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Problemas do Tráfego Aéreo Brasileiro

Me ligue daqui há uns 2 anos, senhora. O Código de Defesa do Consumir está do seu lado.


:obiggraz:


Olha só que divertido:

VIAGEM BH-RIO NO SUCATÃO DA FAB DIVIDE PASSAGEIROS

A inesperada viagem de Belo Horizonte para o Rio no barulhento Boeing 707 - o Sucatão -, fabricado em 1958 e que durante muito tempo foi o número 1 da presidência da República, dividiu os passageiros: um arquiteto reclamou que pagou à TAM quase R$1 mil pela passagem para viajar com muito pouco conforto, enquanto uma professora estava feliz porque chegou ao seu destino com dois filhos pequenos.

Cinco aviões da Força Aérea Brasileira foram incorporados ao esforço do governo para resolver o problema de congestionamento no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio. Dois seguiram viagem para Salvador, um para Fortaleza, um para Brasília e o Sucatão está na rota Rio-Belo Horizonte.

"Estou enjoado. É extremamente desconfortável", reclamou o arquiteto Luciano Costa, de 37 anos, que embarcou em Belo Horizonte para passar o Natal com a família no Rio. Ele contou que não esperou muito no Aeroporto de Confins: "Quando eu cheguei, ouviu alguém gritar: 'Quem quiser ir para o Rio, vem por aqui'. Eu fui e me dei bem". Ele acha que o esquema está confuso e que o avião não foi bem aproveitado."É grande demais. Só uns 30 lugares estavam ocupados."

O trabalhador rural Miguel Justino da Silva, de 64 anos, estava atordoado ao desambarcar do Sucatão no Rio. Ele saiu do Recife, num avião da TAM, para passar o Natal com os parentes num subúrbio do Rio. Na escala de Belo Horizonte, a viagem foi suspensa. Ele ficou 12 horas no aeroporto.

"Estou morrendo de fome. O pessoal é mal educado, não dá nem uma cadeira pra gente sentar", reclamou.

A professora Aline Macedo de Queirós, de 36 anos, estava satisfeita com a viagem no Sucatão. Os filhos - de oito e nove anos - tiveram espaço para brincar nos corredores do avião. "Foi superdivertido para eles."

Nenhum dos tripulantes era funcionário da TAM, o que, segundo ela, foi uma vantagem: "A tripulação da FAB é extremamente educada e simpática", disse.


Confins tá pior que feira hippie :dente:
 
Nah....é de TAM mesmo. :omfg:
boa sorte para a nenar
Se ela pegasse menos de 4 horas de atraso já tava bom pra mim tendo em vista a situação, mas quem vai viajar é ela e ela quem sabe o que é bom ou não... :-P O problema é pegar 6, 7, 10 horas de atraso igual ao povo tá pegando por aí...
vai diminuir e muito apartir do dia 25. a não ser que esteja indo para o rio...
A propósito, esqueci de agradecer pela explicação, Omykron. Valeu. =]
valeu nada.
pagamento na minha conta, pela palestra sobre manutenção de aeronaves.

ta achando q é só chegar e usar que ta tudo bem?
 
valeu nada.
pagamento na minha conta, pela palestra sobre manutenção de aeronaves.

ta achando q é só chegar e usar que ta tudo bem?
:disgusti:

Maldito capitalismo, primeiro o Fingol me cobra pra me hospedar na casa dele, agora o Omykron me cobra pela palestra virtual...vou ter que parar de pedir ajuda pros outros. :disgusti:

Ok, quando sair meu 13º eu te pago..... :dente: :roll:
 
Eu tô indo pra Natal na sexta 29, de GOL. Qualquer atraso menor que 10 horas tá valendo pra suportar. Vou levar dois livros, um travesseiro e uma garrafa de água de 1L. :D
 
A professora Aline Macedo de Queirós, de 36 anos, estava satisfeita com a viagem no Sucatão. Os filhos - de oito e nove anos - tiveram espaço para brincar nos corredores do avião. "Foi superdivertido para eles.

Olha a folga dessa senhora!
Virou festa!
 
Olha a folga dessa senhora!
Virou festa!

Mas quem foi de sucatão se deu "bem" pq vai receber reembolso da TAM(pelo menos segundo entrevista do presidente da TAM ontem). Coloco isso entre "" pq nego esperou 10 horas pra entrar no sucatão né...

Pior fio quem teve o bilhete endossado pra outra companhia. Esse, além de esperar não vai receber nada em troca.
 
para quem esperou 10 horas num saguão sem previsão alguma, conseguir embarcar por qualquer empresa já é lucro.
isso para aqueles que não tiveram a mala extraviada e/ou violada
 
Estou indo para Sao Paulo capital, agora dia 20/01, como a situacao vem melhorando, e nao estou prevendo nenhum atraso grave (eu tinha posto queta, mas pareceu que foi queda, de cair aviao!) novamente , TOMARA, acho que vai ocorrer tudo tranquilamente, mas tem muita coisa por traz disso, porque tudo isso apareceu justamente DEPOIS da tragedia do Boing da GOL com o aviao norte-americano?
Bom, mas para todos que viajarao de aviao, como eu, boa sorte, e faca como o amigo encima citou, leve um livro, um DVD portal e um filme, e comida e bebida, e pense, tempo, use-o mesmo quando parece que estamos disperdicando-o.
 
Última edição:
Eu tô indo pra Natal na sexta 29, de GOL. Qualquer atraso menor que 10 horas tá valendo pra suportar. Vou levar dois livros, um travesseiro e uma garrafa de água de 1L. :D

Na minha peregrinação pelo Brasil foram 4 livros lidos em aeroportos... acabava um e eu desesperado ligava pro Paulo ou pra Anne pedindo sugestão pra comprar.

porque tudo isso apareceu justamente DEPOIS da tragedia do Boing da GOL com o aviao norte-americano?

Pq o acidente trouxe investigação e a verdade surgiu, ou pelo menos uma parte dela. Os controladores de vôo acusados de culpa parcial mostraram qual era o motivo daquela culpa e entraram em operação padrão para mostrar como seria o trabalho deles com segurança. Qdo um acidente destes acontece aquilo q vc achou q dava pra ir empurrando não dá mais.

*********

Edit: Olhem este texto que está no Globo de hoje, enviado por um controlador de vôo.

Sou controlador de tráfego aéreo e ao contrário do que muita gente pensa, não gosto de ver passageiros exaustos, jogados pelos saguões dos aeroportos.

Na madrugada de 21 para 22 de dezembro, fui ao Aeroporto de Confins levar um amigo que embarcaria no vôo TAM 3312 para Recife.

Confesso que a sensação que tive foi péssima, ao ver idosos dormindo no chão, pessoas nervosas, que não conseguiam obter informações sobre o tempo real estimado para as decolagens de seus vôos e funcionários despreparados para lidar com o caos instaurado.

O vôo em que meu amigo embarcaria tinha decolagem prevista para 0h10, sendo que os painéis renovavam as informações continuamente, retardando a hora prevista para a decolagem, sem que os passageiros tivessem outras informações sobre a espera que ainda estaria por vir.

Às 3h15, o desespero era geral entre os passageiros, que exigiam informações dos funcionários. Estes, no entanto, não sabiam precisar absolutamente nada.

Diante das exaltações que presenciava, do desespero dos funcionários sendo verbalmente, e quase fisicamente, agredidos e da ansiedade do meu amigo que ia viajar, fiz uma coisa simples: liguei para o Centro de Controle Brasília (no CINDACTA I) e perguntei sobre o movimento do TAM 3312, que viria de Guarulhos para Confins e depois seguiria para Recife.

Fui prontamente informado de que o vôo estava a 103 milhas de Confins e pousaria em mais 25 minutos. Passei essa informação para a moça do check-in que, num primeiro momento desconfiada e alguns minutos depois aliviada, repassou-a aos passageiros ali presentes e, assim, o caos começou a se descaracterizar.

Pela minha atividade, tenho acesso a informações que os demais passageiros não têm; eles nem sabem que existe um órgão chamado ACC BS e, mesmo que soubessem e ligassem para lá, não conseguiriam nada. Mas a companhia tem acesso a esse serviço; o que faltou foi manter os funcionários de Confins informados para que eles pudessem conter os ânimos dos passageiros.

Concordo, portanto, com o presidente Lula, quando ele afirma que é fundamental manter os passageiros informados e questiono a postura da TAM, que só passou aos passageiros o horário estimado para o pouso da aeronave, após a informação fornecida por mim.
 
Última edição:
Então, eu chguei viva e bem aqui em Salvador. Para minha surpresa, o voo não atrasou NADA. É verdade que esse voo vem do Rio, fica mais de 1 hora em confins e depois começa uma nova rota (SSA e Maceio). Ele chegou uma meia hora atrsado do rio, mas compensou não ficando esse tempo todo em solo.

Anyway, overbooking teve. Tinha um passageiro a mais e as aeromoças foram perguntando para as adultos acompanhados de crianças se algum deles concordava em levar a criança no colo. Eu estava sentada do lado de uma moça com a filha e o marido dela e o outro filho estavam do outro lado do corredor. Eles não concordaram em levar s crianças no colo, afinal tinham comprado os assentos para elas e pago por eles. Alguém mais no fundo do avião concordou em levar o filho no colo e o saímos com uns 5 minutos só de atraso.

Eu me pergunto se é seguro levar crianças no colo em avião. No caso de despressurização da cabine, caem máscaras suficientes para todo mundo? De qualquer jeito, deu tudo certo. Tirando que a menina do meu lado não ficou quieta um segundo e me chutou metade da viagem. Criança devia ir sedada ou em jaulas especiais no compartimento de bagagem :mrgreen:
 
Eu gostaria de ouvir de quem entende sobre isso:

Fonte: O Globo
Aeronáutica aponta motim de controladores como causa do apagão aéreo

O Comando da Aeronáutica concluiu o Inquérito Policial Militar (IPM) que apurava as responsabilidades pela operação-padrão desencadeada pelos controladores de vôo no fim de outubro do ano passado. No documento, já encaminhado ao Ministério Público Militar, a Força Aérea acusa a categoria de ter realizado um motim — crime grave nas Forças Armadas — planejado em um encontro secreto no Parque da Cidade naquele mês. Porém, sem apontar culpados específicos, o inquérito não deverá resultar em punições. Segundo algumas fontes, o vazamento desse IPM visaria a fortalecer a tese de manter o setor sob controle militar.

O conteúdo do IPM foi revelado na edição de ontem do jornal “Correio Braziliense”. O Comando da Aeronáutica não comentou os detalhes, limitando-se a informar que o processo de investigação realmente foi concluído. Controladores de vôo ouvidos pelo GLOBO confirmaram a realização da “assembléia” no parque. Nela, cerca de 60 profissionais quase aprovaram uma greve, que acabou substituída pela operação-padrão. O IPM incluiria ainda, segundo o “Correio”, panfletos anônimos, convocando os controladores para a paralisação parcial.

Procurados, Jorge Nunes Oliveira, da associação dos controladores militares no Rio, e Wellington Rodrigues, da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo, não retornaram as chamadas.

Os militares não podem ser sindicalizados ou ter qualquer representação legal da categoria profissional. Isso deve-se à questão da hierarquia nas Forças Armadas e, justamente por isso, uma rebelião — ou motim — é considerada insubordinação, um crime grave no Código Penal Militar.


Para controlador, vazamento do IPM é mera estratégia

O IPM é um reflexo direto do caos aéreo posterior à queda de avião da Gol, em 29 de setembro, que matou 154 pessoas. Após os depoimentos dos pilotos do jato Legacy que se chocou com a aeronave, os controladores passaram a temer que fossem responsabilizados pelo acidente. O clima de tensão levou à reunião em Brasília, que sedia o Cindacta 1, o maior centro de controle aéreo do Brasil.

Queixosos do ritmo e das condições de trabalho impostos pela Força Aérea Brasileira (FAB), os controladores decidiram trabalhar estritamente dentro das recomendações internacionais e monitorar no máximo 14 aviões por vez. Além disso, decidiram cumprir a carga horária limite e não aceitar trabalhar com quaisquer problemas de saúde ou estresse. Para chamar a atenção para seus problemas, em vários dias aumentaram o espaçamento entre pousos e decolagens. Isso estrangulou a capacidade de controle do tráfego aéreo, gerando atrasos e cancelamentos de vôos em todo o país.

Para controladores, o vazamento do conteúdo do IPM é uma estratégia do Comando da Aeronáutica:

— É uma reação para mudar o foco do problema, que é a desmilitarização do setor — afirma um profissional.

Outro controlador diz que o encontro no Parque da Cidade não foi uma assembléia nem teve conotação política, para tentar derrubar um dirigente da Aeronáutica. Mas deixa escapar que a iniciativa visava a dar outra dimensão ao assunto, extrapolando o universo militar, e conquistar novos interlocutores:

— Nossos superiores não nos ouvem. O caminho foi falar com o Waldir Pires (ministro da Defesa).

<Os controladores acreditam que a estratégia foi parcialmente bem-sucedida. Embora alguns defendam a retomada da operação-padrão, para que as reivindicações não caiam no esquecimento, a categoria prefere aguardar o governo federal. Espera-se que depois do carnaval o governo anuncie algumas medidas para o setor, como a criação de uma carreira específica e o início da desmilitarização.

A categoria quer ficar ligada ao Ministério da Defesa, à Casa Civil ou à Infraero, além de equiparar salários aos de policiais federais. Quer, ainda, que a carreira seja de nível superior.
 
Nenhum de vcs por aqui provavelmente se lembra disso, a não ser por haver lido em livros de história (e não são todos que trazem o fato). No episódio da bomba no Riocentro (que era uma armação do SNI para justificar a repressão dura do regime militar), o IPM concluiu exatamente o que o exército queria, e isso é o que qualquer IPM realizado em qualquer força armada brasileira vai demonstrar: a visão do oficialato sobre determinado tema. Visão, claro, conveniente à manutenção de seu Status Quo, ao acobertamento de suas falhas, ao atavismo e postura reacionárias oriundos da caserna.
Se tudo o que os controladores fizeram e disseram e demonstraram não der em nada, que pese a afirmação da entidade internacional de trafego aéreo (que trabalha com muito mais seriedade e responsabilidade em assuntos do gênero). Em seu único comunicado oficial por aqui, no auge da crise, seu representante proferiu este comunicado:
"A questão da desmilitarização ou não do tráfego aéreo brasileiro não se coloca no centro da questão. O que é uma aberração no sistema brasileiro é que apenas um órgão controla TODAS as partes do sistema, a prestação do serviço ATCO, a normatização, a investigação e as eventuais punições e medidads corretivas, e esse órgão NÃO É UMA INTITUIÇÃO DEMOCRÁTICA E TRANSPARENTE, como o deveria ser num regime democrático como o Brasil."

Resumindo: quem cria O gato, o rato e fornece o queijo é uma mesma entidade!!!!

De resto, investigação sem culpado? Ora, meus senhores, onde estamos agora, no Brasil ou nos EUA? (será a AL QAEDA responsável pelo motim dos controladores?)
 
Eu aproveito para fazer uma pergunta: Foi dito que outra operação padrão ia ser feita no começo de fevereiro ou nas vésperas do carnaval. Essa informação é verdade?
 

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