• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pró Branco

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Axo q o q ele kiz dizer era q a forma como foi dito parecia q essas favelas só tem negros e q só negros são pobres.....
:eek:
Desculpa, cara, não te entendi muito bem não...
Eu disse que não eram só negros que moravam nos cortiços. Pelo o que eu entendi do que você falou, você acha que eu disse justamente o contrário (?).
 
Na verdade a marginalização do negro do país e consequente formação de favelas data de um processo histórico que passa pela Lei Euzébio de Queiroz até a Lei de Terra, ambas de 1850, etc.

Nem de longe a questão se resume a Cortiços. Na verdade é anterior a eles, etc...

E querendo ou não, os principais prejudicados em tudo isso, em todo esse processo histórico foram negros... Não dá pra ignorar o contexto de darwinismo social a política estamental do Segundo Reinado, etc... o que favoreceu ao imigrante, claro, não que todos tiveram um paraíso aqui e tal.
 
Lordpas disse:
Nem de longe a questão se resume a Cortiços. Na verdade é anterior a eles, etc...
Sim, eu estava falando da formação das favelas, não da segregação racial.

Talvez tenha sido isso que não tenha ficado claro... :roll:
 
Vamos parar com as briguinhas???

Queria deixar registrado o meu espanto com um site besta como esse citado... Tão quanto o de orgulho negro... Num país miscigenado como o Brasil, não dá pra ter certeza de nada sobre as nossas origens. Um branco pode ter mais genes oriundo de negros do que um negro. Isso é bobagem! Tanto faz! Racismo, só gera mais racismo. Não se pode acabar com uma discriminação criando outra.
 
Eö Calmcacil disse:
:eek:
Desculpa, cara, não te entendi muito bem não...
Eu disse que não eram só negros que moravam nos cortiços. Pelo o que eu entendi do que você falou, você acha que eu disse justamente o contrário (?).
Mas foi o q eu disse tb.....Talvez naum tenha escrito mto bem.....
O post da garota parecia dizer q nas favelas só se encontram negros e ponto final.....



E axo q ninguem nega q os negros realmente ainda sofrem MTO do racismo e q isso tem q acabar.....
Mas tem alguns comentários q parecem q generalizam essa kestão branco-negro / pobre-rico demais......
Como se o governo tivesse funcionarios publicos q tem como objetivo entrar em todas as favelas ou similares pelo Brasil procurando por brancos.....Se encontrar um branco lhe dá um xeque de 5 mil e o cadastra pra receber esses 5 mil todo mês......Se encontrar um negro deixa como tá......
 
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Mas foi o q eu disse tb.....Talvez naum tenha escrito mto bem.....
O post da garota parecia dizer q nas favelas só se encontram negros e ponto final.....
Ah, tá... Agora saquei :g:
 
estamos debatendo uma questão complicada, nosssos pontos de vistas estão sempre emaranhados do que vivemos, nossa criação familar, e tudo mais... sei que todos temos opiniões muito validas....sim...na fisica causa e efeito é um principio...mas no espiritismo consideramos como uma lei universal, e quanto à qustão dos cortiços, não tomo tão rapitamente o livro de Aloizio como "a base" Sim ele descreve muito bem como eram alguns cortiços, mas é tão parcial como qualquer literatura, ainda mais a naturalista.
Realmente a ocupação dos morros se deu tambem com a destruição dos coritiços mas começou antes disso, começou com a explução dos indios do litoral que foram para os morros e dos morros para outras partes aindas mais internas do país, depois com os negros fugidos que os usavam como observatórios para se defender, depois com os negros libertos, imigrantes fugido de maus tratos de uma societade ainda de mentalidade escravocrata, que aprisionava o imigrante pagando pouco e cobrando dividas que nem sabiam possuir, marginalizados sem lar e sem etinia definida, e isso não vale só para os morros não, mas para a origem das favelas em todo país. Inflelizemte nossa sociendade nasceu sobre a segregação de tudo que não tinha a cor da pele "certa" nem poder economico para comprar respeito. Racismo não é só um problema de negro não. É uma doneça da alma e que atige tudo que não é igual a um mondelo.
Fico feliz por esse debate. Sei que como todos aqui nem sempre estou certa, mas numa coisa eu vou acreditar sempre cor da pele não é juiz de nada, o respeito sim.


Obs, o ensino superior apesar de todos os debates é direito de todos. A questão das cotas é muito séria sim, mas ainda não está fechada, mais importante que ela é o risco da privatização das univercidades publicas, e isso já começou tem anos. Pagamos taxas pra tudo indiferentemente da nossa cor. Os professores ganham mal em vista do valor da sua ocupação(prinicpalmente na escola publica) Não tem material de trabalho na iniciação cientifica, tem que mendigar verba e patrocinio ou ir para fora do país para desenvolver seus projetos, Há um numero muito grande de professores substitutos em face dos efetivos. As greves da educação são ignoradas pensem nisso.
Já que alguem aqui acha que barancos precisam ser defendidos, por que não se juntam aos negros e outros para defender os interesses comuns, nossos direitos como cidadãos.
 
Última edição:
Arwen_Tinuviel disse:
e quanto à qustão dos cortiços, não tomo tão rapitamente o livro de Aloizio como "a base" Sim ele descreve muito bem como eram alguns cortiços, mas é tão parcial como qualquer literatura, ainda mais a naturalista.
Como assim "ainda mais a naturalista"? Se tem um tipo de literatura que é imparcial, é a naturalista, que tem por característica o empirismo, a visão do mundo como se estivesse estudando o conteúdo de uma lâmina ao microscópio.

Arwen_Tinuviel disse:
defender os interesses comuns, nossos direitos como cidadãos.
:clap:
 
Nenhuma literatura é imparcial ainda mais quando ela quer provar uma tese, a naturalista tem seu ponto forte na base do darwinismo mas esse tambem é seu pecado. O mesmo ocorre com o formalismo russo, o estruturalismo, o neo-darwinismo literario, o funcionalismo, o sociologismo, sociologismo marxista, o realismo, o neo realismo. Não digo que não seja uma abordagem valida, muito pelo contrário tem muitos pontos fortes, mas por se tratar de uma corrente que defende uma tese bem especifica. acho que o neo realismo talvez seja uma corrente menos parcial.
 
ps. A abordagem naturalista é invariavelmente determinista, não abre espaço para fatores psicológicos ou de qualquer outra ondem que contrarie a fisiologica.
 
Neo-nazismo (mal)disfarçado.É reação(no sentido político da palavra)o chamado "orgulho branco".Quem é branco naum precisa ter orgulho disso.Nao dessa forma generica.Vc tem orgulho de algo pq esse algo tem um significado e uma razão de ser.Eu tenho orgulho de odiar o fascismo,por exemplo.
 
Coiote disse:
Eu tenho orgulho de odiar o fascismo,por exemplo.
Fascismo ou nazi-fascismo? Fascismo é da Itália, que só passou a perseguir judeus para agradar Hitler. Fora isso, não tem muita coisa "politicamente incorreta" no fascismo (tirando o fato que perseguia comunistas), era só um estilo de governo ditatorial com culto à figura do líder, mais ou menos como a era Vargas aqui.
 
Eö Calmcacil disse:
Fascismo ou nazi-fascismo? Fascismo é da Itália, que só passou a perseguir judeus para agradar Hitler. Fora isso, não tem muita coisa "politicamente incorreta" no fascismo (tirando o fato que perseguia comunistas), era só um estilo de governo ditatorial com culto à figura do líder, mais ou menos como a era Vargas aqui.
Eu acho precipitado considerar o nazismo ou o facismo similares a Era Vargas pela simples questão ditatorial.

Mas enfim, apenas uma questão de análise histórica.
 
Eö Calmcacil disse:
Fascismo ou nazi-fascismo? Fascismo é da Itália, que só passou a perseguir judeus para agradar Hitler. Fora isso, não tem muita coisa "politicamente incorreta" no fascismo (tirando o fato que perseguia comunistas), era só um estilo de governo ditatorial com culto à figura do líder, mais ou menos como a era Vargas aqui.

O regime fascista era absolutamente antidemocratico,antiliberal,antiracional.Além disso,era um regime q naum amava a guerra menos q o nazi-fascismo(q ,aliás,é um "braço" do fascismo).Essas todas são razões mais do q suficientes para odiá-lo.Mas eu entendo o q vc quer dizer.É pq eu usei "fascismo" num tópico sobre "rascismo" q é NÃO é típico do fascismo pré-nazista.Mas,de qualquer forma,o nazismo é um tipo de fascismo.....(E,logicamente,quem odeia o fascismo,odeia mais ainda o nazi-fascismo hehe)
 
Última edição:
Coiote disse:
O regime fascista era absolutamente antidemocratico,antiliberal,antiracional.Além disso,era um regime q naum amava a guerra menos q o nazi-fascismo(q ,aliás,é um "braço" do fascismo).Essas todas são razões mais do q suficientes para odiá-lo.Mas eu entendo o q vc quer dizer.É pq eu usei "fascismo" num tópico sobre "rascismo" q é NÃO é típico do fascismo pré-nazista.Mas,de qualquer forma,o nazismo é um tipo de fascismo.....(E,logicamente,quem odeia o fascismo,odeia mais ainda o nazi-fascismo hehe)
É por aí...

Mas, voltando ao tópico...
Tive que fazer um trabalho sobre democracia racial para o colégio, e acabei citando o site maldito aí como exemplo do preconceito escondido atrás de idéias de "proteção ao branco"...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo