05/12/2006 - 17h19m - Atualizado em 05/12/2006 - 19h57m
PANE EM BRASÍLIA REINSTALA CAOS NOS AEROPORTOS DO PAÍS
Aeronáutica investiga se pane foi causada por controladores.
Entre meia-noite e 17h, foram registrados 350 atrasos.
O coronel Carlos de Aquino, comandante do Cindacta-1, em Brasília, informou nesta terça-feira (5) que está sendo aberta uma investigação interna para determinar qual a causa da queda do sinal de comunicação que causou o caos no tráfego aéreo da região central do Brasil durante o dia. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou, entre 0h e 17h, 350 atrasos de vôos em todo o país, dos 1.241 previstos para o dia. O maior número de atrasos foi registrado em São Paulo: 88 atrasos e 17 cancelamentos, em Congonhas e Guarulhos.
"Em princípio eu refuto a hipótese de sabotagem, porque confio nos meus homens. Posso ser desmentido pela investigação lá na frente, mas a minha hipótese é falha técnica. As investigações dirão se estou certo ou não", disse Aquino.
Entretanto, ele explicou que será aberta uma sindicância para que o episódio seja investigado corretamente. Dependendo dos resultados da investigação, poderá ser aberto ou não um inquérito policial militar. A sindicância tem o prazo legal de 30 dias, mas o cocronel acredita que o resultado possa sair antes.
Aquino descartou os rumores de que teria havido insubordinação dos controladores de vôo no episódio. “Não houve nenhum tipo insubordinação. Todos os controladores estão na sala e prontos para trabalhar”, disse ele.
Uma falha no equipamento de comunicações do Cindacta-1 resultou na completa paralisação do tráfego aéreo em toda a região central do Brasil, revelou o coronel. Segundo ele, todos os equipamentos de comunicação do Cindacta-1 são considerados novos por terem menos de seis anos de uso.
“As panes de comunicação podem ocorrer. É normal, pois nada é a prova de falha. Pane dessa natureza, porém, é a primeira vez que eu vejo”, disse o coronel. Ele explicou que todas as vinte freqüências com as quais a Aeronáutica trabalha caíram a partir 13h, sendo retomadas parcialmente por volta das 15h. As decolagens, entretanto, só foram retomadas a partir das 16h. Segundo o coronel, não houve registro de nenhum incidente.
Segundo Aquino, o elo de ligação entre o equipamento de comunicação titular e o reserva apresentou falhas, o que derrubou toda a rede de comunicação. Por medida de segurança, explicou o comandante, foi determinado que todos os vôos pousassem.
Polícia Federal
A Polícia Federal informou nesta terça que a Aeronáutica pediu ajuda para investigar as causas do “apagão” no sistema de controle do tráfego aéreo ocorrido nesta terça-feira (5) no Cindacta-1, em Brasília. A Aeronáutica quer que a PF apure se o problema nos rádios de controle do Cindacta-1 foi espontâneo ou causado pelos próprios controladores de vôo.
Aeroporto de Brasília
O aeroporto de Brasília está lotado na tarde desta terça-feira, depois das panes de comunicação que interromperam os pousos e decolagens na cidade. Só as 17hrs os vôos voltaram a ser autorizados em Brasília, e com intervalo de meia hora entre cada um. A fila de aviões para a decolagem é grande, e não há previsão de quando será normalizada a situação. A Polícia Militar teve que ser chamada para acalmar os ânimos
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1376162-5598,00.html
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O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, apresentará seu relatório sobre a crise do tráfego aéreo no próximo dia 8. Nesse levantamento são apontadas as falhas de todos os responsáveis pela operação dos controladores de vôos. Um dos destaques é a crítica à situação da ANAC, a agência reguladora do sistema.
Relator das crise do tráfego aéreo, o ministro não poupa críticas ao descaso na área dos transportes. A arrecadação da Cide (sobre combustíveis) soma R$7 bilhões. Todo esse dinheiro deveria ser aplicado em investimentos no setor, porém apenas R$1,5 bilhão foram usados pelo governo.
fonte: jornal “Zero Hora” 4 dez 2006.
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Enfim, meu pai tá tentando vir de Sampa pra cá, me ligou de dentro do avião dizendo que tá há 3 horas lá dentro e o avião não sobe por conta desse problema do radar.
apartir de 4 horas de atraso, a empresa aérea é obrigada a oferecer acomodação em um hotel e alimentação aos passageiros, independente da tarifa paga.
sempre lembre disso.
esteja você embarcado ou não na aeronave.