• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Procriação Da Terra-Média - Discussão

No caso dos Ents, com certeza não se daria a reprodução sexuada, já que, como disse um membro da Valinor alguns meses atrás no tópico sobre Ents, o negócio iria pegar fogo. Devem nascer como as árvores.

Os wargs não são nem mesmo animais vivos, são espíritos em forma de lobos à serviço de Sauron; tanto que, quando Legolas, Gimli e Aragorn despertaram no dia seguinte ao ataque dos wargs, nenhum corpo havia no local onde tombaram.

Os trolls são criaturas feitas por Morgoth na Primeira Era para deturpar as criações de Yavanna, que ele tanto odiava. Por terem surgido antes do Sol e da Lua, o encanto que os mantêm animados é desfeito caso se exponham contra a luz o dia. Somente os Olog-hai de Sauron possiam tolarância ao dia e mais malícia que os trolls da Charneca Etten.
 
Mas aih que tá, não precisa de sexo pra uma reprodução através de esporos, mas precisa de dois indivíduos de qualquer forma. Um entra com os esporos e outro com os gametas . Por isso ainda acredito que os entes sejam hermafroditas.
 
Nossa, aí você misturou sexuada e assexuada... ^^

A reprodução ser sexuada não implica necessariamente em sexo. Basta que havam gametas femininos e masculinos. Como havia bastante variedade genética entre os Ents, o mais provável é que a reprodução seja sexuada, pois se fosse esporulífera haveriam apenas clones.

Acima de tudo, eles são "árvores". Como elas, devem se reproduzir por meio de pólen e óvulo, assim como as árvores reais. Logo, é sensato pensar que hajam sementes, no mínimo. Até mesmo frutos, se pegarmos uma angiosperma!

Abraços.
 
eu havia descartado a idéia do pólen pq não me lembro de ouvir falar de sementes de Ents, consequentemente eu não via/vejo ents como angiospermas nem gimnospermas. Eu vejo Ents como Pteridófitas. E a reprodução por esporos não resulta necessáriamente em clones, pq a reprodução por esporos ainda sim precisa de gametas femininos e masculinos.
 
Reprodução por esporos


Nesse tipo de reprodução assexuada, o indivíduo produz esporos, células que conseguem germinar originando novos indivíduos, sem que haja fecundação. A reprodução através de esporos pode ocorrer em organismos unicelulares, e em organismos pluricelulares. Considerando os organismos pluricelulares, tomaremos como exemplo uma alga verde filamentosa do gênero Ulothrix, que vive fixa a um substrato. Essas algas, que vivem em água doce, produzem esporos que são liberados e nadam livremente até se fixarem em um meio adequado; cada esporo, então, pode germinar e formar um novo indivíduo.

Mas eu achei particularmente interessante isso:

A propagação vegetativa


É um tipo de reprodução assexuada muito comum em plantas diversas, como a batata comum, a cana-de-açúcar e a mandioca. Nesse caso utilizam-se normalmente pedaços de caule, que atuam como “mudas”. Os caules possuem gemas ou brotos, formados por células capazes de originar uma nova planta, em condições adequadas.

Talvez possa ser por algo semelhante...

Abraços
 
Impossivel ents serem hermafroditas! Senão não haveria entesposas e eles poderiam ter entinhos ainda! No livro fica explicito que eles precisavam das entesposas para reproduzir-se.
Wargs não são animais vivos??? Balela!
Trolls não se reproduzem??? Balela!
Porque o poder do mau iria ficar fabricando criaturas? Não é mais plausivel eles fazerem a matriz e a partir daí as criaturas começam a se reporduzir? Se elas não se reproduzissem sexuadamente da onde elas saíam? Teria um numero limitado desde que morgoth os fez? Eles estão sentados numa caverninha esperando uma senha para saírem??? tipo : "Wargs do numero 3.456 até 3.510 podem sair pois estão em falta"
Palhaçada, claro que se reproduziam, não havia corpos porque possivelmente os companheiros arrastaram para longe, como realmente alguns animais fazem, ainda mais wargs sendo inteligentes como eram!
 
Impossivel ents serem hermafroditas! Senão não haveria entesposas e eles poderiam ter entinhos ainda! No livro fica explicito que eles precisavam das entesposas para reproduzir-se.
Wargs não são animais vivos??? Balela!
Trolls não se reproduzem??? Balela!
Porque o poder do mau iria ficar fabricando criaturas? Não é mais plausivel eles fazerem a matriz e a partir daí as criaturas começam a se reporduzir? Se elas não se reproduzissem sexuadamente da onde elas saíam? Teria um numero limitado desde que morgoth os fez? Eles estão sentados numa caverninha esperando uma senha para saírem??? tipo : "Wargs do numero 3.456 até 3.510 podem sair pois estão em falta"
Palhaçada, claro que se reproduziam, não havia corpos porque possivelmente os companheiros arrastaram para longe, como realmente alguns animais fazem, ainda mais wargs sendo inteligentes como eram!


Fica totalmente claro que troll's vem da pedra
E nenhuma cogitação de q existam trolls femeas =)
 
Ah, não precisa dizer essas coisas! Assim como sem dizer que haviam orcs femeas é de se supor que haviam! Alguém se preocupa se existem mumakils femeas??? Trolls e orcs eram igualmente considerados bestas na terra media acho... Os trolls certa vez se multiplicaram nos vaus do Etten não? E surgiram os meio-trolls! Eles tem que se reproduzir! É muito burro cogitar que sauron fazia todos! Como Tom Bill e Bert haveriam surgido então? Não são imortais! E viviam no norte... teriam sido feitos no Troll-maker 2000 e enviados via Wireless pro norte? hehehe
 
Só digo uma coisa:

TODOS os Trolls descritos
Tinham apenas uma tanguinha, e nomes masculinos

Os unicos sem nome que apareceram na obra foi os que Sauron criou
a partir da MAGIA q aprendeu de Melkor, estranho né ?

Melkor cria Trolls da pedra, depois Sauron, o seu pupilo, o Unico a criar outros trolls ? Fica mais do que provado que vem por magia.

E os Meio-Troll, provalmente um apelido talez para Orcs grandes, os Uruks eram de raças grandes por exemplo. É Inviavel os Trolls serem sexuados.
 
uma pergunta besta: Os trolls de SdA são parecidos até que ponto com os trolls de D&D?
 
Hmmm, não são muito parecidos não. Os Trolls de Tolkien são bem mais "gordinhos", não no sentido de gordura, mas de serem atarracados mesmo.

Sobre a criação dos Trolls, considerem uma coisa. Tanto os Ents como os Trolls (eles são antagônicos) foram criados da matéria inanimada. Portanto, se formos considerar que os Ents se reproduzem, é mais do que lógico dizer o mesmo dos Trolls. Creio que eles se multiplicavam sexuadamente e haviam Trollesposas...

Vejam que Tolkien não se importou em citar as fêmes dos Trolls, da mesma maneira que não citou a dos orcs, que aparecem em grande número e as fêmeas não são citadas.

Abraços.
 
Até o ponto de serem extremamente fortes e extremamente burros...
Os Trolls de SdA também viravam pedra quando expostos ao Sol
Não lembro de nada sobre regeneração em trolls de SdA, mas acho que não havia (não tinha muita necessidade, além de SdA e D&D serem coisas bizarramente diferentes)

Com relação aos dragões concordo plenamente com o fato de serem ovíparos (primeira vez que vejo mais alguém além de mim que leu o Draconomicon).
Acredito que os Ents deviam se reproduzir sexualmente (não necessariamente havendo sexo) com os sexos separados entre Ents e Entesposas. Também acredito que haviam sim orcs fêmeas e que a reprodução era feita através de relações sexuais, isso inclusive valendo para as outras espécies (apenas uma ressalva com relação aos Trolls, nada é dito sobre haverem fêmeas, mas ao mesmo tempo nada é dito sobre não haverem, e se fosse o caso, acredito que isso seria mais digno de nota do que caso houvessem, e usar magia toda vez que for criar um novo Troll é muito empenho e desperdício...mas ainda assim fico na dúvida).
 
Engraçado é que eu nunca consigo pensar em reprodução quando falamos sobre qualquer raça que não seja Humano, Elfo, Anão e Hobbit. Mesmo havendo fêmeas como no caso dos Ents.
Minha opinião: Que não há uma relação sexual própriamente dita. Até porque duvido muito que algum dia tenha passado pela cabeça perverdita (hihihi) de Tolkien um Ent dando uma carcada em uma Entesposa. E como o que vale é o que o autor pensa (aqui é a minha opinião), penso nisso como uma forma mais - não tem uma palavra melhor - mágica.
 
Partilho parcialmente sua opinião, Menegroth. Se Tolkien não descreveu as relações sexuais de ents, orcs, trolls e dragões, era porque ele não queria que sua obra fosse um ensaio científico ou uma enciclopédia biológica.

Embora haja muita confusão, creio que o mais sábio é tentar deduzir baseado em provas, e dando uma boooooa viajada.

Abraços.
 
Partilho parcialmente sua opinião, Menegroth. Se Tolkien não descreveu as relações sexuais de ents, orcs, trolls e dragões, era porque ele não queria que sua obra fosse um ensaio científico ou uma enciclopédia biológica.

Embora haja muita confusão, creio que o mais sábio é tentar deduzir baseado em provas, e dando uma boooooa viajada.

Abraços.
Por isso que disse "na minha opinião".
Acho certissimo que, baseado em alguns fatos da obra, tentemos deduzir algo.
E como na obra vimos que algumas criaturas nasceram e não foi da barriga de uma mãe (fêmea)... então ainda acredito que certas raças não davam no couro....
 
Perdão, agora que eu li, deu a impressão que eu discordava. Eu concordo quase totalmente com o que você disse. Más expressões...

Acho que o sexo não acontecia muito nas raças não-humanóides. A reprodução "mágica" seria um explicação plausível, assim como outras que surgiram nos posts anteriores.

Abraços.
 
A "mágica" não é aceitável, é essa a questão.
Compartilho das vossas opiniões quanto a idéia de "reprodução sexuada" em seres não humanos, porém, analisando as cartas, é somente essa a conclusão que pude obter. Claramente ao colocar de fora das obras o conceito puro de "magia", Tolkien nos direciona a caminhos como esse, se não há "magia", os orcs se reproduzem pelo sexo, assim como os elfos, e isso é tratado em um ensaio acerca dos elfos; não é algo tão ruim de conceber.

Essa seria uma breve análise, tendo como base as cartas, e as descrições nas obras.
Infelizmente, não gosto muito, mesmo tendo expressado acima, tratar de "opiniões", não partilho do idealismo platônico, mas concordo com ele quando diz que: "opiniões são idéias não desenvolvidas", seriam "idéias inferiores", do "mundo das sombras", não do Eidólon, enfim, prefiro a boa e velha dialética.
 
Por quê a mágica não é aceitável?

Quando eu falo mágica, não entenda feitiçaria ou qualquer coisa similar. Eu falo de uma reprodução sem fundamentação biológica, que não possa ser provada usando conceitos de dicotiledôneas com tubos polínicos.

Creio que o máximo que podemos chegar nesse assunto é no plano das opiniões. Na maioria dos casos, não há trechos suficientemente precisos para a elaboração de uma teoria e não há, para mim, motivos para especular o ato sexual dos Ents, se é que existem.

Aonde eu quero chegar? Como podemos ignorar a magia se Arda foi criada como uma parte viva da consciência de Eru?
 
A "mágica" não é aceitável, é essa a questão.

Compartilho das vossas opiniões quanto a idéia de "reprodução sexuada" em seres não humanos, porém, analisando as cartas, é somente essa a conclusão que pude obter. Claramente ao colocar de fora das obras o conceito puro de "magia", Tolkien nos direciona a caminhos como esse, se não há "magia", os orcs se reproduzem pelo sexo, assim como os elfos, e isso é tratado em um ensaio acerca dos elfos; não é algo tão ruim de conceber.



Essa seria uma breve análise, tendo como base as cartas, e as descrições nas obras.

Infelizmente, não gosto muito, mesmo tendo expressado acima, tratar de "opiniões", não partilho do idealismo platônico, mas concordo com ele quando diz que: "opiniões são idéias não desenvolvidas", seriam "idéias inferiores", do "mundo das sombras", não do Eidólon, enfim, prefiro a boa e velha dialética.



Primeiramente quero dizer que: A "mágica" não é aceitável, é essa a questão." - é uma opinião unica e exclusiva do Aracáno não de Tolkien.



Tolkien não diz: Não existe mágica na Arda. Também não diz que tem.

Ele simplesmente diz que existem certas habilidades próprias de cada raça.



Mas eu, que sou um simples humanosem conhecimento do acasalamento de um Ent , vendo um Ent encontrando-se com uma Entesposa e simplesmente materializando um Entinho na minha frente (porque é assim o acasalamento deles na minha opinião) é mágica.



Oras, é como eu aprendi a ver as coisas ao longo desses anos da minha vida. Eu, acredito em mágica. Mesmo sem ter visto uma.



Mas para Tolkien, que criou o Ent e a Entesposa, o fato da materialização de um entinho é apenas uma habilidade natural da raça. Tolkien pode dizer isso porque ele tem conhecimento da causa. Nós não.



Por muitas vezes podemos ver na obra que humanos e Hobbits dizem que "Isso só pode ser mágica" sobre determinada coisas. É o modo de dizer sobre algo que não conhecemos.

Oras, se os próprios personagens de Tolkien acreditavam na magia, porque eu não posso acreditar?







Aonde eu quero chegar? Como podemos ignorar a magia se Arda foi criada como uma parte viva da consciência de Eru?

Depende do seu ponto de vista caro Aldamar. Depende de sua fé.

Para mim, Eru criar um mundo inteiro com apenas um pensamento, tem um pouco de magia sim.
 
Última edição:
bom q eles saum espiritos invocados da natureza tanto q quando foraum xamados eles apreseraum bem rapido para arvores dakele tamanho
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo