• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[?] Processo criativo, distância do texto ou como não ser autista

Haleth

Sweet dreams
Bem, vou partir do específico para o geral,

Geralmente meus contos têm uma página, uma e meia, não costumo ir muito além disso. E enquanto escrevo, gosto de deixar o texto mais ou menos encaminhado em relação à escolha das palavras e estruturas frasais (considero isso muito importante num texto, e de certa forma, acho que condiciona muito a narrativa), não sei se por mania ou se por medo de perder o insight. Isso às vezes me atrasa no desenvolvimento da trama, mas... Ok.

Estou escrevendo um conto, sei o início e o fim, mas quanto mais escrevo, mais o meio ganha volume, densidade e rumos que não previa, é como se eu estivesse descobrindo a história, em vez de inventá-la, rs. Esse conto vai ultrapassar a página e meia com certeza. Além disso, estou narrando dois episódios ao mesmo tempo, e o que diferencia um do outro é só o tempo verbal (não sei se vou conseguir explicar sem mostrar o texto, mas enfim). Nunca tinha escrito assim antes, ao menos não que eu me lembre rapidamente. Ok.

A questão 1 é: no meu mundinho tudo está lindo, maravilhoso, coerente e claro, mas... como vou saber se realmente está? Já tentei deixar o texto dormir, mas enquanto não terminar de escrever, por mais que eu não o veja nem trabalhe nele, não consigo me distanciar. É meio mimimi, mas rola uma certa afeição pelo filho que está sendo gerado, se é que vcs me entendem. XD

E vem a 2: distanciar-se enquanto o texto não está pronto não atrapalha o processo criativo?
E a 3: o trabalho com as estruturas é coincidente com a escrita ou vem com a revisão? (óbvio que não to me comparando, oras, mas imagino como o Guimarães Rosa fazia isso. A estrutura dele é parte fundamental do texto. Será que ele primeiro rascunhava em "português corrente" e depois fazia aquelas loucuras todas? Não sei, acho que não faria muito sentido. Mas e esse "atraso" no desenvolvimento da trama, será que é mesmo prejudicial?)

Desculpa, galera, mas meus amigos do mundo offline não partilham desses questionamentos existenciais, a terapia tem mesmo que ser com vcs... XD
 
Quanto ao 3, creio que isto dependa um pouco de autor pra autor... Eu já cogitei fazer isto; mas nunca experimentei... Talvez funcione mais com uma linguagem experimental. Eu não escreveria uma poesia neste método, por exemplo.

Quando ao 2, eu considero o distanciamento fundamental. Preciso paralisar o texto e observá-lo de longe, deixá-lo na geladeira e ficar ruminando nele sem sequer lê-lo. Quando eu começo a me confundir com nomes, com ações, técnicas e outras coisas que eu utilizei, aí é a hora de voltar pro texto. Escrever um texto é como pintar um quadro (pra mim a literatura, além de filha da música, é filha da pintura). Você começa com os esboços e, depois, faz a pintura por cima, sempre, por vezes, distanciando-se da obra e observando o panorama dela. Depois você continua o trabalho, termina e vai dar os retoques, sempre, por vezes, distanciando-se e observando o panorama. O panorama é essencial.

Agora, quanto a 1, pelo que eu entendi, você está um pouco receosa do conto estar crescendo demais em seu meio? Se for isto, posso te confortar: Ulysses de James Joyce era pra ser um conto no final do Dublinenses e se tornou o que é. Joyce dizia que "as coisas boas aparecem enquanto se escreve". Se o bolo cresce demais no forno, é porque vão chegar mais convidados.
 
Manu,

Ao ler muitos relatos de como escritores trabalham encontrará mais exceções do que regras, cada um escreve de um jeito. Em relação à sua primeira pergunta: se está no meio de processo, escreva, distanciamento é incongruente com esta proximidade, não que você não possa em alguns minutos distanciar-se ao reler e voltar ao fluxo, mas ao mesmo tempo é obviamente impossível.

No caso da segunda questão, distanciar-se enquanto o texto não está pronto é fundamental em escritos mais longos, não tem outro jeito, talvez por você escrever textos tão curtos tenha esta dúvida, mas a maioria dos bons textos não vem de uma só vez, veja os bons poetas, João Cabral às vezes demorava anos em um poema com menos de vinte linhas. O distanciamento é benéfico, conflita suas próprias idéias para que o melhor sobreviva.

A estrutura narrativa é um todo, pode ser escrita e reescrita, mas não pode ser estampada no texto pronto, é algo que funde todos elementos da escrita; você pode retocar, substituir palavras, clarificar idéias e isto não influenciará na estrutura narrativa básica, apenas no seu acabamento. Não consigo entender o que seja o “atraso no desenvolvimento da trama”, uma trama desenvolve-se, às vezes lentamente em poucas linhas, às vezes é muito mais longa, é da natureza da escrita.

Abraço,
Alex
 
"É meio mimimi, mas rola uma certa afeição pelo filho que está sendo gerado, se é que vcs me entendem." Manu

O autor deveria "odiar" o texto, talvez assim conseguisse encontrar os defeitos e corrigir no que for possível.Não é fácil odiar o filho.Concordo com o Alex e Mavericco. O distanciamento é benéfico ou fundamental.Mas já aconteceu comigo de um poema sair todo de uma vez e ficar meio que "engessado", no caso de texto em prosa isso é raro, acredito que seja.
 
1)
O distanciamento é necessário para uma leitura "isenta". Para adquirir distanciamento, minha sugestão inicial é deixar o texto pronto dormir na gaveta até você se esquecer.

Ou, outra ideia, arrumar bons "leitores-beta". Isto pode ser difícil. Tem que haver uma mistura de amizade, inimizade, modéstia, humildade, crueldade e querer, como você, que a história funcione.

Por outro lado, é bom lembrar, citando Gaiman, pessoas que sentem algo errado tendem a estar mais "corretas" que aqueles especialistas que apontam exatamente qual o problema e dizem como corrigí-lo.


2)
Distanciamento atrapalha o seu texto?

Isto varia de pessoa pra pessoa e de como cada um trabalha. Uns são mais espontâneos. Outros são mais cuidadosos. Alguns escrevem com o coração. Outros são escultores, preocupam-se com a "forma".

A princípio, no meu caso particular, acho que este "afastamento" pode atrapalhar DURANTE a construção do texto. Sem estar emocionalmente envolvido, vou acabar com a sensação de "perda de tempo".

Depois, entretanto, acho importante manter algum distanciamento. Você precisa saber (ou ter uma noção) COMO aquela história "funciona" para um "leitor médio".

3)
Experimentalismo.

Procure o ensaio "Três Leis" de Luis Brás no livro Muitas Peles. O ensaio faz um paralelo entre as Três Leis da Robótica de Asimov com o método do escritor Luis Bras e pode ajudá-la a tomar decisões quando quiser se "arriscar" ou se "divertir" no experimentalismo.

http://universofantastico.wordpress.com/2011/04/29/muitas-peles-de-luis-bras/
 
questionamento interessante: toda vez q me distanciei do texto - e deu certo - ele já estava pronto. o distanciamento dos inacabados só me fez esfriar a paixão. e a paixão, assim como o café, qdo requentada nunca tem o mesmo gosto.
 
Cada um tem sua bebida da paixão, uns gostam de café outros de vinho, que ao contrario da bebida fresca, quando é bom melhora com a idade, quando é ruim vira vinagre.

Abraço,
Alex
 
Quando eu começar a escrever, eu tento dar umas dicas. =D
 
Olha, Manu, não sei quanto aos outros, mas no meu caso, existem duas possibilidades: Ou 1. o texto já está pronto na minha cabeça, aí não tem jeito, é cuspir ele no papel do jeito que der para não perder o rumo e depois arrumar a estética e a gramática; ou 2. o texto nasce apenas de uma ideia original e o distanciamento é essencial para progredir na história sem que ela fique maçante, escrevendo vagarosamente para criar recursos de estilo que auxiliem na trama. (Lembrando que o 1. é exclusivamente para contos e o 2. é tanto para contos quanto para narrativas longas, que não é o seu caso.)

Bem, acho que é isso :sim:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo