Bom,
Não achei nenhum topico especifico para isso, mas vamos lá:
A alguns anos venho usando o direito de ser excluido e anonimizado fortemente na internet. Porque? Porque percebi que qualquer dado meu, que eu não esteja utilizando, estava sendo utilizado para me ofertarem coisas, e me contatarem sem minha previa autorização.
Dito isso, eliminei mais de 40 contas, que estavam ligadas a emails, usernames, telefones, etc, e que eu não utilizava mais, ou seja, só alimentavam algoritimos de buscas e spam list. O efeito, a cada exclusão, era imediato. Alias recomendo fortemente que se tiverem um tempo, ou mesmo se não tiverem, reservem um tempo e façam isso.
Bom, estava tudo correndo como o previsto, obviamente que com algumas empresas, que com certeza estão vendendo meus dados, sabonetando absurdamente para não deleta-los. Mas até ai tudo bem, é só enxer o saco deles bruscamente até eles ficarem putos com você, que uma hora vão deletar, isso ja aconteceu com varias.
Acontece que ultimamente, notei um padrão em algumas empresas, elas estão com a desculpa de estarem "criptografando" seus dados, usando criptografias "one-way", e não mais deletando de fato seus dados. Entre elas uma bem conhecida chamada Apple.
A alguns meses, não estava mais conseguindo alterar minha senha do Apple ID, fiquei tão puto, que resolvi criar uma conta nova, para ver se conseguia usar a senha que estava tentando usar na outra, e PAN, consegui. Cheguei a conclusão, que era mais facil eu deletar então a conta antiga, que não tinha nada comprado ou vinculado nela, e usar a nova, do que entrar em contato com o suporte.
E foi o que fiz. Acontece que após 1 mes que deletei a conta antiga, que era para ela sumir completamente do sistema da Apple, eu tentei mudar meu email, para usar o email da conta deletada, porque é o meu email principal, e PAN, não deixaram. Então, infeliz, entrei em contato com o suporte, e ai eles me informaram que agora, meu email fica registrado cripotografado, eternamente na base deles, e se eu usar ele uma vez, não posso mais usar nenhuma.
Isso é uma pratica, que uma empresa que ficou conhecida internacionalmente por ser um poço de fraudes na venda de jogos, pratica, achei bizarro uma empresa do tamanho de uma Apple, que inclusive tem vendido uma imagem de boas praticas nas politicas de privacidade, usar, e uma forma extremamente porca de tratar os seus dados.
Vocês ja tiveram algum problema parecido?
E para os mais entendidos em leis, e que conhecem a LGPD, sabem se tem algo que eu possa fazer para recorrer?
Não achei nenhum topico especifico para isso, mas vamos lá:
A alguns anos venho usando o direito de ser excluido e anonimizado fortemente na internet. Porque? Porque percebi que qualquer dado meu, que eu não esteja utilizando, estava sendo utilizado para me ofertarem coisas, e me contatarem sem minha previa autorização.
Dito isso, eliminei mais de 40 contas, que estavam ligadas a emails, usernames, telefones, etc, e que eu não utilizava mais, ou seja, só alimentavam algoritimos de buscas e spam list. O efeito, a cada exclusão, era imediato. Alias recomendo fortemente que se tiverem um tempo, ou mesmo se não tiverem, reservem um tempo e façam isso.
Bom, estava tudo correndo como o previsto, obviamente que com algumas empresas, que com certeza estão vendendo meus dados, sabonetando absurdamente para não deleta-los. Mas até ai tudo bem, é só enxer o saco deles bruscamente até eles ficarem putos com você, que uma hora vão deletar, isso ja aconteceu com varias.
Acontece que ultimamente, notei um padrão em algumas empresas, elas estão com a desculpa de estarem "criptografando" seus dados, usando criptografias "one-way", e não mais deletando de fato seus dados. Entre elas uma bem conhecida chamada Apple.
A alguns meses, não estava mais conseguindo alterar minha senha do Apple ID, fiquei tão puto, que resolvi criar uma conta nova, para ver se conseguia usar a senha que estava tentando usar na outra, e PAN, consegui. Cheguei a conclusão, que era mais facil eu deletar então a conta antiga, que não tinha nada comprado ou vinculado nela, e usar a nova, do que entrar em contato com o suporte.
E foi o que fiz. Acontece que após 1 mes que deletei a conta antiga, que era para ela sumir completamente do sistema da Apple, eu tentei mudar meu email, para usar o email da conta deletada, porque é o meu email principal, e PAN, não deixaram. Então, infeliz, entrei em contato com o suporte, e ai eles me informaram que agora, meu email fica registrado cripotografado, eternamente na base deles, e se eu usar ele uma vez, não posso mais usar nenhuma.
Isso é uma pratica, que uma empresa que ficou conhecida internacionalmente por ser um poço de fraudes na venda de jogos, pratica, achei bizarro uma empresa do tamanho de uma Apple, que inclusive tem vendido uma imagem de boas praticas nas politicas de privacidade, usar, e uma forma extremamente porca de tratar os seus dados.
Vocês ja tiveram algum problema parecido?
E para os mais entendidos em leis, e que conhecem a LGPD, sabem se tem algo que eu possa fazer para recorrer?
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