• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Produzi um jogo de tabuleiro. E agora?

Eriadan

Well-Known Member
Minha situação é um drama :( Desde já alguns anos, vinha eu e vários amigos meus produzindo um jogo de tabuleiro, grande, realmente muito bom, o qual, levando em conta o que pensamos nós mesmos e outros, conforme opinaram, despertaria grande interesse de jogadores entre 14 e 18 anos, principalmente. Uma "breve" descrição: é criado encima das raças e ambientes tolkienianos, mas tem uma história própria. O tabuleiro é um mapa detalhado de Beleriand Oriental e de Ossiriand e do Oeste da Terra-média "oriental" (ou seja, o ocidente da Terra-média a partir da 2ª Era), cujo meio é a grande muralha das Ered Luin; em outras palavras, vai do Celon até Brilthor e daí até os limites de Arnor. A depender de sua raça, vc comanda os territórios de Thargelion, Ossiriand e Lindon (elfo); Estolad até Andram e Arnor (homem); Belegost, Nogrod e Esgaldor - que inventei - que fica ao sul de Arnor (anão); e outros locais para os orcs que também inventei mas não dei nomes ainda, nas Montanhas ao norte e sul extremos e no oeste do Gelion. A missão é, naturalmente, conquistar os seus objetivos dependendo da sua situação inicial (que se define por vários fatores no início do jogo, tirando a sorte nos dados e nas cartas e conforme sua vontade). O legal é isto: um jogo seu nunca vai ser igual ao outro, é como uma guerra vívida, em que não se pode prever muito, e o uso da sorte é pouquíssimo, somente nos momentos em que concluímos que seria impossível ser de outra forma. Entermentes, não dá pra explicar todo o jogo neste tópico. (correria o risco da cópia - na verdade, já corro...)

Enfim, a questão é que, agora que concluímos o jogo, anônimo por enquanto, gostaríamos de jogá-lo!, como qualquer jogo de tabuleiro, pois o material já está todo pronto e testado. Enviei e-mails à Grow, Estrela e outras menos renomadas, perguntando-lhes, mas eles usam apenas as produções feitas pelos seus próprios "produtores". Alguém tem idéia do que eu posso fazer com meu projeto? Como qualquer autor orgulhoso de sua arte, amaria vê-la à venda para que alguém pudesse desfrutar de tão cansativo - e divertido - trabalho, e bastaria isso pra mim. Não desejo dinheiro; mas tb detestaria ver tudo o que fiz ser simplesmente colocado no nome de outro, por isso reluto tanto em simplesmente mandar um protótipo do jogo para uma das empresas, como elas sugerem, estando eu correndo o risco de ter a idéia roubada e por outro patenteada, sabendo que um processo contra quem o faz é sempre complicado.

Detesto ver uma obra, que poderia divertir e interagir tantos, aqui, ociosa. Se alguém tiver idéia de uma produtora de jogos pequena, que aceite comprar ou no mínimo aceitar publicar (sem preço, não faço questão) um jogo de tabuleiro produzido por "externos", iria ser grato se me informassem. E tb à Valinor, pergunto se há algum espaço para algo do tipo, pois é um jogo que, se explicando as regras e o processo, e divulgando algumas imagens, é possível facilmente vc mesmo contruir todo o material, embora evidentemente que não teria o mesmo resultado de como se deveria de fato, com as peças e tudo o mais.

Agradeço desde já as ajudas que poderão surgir. Vlw! :cerva:
Eriadorion.
 
Complicado isso, axo q antes de tudo vc deve patentear e "arquivar" o projeto, garantido total e exclusivo direito sobre supostas copias e td mais e dai entaum, tentar firmar um acordo com as empresas q podem criar o jogo em larga escala e vender...

Tu precisa se informar melhor de como funciona isso, pra n correr o risco de plagiarem teu projeto...
 
Cara, a pouco tempo a Devir fez um jogo de tabuleiro, porque você não leva uma proposta dizendo que eles podem produzir o jogo, mas que tenha seu nome, se você realmente não pensa em dinheiro, não vejo motivos para não dar certo.
 
