• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Programa Mais Médicos

Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

Só um pitacozinho pititinho em algo que eu não estou entendendo, mas, talvez, a realidade de outros lugares seja diferente.

A esmagadora maioria das pessoas que eu conheço da medicina durante os cursos trabalham para o HCs, prefeitura (aqui no caso de BH), Santa Casa, internato e que é tudo SUS :eh:. Eu não conheço algo do tipo estagiário de consultório ou clínica privada aqui. Inclusive em vários hospitais do SUS (e particulares também) o atendimento na maior parte do horário é feito justamente por médicos residentes contratados e não médicos concursados.
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

Então essa é a solução para melhorar a saúde pública, né? Trabalho escravo. Legal.
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

Só um pitacozinho pititinho em algo que eu não estou entendendo, mas, talvez, a realidade de outros lugares seja diferente.

A esmagadora maioria das pessoas que eu conheço da medicina durante os cursos trabalham para o HCs, prefeitura (aqui no caso de BH), Santa Casa, internato e que é tudo SUS :eh:. Eu não conheço algo do tipo estagiário de consultório ou clínica privada aqui. Inclusive em vários hospitais do SUS (e particulares também) o atendimento na maior parte do horário é feito justamente por médicos residentes contratados e não médicos concursados.

Não conhece porque praticamente não tem, só os megahospitais particulares que eventualmente abrem concurso pra acadêmico (estagiário), tipo Prontobaby e Rede D'or, mas isso conta como estágio extracurricular e não é obrigatório pra formação. Os obrigatórios são todos vinculados ao SUS, em hospital universitário ou conveniado, nas quatro grandes áreas (Clinica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Pediatria).
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

É, não precisa chamar de trabalho escravo. Basta dizer que é autoritarismo.
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

O que não é a mesma coisa, como eu já disse, trazer mais médicos só ataca a causa e não a consequência, mas agora falar que um cara que acabou de sair da faculdade vai receber no mínimo 3 mil reais é escravo é praticamente uma afronta a grande parte dos trabalhadores do Brasil que recebe em média 1800 reais.
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

Bom, na TV está mostrando o programa Mais Médico que está oferecendo R$ 10000 pagos pelo governo federal (sem calote então no caso) visando os recém formados.

Não gosto da premissa da obrigação também. Será que todo estudante de advocacia deveria prestar 2 anos na defensoria pública (ou outros órgãos públicos) para se formar? Os estudantes de pedagogia deveriam prestar também no ensino fundamental? E as demais áreas básica no ensino médio? Boa forma do governo tapar o buraco das mais diversas áreas que ele julgar urgente!
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

lendo a manchete a notícia parece boa: Inscritos no Mais Médicos superam total de vagas. aí você lê a matéria e vê que:

Segundo Padilha, a suspeita surgiu há uma semana, quando o ministério começou a receber denúncias de que médicos estariam se organizando pelas redes sociais para fazer inscrições mesmo sem interesse e depois desistirem do posto, apenas para perturbar o processo. O ministro pediu que a Polícia Federal acompanhe a movimentação.

:roll:
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

Fico com um pé atrás quanto à veracidade dessas denúncias e a possibilidade de ser um movimento organizado. Não duvido que acabe como aquilo que, segundo o governo federal, era um movimento organizado pela oposição para espalhar boatos sobre o fim do Bolsa Família a fim de desacreditar o programa, espalhar o caos e devolver Gotham para^W^W^W , no fundo, era só uma burrada da Caixa com sua falta de organização.

Há toda uma estratégia de propaganda por trás desse Mais Médicos que merece atenção, cuidado e desconfiança (como qualquer atitude governamental, btw).

Coisa relevante, por sinal:
Mais.jpg
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

Fico com um pé atrás quanto à veracidade dessas denúncias e a possibilidade de ser um movimento organizado. Não duvido que acabe como aquilo que, segundo o governo federal, era um movimento organizado pela oposição para espalhar boatos sobre o fim do Bolsa Família a fim de desacreditar o programa, espalhar o caos e devolver Gotham para^W^W^W , no fundo, era só uma burrada da Caixa com sua falta de organização.

Há toda uma estratégia de propaganda por trás desse Mais Médicos que merece atenção, cuidado e desconfiança (como qualquer atitude governamental, btw).

Coisa relevante, por sinal:
Mais.jpg

Essa foto é PARCIALMENTE mentira. Isso pq vc não devolve os salários recebidos. Se vc sair em menos de 180 dias vc devolve a AJUDA DE CUSTO PARA MUDANÇA dada no primeiro dia de 30 mil reais.

Isso é uma precaução justissima, pq ao dar 30 mil para a pessoa se estabelecer na cidade (comprar móveis, fazer mudança, etc) nego poderia ficar lá por 15 dias e ir embora roubando 30 mil do governo. E é só pra quem em menos de 180 dias. Se vc ficar 181, pode sair sem devolver isso.

Bem, agora o fato de ser sem férias, 13o, etc eu venho dizer q sou contra. O programa é feito no formato de Bolsa Formação, para não ter vínculo empregatício. Embora isso seja completamente legal, não acho justo. São profissionais formados, prestando um trabalho, com subordinação, etc. Eles devem ser tratados como qualquer outro profissional.

Mas é aquela coisa, vc até dá razão aos médicos numa coisa como essa, aí vc continua lendo e vê DILMA RASGA A LEI ÁUREA e é a hora q vc manda todos q defendem isso a PQP, pq, se comparar com um escravo negro, arrancado de sua familia na Africa, jogado num navio, trabalhando em algo q ele não escolheu, tomando chibatadas, comendo resto de comida, sem salário, com perigo de ser torturado se não quisesse ir ou fugir e isso até o dia da sua morte é uma presunção que ultrapassa os níveis do RIDICULO.

Alguém, não médico/filho de médico, acredita na escravidão aqui? Por favor, menos!

Não é a toa q os médicos já estão perdendo a opinião pública e vendo protestos contra na rede social em campanhas como #Dilma, escravisa eu - 10 mil + auxilio moradia e alimentação por 40 horas semanais.
 
Última edição:
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

Essa foto é PARCIALMENTE mentira. Isso pq vc não devolve os salários recebidos. Se vc sair em menos de 180 dias vc devolve a AJUDA DE CUSTO PARA MUDANÇA dada no primeiro dia de 30 mil reais.

Isso é uma precaução justissima, pq ao dar 30 mil para a pessoa se estabelecer na cidade (comprar móveis, fazer mudança, etc) nego poderia ficar lá por 15 dias e ir embora roubando 30 mil do governo. E é só pra quem em menos de 180 dias. Se vc ficar 181, pode sair sem devolver isso.

Se for realmente assim, também acho justo.

Mas é aquela coisa, vc até dá razão aos médicos numa coisa como essa, aí vc continua lendo e vê DILMA RASGA A LEI ÁUREA e é a hora q vc manda todos q defendem isso a PQP, pq, se comparar com um escravo negro, arrancado de sua familia na Africa, jogado num navio, trabalhando em algo q ele não escolheu, tomando chibatadas, comendo resto de comida, sem salário, com perigo de ser torturado se não quisesse ir ou fugir e isso até o dia da sua morte é uma presunção que ultrapassa os níveis do RIDICULO.

Alguém, não médico/filho de médico, acredita na escravidão aqui? Por favor, menos!

Não é a toa q os médicos já estão perdendo a opinião pública e vendo protestos contra na rede social em campanhas como #Dilma, escravisa eu - 10 mil + auxilio moradia e alimentação por 40 horas semanais.

Concordo parcialmente. Quando falam em escravidão, é no sentido que os médicos serão obrigados a trabalhar onde não querem. É uma questão de semântica, né? O problema é que a palavra "escravidão" tem essa conotação maior e mais grave que você citou. Enfim, acho um mau uso da palavra. Os médicos tem total razão, na minha opinião, e deveriam focar no argumento do autoritarismo da medida e da privação da liberdade de escolha, sem usar a palavra "escravidão", que é meio pesada. Aparentemente a opinião público já não tem uma simpatia natural com a figura dos médicos ("burgueses", como alguns aqui dirão), então eles poderiam ser mais pragmáticos na argumentação.
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

Escravidão não tem essa outra conotação maior e mais grave. Essa é "A" conotação da escravidão. Quer falar de autoritário OK, tá completamente no seu direito. Agora, não me venha comparar com escravo.

Esse post é em homenagem a PIM pra ela ter mais um pra me dar karma negativo. To contando 6 no tópico e 3 no perfil essa semana :kiss:
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

No decorrer da História também existiriam escravos "de luxo", que viviam próximos ao seus senhores e tinham uma vida boa materialmente falando (se comparado ao homem médio livre da mesma cidade e época), e executavam tarefas menos braçais. Não deixavam de ser escravos por isso, porque essas condições só eram possíveis porque o dono do escravo achava que de alguma forma melhorava seu rendimento; isso é, não foi uma troca voluntária, e sim resolução unilateral do dono para seus próprios interesses. Nesse sentido a metáfora de 'escravidão' me parece muito apropriada (e o mesmo vale para serviços obrigatórios de forma geral).
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

No decorrer da História também existiriam escravos "de luxo", que viviam próximos ao seus senhores e tinham uma vida boa materialmente falando (se comparado ao homem médio livre da mesma cidade e época), e executavam tarefas menos braçais. Não deixavam de ser escravos por isso, porque essas condições só eram possíveis porque o dono do escravo achava que de alguma forma melhorava seu rendimento; isso é, não foi uma troca voluntária, e sim resolução unilateral do dono para seus próprios interesses. Nesse sentido a metáfora de 'escravidão' me parece muito apropriada (e o mesmo vale para serviços obrigatórios de forma geral).

E esses escravos de luxo ganhavam 30 mil dinheiros?
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

Gente, na boa: Debater se é trabalho escravo ou não é uma baboseira do cacete. Não acho que os opositores da medida deveriam usar essa palavra justamente pra evitar esse tipo de debate.

Eu quero saber de argumentos que expliquem pq essa não é uma medida autoritária. Eu quero saber pq o Estado teria o direito de obrigar os médicos a trabalhar onde não querem voluntariamente.

Otimo. Voltando ao assunto: pq n eh uma medida autoritaria? Eh justo q o governo obrigue a trabalhar no sus quem pagou pela propria educacao? Qual eh a nocao de justo q estamos considerando aqui?

Pra mim, o resto é blá-blá-blá semântico e ideológico.

01_thumb_135793.jpg
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

Grimnir disse:
Eu quero saber pq o Estado teria o direito de obrigar os médicos a trabalhar onde não querem voluntariamente.

Eu também considero uma medida autoritária. Mas eu também não concordo que se não tem mão de obra interna querendo atender uma demanda existente tentar impedir outra forma de o Estado suprir essa demanda. Ah mas não tem estrutura? Uma amiga minha estava conversando comigo, de que adianta se por exemplo um médico precisar receitar um antibiótico e a farmácia não tem o medicamento? É complicado. Mas se não tem o medicamento, deixa sem médico? É essa a lógica?
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

Eu também considero uma medida autoritária. Mas eu também não concordo que se não tem mão de obra interna querendo atender uma demanda existente tentar impedir outra forma de o Estado suprir essa demanda. Ah mas não tem estrutura? Uma amiga minha estava conversando comigo, de que adianta se por exemplo um médico precisar receitar um antibiótico e a farmácia não tem o medicamento? É complicado. Mas se não tem o medicamento, deixa sem médico? É essa a lógica?

O que poderia ser uma forma de atender essa demanda sem ser autoritário é a história da importação de médicos. A princípio eu achava uma boa ideia, mas depois de uma conversa recente eu fiquei em dúvida. Será que médicos estrangeiros que não necessariamente dominam o português ou questões culturais conseguiriam se resolver bem no interior do Brasil?

De qualquer forma eu não acho que as regiões mais carentes devam ficar sem médicos não, mas já que o Estado foi incapaz oferecer incentivos para gerar uma distribuição menos desigual de médicos no país, o mínimo que pode fazer agora é tentar resolver o problema de ordem pública sem invadir o espaço das decisões individuais dos médicos.
 
Re: Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma

Mas esse é o ponto. Antes a única medida do governo federal era de buscar médicos estrangeiros para atuar no país nas regiões em que a demanda por médicos não era suprida. A extensão da graduação dos cursos de medicina surgiu como resposta aos protestos contra a vinda desses médicos. O idioma inicialmente pode ser uma barreira, mas eu tenho minhas dúvidas que seja tão difícil rompê-la.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo