• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Problemas do Tráfego Aéreo Brasileiro

Tava vendo no Jornal Hoje. Aparentemente a situação piorou MUITO nesse feriado, como era de se esperar.

Vôos com 12, 13 horas de atraso, ao invés da média de 2 horas de antes.

Gente quebrando guichê de aeroporto e assumindo o lugar dos funcionários.

Desembarque do aeroporto de Recife completamente vazio pela manhã.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u127752.shtml

Poucos vôos foram confirmados em Cumbica e em Congonhas. Os passageiros também enfrentam dificuldades para obter informações nos balcões da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) por causa da sobrecarga de ligações.

No aeroporto Tom Jobim, no Rio, 23 pousos foram cancelados, assim como 19 decolagens. De acordo com a Infraero, não há como precisar o número de vôos atrasados. No aeroporto Santos Dumont nenhum vôo foi confirmado na manhã desta quinta.

No Tom Jobim, o saguão está lotado, e, passageiros, revoltados, danificaram o balcão da Gol. A polícia foi acionada para coibir novos tumultos. Em Cumbica, discussões foram registradas.

Os atrasos causam um efeito cascata nos terminais do país. Cansados, alguns passageiros desistiram da viagem nos aeroportos.

Em Minas, todos os vôos marcados estão atrasados nos aeroportos da Pampulha e Tancredo Neves.

Em Salvador, o aeroporto Luís Eduardo Magalhães registra somente previsão de vôos de chegada e partida para o período da tarde. No aeroporto de Brasília, de acordo com a Infraero, a situação foi normalizada pela manhã, embora com atrasos.

Bizarro.

Será que as coisas não melhoram um pouquinho até o dia 14, hein? Ao invés de 15 horas de atraso, só 2 ou 3.... :-P
 
Meriadoc, imagina o seguinte:

Brasília tem três grandes setores, onde operam seis controladores por vez (são dezoito a cada duas horas, se forem respeitadas as horas de descanso necessárias) e cada turno de serviço é de oito horas. Para estar apto a operar em um desses setores (conhecer rotas e cruzamentos, auxílios a navegação, alternados, altitudes e referências geográficas) um controlador leva, em média, dois anos, entre curso radar, estágio assistido, homologação, operação assistida e operação como "senior".
Devido ao acidente como vôo da GOL, uma equipe inteira destas foi afastada (numa escala 3 por dois, só restaram quatro equipes), e os operadores das outras foram redistribuídos no setor que ficou desfalcado.
Então, o cara já está abalado pelom peso do acidente (no Eurocontrol, por exemplo, os operadores da Sky Guide demoraram mais de um ano para retomar o volume de tráfego sob sua responsabilidade após o acidente do Lago constance), não conhece suficientemente o espaço aéreo em que opera, enfrenta os mesmos problemas de freqüência e detecção radar que estão aí e nem são comentados, sofre pressões do Brasil todo, de autoridades civis e militares, para que aceite mais e mais vôos (a média por setor, em Brasília, chegou a 26 aeronaves sob vigilância por operador, um absurdo!) e ainda se quer que este profissional "dê uma mãozinha pro pessoal do feriado" e coloque em risco mais alguns milhares de passageiros? Sinceramente, permita-me uma comparação meio tosca, mas adequada a esta situação:
Você está na estrada pedindo carona e para um motorista completamente bêbado que lhe diz que o leva até seu destino... você embarca?
 
não esqueça que o pessoal que voa na região aonde a agropecuária é o carro forte da região (interior de são paulo, goias e o mato grosso, e o mato grosso do sul) tem um problema crônico, nunca sanado pela ANATEL, da interferencia dos Celulares Rurais ilegais, que usam banda de comunicação aérea.
então pensa, poucos controladores, sistema de comunicação deficiente, amparo do estado é minimo.

A reinvidicação dos CTAs é de melhores condições de trabalho (2 horas de trabalho para 2 de folga, que no Brasil não é respeitado, 14 aeronaves por operador...), eliminar a divisão nos tipos de CTA (hoje existem 3: DACTA, Aeronáutica e INFRAERO), melhores salários e desmilitarização do CTA civil.

Um outro problema que se eclode nesta crise, é a falta de estrutura aeroportuaria da infraero, que tem a taxa de embarque mais cara do mundo, tarifas carissimas de estadia das aeronaves no solo e tem uma das piores estruturas para o atendimento de aeronaves e passageiros.
 
Meriadoc, imagina o seguinte:

Brasília tem três grandes setores, onde operam seis controladores por vez (são dezoito a cada duas horas, se forem respeitadas as horas de descanso necessárias) e cada turno de serviço é de oito horas. Para estar apto a operar em um desses setores (conhecer rotas e cruzamentos, auxílios a navegação, alternados, altitudes e referências geográficas) um controlador leva, em média, dois anos, entre curso radar, estágio assistido, homologação, operação assistida e operação como "senior".
Devido ao acidente como vôo da GOL, uma equipe inteira destas foi afastada (numa escala 3 por dois, só restaram quatro equipes), e os operadores das outras foram redistribuídos no setor que ficou desfalcado.
Então, o cara já está abalado pelom peso do acidente (no Eurocontrol, por exemplo, os operadores da Sky Guide demoraram mais de um ano para retomar o volume de tráfego sob sua responsabilidade após o acidente do Lago constance), não conhece suficientemente o espaço aéreo em que opera, enfrenta os mesmos problemas de freqüência e detecção radar que estão aí e nem são comentados, sofre pressões do Brasil todo, de autoridades civis e militares, para que aceite mais e mais vôos (a média por setor, em Brasília, chegou a 26 aeronaves sob vigilância por operador, um absurdo!) e ainda se quer que este profissional "dê uma mãozinha pro pessoal do feriado" e coloque em risco mais alguns milhares de passageiros? Sinceramente, permita-me uma comparação meio tosca, mas adequada a esta situação:
Você está na estrada pedindo carona e para um motorista completamente bêbado que lhe diz que o leva até seu destino... você embarca?
Calma, amigo. Eu não quis dizer que queria eles "dessem uma mãozinha no feriado" nem nada, só estava comentando a respeito da situação caótica que surgiu quando os controladores começaram a seguir as normas. :|

O que me assusta é que isso já era pra ter acontecido há muito tempo se os controladrores cumprissem as normas desde sempre, pelo visto. E o pior é que eu viajei um monte de vezes de avião de 2 anos pra cá. :omfg:

A minha dúvida a respeito da melhoria na situação é devido ao fato da minha namorada vir de Belo Horizonte pra cá no dia 14. Já li em alguns sites que a situação pode melhorar depois desse feriado. Vocês que estão inseridos no processo confirmam isso, ou é mais uma dessas merdas que a imprensa divulga a toa?
 
isso é papo da aeronautica para tentar por panos quentes na situação.
a tendencia é piorar, principalmente nessa época aonde chuvas de verão aparecem em são paulo, e é a época de chuva em belo horizonte e brasília.
ai já imagina a situação.
 
isso é papo da aeronautica para tentar por panos quentes na situação.
a tendencia é piorar, principalmente nessa época aonde chuvas de verão aparecem em são paulo, e é a época de chuva em belo horizonte e brasília.
ai já imagina a situação.
:|

Já vi que vou ter que ir buscar a Mari no aeroporto 2 dias depois. :wall:

------------------------------------------------------------------------------------

Aeronáutica convoca força-tarefa e conta com reforços contra atrasos em vôos

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u127760.shtml

No sétimo dia de caos nos aeroportos do país, o Comando da Aeronáutica convocou, nesta quinta-feira, controladores de tráfego aéreo que trabalham no Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), com sede em Brasília, como medida emergencial para tentar pôr fim ao caos nos aeroportos.

A convocação é obrigatória e atinge 149 controladores --o não-cumprimento pode acarretar em punição. Além disso, o controle do tráfego aéreo foi reforçado por mais 18 pessoas --11 militares da reserva, quatro remanejados do Rio, São Paulo e Curitiba e três transferidos de operações militares para civis.

