• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Problemas com Politicas de Privacidade e LGPD

felipeocr

Usuário
Bom,

Não achei nenhum topico especifico para isso, mas vamos lá:

A alguns anos venho usando o direito de ser excluido e anonimizado fortemente na internet. Porque? Porque percebi que qualquer dado meu, que eu não esteja utilizando, estava sendo utilizado para me ofertarem coisas, e me contatarem sem minha previa autorização.

Dito isso, eliminei mais de 40 contas, que estavam ligadas a emails, usernames, telefones, etc, e que eu não utilizava mais, ou seja, só alimentavam algoritimos de buscas e spam list. O efeito, a cada exclusão, era imediato. Alias recomendo fortemente que se tiverem um tempo, ou mesmo se não tiverem, reservem um tempo e façam isso.

Bom, estava tudo correndo como o previsto, obviamente que com algumas empresas, que com certeza estão vendendo meus dados, sabonetando absurdamente para não deleta-los. Mas até ai tudo bem, é só enxer o saco deles bruscamente até eles ficarem putos com você, que uma hora vão deletar, isso ja aconteceu com varias.

Acontece que ultimamente, notei um padrão em algumas empresas, elas estão com a desculpa de estarem "criptografando" seus dados, usando criptografias "one-way", e não mais deletando de fato seus dados. Entre elas uma bem conhecida chamada Apple.

A alguns meses, não estava mais conseguindo alterar minha senha do Apple ID, fiquei tão puto, que resolvi criar uma conta nova, para ver se conseguia usar a senha que estava tentando usar na outra, e PAN, consegui. Cheguei a conclusão, que era mais facil eu deletar então a conta antiga, que não tinha nada comprado ou vinculado nela, e usar a nova, do que entrar em contato com o suporte.

E foi o que fiz. Acontece que após 1 mes que deletei a conta antiga, que era para ela sumir completamente do sistema da Apple, eu tentei mudar meu email, para usar o email da conta deletada, porque é o meu email principal, e PAN, não deixaram. Então, infeliz, entrei em contato com o suporte, e ai eles me informaram que agora, meu email fica registrado cripotografado, eternamente na base deles, e se eu usar ele uma vez, não posso mais usar nenhuma.

Isso é uma pratica, que uma empresa que ficou conhecida internacionalmente por ser um poço de fraudes na venda de jogos, pratica, achei bizarro uma empresa do tamanho de uma Apple, que inclusive tem vendido uma imagem de boas praticas nas politicas de privacidade, usar, e uma forma extremamente porca de tratar os seus dados.

Vocês ja tiveram algum problema parecido?

E para os mais entendidos em leis, e que conhecem a LGPD, sabem se tem algo que eu possa fazer para recorrer?
 
Última edição:
Essa parte da Apple eu entendi e acho bem escroto mas não consigo vislumbrar os desdobramentos possíveis dessa política.

O que eu queria entender era que tipo de contas você andou deletando, pra somar cerca de 40? Eu penso aqui com meus botões e não me ocorre nada que eu não use e que poderia deletar. Nem consigo imaginar os benefícios imediatos disso. Você afirmou que foram evidentes pra você. Explique melhor pra eu entender. ^^
 
Essa parte da Apple eu entendi e acho bem escroto mas não consigo vislumbrar os desdobramentos possíveis dessa política.

Pois é, não sei o que fazer agora, o pior, to tendo que usar dois emails, um só para o Apple ID.

Essa parte da Apple eu entendi e acho bem escroto mas não consigo vislumbrar os desdobramentos possíveis dessa política.

O que eu queria entender era que tipo de contas você andou deletando, pra somar cerca de 40? Eu penso aqui com meus botões e não me ocorre nada que eu não use e que poderia deletar. Nem consigo imaginar os benefícios imediatos disso. Você afirmou que foram evidentes pra você. Explique melhor pra eu entender. ^^

Tinham varias contas de diferentes meios, desde sites de compras (os principais), redes sociais (que não uso mais), sites de softwares e de produtos digitais (que precisam de cadastro para serem utilizados).

Claro, foram mais de 40, porque nunca parei para fazer isso antes.

O efeito foi imediato, porque, após excluir os dados, em alguns dias sai dos algoritimos de busca, e das listas de spam. Ou seja, parei de receber emails de todo tipo, relacionados a esses meios, além de ter parado de ter meus dados listados nos algoritimos de busca, dificultando a criação de listas de spam por email ou telefone, usando eles.

Agora só restam 10 cadastros, que estão sabonetando bruscamente para não removerem, mas depois deles, é só me manter sempre em dia, lembrando sempre de pedir a exclusão, quando parar de usar algo.
 
Última edição:
Eu devo ter muita sorte então, porque nunca tive problemas com spam e quase não recebo ligação de operadoras etc. :pray: Que seja sempre assim.
 
Eu devo ter muita sorte então, porque nunca tive problemas com spam e quase não recebo ligação de operadoras etc. :pray: Que seja sempre assim.

Uma vez estava no trabalho, conversando com uma pessoa sobre um show que eu queria ir, não escrevi nada no PC nem no Celular sobre isso, e a pessoa também não. Na primeira propaganda que fui ver, após a conversa, estavam oferecendo ingressos para o show.

Naquela epoca, usava os assistentes de voz, e deixava todos termos de privacidade com "aceito".

Complicado. 🙃
 
Eu já consegui dar uma boa enxugada em muitas coisas, mas Spam em e-mail pra mim é algo quase impossível de zerar. Quem sabe um dia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo