1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Fëaldar

    Fëaldar Campeão do Clã do Lobo

    Ohayo!
    Eu li numa publicação sobre Tolkien, que em uma de suas obras tardias sobre a TM há uma personagem que faz uma referencia a uma profecia sobre o nascimento Jesus.
    Isso procede? quem é esse personagem e qual é essa obra? alguém poderia transcrever essa passagem aki?
     
  2. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Não sei, mas eu acho que não ein... tem que cuidar que alguns livros sobre Tolkien são muito pouco confiáveis, mas espero alguém que conheça os HoME ou algo...
     
  3. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Eu NUNCA ouvi falar disso. :eek: Todas as profecias que têm na obra, são referentes à ela mesma, de coisas que vão acontecer durante o desenrolar da estória. E como Tolkien não quis ser alegórico, nem tinha a intenção de retratar(mesmo que remotamente) nenhuma corrente religiosa em seus livros, acho que quem escreveu isso tava viajando...
     
    Última edição: 14 Mar 2006
  4. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Não creio, e repudio essa teoria veementemente. Não tenho dúvidas de que ela seja falsa, pois, se Tolkien já não gostava de alegorias, é ainda menos provável que colocasse alusões em sua obra...

    Fëaldar, vc se lembra a fonte dessa idéia? Pensei logo nos livros de teor católico que foram escritos sobre a obra. Eles, embora não critiquem nem falem mal do mundo tolkieniano, buscam e encontram muita coisa de aspecto religioso onde não há...
     
  5. Nunca ouvi ninguem falar sobre isso, e eu mesmo nunca encontrei nada disso nos livros de Tolkien...:doido:
     
  6. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Bom, tirem suas próprias conclusões desse trecho do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (certamente a referência que o Fëaldar está perguntando):

     
  7. Idril

    Idril Usuário


    É, faz sentido bastante com o que o Fëaldar pergunta. Se for levar pro lado da influência que a fé cristã teve na obra, é aceitável, faz sentido; mas se formos pensar em alegorias, coisa que Tolkien não gostava nenhum um pouco, essa "profecia" soa estranha. :think:
     
  8. Tabris

    Tabris Porta Chama do Ponente

    Acho q é só coincidencia a referencia ao cristianismo mesmo, eu ahco q apesar d n gostar d alegorias, Tolkein acabou colocando algumas coisas inconscientemente ou por não conseguir se distanciar tant oassim dos cristianismo.
     
  9. Idril

    Idril Usuário

    Não vejo porquê não ter influência do cristianismo nas obras de Tolkien. Não aparece em forma de alegoria, mas têm-se preceitos cristãos misturados com mitologia nórdica na mitologia tolkieniana.

    E essa profecia parece muito com uma visão de que um Messias surgiria, embora eu ache isso estranho nas obras de Tolkien, pois como já disse, soa como alegoria. :?
     
  10. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Isso faz parte de que? HoME???

    É uma passagem interessante. Pode não ser uma alegoria, mas é com certeza inspirado no cristianismo.
    O seria a ruína que Andreth menciona? A promessa de Fëanor e a volta dos noldor pra TM? Só pra ter idéia de quanto tempo faz que ele diz ter surgido essa profecia.
     
  11. 2 pontos:

    1- "O Senhor dos Anéis é uma obra fundamentalmente cristã, inconscientemente na escrita, conscientemente na revisão."
    Isto faz parte de uma carta de Tolkien ao seu editor, pouco depois da publicação de O Regresso do Rei ( Se não estou em erro). Acho que não se pode portanto afirmar que Tolkien não pôs nada do seu catolicismo nas suas obras.

    2- Tolkien destingue alegoria de aplicabilidade, e prefere sempre o segundo ao primeiro. Para Tolkien, a diferença é que enquanto a alegoria é uma imposição do autor, a aplicabilidade reside na liberdade do leitor.
    É portanto mentira que não tenha feito alusões ao cristianismo na sua obra, não quer é forçar ninguém a vê-las.

    E não se esqueçam aquilo que Tolkien disse a C. S. Lewis a respeito dos mitos:

    "longe de serem mentiras, são a melhor maneira de transmitir verdades que, de outra forma, seriam incompreensíveis (...). Os mitos que tecemos, ainda que contenham erros, reflectem fragmentos entrecortados da verdadeira luz, da verdade eterna que se encontra junto de Deus."

    (Nestes mitos ele incluia o seu pequeno mito da Terra-Média)
     
  12. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Poderia referenciar a carta pra gente dar uma lida?:D

    Referências, mesmo que inconscientes, devem existir, só acho estranho vc dizer que o autor alude ao cristianismo de forma direta, mesmo que não -alegórica.
     
  13. Fëaldar

    Fëaldar Campeão do Clã do Lobo

    Essa informação eu tirei da revista mundo estranho, coleção 100 respostas, nº 5 pg 55.
    ah, nele diz que o tal texto foi publicado postumamente.
     
  14. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    O texto faz parte do HoME X, que tem textos que foram escritos por Tolkien depois da publicação do Senhor dos Anéis, ou seja, são em grande maioria textos com idéias bem amadurecidas, geralmente bem coerentes com os livros publicados.

    A Ruína que ela menciona é a Queda sofrida pela raça humana. A natureza dessa Queda permanece meio nublada, mas é freqüente a idéia de que está relacionada com o culto a Melkor quando do surgimento dos Homens. Havia uma idéia entre alguns de que o fato de os Homens serem mortais é em razão dessa Queda, mas isso não é verdade.
     

Compartilhar