1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Prisão para José Rainha?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Fafa, 31 Out 2005.

  1. Fafa

    Fafa Visitante

    28/10/2005 - 15h00
    Justiça condena José Rainha e outros três líderes do MST a dez anos de prisão
    Publicidade
    da Folha Online

    A Justiça condenou quatro líderes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), entre eles José Rainha Júnior, a dez anos de prisão em regime fechado.

    Eles são acusados de incêndio, furto qualificado e formação de quadrilha pela invasão da fazenda Santana da Alcídia, em 2000, no município de Teodoro Sampaio (672 km de São Paulo).

    José Rainha, Manoel Messias Duda e Sérgio Pantaleão ainda não se apresentaram à Justiça. Clédson Mendes da Silva foi preso ontem à noite.


    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Ordem de prisão em vez de uma estátua... :roll:
     
  2. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Estátua?
     
  3. Fafa

    Fafa Visitante

    Você não acha que ele merece uma estátua? :tsc:
     
  4. Fafa

    Fafa Visitante

    Bah! É o que eu já falei, criminoso conforme o quê? A legislação burguesa. Etc, etc. :tsc:
     
  5. Omykron

    Omykron far above

    :roll:
    só querendo ser a cicarelli.

    relaxa. burro você já é. já é algo. :obiggraz:
     
  6. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Uma coisa é ser defensor de uma causa, como a dos sem terra, que acho importante.

    outra coisa é instigar aos participantes de movimentos a cometer atos ilegais. A propriedade é defendida pelo direito brasileiro, e as invasões de terra, como tem ocorrido, são afronta direta.

    Além do mais, os participantes dos movimentos geralmente cometem atos ue são prova de abuso maior ainda, tal como apoderar-se de produtos agrícolas da propriedades invadidas.

    Então: por que fazer uma estátua para quem chefia tais atos?

    E se não está contente com a "legislação burguesa", melhor procurar um país que não a tenha.
     
  7. Fafa

    Fafa Visitante

    Eu já pensei muito a respeito, já comecei até a ensaiar um aprendizado de espanhol (porque coreano deve ser foda)... Mas isso seria uma tremenda covardia, me safar das mazelas do capitalismo e deixar meus compatriotas (inclusive você, caro alienado) por aqui.

    Beiramar não, mas outro traficante, de nome Escobar, talvez mereça uma...
    :roll:
    Pesquise.
     
  8. Omykron

    Omykron far above

    melancia serve melhor para vc.

    Explique você.

    O MST é um movimento a favor da reforma agraria. Divisão de latinfundio improdutivo para agricultores interessados em cultivar e produzir.
    o que há de fazenda no país que só tem espaço, mas não tem 1 hectare sequer de cultivo ou pecuaria não ta no papel.

    não sou a favor da idéia de invasão armada como o josé rainha e grupo faz. Mas que, de certa forma, devido a toda história latifundiaria do brasil, a causa do MST é justa, não a forma que seus lideres teimam em fazer.
     
  9. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Já vi que com você não daria para começar uma discussão acerca do tema, já que sua defesa já se baseia em chamar os outros de alienados.

    Mesmo respeitando o seu posicionamento político, não quer dizer que eu concorde com ele, e até acho que é muito radical.

    Agora, caro compatriota, se você pretender criar uma discussão sem radicalismos (o que já se demonstra não ser, desde o primeiro post do tópico), gostaria que pelo menos não me roulasse sem me conhecer.

    Infelizmente aqueles que não tem argumentos para defender um posicionamento, gostam de atacar os outros com rótulos, sem saber quem são os outros.

    Se você é feliz com a sua escolha política, parabéns, mas não tente empurra-la goela abaixo dos outros, e muito menos rotular possíveis debatedores sem os conhecer.

    Ah, só para lembrar: o mundo se tornou capitalista porque as outras teorias políticas não apresentaram um modelo consistente. Pense nisso.

    Concordo com você.
     
    Última edição: 31 Out 2005
  10. Fafa

    Fafa Visitante

    A intenção não era nada insultiva. "Alienado" não chega a ser uma ofensa, mas uma observação factual. Se se sentiu ofendido, minhas sinceras desculpas.
     
  11. Omykron

    Omykron far above

    vc é realmente burro :clap:

    nem toda invasão de terra é feita por violencia, existem tomadas pacificas, sem troca de tiros ou mesmo baderna.
    não generaliza seu animal. vc ataca pessoas que não concordam nem um pouco com a invasão armada.
    vai estudar a causa e as formas de ação que o MST age.
     
  12. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Meu caro Fallen. É que muitos que defendem teorias que a maioria não aceita agem como se fossem os perseguidos no mundo, e em vez de estabelecer um diálogo e tentar defender seu ponto de vista com coerência (e quem sabe até conseguindo adeptos), preferem atacar, que tem como conseqüência criar antipatia à sua tese.

    Não é o meu caso, pois prefiro ouvir o que se tem a dizer e daí, quem sabe, poder até mudar de opinião.

    Antes de chamar alguém de alienado, mesmo que não tenha a intenção de ofender (desde já aceito suas desculpas), pense que é uma atitude típica de quem não tem argumentos. Você pode não ser uma delas, mas agiu como tal.

    Mas, garanto-lhe, que tudo passou sem mágoas. :cerva:
     
  13. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Vixe, "Brasil ame-o ou deixe-o", é? :eh:

    Caramba, será que agora vamos resolver nossos problemas através de fluxos migratórios? Voltar a um bipolaridade tacanha?

    José Rainha merece ser considerado um símbolo de uma luta que tem precedentes.

    Ah, mas vamos lutar sem força, com diálogo, etc... O único governo até hoje nesse país que tinha um plano de Reforma Agrária ampla foi derrubado em questão de quanto tempo? huh? Ou ninguém se lembra de Jango?

    A luta do MST é amplamente justificada e típica do subdesenvolvimento. Garanto que muitos aqui torcem o nariz para Israel, consideram a questão Palestina com srenidade a ponto de compreender que na antiga ocupação israelense dentro da Faixa de Gaza viviam 21 colônias de judeus (cerca de 250 mil pessoas) com terras contra um número de mais de 1 milhão de palestinos sem terra.

    Qual a diferença?

    Sinto muito, mas nunca houve diálogo efetivo e muito menos interesse da população bem acomodada em relação a essa massa marginalizada de nossa população que vive a mercê do julgamento da mídia como assassinos, criminosos, ralé, vagabundos, etc. Enquanto organizações internacionais enxergam o MST como um dos maiores movimentos pela justiça agrária no mundo, sendo conhecido internacionalmente como Landless Workers' Movement.

    Engana-se aquele que os julgam como "baderneiros", MST tem ideologia própria, inspirada na Teologia da Libertação, principalmente.
     
  14. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Só pra lembrar você está enganado.

    A visão de que o mundo se tornou capitalista porque o modelo socialista não era consistente é ilógica. Até porque o que mais tem dentro do modelo socialista é consistência.

    O que ocorreu foi uma série de acontecimentos que culminaram na queda do Socialismo, desde a posse de Stalin e o isolamento de Trotsky, mas isso já é outro papo.

    E é mesmo. :lol:
     
  15. Vovin

    Vovin Steve Vai, The Mars Volta

    Que prendam também os fazendeiros que matam sem terra, ou os policiais que comandam massacres no norte do pais.

    Não que eu concorde com tudo que o MST prega, na verdade eu acho que eles mais atrapalham que ajudam, mas o que se vê aí é um caso de "dois pesos duas medidas".

    Jango foi mais ou menos o cara certo no momento errado, ele não foi derrubado por ter um plano de reforma agraria, mas por causa do momento, guerra fria etc, se fosse na epoca de Getulio (que foi o cara errado no momento certo) a reforma agraria poderia ter sido feita sem interferencia nenhuma...
     
  16. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Doce ilusão.

    Jango foi derrubado, foi colocado de mãos atadas pelo conjunto de obras e práticas que ele estava intencionado a fazer. Não importa o momento, não importa a ditadura... o fato é que Reforma Agrária incomoda quem realmente tem poder, quem realmente manda.

    E não vou dizer que Jango era O cara, porque sabemos que ele não era um santo também, mas que ele foi de longe um dos principais nomes em termos de reformas de base, isso foi. Tanto que não deixaram ele governar.
     
  17. Vovin

    Vovin Steve Vai, The Mars Volta

    Podia ser qualquer outro, ia ser derrubado do mesmo jeito, os militares queriam dar o golpe na época da morte do Getulio, a pressão popular impediu, depois queriam derrubar JK, Janio Quadros, eles esperaram 10 anos pra fazer aquilo, a unica diferença é que com o Jango eles tinham uma desculpa (já que a sociedade estava apavorada com as reformas).
     
  18. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Por um lado sim, por outro não (ao que se refre, em parte, ao Rainha).

    Primeiro é bom lembrar que acho a luta do MST totalmente justificável,e assim como em todo movimento, existem aqueles que são as maçãs podres (não estou falando do Rainha ... ainda).

    Quando são realizadas invasões pacíficas, sem abuso na propriedade dos outros, não vejo problemas. Da mesma forma, não concordo com a reação de muitos em resolver na bala a questão, seja a polícia ou o raio que o parta.

    No entanto, em vários casos não é o que ocorre, e os abusos devem de todos os lados. São inúmeros casos de membros do MST tomarem posse de coisas que não lhe pertencem, quando das invasões. Em outros casos, o MST serve como peão de xadrez. Exemplo: no Paraná, o Ilustre Governador Requião gosta de utilizar o MST para defender seus interesse junto às empresas de pedágio nas estradas, fazendo com que invadam as praças de pedágio, etc.

    O MST tem uma causa justa, mas pela maneira abusiva que alguns usam para defende-la, conseguem perder um pouco da razão.


    Também é importante ressaltar que alguns membros do MST conseguem terras, vendem, e voltam às marchas. Sei que muitos não agem assim, mas isso ajuda a acabar com a imagem do movimento.

    A diferença é que existe um conflito lá muito maior que terras, e sim uma história milenar. Desculpe meu caro, mas não vejo como um bom exemplo para comparação.

    Se não houve, está na hora de criar. Mas acho que existam outros meios a serem utilizados do que invasões com agressão.

    Como disse, concordo com a ideologia do MST. Mas é importante ressaltar que a Teologia da Libertação é vista com péssimos olhos pela Igreja. E a razão é simples: o social pelo social não pode ser o objetivo da Igreja, mas sim o social como fruto dos dois maiores mandamentos de Deus.

    Infelizmente, não é o que a TL prega.

    Mas, gize-se, concordo com os ideais do MST.
     
  19. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Então, não dá na mesma?

    Jango foi derrubado por suas Reformas.

    Afinal, quem apaiava os militares? Quem deu subsídios para eles ficarem anos no poder?

    Os militares isolados não iriam conseguir nada, só conseguiram com apoio de quem realmente manda, etc.
     
  20. Fafa

    Fafa Visitante

    Como seria fácil! Um movimento pró Reforma Agrária totalmente pacífico, pombinha na bandeira, conciência limpa. Se não funcionar, "fizemos o que pudemos".

    Não, não. Prefiro o caminho difícil. Revolução armada, muitas mortes, desapropriação TOTAL de latinfúndios produtivos ou não.
    É um sacrifício da tranquilidade pessoal pelo bem do coletivo.
     

Compartilhar