Antes de tudo: parabéns pela iniciativa. Gostei muito da idéia do jogo em si e até gostaria de jogá-lo qualquer dia desses.

Eu acho que, como disse o Francis, você deveria primeiro patentear a idéia, se informar sobre os procedimentos, burocracia, etc.

Depois disso eu acho que você deveria buscar empresas (especialmente as voltadas para esse tipo de entretenimento que você procura com seu jogo [RPG]) que se interessem pelo seu jogo.

Outra, acho que você deveria sim vender sua idéia, ou então fazer um acordo (não entendo muito, ou melhor: nada, mas acho muito difícil) de receber certa porcentagem sobre as vendas.

Sorte.
 
A grande verdade é que jogos de tabuleiro não possuem mais a mesma demanda do que na época de minha infÂncia. Lembro que alguns jogos de tabuleiro eram meu grande sonho de consumo.
Hoje os games de PC roubaram a cena, e por isso talvez, Eria, vc vai encontrar dificuldades (e já está encontrando).

O conselho que te dou é o de procurar o ramo de RPG (como citaram, a Devir e talz), mas tmb o ramo acadÊmico, não sei. O pessoal da universidade costuma tirar proveito de tudo que é idéia, então não sei ...
Vc já fez bem em postar aqui, que é um grande "centro" referente ao enredo de sua obra: Tolkien.

Sucesso! Boa sorte!
 
Tem um problema sério com relação a direitos autorais envlvido aí nesse todo. Lógico que a Valinor pode divulgar, inclusive em forma de arquivos "imprima isso", mas a produção depende, logicamente, do Tolkien Estate.
 
Isso aqui deveria estar no Atualidades. Lá mais pessoas podem ver e dar mais idéias para resolver o problema. =]
 
Eriadorion disse:
Minha situação é um drama Desde já alguns anos, vinha eu e vários amigos meus produzindo um jogo de tabuleiro, grande, realmente muito bom

Você já assistiu "Uma Mente Brilhante"?
Lembrei na hora!!!

Agora a minha dica: não procure empresas tão grandes como a Grow e a Estrela. Tente uma menor... procure alguém que tenha algum contato na empresa. Acho que isso pode ajudar. ;)

Mas o mais complicado mesmo vai ser a questão dos direitos autorais. Mesmo assim, não custa tentar. =]
 
Última edição:
Cara, infelizmente só tenho más notícias pra ti.

1. Segundo a tua descrição, o jogo se passa durante a Segunda Era. Acontece que a Tolkien Estate não possui os direitos para explorar essa época. A TE se limita à época entre O Hobbit e o final de O Senhor dos Anéis. Todo o resto é do Christopher. Que não está disposto a abrir mão, tendo em vista que seu pai nunca chegou a uma versão definitiva sobre essa época.

2. Já existe um jogo muito parecido com essa sinopse, que é A Guerra do Anel. Só muda o cenário, que, do norte da Terra Média passa para a Terra Média inteira, entre outros detalhes. Mas o cerne do jogo, aparentemente, é o mesmo.

Isso é realmente deprimente, eu sei. Eu me encontro na mesma posição que tu, já que dediquei três ou quatro anos da minha vida adaptando, junto com o Kadu, O Senhor dos Anéis para o d20 system e estou conformado com o fato de que o livro está condenado a ser mais um pdf pela internet.
 
Última edição:
Pessoal, obrigado pelas dicas e pelo apoio! E, Skywalker, pelas notícias, mas felizmente elas não influíram, pois, de alguma forma, conseguimos mais ou menos o que queríamos. :)

Foi realmente meio burrice tentar "vender" o jogo a empresas como Grow e Estrela. Talvez não, pois eles se mostraram relativamente interessados, pelo menos na idéia. Mas o processo envolve uma série de outros processos, portanto desistimos.

Muitas coisas apareceram e acabamos esquecendo o jogo por um tempo. Depois, retornamos, e melhoramos e acrescentamos - assim como tiramos os mais trabalhosos - detalhes. Fizemos uma vaqunha, reunimos dinheiro, compramos extenso material, pusemos mãos à obra. É claro que não ficou nada do que uma fábrica produziria, mas ficou, no mínimo, "jogável"; consideravelmente limitado (só fizemos dois exemplares), mas, até hoje, pelo menos 20 pessoas já jogaram, e a diversão entre nós mesmos bastou pro nosso contentamento. =]

Sério, estimulem sua criatividade! Façam histórias, jogos, estudos, ensaios, sobre temas que gostam. Acho que a maioria aqui prefere e pensa logo em Eä, pela amplitude e prazer que dá em fazer algo sobre, e, se for assim, provavelmente o projeto dará certo. Apóio isso porque achei uma grande experiência, mexeu com idéia, atitude e braço, e isso é uma grande lição, acreditem. :wink:

Se alguém estiver interessado por pura diversão no jogo... bem, não poderei enviar nenhum exemplar, mas posso explicar exatamente as regras e o sistema, e, se vc tiver disposição, poderá construí-lo às próprias custas. Não é caro, nem muito trabalhoso, embora possa exigir alguma paciência. :mrgreen:

Enfim, boa sorte a todos para c/ qualquer coisa que dedicadamente tentem! :cerva:
 
eriadorion, concordo com vc.
é provavel q nunca venha a ser um jogo oficial, mas pode agradar muita gente ainda!

continue aprimorando, testando e se divertindo, q só faz esse maravilhoso trabalho do tolkien crescer na comunidade!

tudo é divulgação!

(ps: deu uma olhadinha nas coisas q te indiquei? acho q vale a pena, ja q o cara tb faz jogos)

abraço!
 
Acho que vc deveria pensar em patentear a idéia em si, mesmo não usando personagens Tolkien. Pelo menos pra que vc possa depois lutar pelos seus direitos caso alguém lhe passe a perna futuramente.

Não existe a possibilidade de se registrar a idéia do jogo, estrutura, etc?
Já que vc está divulgando seria bom prevenir agora pra não se arrepender depois...

Quem sabe no próximo encontro da Valinor vc poderia apresentar sua idéia, garanto que ia ter um monte de gente querendo jogar... Eu gostaria!
 
vc pode fazer q nem o d&d fez: ele meio q camuflou elementos de tolkien.

quero dizer, pelo menos pra poder patentear (por isso q no original, o halflings se chamavam hobbits no d&D classico)
 
Skywalker disse:
Cara, infelizmente só tenho más notícias pra ti.

1. Segundo a tua descrição, o jogo se passa durante a Segunda Era. Acontece que a Tolkien Estate não possui os direitos para explorar essa época. A TE se limita à época entre O Hobbit e o final de O Senhor dos Anéis. Todo o resto é do Christopher. Que não está disposto a abrir mão, tendo em vista que seu pai nunca chegou a uma versão definitiva sobre essa época.

Parece-me que é ainda mais complexo pois apesar da Tolkien Enterprises (que é a empresa de Saul Zaentz e que tem os direitos do Hobbit e SdA) não ter direito sobre a Segunda Era ela tem sobre nomes e personagens que aparecem nos dois livros. Isso inclui termos geográficos.

O Tolkien Estate (controlado pelo Christopher) tem o direito a todo o resto.
 
Cara, que idéia sensacional!!!
Primeira coisa:
Patentia isso aí, depois disso você pode ficar mais tranquilo e até mostrar o projeto pras empresas sem medo de ser feliz.
Segunda coisa:
Quero muito jogar, como eu faço?
Valeu e parabéns!
 
na minha humilde opiniao poderias patentear(como muitos ja vem dizendo) e a inovacao no meu post é que poderias criar uma pagina na net, mostrando fotos do jogo até mesmo o jogo na net, isso traria muito mais prestigio e qm sabe ai você conseguiria, se nao numa empresa , você mesmo apartir do seu site. é uma ideia se algo fluir me manda um email por favor: lucas_cei@hotmail.com , tb estou interresado em jogar.(é com underline o email)
 
Caro amigo,

Meu nome é Carlos e tenho uma ótima dca para você, acesso http://www.ilhadotabeuleiro.com.br, se quizer eu te ajudo a falr com o criador do site, ele poderá com certeza te ajudar nesta questão, acesse e veja se te interessa tudo que você precisa está ai,qualquer coisa me manda um e-mail e agente conversa. Abraços
 
Minha situação é um drama :( Desde já alguns anos, vinha eu e vários amigos meus produzindo um jogo de tabuleiro, grande, realmente muito bom, o qual, levando em conta o que pensamos nós mesmos e outros, conforme opinaram, despertaria grande interesse de jogadores entre 14 e 18 anos, principalmente. Uma "breve" descrição: é criado encima das raças e ambientes tolkienianos, mas tem uma história própria. O tabuleiro é um mapa detalhado de Beleriand Oriental e de Ossiriand e do Oeste da Terra-média "oriental" (ou seja, o ocidente da Terra-média a partir da 2ª Era), cujo meio é a grande muralha das Ered Luin; em outras palavras, vai do Celon até Brilthor e daí até os limites de Arnor. A depender de sua raça, vc comanda os territórios de Thargelion, Ossiriand e Lindon (elfo); Estolad até Andram e Arnor (homem); Belegost, Nogrod e Esgaldor - que inventei - que fica ao sul de Arnor (anão); e outros locais para os orcs que também inventei mas não dei nomes ainda, nas Montanhas ao norte e sul extremos e no oeste do Gelion. A missão é, naturalmente, conquistar os seus objetivos dependendo da sua situação inicial (que se define por vários fatores no início do jogo, tirando a sorte nos dados e nas cartas e conforme sua vontade). O legal é isto: um jogo seu nunca vai ser igual ao outro, é como uma guerra vívida, em que não se pode prever muito, e o uso da sorte é pouquíssimo, somente nos momentos em que concluímos que seria impossível ser de outra forma. Entermentes, não dá pra explicar todo o jogo neste tópico. (correria o risco da cópia - na verdade, já corro...)

Enfim, a questão é que, agora que concluímos o jogo, anônimo por enquanto, gostaríamos de jogá-lo!, como qualquer jogo de tabuleiro, pois o material já está todo pronto e testado. Enviei e-mails à Grow, Estrela e outras menos renomadas, perguntando-lhes, mas eles usam apenas as produções feitas pelos seus próprios "produtores". Alguém tem idéia do que eu posso fazer com meu projeto? Como qualquer autor orgulhoso de sua arte, amaria vê-la à venda para que alguém pudesse desfrutar de tão cansativo - e divertido - trabalho, e bastaria isso pra mim. Não desejo dinheiro; mas tb detestaria ver tudo o que fiz ser simplesmente colocado no nome de outro, por isso reluto tanto em simplesmente mandar um protótipo do jogo para uma das empresas, como elas sugerem, estando eu correndo o risco de ter a idéia roubada e por outro patenteada, sabendo que um processo contra quem o faz é sempre complicado.

Detesto ver uma obra, que poderia divertir e interagir tantos, aqui, ociosa. Se alguém tiver idéia de uma produtora de jogos pequena, que aceite comprar ou no mínimo aceitar publicar (sem preço, não faço questão) um jogo de tabuleiro produzido por "externos", iria ser grato se me informassem. E tb à Valinor, pergunto se há algum espaço para algo do tipo, pois é um jogo que, se explicando as regras e o processo, e divulgando algumas imagens, é possível facilmente vc mesmo contruir todo o material, embora evidentemente que não teria o mesmo resultado de como se deveria de fato, com as peças e tudo o mais.

Agradeço desde já as ajudas que poderão surgir. Vlw! :cerva:
Eriadorion.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo