é dificil, mas é só não desanimar.

Só escolhe bem a linguagem, pq se não... Eu tive que fazer um trabalho da facul, uma calculadora em assembly (visual e tudo), sofri pra caramba, deu quase 2 mil linhas de código. Nunca mais, maldita linguagem do inferno. :evil:

7. Omykron

Omykron far above

programação?

antes aprenda qual S.O. é o mais estavel para seu aplicativo, qual tem as melhores bibliotecas/funcionabilidade para o que você precisa.

depois você passa pelos paleozóicos cobol, pascal e outros. e antes de mais nada, leia sobe Lógica de programação, aprenda a estruturar sua ideia em tabelas.

apenas depois você começa a desenvolver numa linguagem que supra os 2 quesitos acima em menos tempo com mais rentabilidade
    (ou seja, se for desenvolver em C, leia sobre BSD e linux, como usar e tudo)
    um bom livro de referencia é o melhor amigo de um desenvolvedor.

8. Sercelda

Sercelda Usuário

Bah.. o Omykron é um nerd maldito, não escute o que este menino está falando :mrgreen:

Bom, o caminho menos árduo para aprender a programar para adolescentes/jovens é fazendo um curso técnico... Com duração de no mínimo 1 ano e meio.

9. Deriel

Deriel Administrador

Bullshit, nem existe um aplicativo :lol:

Desencana disso também. Brinca um pouco com Pascal e depois vai pra OO ("estruturar idéias em tabelas" :lol: )

10. Omykron

Omykron far above

yet.

quem quer OO vai para java e outras, eu prefiro uma linha lógica em tabelas do que quero, se eu precisar OO eu vejo como fazer da forma mais pratica e segura possivel.

11. Deriel

Deriel Administrador

"precisar de OO" também é ótima :obiggraz:

12. Ar-Pharazôn

Ar-Pharazôn Usuário

Pega esse livro: A Bíblia do C/C++ do Kris Jamsa.

É meio grande, mas tu vai aprende tudo da melhor linguagem.

13. Deriel

Deriel Administrador

Putz, a moça quer aprender a programar e vocês a envolvem direto com C? Não seria mais fácil dizer "esquece isso"? :obiggraz: Começa com algo simples e visual, como um Delphi mesmo

Jogar alguém que queira aprender a nadar diretamente em alto mar muito provavelmente só vai fazer a pessoa se afogar.

14. Sercelda

Sercelda Usuário

Não acho que Delphi seja uma prática saudável... Muito da lógica da programação fica escondido.

Já citaram Pascal ae.. foi nesta linguagem que eu comecei a aprender. PHP é bem fácil também e ambas as linguagens contam com a possibilidade de usar OO.

15. dermeister

dermeister Ent cara-de-pau

Pessoalmente, sugiro começar o aprendizado por linguagens de script, de nível mais elevado, como Ruby, Python [1], Smalltalk [2], e Lua [3]. Recomendo isso porque essas linguagens fornecem um ambiente de execução pronto, deixando a pessoa se preocupar mais com a lógica da coisa (ie, como fazer o programa).

Depois de alguma experiência, você pode partir para o C/C++/Java/Object Pascal [4]/etc. Você vai precisar aprender as peculiaridades de cada linguagem, mas será rápido e fácil, visto que você já dominará o principal.

Notas:

[1]: ok, é muito distante da sintaxe das outras linguagens, o que acaba atrapalhando um pouco. Além disso, o fato de as estruturas lógicas ficarem sub-entendidas na formatação é (IMHO) ruim. -- Nota pessoal: eu odeio a sintaxe do Python.

[2]: Muitas pessoas vão tentar me matar por eu recomendar isso! Mas ela é, tecnicamente, perfeita para aprender OO.

[3]: Vamos valorizar os produtos nacionais! Simples, rápida, leve, eficiente e livre! Cheguei a implementar vários scripts para automação de atividades em lua no trabalho.

[4]: Por que insistem em chamar isso de Delphi? :)

16. Gorgonath

Gorgonath Usuário

ALGORITMOS !!!

Nada adianta saber todos os comandos de uma linguagem se não sabe como resolver problemas com o que ela oferece.

Somar 2 numeros ou escrever "Hello World" é barbada.

Agora como vc ordena uma lista de valores ? como calcula diferença entre datas ? como resolver problemas simples ?

Tem que estudar algoritmos e estruturas de dados. Nada de comandos de C ou Java... quem que saber a LÓGICA por tras. Tu tem que conectar em um banco de dados e atualizar X campos em Y tabelas com alguma condição, como fazer ? Vai ver diversas formas pra fazer...

Tem que saber como representar a informação que tu precisa e o que fazer com ela, verificar os Loops, os Condicionais, todo o Fluxo de dados e as Escolhas, as ações...

Alguns livros dão EXEMPLOS. Cuidado... leia sobre algoritmos e estruturasa de dados também !

17. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Tb acho q aprender Algoritmos e Estruturas de Dados é fundamental .. paralelamente enquanto se aprende a fazer as coisas mais simples em C ou Pascal ... (Hello Word, arrays, funções, etc ... ).

A partir daí, acho q se pode migrar para onde a imaginação deixar: OO, scripts ou linguagens dinâmicas.

Sinceramente, acho q nada a ver começar por Smalltalk. Isso está 100% ultrapassado e tem uma "didática" horrível se comparada às linguagens q vc verá no futuro.

18. Gorgonath

Gorgonath Usuário

Uma boa primeira linguagem é Pascal.

Eu comecei com ela, depois migrei pro C. C é muito bom.

Java é o top, sensacional, mas não indicaria pra pegar de inicio. Visual Basic é bom pra quem tem pressa de fazer algo pra windows.

19. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Meus passos foram exatamente iguais aos seus; só q ao invés d migrar pro VB, uso o DelphiV, q acho top como o Java, mas a OO é muito mais dificultada; minha intenção é partir pra ASP e JSP p poder trabalhar com internet.
    Acho q essa sequência cronológica é boa pra exercitar e evoluir os seus sonhecimentos em algoritmos, estruturas de dados e organização de dados.

Tb ñ aconselho a pegarem Java d início ...

OBS INÚTIL: Muita gente (acho q TODO MUNDO) fala 'Délfi', mas a pronúncia correta é do inglês, 'Delfái' ... rsrs .. :lol:
    Por favor, ñ blasfemam com a sensacional Borland!

20. meerah_vanya

meerah_vanya Usuário

Com programação você consegue fazer o que você quiser, depende do seu empenho. E não se aprende programação apenas com uma fonte, a maior parte é com várias fontes e a outra grande parte é com a mão na massa!! :lol:

Compartilhar