Isso adianta alguma coisa? Creio que essa convocação não deve suprir a demanda de pessoal. Além disso, adianta chamar um monte de controladores de vôo se as condições de trabalho continuarem as mesmas?

Olha, eu sou leigo e o que eu entendo do trabalho dos controladores é o que eu vejo na televisão: eles monitorando os vôos por aqueles monitores ligados aos radares. A minha questão é, existem atualmente monitores suficientes pra todos esses controladores que a aeronáutica quer colocar a mais, ou o governo ainda ia ter que investir pra melhorar isso também?

Tem como realmente encaixar todos esses profissionais nas suas funções com a estrutura física que existe agora, ou eles iam ter que superlotar as torres de controle? :-P
 
ele só vai conseguir enfurecer os controladores ainda mais.
pode normalizar até domingo, depois disso, a retaliação vai ser maior, e não duvido que se extenda a nivel nacional.

alias, parabens aos brigadeiros. |:
 
Meu pai encarou tudo isso e veio de brasília como funcionário de empresa aérea quando outros vôos da Tam estavam atrasadas e gente queria lugar. Ele tem a coragem e o poder =X
 
Operação-padrão foi articulada informalmente por militares
DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A redução da atividade dos controladores de tráfego aéreo em Brasília não foi articulada de maneira sindical. Não houve assembléia nem reunião, mas somente uma iniciativa informal de um pequenos grupos, que ganhou a adesão dos demais num movimento boca-a-boca, segundo um profissional que trabalha no Cindacta-1.
José Ulisses Fontenele Figueira, ex-presidente e fundador da associação brasileira dos controladores, diz que a situação foi agravada pelo pedido de licença médica, por estresse, de dez profissionais nos últimos dias -que se somaram aos oito que já afastados devido ao acidente com o vôo 1907 da Gol. Em Brasília, são 236 profissionais atuando no controle de tráfego, entre civis e militares.
Dois operadores de Brasília disseram à Folha que sempre houve supervisores que aceitavam e outros que não toleravam ultrapassar os limites definidos pelos manuais. Nos últimos dez dias, ao sentir que os resistentes ganhavam força, a adesão aumentou, causando um efeito cascata.
A Folha apurou que, numa reunião tensa em Brasília na semana passada, um brigadeiro ameaçou prender quem oferecesse resistência. Disse, na frente dos controladores, que a situação só seria resolvida quando fizesse a detenção de "meia dúzia" por motim.

Figueira foi um dos convocados para a reunião com outros oficiais da reserva, em Brasília, convidados a voltar a operar em razão da crise. Ele disse que a adesão foi pequena.

Motivo
Uma medida tomada na semana passada pela Aeronáutica, a reboque da queda do Boeing, levou os controladores de Brasília a retardar a chegada ou saída de vôos, com atrasos em todos os aeroportos do país: dobrar a área monitorada por alguns operadores do radar.
Com a ausência de 18 controladores, o Cindacta-1 cancelou alguns "setores" -áreas do espaço aéreo acompanhadas por pessoal em terra. Esses perímetros foram, então, incorporados a outros. Cada setor é fiscalizado por um controlador.
O problema é que a legislação estabelece um número máximo de vôos controlados por instante. Se os aviões na tela ultrapassarem 14, dá-se início ao controle de fluxo, que significa retardar outras aeronaves, em solo ou em deslocamento.
Com a fusão de setores, um controlador que acompanhava 14 vôos poderia vigiar 28 no instante seguinte. Para evitar este problema, que afeta a segurança, foi determinado o atraso nas decolagens.
Conforme Jorge Oliveira, presidente da associação de controladores do Rio, o setor vive um déficit que gira de 400 a 500 profissionais nos últimos 20 anos, período no qual não houve concursos para reposição de vagas. Dos controladores no país, 2.212 são militares e 571 civis, diz a Aeronáutica.

"Pois é"
O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, avaliou ontem que a subordinação dos controladores à Aeronáutica engessa a solução dos problemas. Disse ele que o comando foi informado repetidas vezes sobre os problemas estruturais da carreira e da necessidade de ampliação do número de funcionários.
Mas, a julgar pela resposta do ministro da Defesa, Waldir Pires, as queixas não foram repassadas para cima. Depois de dizer que não sabia dos problemas e indagado sobre quais outros os comandantes não o informam, Pires foi lacônico: "Pois é. Essa é a verdade."

Fonte: Folha de SP, 02/11/2006
 
Só resta dizer duas coisas:

Os colegas de Brasília foram tirados das famílias com o único intuito de pressionar militarmente a "sargentalha" a voltar ao trabalho escravo, pois não há como operar com segurança além da capacidade que está aí instalada hoje. O problema não é equipamento, e como o Omycron sabiamente disse, o que avião menos faz nessa época do ano é voar em rota, devido ao mal tempo que se espalha por todos os cantos do país. Aí, aqueles aviões que eram "vigiados", tem que ser "vetorados", conduzidos pelo controlador ou monitorados em desvios de rota, o que exige menos tráfegos e mais atenção de profissionais que estão, literalmente, presos no quartel, a disposição de um reizinho que acha que pode decidir sobre a aviação do país como quem comanda um batalhão de infantaria!

Segundo e último: Se não mudar agora, essa estrutura vai sim, gerar mais acidentes e mais mortes, hoje, amanhã, quem sabe daqui ha dez anos, mas com certeza vamos voltar a ter incidentes de tráfego (olha, para quem não sabe, centenas de incidentes ocorrem anualmente nos céus do Brasil, quando um avião passa muito perto um do outro, por descuido de um controlador cansado (que as vezes assumiu a posição depois de um desfie militar ou de um serviço de 24 de guarda e segurança) e massacrado por chefias que lhes negam desde um intervalo digno para descanso, até uma jornada regular que traria equilíbrio à sua vida pessoal. Por que isso nunca vem a tona? Estatuto dos Militares, Prisão, Inquérito Militar, Exclusão a Bem da Disciplina! Estas são as armas com que o tráfego aéreo é administrado e administra sua críticas internas, e de no que deu...
 
Aii eu preciso viajar de avião pra fazer as provas no Rio Grande do Sul..
já pensou se atrasa e eu perco as provas.. /MEDO
 
Aii eu preciso viajar de avião pra fazer as provas no Rio Grande do Sul..
já pensou se atrasa e eu perco as provas.. /MEDO

pensei que você pode não chegar nas provas por motivos de forca maior, leia-se morreu no meio do caminho. Disso você devia ter mais medo.
 
pensei que você pode não chegar nas provas por motivos de forca maior, leia-se morreu no meio do caminho. Disso você devia ter mais medo.

Aahhhh valeu querida Primula.. assim vc me tranquiliza mais ainda!!!!
 
pensei que você pode não chegar nas provas por motivos de forca maior, leia-se morreu no meio do caminho. Disso você devia ter mais medo.

Peguei um vôo Rio - Curitiba domingo passado que deu até raio...uma explosão... um clarão... um pavor... sei lá se foi no avião ou do ladinho
Quase morri.
Fora que ficamos sobrevoando Ctba por 1 hora até conseguirmos pousar...
 
Última edição:
Peguei um vôo Rio - Curitiba domingo passado que deu até raio...uma explosão... um clarão... um pavor... sei lá se foi no avião ou do ladinho
Quase morri.
Fora que ficamos sobrevoando Ctba por 1 hora até conseguirmos pousar...


Sim eu estou começando a me apavorar!!
 
Sim eu estou começando a me apavorar!!
Não se preocupa não... vou te dizer o que a mulher sentada do meu lado me disse calmamente... "se a gente bateu em outro avião, a gente morre em 10 segundos, nem sente a queda, foi só um raio mesmo" .
Essa merece meu Troféu :joinha:
 
Não se preocupa não... vou te dizer o que a mulher sentada do meu lado me disse calmamente... "se a gente bateu em outro avião, a gente morre em 10 segundos, nem sente a queda, foi só um raio mesmo" .
Essa merece meu Troféu :joinha:
pelo menos ela não faz o que eu faço....
na hora que o avião começa a deser eu solto
"enfim, caindo..."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo