• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Problemas do Tráfego Aéreo Brasileiro

BCV e BCT são profissionais do mesmo quadro, a mesma especialidade, só que a nomenclatura é diferente devido a uma mudança na nomenclatura dos quadros da Aeronáutica. Assim, BMA = BMN = BSH = BHE = (mecânico de Vôo)! Objetivo desta mudança: Agrupar as subespecialidades, reduzir tempo de formação, economizar grana pra sobrar para as reuniões nos Clubes de Oficiais, reformas de residências de Comandantes, cursos e viagens ao exterior, e coisas assim, tão importanes...
 
Vem cá, em outros países o controle do espaço áerea, até na aviação civil,é responsabilidade da Aeronáutica?

A princípio, eu acho que tem que ser responsabilidade militar sim, porque mesmo em se tratando de aviação civil, o espaço aérea é questão de segurança nacional. Mas eu não sei se há meios tão ou mais eficazes por aí que funcionem por não serem de competência da aeronáutica.
 
Vem cá, em outros países o controle do espaço áerea, até na aviação civil,é responsabilidade da Aeronáutica?
não.
tem a FAA nos eua, que é 100% civil; na europa tem a JAA, que é civil....
pouquissimos países mantem seu espaço aéreo sob controle dos militares.
A princípio, eu acho que tem que ser responsabilidade militar sim, porque mesmo em se tratando de aviação civil, o espaço aérea é questão de segurança nacional. Mas eu não sei se há meios tão ou mais eficazes por aí que funcionem por não serem de competência da aeronáutica.
a segurança do espaço aéreo e controle do fluxo de aeronaves indo e vindo do país deveria ser de responsabilidade da aeronautica. Controle e vigilancia na mão dos civis.
 
Senhores,
Uma coisa é Defesa Aérea (vigilância do espaço aéreo, capacidade de identificação, interceptação de possíveis agressores, capacidade de monitoramento das fronteiras aéreas para o combate ao narcotráfico, à biopirataria, enfim, questão de SOBERANIA NACIONAL) isso, meus amigos, o Brasil não tem, por culpa única e exclusiva do contingenciamento histórico de verbas para os militares, que em seus sonhos megalomaníacos forjaram uma Força Aérea nos moldes da USAF (de quem, diga-se de passagem, receberam de graça, ao final da 2ª Guerra, aviões, equipamentos, bases como Recife e Natal) e deu no que deu, com a realiadde atual de aviões canibalizados, esquadrões de vôo desmontados, aviões de caça arrendados para manter o treinamento dos nossos excelentes (são mesmo, sem ironia) pilotos de combate.

Outra coisa é controle de Tráfego Aéreo (atividade de cunho inteiramente diferente, que visa assegurar a eficiente, econômica e, sobretudo, SEGURA operação de aeronaves que transportam bens de consumo, suas tripulações e passageiros nos deslocamentos ao longo do espaço aéreo brasileiro e aqueles assumidos pelo Brasil mediante acordos internacionais), atividade em nada afeta à caserna ou à "filosofia" militar, que exige um alto grau de comprometimento, responsabilidade, espírito de equipe e respeito, sobretudo, à vida humana, tanto no que tange à segurança das vidas confiadas ao sistema quanto ás inúmeras vidas daqueles que podem ser afetados, direta ou indiretamente, por um acidente aéreo.

Para esta segunda atividade, exige-se um grupo cuja formação priorize o profissionalismo, a dedicação, a constante capacitação, o incessante aperfeiçoamento e, acima de tudo, a capaciade de analisar constantemente os procedimentos e regras com as quais trabalha, visando sempre, a todo momento, uma operação que se traduza no trinômio: segurança, rapidez e economicidade.

Hoje, no Brasil (e em alguns poucos países do mundo, todos com volumes de tráfego muuuito menores que o nosso), ainda se tem apenas um profissional fardado executando estes dois serviços. porquê? Somente porque é econômicamente inviável a estes países separarem os sistemas para atender uma aviação de pequena monta.
A pergunta que nós fazemos agora (e para a qual todo controlador já sabe, há muito, a resposta) é a seguinte:
Onde o país quer chegar se admite que, em pleno regime democrático, um dos pontos fulcrais de sua economia fique sob responsabilidade EXCLUSIVA de comandantes militares, cuja formação (tanto gerencial quanto humana)está muito aquém daquela necessária à total compreensão da dimensão deste setor tão importante no mundo moderno que é a aviação comercial?

O resto (que é muito) só tem importância a partir desta premissa, e é a ela que este governo dito democrático, dito trabalhista, dito de esquerda, deve responder.
 
Bem, resumindo um pouco o ponto do Alcarinollo e usando EUA como exemplo:

NORAD - North American Aerospace Defence Command (Comando da Defesa do Espaço Aéreo Norte-Americano)
en.Wikipedia.org disse:
North American Aerospace Defense Command (NORAD) is a joint organization of the United States and Canada which provides aerospace warning and control for North America.[...]

NORAD's main facilities in Colorado are administered by the U.S. Air Force under the command of the 721st Mission Support Group, part of the 21st Space Wing, headquartered at Peterson Air Force Base.

FAA - Federal Aviation Administration (Administração da Aviação Federal)
en.Wikipedia.org disse:
The Federal Aviation Administration (FAA) is an agency of the United States Department of Transportation with authority to regulate and oversee all aspects of civil aviation in the U.S.

Ou seja:

NORAD = SINDACTA (ou qualquer que seja o nome)
FAA = ANAC

Espero ter ajudado.
 
Omykron e outros profissionais e entusiastas do setor da aviação:

Poderiam me explicar o que aconteceu de errado com os aviões da TAM? Algum de vocês tem informações a respeito do que necessitou de manutenção nesses aviões?



Muito bizarro isso que está acontecendo agora....juntando com as chuvas e com o movimento do fim de ano, já to vendo o povo que comprou passagens pro dia 24 à tarde tendo que passar o natal no aeroporto e ficando completamente doido... :?
 
...As causas que estão originando o “apagão aéreo” são os problemas no sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, conforme está sendo amplamente noticiado nos últimos dias.
Problemas que, infelizmente, fogem de nossa alçada. A TAM vem se empenhando em minimizar os efeitos destes problemas no que estiver a seu alcance da melhor maneira possível...

http://www.tam.com.br/b2c/jsp/default.jhtml?adPagina=3&adArtigo=9688

:think:

Problemas operacionais da TAM no Rio de Janeiro e o mau tempo em São Paulo anteontem provocaram os problemas, segundo a Anac.

Os atrasos no aeroporto Tom Jobim, no Rio, geraram atrasos subsequentes em aeroportos de outras cidades. A TAM divulgou nota que informava que seus vôos domésticos apresentaram atrasos médios de duas horas em razão de fatores climáticos e de manutenção não programada de aeronaves. No Rio, segundo a empresa, também houve interrupção na rede de dados, o que contribuiu para os atrasos.

Outro efeito cascata de atrasos aconteceu por causa do mau tempo anteontem à noite em Congonhas (zona sul de São Paulo). A tempestade provocou o fechamento do aeroporto duas vezes a partir das 19h15. O sentido das pistas de pouso e decolagem foram invertidas três vezes por causa dos ventos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u129589.shtml
 
Omykron e outros profissionais e entusiastas do setor da aviação:

Poderiam me explicar o que aconteceu de errado com os aviões da TAM? Algum de vocês tem informações a respeito do que necessitou de manutenção nesses aviões?
para por a malha de vôos nos horarios, o tempo de manutenção diminuiu.
nesse tempo de revisão aqui e ali, ficam itens ACR (Ação Corretiva Retardada, alguns podem demorar até 96horas para serem corrigidos) e simplesmente isso vai acumulando, até um ponto que a aeronave não tem o mínimo de equipamento operacional para decolar.

Com o trilho apertado, o tempo para fazer a manutenção corretiva diminui, e com isso, mais e mais itens ficam acumulados, até uma hora que não tem como, a aeronave não decola até a manutenção fazer o que tem de ser feito.

Só para informação... Uma aeronave tem sempre de sofrer revisões periódicas, sendo divididas em quatro tipos, dependendo do nível da revisão. A mais simples é o chamado Check A, que passa de uma revisão leve em algumas partes do motor (quantidade de óleo lubrificante e hidraulico e outras coisas), depois vai para o check B, check C, e o Check D, que faz uma revisão completa em toda a célula do avião (inclui busca por trincos em toda a superficie da aeroanve, verificação completa do sistema elétrico e uma kctada de itens).

Muito bizarro isso que está acontecendo agora....juntando com as chuvas e com o movimento do fim de ano, já to vendo o povo que comprou passagens pro dia 24 à tarde tendo que passar o natal no aeroporto e ficando completamente doido... :?
Bizarro eu não diria, mas eu gostaria de ratificar que eu previ isso. Tava na cara.

...As causas que estão originando o “apagão aéreo” são os problemas no sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, conforme está sendo amplamente noticiado nos últimos dias.
Problemas que, infelizmente, fogem de nossa alçada. A TAM vem se empenhando em minimizar os efeitos destes problemas no que estiver a seu alcance da melhor maneira possível...

http://www.tam.com.br/b2c/jsp/default.jhtml?adPagina=3&adArtigo=9688

:think:

Problemas operacionais da TAM no Rio de Janeiro e o mau tempo em São Paulo anteontem provocaram os problemas, segundo a Anac.

Os atrasos no aeroporto Tom Jobim, no Rio, geraram atrasos subsequentes em aeroportos de outras cidades. A TAM divulgou nota que informava que seus vôos domésticos apresentaram atrasos médios de duas horas em razão de fatores climáticos e de manutenção não programada de aeronaves. No Rio, segundo a empresa, também houve interrupção na rede de dados, o que contribuiu para os atrasos.

Outro efeito cascata de atrasos aconteceu por causa do mau tempo anteontem à noite em Congonhas (zona sul de São Paulo). A tempestade provocou o fechamento do aeroporto duas vezes a partir das 19h15. O sentido das pistas de pouso e decolagem foram invertidas três vezes por causa dos ventos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u129589.shtml
agora me responda. você realmente acha que só os aviões da TAM estão atrasados?
tem vôo da GOL/Varig com 3 horas de atraso...
eu acho que alguém aceitou o papel de mártir para lucrar depois.
 
agora me responda. você realmente acha que só os aviões da TAM estão atrasados?
tem vôo da GOL/Varig com 3 horas de atraso...

Realmente não precisa ser muito esperto para ver isso.Eu consultei bastante o site da infraero acompanhando os atrasos e tinha avião da Gol pior que os da TAM. Por outro lado, em média os da TAM estavam piores.

E as "sucatinhas" já entraram na dança essa noite. Quero nem ver o caos que vai ser hoje...
 
Última edição:
Na verdade eu fico meio enjoado na hora que decola, e sempre enchem dizendo que não posso ir ao banheiro.
 
E as "sucatinhas" já entraram na dança essa noite. Quero nem ver o caos que vai ser hoje...
Acho que a TAM tá usando os sucatões mesmo....os 707.

Vocês estão entendendo porque eu só ando de ônibus, né?
Você só vai pra lugares próximos...pra valer a pena a Mari vir aqui de ônibus, ela teria que pegar um atraso de....anh, 20 horas no vôo dela.

Aliás, nem assim valeria a pena, só o medo que eu teria dela ser assaltada ou do ônibus se espatifar no caminho (lembrando que as estradas daqui não são como as do sudeste, são cheias de buracos e assaltantes, além de mal sinalizadas) já faz valer a pena pegar os atrasos nos aeroportos...

De qualquer jeito, ela vem depois do natal, eu tenho esperança que a situação melhore....um pouco pelo menos.
 
na verdade, tanto o 07 como o 737-200.
Certo, ainda não parei pra ler as notícias. :think:

se ela não tiver emitido bilhete pela tam, as chances são maiores.
:tsc:

Nah....é de TAM mesmo. :omfg:

Se ela pegasse menos de 4 horas de atraso já tava bom pra mim tendo em vista a situação, mas quem vai viajar é ela e ela quem sabe o que é bom ou não... :-P O problema é pegar 6, 7, 10 horas de atraso igual ao povo tá pegando por aí...



A propósito, esqueci de agradecer pela explicação, Omykron. Valeu. =]
 
Se ela pegasse menos de 4 horas de atraso já tava bom pra mim tendo em vista a situação, mas quem vai viajar é ela e ela quem sabe o que é bom ou não... :-P O problema é pegar 6, 7, 10 horas de atraso igual ao povo tá pegando por aí...

Já disse, se eu chegar aí já está valendo. Se chegar com menos de 1 dia de atraso, melhor. Se tiver uma dvogado pra processar eles depois, caso atrase, melhor ainda.


Porra de Gol que estava cara...
 
Eu acho que o Lula tá tentando se candidatar pra trabalhar em Zorra Total...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u129677.shtml

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado que parte da atual seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos que atinge a malha aérea brasileira desde terça (19) é culpa das companhias aéreas que vendem mais passagens do que a sua capacidade, e que a expectativa é que os problemas terminem domingo (24), véspera de Natal.

"Se as empresas venderem apenas as passagens que lotam os aviões, já ajuda muito. O que não dá é para passageiro ficar no aeroporto esperando avião que não existe", afirmou Lula depois de receber uma homenagem do MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), na cidade de São Paulo.

[comentário do Merry: aham, controladores ganhando pouco, trabalhando dobrado e dependendo de softwares atrasados e radares vagabundos, anyway?]

Em entrevista, o presidente afirmou que o governo fez o possível para amenizar a crise e que as informações que recebeu da Anac (Agência Nacional de Avião Civil) apontam para a solução da crise. "Eu quero ver se até amanhã [domingo] a gente desafoga a maioria dos aeroportos e garante que o Ano Novo seja mais tranqüilo."

[comentário do Merry: HA - HA - HA.]

Na sexta (22), para tentar amenizar o caos, a União suspendeu a venda de passagens da TAM para sexta (22), sábado e domingo (24); e colocou oito aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) à disposição das aéreas para transportar passageiros. "A única coisa que eu quero agora é resolver o problema para, depois, sim, a gente cuidar dos culpados", disse Lula.

Neste sábado, apesar das medidas, os saguões e salas de embarque dos maiores aeroportos do país permanecem lotados, os atrasos se acumulam e passageiros promovem protestos.

Sorrindo, Lula conseguiu encontrar um ângulo positivo na crise. Ele afirmou que "tudo isso demonstra que está aumentando a capacidade de viajar do povo brasileiro".

:blah: :blah: :blah: :blah: :blah: :blah: :blah: :blah: :blah: !!!!!!!!!!!!!!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo