• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Problemas do Tráfego Aéreo Brasileiro

Os militares costumam fazer esse tipo de coisa para desestimular os demais a tomarem a mesma atitude que eu tomei. É algo típico do militarismo impor o respeito pelo medo!
Agora alguém com 8 anos de marinha tá aqui pra corroborar. O maior problema em ser um militar não é salário (apesar de ser um problema crônico), mas sim estar subordinado a pessoas com uma mentalidade do século passado.
Desde que surgiu esse problema com os controladores eu já tinha uma boa noção do que se passava, simplesmente por ter sido militar, e de cara fiquei do lado dos CTAs. Assim como os almirantes, os brigadeiros se preocupam primeiramente com sua imagem, depois com qualquer coisa coisa. Claro que iam comprar reportagens, jogar a culpa para cima do lado mais fraco (os CTAs, que estão mostrando não serem tão fracos assim), e internamente partir pras famigeradas punições disciplinares, um absurdo que infelizmente nossa Constituição permite.

E eu continuo fazendo minha ponte aérea, e agora mais tranquilo do que nunca, por mais atrasos que eu tenha enfrentado. Segurança é tudo.
 
Nénar, quanto ao acidente do Boeing da Gol com o Legacy, eu postei no outro tópico uma análise baseada em suposições. O link é esse aqui:

http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=1303263&postcount=55

Infelizmente, sem as informações sigilosas que estão sendo utilizadas pelas autoridades da FAB para confeccionar os relatórios oficiais a respeito do acidente, tudo o que eu te falar vai ser baseado em meras suposições. Eu acredito que houve falha do controle tbm, mas as ineficiências do sistema podem eximí-lo de qualquer culpa. Daí entra em jogo a qualidade dos advogados que o defendem.

Quanto à segurança em se voar, eu te afirmo que as coisas que vêm acontecendo tornam uma viagem de avião hoje em dia mais insegura do que era antes dos fatos ocorridos. Mas essa insegurança ainda não atingiu níveis altos demais. Não se preocupe! Se vc precisar voar ou se algum parente ou amigo seu precisar voar, saiba que há pessoas responsáveis e dedicadas que estão fazendo tudo o que for possível para que o vôo seja realizado com segurança e fluidez.

Curuna, saudações pra ti, meu velho!
Torça pra que esse teu ex-irmão de armas siga o caminho do funcionalismo público civil.
 
Nénar, quanto ao acidente do Boeing da Gol com o Legacy, eu postei no outro tópico uma análise baseada em suposições. O link é esse aqui:

http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=1303263&postcount=55

Infelizmente, sem as informações sigilosas que estão sendo utilizadas pelas autoridades da FAB para confeccionar os relatórios oficiais a respeito do acidente, tudo o que eu te falar vai ser baseado em meras suposições. Eu acredito que houve falha do controle tbm, mas as ineficiências do sistema podem eximí-lo de qualquer culpa. Daí entra em jogo a qualidade dos advogados que o defendem.

Eu tinha lido esse seu post. Uma pena saber que de lá pra cá não apareceu muita informação nova. devia ser proibido mater investigações desse tipo sob sigilo absoluto. As pessoas tem direito de saber o que foi que aconteceu.

Quanto à segurança em se voar, eu te afirmo que as coisas que vêm acontecendo tornam uma viagem de avião hoje em dia mais insegura do que era antes dos fatos ocorridos. Mas essa insegurança ainda não atingiu níveis altos demais. Não se preocupe! Se vc precisar voar ou se algum parente ou amigo seu precisar voar, saiba que há pessoas responsáveis e dedicadas que estão fazendo tudo o que for possível para que o vôo seja realizado com segurança e fluidez.

Eu já postei em algum lugar falando que não tinha medo nenhum de voar. Continuo imaginando que voar seja mais seguro que andar de ônibus nas estradas desse país. Mas da última vez que eu entrei num avião, a primeira depois do acidente da Gol, eu pensei um bocado a respeito disso. Eu estou pronta a assumir um risco que eu conheço. Mas uma vez que os militares estão negando informação ao publico em geral, eu não sei mais que tipo de risco eu estou correndo numa viagem normal de avião.

Eu viajo com alguma frequencia e muita gente que eu gosto viaja bastante. Bom saber que apesar dos acontecimentos as pessoas que trabalham nessa área continuam tentando ao máximo proporcionar um transporte seguro ao público. Nunca duvidei da boa vontade dos CTAs, mas não dá pra saber como os comandantes estão influindo no trabalho deles e até onde o equipamento é bom...
 
Nunca duvidei da boa vontade dos CTAs, mas não dá pra saber como os comandantes estão influindo no trabalho deles e até onde o equipamento é bom...
Nós estamos preparando um tipo de "dossiê" a respeito disso. Infelizmente ainda não posso te passar porque ainda estamos estudando o melhor modo de utilizar as informações que estamos coletando. No momento oportuno, todos serão informados... Por hora, saibam que estamos trabalhando, mesmo afastados de nossas funções originais!
 
Provavelmente esse é o tópico de mais alto nível no fírum, no momento. :think:

Um controlador, um piloto, um ex-oficial da marinha... tá dando gosto ler isso aqui.
 
Nós estamos preparando um tipo de "dossiê" a respeito disso. Infelizmente ainda não posso te passar porque ainda estamos estudando o melhor modo de utilizar as informações que estamos coletando. No momento oportuno, todos serão informados... Por hora, saibam que estamos trabalhando, mesmo afastados de nossas funções originais!


Vou estar esperando, então! :think:

Boa sorte para você e os seus colegas, Paraíba. Seja lá qual rumo você seguir, muito sucesso :obiggraz:
 
Nós estamos preparando um tipo de "dossiê" a respeito disso. Infelizmente ainda não posso te passar porque ainda estamos estudando o melhor modo de utilizar as informações que estamos coletando. No momento oportuno, todos serão informados... Por hora, saibam que estamos trabalhando, mesmo afastados de nossas funções originais!
hoje, misteriosamente o Fantástico descobriu um documento da aeronáutica que confirma que, naquela região do acidente existe um "buraco negro" no radar e na comunicação.

quem vê, acha que é só lá...
 
o alex que vai gostar de ler isso.
http://www.ifatca.org/press/251106.pdf

galera, de extrema importância a leitura desse texto (em inglês) da federação internacional das associações de controladores de trafego aéreo.

Quem tem acompanhado as investigações (ou pela imprensa), provavelmente vai ter 80% do cenário da colisão entre o Legacy 600 com o 737-800 da gol.
 
Pelo que eu entendi, o software brasileiro de controle de trafégo aério é uma droga. o computador muda a altitude dos aviões por si só e os controladores não são adequadamente avisados pelo sistema de que isso foi feito e que há necessidade de entrar em contato com a aeronova em questão. Além disso o Legacy não avisa de forma correta se o piloto desligou o trasnsponder e a chance de desligar sem querer é grande.

E as autoridades ainda ficam falando coisa errada por aí. Estamos indo muito bem :clap:

De todos os meus medos, esse é pior. Cada vez está mais claro que o sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro tem problemas profundos e que são complicados de corrigir. E ainda por cima, as pessoas que teriam o poder de mudar algo não querem fazer isso.

Por maior que seja a boa vontade dos pilotos e dos CTAs, isso dá um certo medo de voar sim.
 
Pelo que eu entendi, o software brasileiro de controle de trafégo aério é uma droga. o computador muda a altitude dos aviões por si só e os controladores não são adequadamente avisados pelo sistema de que isso foi feito e que há necessidade de entrar em contato com a aeronova em questão. Além disso o Legacy não avisa de forma correta se o piloto desligou o trasnsponder e a chance de desligar sem querer é grande.
assim... não é que seja uma droga. É uma ferramenta de uso militar, que o Brasil usa para a aviação civil. Se fosse algo dentro dos parametros da OACI, não teria todo esse problema de erro de lógica no software, que engana o operador RADAR.
sem contar a possibilidade de uma tripulação inexperiente ter apertado algo que não devia, e não percebeu que tudo "parou".
E as autoridades ainda ficam falando coisa errada por aí. Estamos indo muito bem :clap:
típico do Brasil atual. ):
De todos os meus medos, esse é pior. Cada vez está mais claro que o sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro tem problemas profundos e que são complicados de corrigir. E ainda por cima, as pessoas que teriam o poder de mudar algo não querem fazer isso.

Por maior que seja a boa vontade dos pilotos e dos CTAs, isso dá um certo medo de voar sim.
e tem problemas enraizados no sistema de gestão militar, que é do tipo "manda que pode, obedece quem tem juízo."
 
Após duas semanas de molho, hoje eu voltei a trabalhar no controle de tráfego novamente!

Essa duas semanas foram longas... Eu e mais um colega do Centro de Controle fomos submetidos a uma junta especial de saúde, com ênfase em psiquiatria! Eles achavam que eu tinha algum tipo de problema psicológico que me deixasse inseguro para trabalhar.

Ficou provado que não é esse o caso. O problema é de cunho técnico/operacional. Infelizmente, a correção dos problemas ainda está longe de acontecer. No meu serviço de hoje eu vi 2 setores inteiros interditados por causa de falha na cobertura das frequências de rádio. Dentro do estado do Mato Grosso do Sul estava proibido voar por instrumentos.

Mas nem tudo é desgraça... As reclamações dos meu colegas de trabalho estão sendo encaminhadas a quem é de direito e ninguém aqui em Curitiba está deixando as aeronaves decolarem, se as condições de segurança não forem satisfatórias.

Eu gostaria de agradecer a quem torce por nós, controladores de vôo, e informar-lhes que a nossa meta ainda é cuidar para que todos que voam, o façam com segurança e fluidez.

Continuem atentos ao que dizem por aí sobre profissionais tão esforçados e tão injustiçados...
 
Paraíba, fico feliz que as coisas estejam razoavelmente sob controle, ainda que a solução pra isso tudo continue longe (pra mim, tinha que desmilitarizar o setor e fazer uma GRANDE melhoria nos equipamentos, mas obviamente os brigadeiros e generais devem achar essas idéias uma bobagem). E essa coisa de te mandar pra um psiquiatra por ter bom senso é bizarra. Parece coisa daqueles filmes onde o exército tem o controle sobre a população...militares são fodas, se você não concorda com eles, só pode estar "louco". :gotinha:



Isso que você falou dos problemas técnicos/operacionais ficou bem claro hoje:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u128994.shtml

Quer dizer, já não basta as condinções de trabalho dos controladores, e o radar ainda pifa...isso mostra como os nossos equipamentos são boooons....

Enfim, meu pai tá tentando vir de Sampa pra cá, me ligou de dentro do avião dizendo que tá há 3 horas lá dentro e o avião não sobe por conta desse problema do radar. :tsc:
 
Enfim, meu pai tá tentando vir de Sampa pra cá, me ligou de dentro do avião dizendo que tá há 3 horas lá dentro e o avião não sobe por conta desse problema do radar. :tsc:

Isso q dá o Paraíba se rebela... é tudo culpa dele :dente:

Brincadeiras a parte tá sendo um pouco mais tenso q o normal viajar de avião, ainda mais eu que to rodando o Brasil há 2 semanas pegando avião dia sim ... dia não pros cafundós do judas (já passei por Rio, BH, Vitória, Aracaju, São Paulo, Brasilia, Imperatriz e agora to em São Luis mas ainda passo em Belém, Carajás, Brasilia e finalmente Curitiba até o final da semana - voo 3881 de Brasilia a Curitiba na sexta a noite ... Paraiba... toma conta desse aí com Carinho)...

As vezes fico pensando noq é mais seguro. Voar em grandes centros onde eu espero q tenha uma melhor cobertura mas com um tráfego intenso e mais perigoso ou voar no meio do nada onde não há nem mesmo radar operando.
 
05/12/2006 - 17h19m - Atualizado em 05/12/2006 - 19h57m
PANE EM BRASÍLIA REINSTALA CAOS NOS AEROPORTOS DO PAÍS
Aeronáutica investiga se pane foi causada por controladores.
Entre meia-noite e 17h, foram registrados 350 atrasos.



O coronel Carlos de Aquino, comandante do Cindacta-1, em Brasília, informou nesta terça-feira (5) que está sendo aberta uma investigação interna para determinar qual a causa da queda do sinal de comunicação que causou o caos no tráfego aéreo da região central do Brasil durante o dia. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou, entre 0h e 17h, 350 atrasos de vôos em todo o país, dos 1.241 previstos para o dia. O maior número de atrasos foi registrado em São Paulo: 88 atrasos e 17 cancelamentos, em Congonhas e Guarulhos.

"Em princípio eu refuto a hipótese de sabotagem, porque confio nos meus homens. Posso ser desmentido pela investigação lá na frente, mas a minha hipótese é falha técnica. As investigações dirão se estou certo ou não", disse Aquino.

Entretanto, ele explicou que será aberta uma sindicância para que o episódio seja investigado corretamente. Dependendo dos resultados da investigação, poderá ser aberto ou não um inquérito policial militar. A sindicância tem o prazo legal de 30 dias, mas o cocronel acredita que o resultado possa sair antes.

Aquino descartou os rumores de que teria havido insubordinação dos controladores de vôo no episódio. “Não houve nenhum tipo insubordinação. Todos os controladores estão na sala e prontos para trabalhar”, disse ele.

Uma falha no equipamento de comunicações do Cindacta-1 resultou na completa paralisação do tráfego aéreo em toda a região central do Brasil, revelou o coronel. Segundo ele, todos os equipamentos de comunicação do Cindacta-1 são considerados novos por terem menos de seis anos de uso.

“As panes de comunicação podem ocorrer. É normal, pois nada é a prova de falha. Pane dessa natureza, porém, é a primeira vez que eu vejo”, disse o coronel. Ele explicou que todas as vinte freqüências com as quais a Aeronáutica trabalha caíram a partir 13h, sendo retomadas parcialmente por volta das 15h. As decolagens, entretanto, só foram retomadas a partir das 16h. Segundo o coronel, não houve registro de nenhum incidente.

Segundo Aquino, o elo de ligação entre o equipamento de comunicação titular e o reserva apresentou falhas, o que derrubou toda a rede de comunicação. Por medida de segurança, explicou o comandante, foi determinado que todos os vôos pousassem.

Polícia Federal
A Polícia Federal informou nesta terça que a Aeronáutica pediu ajuda para investigar as causas do “apagão” no sistema de controle do tráfego aéreo ocorrido nesta terça-feira (5) no Cindacta-1, em Brasília. A Aeronáutica quer que a PF apure se o problema nos rádios de controle do Cindacta-1 foi espontâneo ou causado pelos próprios controladores de vôo.

Aeroporto de Brasília
O aeroporto de Brasília está lotado na tarde desta terça-feira, depois das panes de comunicação que interromperam os pousos e decolagens na cidade. Só as 17hrs os vôos voltaram a ser autorizados em Brasília, e com intervalo de meia hora entre cada um. A fila de aviões para a decolagem é grande, e não há previsão de quando será normalizada a situação. A Polícia Militar teve que ser chamada para acalmar os ânimos

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1376162-5598,00.html

---


O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, apresentará seu relatório sobre a crise do tráfego aéreo no próximo dia 8. Nesse levantamento são apontadas as falhas de todos os responsáveis pela operação dos controladores de vôos. Um dos destaques é a crítica à situação da ANAC, a agência reguladora do sistema.
Relator das crise do tráfego aéreo, o ministro não poupa críticas ao descaso na área dos transportes. A arrecadação da Cide (sobre combustíveis) soma R$7 bilhões. Todo esse dinheiro deveria ser aplicado em investimentos no setor, porém apenas R$1,5 bilhão foram usados pelo governo.
fonte: jornal “Zero Hora” 4 dez 2006.

----

Enfim, meu pai tá tentando vir de Sampa pra cá, me ligou de dentro do avião dizendo que tá há 3 horas lá dentro e o avião não sobe por conta desse problema do radar.
apartir de 4 horas de atraso, a empresa aérea é obrigada a oferecer acomodação em um hotel e alimentação aos passageiros, independente da tarifa paga.
sempre lembre disso.
esteja você embarcado ou não na aeronave.
 
Parece piada...

Foi só eu voltar pra operação e o caos reapareceu!!!
Eu juro que a culpa não é minha... :lol:

Mas falando sério agora...

Acabei de chegar em casa após uma noite cansativa no trabalho.
Trabalhei no setor do RS e muitas aeronaves reclamavam das duas frequências existentes naquele setor. Eu cordialmente me desculpava e informava aos clientes que infelizmente não havia nenhuma outra alternativa para o setor. Um desses clientes insatisfeitos - com razão - me pede autorização para mostrar o que ele estava escutando nas nossas frequências. Eu respondo que estou na escuta... Ele abre a fonia e o que eu ouço é estarrecedor! Um ruído ininterrupto, acompanhado de apito agudo e estridente.

Envergonhado por ser obrigado a prestar um serviço tão deficiente como esse eu me desculpei mais uma vez e informei que nossos técnicos estavam trabalhando para corrigir o problema. Mas no fundo, eu sabia que nada seria corrigido... Esse quadro se repete há tanto tempo que eu não via outra alternativa senão interditar o setor.

Não sei se essa será a atitude tomada pelas autoridades "competentes", mas se vc´s virem na imprensa nas próximas horas que está proibido voar no estado do RS, é por esse motivo. Se isso acontecer, é porque ainda há um pouco de sanidade na FAB... Eu devo ter controlado entre 15 e 20 aeronaves cruzando aquele setor, seguindo para a Argentina ou para a Europa, e me pesa na consciência saber que todas as pessoas a bordo de cada uma dessas aeronaves correu um sério risco e eu não pude fazer nada para ajudar...
 
apartir de 4 horas de atraso, a empresa aérea é obrigada a oferecer acomodação em um hotel e alimentação aos passageiros, independente da tarifa paga.
sempre lembre disso.
esteja você embarcado ou não na aeronave.
Ele disse que a própria TAM serviu dois lanches, um enquanto eles esperavam dentro do avião em solo, e outro na sala de embarque (eles tiveram que voltar pra sala de embarque depois...).

E nem foi barrinha de cereal, foi sanduíche, segundo ele, bem generoso. Mas ele comentou que estava com muita fome na hora.

De resto, não ouvi ele comentar mais muita coisa a respeito...só reclamou que chamaram ele pra embarcar de novo bem no meio do jogo do Barcelona. :lol: O vôo saiu com umas 7 horas de atraso, acho eu.


Acabei de chegar em casa após uma noite cansativa no trabalho.
Trabalhei no setor do RS e muitas aeronaves reclamavam das duas frequências existentes naquele setor. Eu cordialmente me desculpava e informava aos clientes que infelizmente não havia nenhuma outra alternativa para o setor. Um desses clientes insatisfeitos - com razão - me pede autorização para mostrar o que ele estava escutando nas nossas frequências. Eu respondo que estou na escuta... Ele abre a fonia e o que eu ouço é estarrecedor! Um ruído ininterrupto, acompanhado de apito agudo e estridente.

Envergonhado por ser obrigado a prestar um serviço tão deficiente como esse eu me desculpei mais uma vez e informei que nossos técnicos estavam trabalhando para corrigir o problema. Mas no fundo, eu sabia que nada seria corrigido... Esse quadro se repete há tanto tempo que eu não via outra alternativa senão interditar o setor.

Não sei se essa será a atitude tomada pelas autoridades "competentes", mas se vc´s virem na imprensa nas próximas horas que está proibido voar no estado do RS, é por esse motivo. Se isso acontecer, é porque ainda há um pouco de sanidade na FAB... Eu devo ter controlado entre 15 e 20 aeronaves cruzando aquele setor, seguindo para a Argentina ou para a Europa, e me pesa na consciência saber que todas as pessoas a bordo de cada uma dessas aeronaves correu um sério risco e eu não pude fazer nada para ajudar...
Cacete.

Que merda isso. O pior é pensar que pra resolverem melhorar a qualidade dos equipamentos (isso SE resolverem, já que aparentemente eles acham que nós temos o melhor sistema de radar do mundo) vão ter que levar meses pra aprovar um orçamento pra isso na câmara, mais alguns anos aplicando as melhorias, que provavelmente ficariam incompletas, estariam sujeitas a superfaturamentos e caixas 2, etc....ê paisinho. Depois ninguém sabe porque essas coisas acontecem.

E o pior é que eu devo ir pra Argentina em janeiro. :tsc:
 
apartir de 4 horas de atraso, a empresa aérea é obrigada a oferecer acomodação em um hotel e alimentação aos passageiros, independente da tarifa paga.
sempre lembre disso.
esteja você embarcado ou não na aeronave.

Tive esse problema e a Gol me pagou hotel 5 estrelas(Ouro Minas) em BH com jantar e 1 telefonema. Me colocaram no voo do dia seguinte.

Hoje eu to em Belém... aguardando meu voo q com sorte terá somente 3 horas de atraso.
 
Tive esse problema e a Gol me pagou hotel 5 estrelas(Ouro Minas) em BH com jantar e 1 telefonema. Me colocaram no voo do dia seguinte.

Hoje eu to em Belém... aguardando meu voo q com sorte terá somente 3 horas de atraso.

Caracas, eu trocava chegar em algum lugar na hora prevista por um jantar no Ouro Minas. :cerva:

Além da imediata retomada dos vôos, Lula determinou a compra de equipamento de comunicações semelhante ao que falhou, para ser instalado e operar como alternativa na região de São Paulo, segundo informou o ministro Waldir Pires. "O presidente deu instruções peremptórias para ter as condições de Brasília restauradas imediatamente e que haja condições semelhantes em São Paulo, como alternativas permanentes, para não permitir jamais que haja paralisações dos vôos como aconteceu", disse Waldir

Fonte http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1377032-5598,00.html

Nossa, que heróico! Detesto essa pose que o presidente faz feito se tivesse fazendo todo possível para resolver a crise e estivesse triste com os acontecimentos sendo que a culpa de estar assim é descaso do próprio poder. Não só do Lula, mas ele não fez nada de significativo para mudar isso nos 4 anos que teve.
 
FAB responsabiliza técnico por pane no rádio

A investigação sobre a pane do sistema de rádio de Brasília, que causou o maior caos da aviação civil nesta terça-feira e teve reflexos nos dois dias seguintes, aponta falha humana como a causa do problema. A Aeronáutica já indentificou um técnico de manutenção como o responsável pela falha de comunicação que causou atrasos e cancelamentos de vôos em cascata, possivelmente devido a um erro involuntário.

A hipótese de sabotagem, negada pelo militar, que alegou falta de treinamento, não está totalmente decartada mas é considerada remota. A Polícia Federal mantém as investigações.

Na tarde de ontem, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, já tinha declarado que a pane poderia ser fruto de falha humana no centro de controle aéreo de Brasília, o Cindacta-1. Ontem, o governo federal anunciou medidas para acabar com a crise aérea - a principal delas será descentralizar o controle, transferindo parte das operações de Brasília para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o técnico, que é sargento da Aronáutica, foi acionado na manhã de terça-feira pelo supervisor do Cindacta-1 para tentar corrigir um chiado nas transmissões de rádio, que dificultava as comunicação com as aeronaves.

O sargento teria desviado algumas freqüências para a central de áudio reserva, mas só depois teria percebido que o equipamento estava inoperante, em manutenção. Segundo fonte da Aeronáutica, o programa de computador do sistema não permite que a operação seja revertida. Com isso, teria ocorrido a pane de todo o sistema.

---------

Que medo, eu poderia ser esse sargento :tsc:
(é Sgt BET que cuida disso, né?)


Aproveitando, duas perguntas:
1) O que acontece com sargentos novatos que "erram" assim? Ficam detentos, presos? Mesmo alegando falta de experiência (a formação na EEAR é péssima, pelo menos no EAGS)?
2) Qual a diferença entre BCV (controlador de vôo) e BCT (controlador de tráfego)?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo