• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Professor é agredido por aluno em instituição de ensino superior

Mas aqui, pensando numa situação de "volta da palmatória", teria que envolver todo um contexto. Não simplesmente sair esmurrando as criaturas que os pais enchem de bolacha na hora do almoço, quando não querem a comida, na tentativa de dar algum tipo de educação e noção de respeito.

O fato é que, hoje, não existe punição. Nesse caso o cara, por ser maior de idade e tal, pode 'sofrer' um pouco mais, responder pelo crime de agressão, ser expulso da faculdade, coisas que efetivamente vão fazer diferença na vida dele a partir de agora.
Mas, no caso de alunos do ensino básico, não existe nada que coíba qualquer tipo de ato agressivo. Não respondem por nada, por serem menores de idade. Até levar suspensão, pelo que me disseram, não é "legalizado" de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, já que seria privação da oportunidade de estudo. Claro que está presente no regimento escolar, mas se eventualmente alguém quiser entrar com algum tipo de recurso, pode apostar que consegue. Advertências são inócuas; como já comentaram, se os pais ficarem sabendo (muitas vezes nem ficam), provavelmente não vão dar a mínima.

Esses alunos cheios de direitos e sabidos de como conquistá-los não têm, efetivamente, nenhum dever. Generalizando, o resultado disso são esses adultos que não estão acostumados a serem contrariados, a terem de aceitar e seguir regras e a respeitar decisões de pessoas com maior autoridade.
 
Claro, claro, mas uma pessoa que não respeita nem os pais, que se apanhar bate de volta, não vai aprender a ser uma pessoa melhor apanhando do professor, porque não vai aceitar. E se apanhar, nos dias de hoje, é capaz daqueles pais que apanham ainda irem na escola reclamar.

Vou usar um achismo de acordo com o que minha mãe relatava. Ela levou palmatória na escola. Estudou em colégio rígido e tal. Mas meus avós eram coniventes porque achavam que era a maneira de educar. Não vou discutir se apanhar é bom ou não; só estou dizendo que meus avós concordavam, porque era assim que agiam em casa. Dessa maneira, minha mãe entendeu que tinha que respeitar os mais velhos e que alguns deles (pais, tios, avós, professores e até empregada) tinha autoridade sobre ela.

Já pra mim, ela passou que as autoridades eram meus pais, tios e avós. Claro, ela me ensinou que eu tinha que respeitar professores, mas que eles não podiam bater em mim. Então eu nunca aceitaria um tapa deles, e quando ela me contava a história dela, eu me revoltava: "como você deixava??".

Agora, imaginem a família que não bate nos filhos! Como é que os professores batendo vão ensinar alguma coisa?
Eu acho, sim, que quando a família não educa, a tarefa acaba sobrando pros professores (afinal, além da família, são só eles praticamente que convivem com a criança), mas não com violência.

Tek, eu concordo com tudo que você falou. Mas eu não defendi o uso da violência pelos professores. :timido:
Eu mesmo não tenho uma solução pros casos que citei... a não ser, infelizmente, o jogo de cintura do professor. E concordo com o Kainof que não deveria ser assim (mas é!). Com os baixos salários que recebem, frequentemente trabalham em diversos turnos para conseguir complementar sua renda e ainda estar sujeito a estes tipos de assédio faz desta uma profissão desgastante ao extremo.
 
Última edição:
Vale lembrar que hoje em dia na maioria das escolas o professor deixou de ser professor para se tornar babá de um monte de descontrolados (semi zumbis) na sala de aula. A maioria dos alunos não tem referencia de pais e mães e a educação primordial que é a educação familiar. Se o aluno vem sem essa falta, os profs (como eu) em diversos casos tomam no cú! Seja em escola publica o particular.
 
Tek, eu concordo com tudo que você falou. Mas eu não defendi o uso da violência pelos professores. :timido:
Eu sei! O que eu não sei é por que eu escrevi daquele jeito e/ou porque eu quotei o seu post. Mas estou com muita dor de cabeça pra pensar agora. Posso ficar devendo a explicação? :lol:

Mas aqui, pensando numa situação de "volta da palmatória", teria que envolver todo um contexto. Não simplesmente sair esmurrando as criaturas que os pais enchem de bolacha na hora do almoço, quando não querem a comida, na tentativa de dar algum tipo de educação e noção de respeito.
Não seria o contexto que eu exemplifiquei? Ou você teria outro em mente?
 
No meu Reinado os professores ganharão porte de arma junto com o diploma, se há pessoas que merecem o direito de atirar são os professores.

By Raphael S
For a Perfect World
 
Não seria o contexto que eu exemplifiquei? Ou você teria outro em mente?

Bom, primeiro que hoje não é permitido nenhum tipo de agressão, mínima que seja. Então seria necessário um outro contexto pra que as punições de antigamente, como eram antigamente, tivessem qualquer chance de voltarem à moda. Começando obviamente pelo aval dos pais. Eles saberiam que estariam colocando os filhos numa escola que usa outros meios para educar, então a própria mentalidade desses pais já teria que ser direcionada pra aceitar esse tipo de coisa.

Mas é claro que isso nunca vai acontecer. As suposições que fazemos ficam por conta do "se, talvez, os alunos sentissem literalmente na pele uma punição, poderiam eventualmente respeitar um pouco mais as regras e as pessoas, que fosse por medo". Porque hoje, como está, eles realmente não precisam sentir medo de absolutamente nada.

No meu Reinado os professores ganharão porte de arma junto com o diploma, se há pessoas que merecem o direito de atirar são os professores.

Arma de choque já basta :mrgreen:
 
Isso é complicado, pois os alunos não tem estímulo para aprender quando os pais não ligam para eles estudarem, não veem o uso daquilo no futuro, os pais nem ligam para os filhos, o que precisa é começar a sociedade do zero, pois do jeito que está não tem mais jeito (até pode ter, mas será muito difícil). Não adianta colocar castigo físico num aluno que apanha em casa ou a família é desestruturada (isso não tem a ver com classe econômica) etc.
 
Gente, a verdade é que ser professor é uma profissão que perdeu todo ou quase todo o respeito. Eu sou professora particular e ainda assim encontro alunos que me fazem descer do salto e ficar nervosa. Há um limite de suportabilidade. E há muito que este limite passou. O aluno se vê em posição superior ao do professor e quer simplesmente sugar dele o que quiser, quando já está satisfeito ou acha que foi o suficiente - adiós! Um absurdo em escala global, concordo com o pessoal que disse isso. Ainda assim, sinto que estudantes ingleses e alemães ainda reservaram um tantinho de respeito aos professores. Urgente grita a necessidade de mais controle e respeito.
 
Tek, eu concordo com tudo que você falou. Mas eu não defendi o uso da violência pelos professores. :timido:

Posso ficar devendo a explicação? :lol:
Got it! Eu entendi errado. Você só colocou um "porém" na minha opinião sobre educação vir de casa, sem necessariamente discordar de mim. Falha minha :g:

Outro problema que temos são aos próprios professores. Sabemos que muitos estão na função por não terem outra alternativa, porque aparenta ser fácil, e quando chegam lá, sem amor à profissão, ganhando pouco e ainda tendo que trabalhar fora do expediente, simplesmente odeiam tudo e fazem de qualquer jeito. Eu ACHO que foi assim que os pais perderam o respeito por eles.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo