• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Profecia?

Fëaldar

Campeão do Clã do Lobo
Ohayo!
Eu li numa publicação sobre Tolkien, que em uma de suas obras tardias sobre a TM há uma personagem que faz uma referencia a uma profecia sobre o nascimento Jesus.
Isso procede? quem é esse personagem e qual é essa obra? alguém poderia transcrever essa passagem aki?
 
Não sei, mas eu acho que não ein... tem que cuidar que alguns livros sobre Tolkien são muito pouco confiáveis, mas espero alguém que conheça os HoME ou algo...
 
Eu NUNCA ouvi falar disso. :eek: Todas as profecias que têm na obra, são referentes à ela mesma, de coisas que vão acontecer durante o desenrolar da estória. E como Tolkien não quis ser alegórico, nem tinha a intenção de retratar(mesmo que remotamente) nenhuma corrente religiosa em seus livros, acho que quem escreveu isso tava viajando...
 
Última edição:
Não creio, e repudio essa teoria veementemente. Não tenho dúvidas de que ela seja falsa, pois, se Tolkien já não gostava de alegorias, é ainda menos provável que colocasse alusões em sua obra...

Fëaldar, vc se lembra a fonte dessa idéia? Pensei logo nos livros de teor católico que foram escritos sobre a obra. Eles, embora não critiquem nem falem mal do mundo tolkieniano, buscam e encontram muita coisa de aspecto religioso onde não há...
 
Bom, tirem suas próprias conclusões desse trecho do Athrabeth Finrod ah Andreth(certamente a referência que o Fëaldar está perguntando):

"O que era então esta esperança, se você sabe? - Finrod perguntou."

"Eles dizem - respondeu Andreth - que o Único entrará ele próprio em Arda, e curará os Homens e toda a Ruína desde o começo até o fim. Isto que eles dizem também, ou fingem, é um rumor que veio por anos incontáveis, até mesmo dos dias de nossa ruína."
 
Maglor disse:
Bom, tirem suas próprias conclusões desse trecho do Athrabeth Finrod ah Andreth(certamente a referência que o Fëaldar está perguntando):

"O que era então esta esperança, se você sabe? - Finrod perguntou."

"Eles dizem - respondeu Andreth - que o Único entrará ele próprio em Arda, e curará os Homens e toda a Ruína desde o começo até o fim. Isto que eles dizem também, ou fingem, é um rumor que veio por anos incontáveis, até mesmo dos dias de nossa ruína."


É, faz sentido bastante com o que o Fëaldar pergunta. Se for levar pro lado da influência que a fé cristã teve na obra, é aceitável, faz sentido; mas se formos pensar em alegorias, coisa que Tolkien não gostava nenhum um pouco, essa "profecia" soa estranha. :think:
 
Acho q é só coincidencia a referencia ao cristianismo mesmo, eu ahco q apesar d n gostar d alegorias, Tolkein acabou colocando algumas coisas inconscientemente ou por não conseguir se distanciar tant oassim dos cristianismo.
 
Não vejo porquê não ter influência do cristianismo nas obras de Tolkien. Não aparece em forma de alegoria, mas têm-se preceitos cristãos misturados com mitologia nórdica na mitologia tolkieniana.

E essa profecia parece muito com uma visão de que um Messias surgiria, embora eu ache isso estranho nas obras de Tolkien, pois como já disse, soa como alegoria. :?
 
Maglor disse:
Bom, tirem suas próprias conclusões desse trecho do Athrabeth Finrod ah Andreth(certamente a referência que o Fëaldar está perguntando):
"O que era então esta esperança, se você sabe? - Finrod perguntou."

"Eles dizem - respondeu Andreth - que o Único entrará ele próprio em Arda, e curará os Homens e toda a Ruína desde o começo até o fim. Isto que eles dizem também, ou fingem, é um rumor que veio por anos incontáveis, até mesmo dos dias de nossa ruína."
Isso faz parte de que? HoME???

É uma passagem interessante. Pode não ser uma alegoria, mas é com certeza inspirado no cristianismo.
O seria a ruína que Andreth menciona? A promessa de Fëanor e a volta dos noldor pra TM? Só pra ter idéia de quanto tempo faz que ele diz ter surgido essa profecia.
 
2 pontos:

1- "O Senhor dos Anéis é uma obra fundamentalmente cristã, inconscientemente na escrita, conscientemente na revisão."
Isto faz parte de uma carta de Tolkien ao seu editor, pouco depois da publicação de O Regresso do Rei ( Se não estou em erro). Acho que não se pode portanto afirmar que Tolkien não pôs nada do seu catolicismo nas suas obras.

2- Tolkien destingue alegoria de aplicabilidade, e prefere sempre o segundo ao primeiro. Para Tolkien, a diferença é que enquanto a alegoria é uma imposição do autor, a aplicabilidade reside na liberdade do leitor.
É portanto mentira que não tenha feito alusões ao cristianismo na sua obra, não quer é forçar ninguém a vê-las.

E não se esqueçam aquilo que Tolkien disse a C. S. Lewis a respeito dos mitos:

"longe de serem mentiras, são a melhor maneira de transmitir verdades que, de outra forma, seriam incompreensíveis (...). Os mitos que tecemos, ainda que contenham erros, reflectem fragmentos entrecortados da verdadeira luz, da verdade eterna que se encontra junto de Deus."

(Nestes mitos ele incluia o seu pequeno mito da Terra-Média)
 
Carnildor disse:
1- "O Senhor dos Anéis é uma obra fundamentalmente cristã, inconscientemente na escrita, conscientemente na revisão."
Isto faz parte de uma carta de Tolkien ao seu editor, pouco depois da publicação de O Regresso do Rei ( Se não estou em erro). Acho que não se pode portanto afirmar que Tolkien não pôs nada do seu catolicismo nas suas obras.

Poderia referenciar a carta pra gente dar uma lida?:D

Carnildor disse:
2- Tolkien destingue alegoria de aplicabilidade, e prefere sempre o segundo ao primeiro. Para Tolkien, a diferença é que enquanto a alegoria é uma imposição do autor, a aplicabilidade reside na liberdade do leitor.
É portanto mentira que não tenha feito alusões ao cristianismo na sua obra, não quer é forçar ninguém a vê-las.
Referências, mesmo que inconscientes, devem existir, só acho estranho vc dizer que o autor alude ao cristianismo de forma direta, mesmo que não -alegórica.
 
Essa informação eu tirei da revista mundo estranho, coleção 100 respostas, nº 5 pg 55.
ah, nele diz que o tal texto foi publicado postumamente.
 
Snaga disse:
Isso faz parte de que? HoME???

É uma passagem interessante. Pode não ser uma alegoria, mas é com certeza inspirado no cristianismo.
O seria a ruína que Andreth menciona? A promessa de Fëanor e a volta dos noldor pra TM? Só pra ter idéia de quanto tempo faz que ele diz ter surgido essa profecia.

O texto faz parte do HoME X, que tem textos que foram escritos por Tolkien depois da publicação do Senhor dos Anéis, ou seja, são em grande maioria textos com idéias bem amadurecidas, geralmente bem coerentes com os livros publicados.

A Ruína que ela menciona é a Queda sofrida pela raça humana. A natureza dessa Queda permanece meio nublada, mas é freqüente a idéia de que está relacionada com o culto a Melkor quando do surgimento dos Homens. Havia uma idéia entre alguns de que o fato de os Homens serem mortais é em razão dessa Queda, mas isso não é verdade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo