1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Professor demitido por causa de poemas eróticos

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Breno C., 8 Out 2008.

  1. Breno C.

    Breno C. Usuário

    RIO - A demissão do poeta e professor de literatura Oswaldo Martins Teixeira pela Escola Parque sinaliza, na opinião de especialistas, que a sexualidade ainda é tratada como um tabu por muitos pais e escolas, que evitam discutir a questão com a juventude. Oswaldo foi demitido no último dia 11 de setembro, a pedido de um grupo de pais, que consideraram os livros, sugeridos pelo professor, inadequados para o 7º e o 8º ano do ensino fundamental , e porque ele já teria escrito poesias eróticas, que acabaram descobertas por alguns alunos. O escritor disse que não pretende entrar na Justiça contra a escola.

    De acordo com a psicopedagoga Fatima Fontenelle, muitos pais ainda se sentem desconfortáveis com o assunto e preferem a alienação a debatê-lo abertamente:

    - A figura desse professor simbolizava para esses pais o que deveria ser proibido, por causa das poesias que ele escrevia. O imaginário de sua obra literária era perturbador. Fico chocada como a sociedade ainda trata a sexualidade como um tabu, e como os nossos adolescentes estão desinformados - afirma ela.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    *********************************************************

    Nessas horas eu não sei nem o que dizer direito. Demitir um professor porque ele escreve poemas eróticos? Acho que já é como interferir na liberdade de expressão de um ser humano. Mas o pior para mim não foi a escola demiti-lo, o pior foram os alunos concordarem com isso.
     
  2. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    Aí está mais uma prova de que a sociedade, ela tenta se fazer de liberal, mas num ato ou outro acaba mostrando a verdadeira face e escorregando entre eiras e beiras. Olha, lamentável esse ocorrido Breno, e pior que isso, é realmente a atitude dos alunos que são de 7º e 8º série, que falta de maturidade, puta que pariu.
     
  3. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Até concordo que o livro que ele sugeriu era meio pesadinho, mas nada para chocar ou coisa do tipo e os moleques são filhinhos de papai, por isso o meu descontentamento...
     
  4. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    Mas só tinha que ser mesmo, esses filhinhos de papai é que levam os maiores golpes, pois são educados numa redominha de fantasias...tenho é muita pena. Limitados, vegetativos...podres por dentro.
     
  5. Talvez até sim ...

    PORÉM ...

    algumas coisas, talvez, se vc quer escrever e, ao mesmo tempo, trilhar determinada profissão, talvez vc deva aprender a usar o pseudônimo ...

    Não que não se deva falar de sexualidade, pelo contrário. Só que, numa escola, a sexualidade deve ser branda, de maneira a não agredir determinadas religiões. (Estudei em escola que tinha, por exemplo, protestante. A menina era mei' estranha, vá lá, mas gostei de ter estudado naquela escola, e de ter tido contato com alguém com criação completa mente diferente da minha. Eu até achava ela uma pessoa legal ...)

    É inevitável que, quando vc lida com pais de crianças (convenhamos, 7ma & 8va séries são crianças), eles vão querer paradigmas comuns, e não extraordinários.

    Se o poèta lá queria ser professor, teria de usar um pseudônimo, penso eu, pois a cidade exige um padrão de referência para a figura de professor.

    Em parte, o professor deve ter a responsabilidade de saber até onde vai com a sua poesia ... Ou decidir se quer ser poèta ou professor. Dureza isso? Talvez, mas ser professor não é pra todo mundo.

    Penso eu.


    f.
    :cthulhu:


    [size=x-small]Ps. Talvez eu deva dizer que sou filhinho de papai, eu mesmo ... :pipoca:[/size]
     
  6. imported_Cleo

    imported_Cleo Usuário

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, né?


    Primeiro um pequeno detalhe, na notícia que o Breno colocou está escrito 7º e 8º ano, e isso seria 6ª e 7ª série. Não consegui abrir o link, mas digamos que o livro indicado pelo professor seja pesado mesmo:
    Ele só chegou e mandou os alunos lerem? Não tem que informar a escola nem nada antes? Duvido que deixem as coisas assim.

    Agora, discordo um pouco de você, Romano.
    Não vou dizer que o que ele faz fora do trabalho não é da conta de ninguém, porque professor influencia mesmo os alunos. Mas ele não fazia nada condenável, se deixava isso pra fora da escola. Ele pode escrever o que bem entender.
     
  7. Que bom que alguém discòrda de mim!!! :sim:


    f.
    :pipoca:
    [size=xx-small]tàsservidad'biscoitim?[/size]
     

Compartilhar