• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

D&D 3.5 Problemas com Clérigo

Lewenhard

Usuário
[RESOLVIDO]Problemas com Clérigo

Bom dia mestres de plantão.

Eu participei de campanhas de D&D 3.5 por muito tempo, por volta de dois anos atrás, na maioria das vezes apenas como jogador.Parei por conta de estudos e porque me mudei, sendo assim não conheci pessoas que "gostassem" de D&D ou quisessem jogar.
Alguns meses atrás mudei novamente e para onde vim não tenho uma internet boa e nisso fui atrás de algo mais leve, chegando novamente ao D&D 3.5, até tentei o 4.0 mas achei fraco.Baixei um program de mesa online, que não vou falar o nome para não fazer propaganda. Ainda tenho os três livros basicos e tambem baixei eles e outros da mesma versão.


Agora o problema, durante os ultimos meses vim me acostumando e conhecendo novamente classes, sistemas e todos os outros detalhes. Agora venho tendo grandes problemas com uma classe em especial, pois alguns amigos me ajudaram com outras.Tivemos dificuldades com o Clérigo, principalmente com a questão de quantidades de magias conhecidas a cada nivel, quantas de dominios conhece a cada nivel, quantas pode usar e quantas de cada um pode usar, isso nos respectivos niveis.

Li e li varias vezes o livro do jogador, mas achei muito confuso a explicação dele e segundo comentário de um dos meus amigos sobre o porque do clérigo não ser muito escolhido por novatos:
"
Pq se não são feitos direito acabam deixando o jogador frustrado. "

Peço ajuda para me ajudar a entender melhor como funcionam os clérigos, pois tenho intenção de jogar como um e posteriormente mestrar.
 
Última edição:
Conta aí pra gente o nome do programa, fiquei curioso =]

Quanto ao Clérigo (minha classe peferida) eu já te adianto: na 3.5 ele é de longe a classe mais forte. Um grupo de 4 clérigos termina qualquer campanha tranquilamente. Não entendi exatamente a sua dúvida, poderia explicar mais detalhadamente o que está tendo dificuldade?
 
Programa:RRPG

Concordo na eficiencia de um clérigo, é uma classe muito boa e sem ela o grupo não vai muito longe.


Sobre as dúvidas:
  • Quantas magias um clérigo conhece no nível 1
  • Quantas magias conhece nos niveis seguintes
  • Quantas magias pode utilizar por dia( no nivel 1 e nos outros niveis)
  • Quantas magias de dominios os clérigos tem acesso no nivel 1
  • Quantas magias de dominios ele tem acesso nos niveis seguintes
  • Quantas magias de dominio eles podem usar no nivel 1 e seguintes
 
[*]Quantas magias um clérigo conhece no nível 1

Todas as da lista de magias do Clérigo, do círculo a que ele tem acesso. No primeiro nível de clérigo ele tem acesso a todas as magias denível 0 e 1

[*]Quantas magias conhece nos niveis seguintes

Ele passa a conhecer as magias de segundo círculo no nível 3, as de teceiro círculo no nível 5 e assim por diante

[*]Quantas magias pode utilizar por dia( no nivel 1 e nos outros niveis)

no nível 1 são 3 magias do zerézimo círculo, 1 magia do primeiro círculo e 1 magia do domínio (e mais os bônus de sabedoria)

[*]Quantas magias de dominios os clérigos tem acesso no nivel 1

Tem acesso a todas do primeiro círculo, mas pode executar uma por dia

[*]Quantas magias de dominios ele tem acesso nos niveis seguintes

Tem acesso a todas do círculo permitido ao nível dele, mas pode executar uma por dia

[*]Quantas magias de dominio eles podem usar no nivel 1 e seguintes

Pode usar sempre UMA seja qual for o nível em adição às demais magias dele.
 
Então seria assim:
Um clérigo de nivel 1 conhece todas as de nivel 0 e 1, podendo usar três de nivel 0, uma de nivel 1 e uma de seu dominio( como não tem separação de niveis ele pode usar qualquer uma das magias do dominio)

Já de dominio no nivel 1 ele tem acesso a dois dominios, podendo usar um de cada.

Independente do nivel ele só poderá utilizar uma magia de dominio?

( quanto à parte das mágias eu entendi tranquilamente, mas mantenho duvidas nas de dominio, poderia dar um exemplo? )
 
Tem separaçãod e nível sim.
Vc tem acesso às 1+modSAB magias de nivel um, mais um de domínio
como você escolhe 2 domínios, vc pega uma das duas magias de domínio disponíveis a você para cada nível de magia.
Sim, você só usa UMA de domínio por nível de magia, não importa seu nível de classe.
 
Poderiam dar um exemplo de quais ele poderia escolher, quais teria acesso, e quantas ele poderia usar por dia? ( isso do nivel 1 e outro qualquer)?
 
Ok
Um clérigo nivel um com os domínios da Guerra e da Força, por exemplo, com 16 de Sabedorai
Poderia escolher 3 magias de nivel 0 quaisquer para preparar(digamos, Luz, Ler Magias e Virtude)
e Mais 2 Magias de nível 1, 1 pelo nível de classe, uma pelo bônus de Sabedoria(digamos então, 2 Curar Ferimentos Leves)
e então, como ele tem acesso ao às magias de nível 1, ele pdoe escolher uma das magias de domínio de nível um, nesse caso, Aumentr Pessoa ou Arma Mágica.

Agora digamos esse clérigo no nível 5 e ainda com os mesmos domínios e mesma sabedoria. A ele tem agora acesso aos niveis 0, 1, 2, e 3 de magia, e sua sabedoria lhe concede uma magia a mais de cada nível acima do 0.
Assim ele poderia preparar:
5 magias de nível 0(por exemplo Luz, Ler Magias, 2 Curar Ferimentos Mínimos e 1 Concertar)
4 magias de nível 1(Abençoar àgua, auxílio divino e 2 bençãos, por exemplo) e aumentar pessoa ou arma mágica
3 magias de nível 2(Arma espiritual, remover paralisia e Explosão sonora, por exemplo) e Força do Touro ou arma espiritual
2 magias de nível 3 (Invocar Criaturas III e Luz Cegante por exemplo) e Roupa Encantada como magia de domínio, ja que ambos os domínios da força e guerra têm essa magia como sua magia de nível 3
 
Obrigado pelo auxilio, já consegui entender o assunto.

Harya vanima aurë
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo