• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Príncipe Valente - Hal Foster

Shaytan

Usuário
Uma das maiores (em tamanho e influência) sagas das histórias em quadrinhos tem seu início relançado no Brasil: está nas bancas e livrarias o primeiro volume de "Príncipe Valente na Corte do Rei Arthur".

A história do Príncipe Valente começa em 1937, quando o canadense Hal Foster publica a primeira página com as aventuras do jovem e honrado Príncipe Valente. Desde então, uma vez por semana surge uma nova parte da saga deste aventureiro nórdico do século 5.

Foster escreveu e desenhou continuamente a série por 34 anos, deixando de ilustrá-la em 1971. Abandonou o roteiro apenas em 1980, na página 2.241. Sua saída não resultou no fim da história, que é publicada até hoje por outros autores.

A saga do Príncipe Valente, entretanto, não é importante por sua longevidade. Foster foi marcante. Muitos dos grandes artistas que vieram depois dele foram e são influenciados por suas histórias.

De Will Eisner, que contava ter aprendido a narrar lendo Hal Foster, a Jack Kirby (criador de Capitão América e X-Men) ou Carl Barks ("pai" do Tio Patinhas), por exemplo, todos citavam "Príncipe Valente" como influência.

Desenhista cuidadoso, Foster não usava balões para preservar as ilustrações. Além disso, não desdenhava dos roteiros: esmerou-se em tornar seu personagem humano. Destemido, heróico, mas um homem que, entre outras coisas, envelhece. O Príncipe Valente é um adolescente quando as histórias começam, e um homem com cerca de 40 anos, casado e com quatro filhos, quando Foster deixa de roteirizá-las.

A editora Ebal publicou, de 1974 a 1995, 15 volumes de Príncipe Valente no Brasil. A Opera Graphica assumiu a série em 2001 e publicou até o tomo 18. E agora relança as 85 páginas iniciais nesta reedição do primeiro volume: uma boa oportunidade para entender como começou esta épica série.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u62011.shtml

*******

Essas histórias são realmente épicas, para quem não conhece vale a pena conferir. Meu pai enquanto era vivo colecionava muitos quadrinhos de sua época, Flash Gordon, Fantasma, Mandrake, Jim das Selvas entre muitos outros, e acabei pegando estima pelos mesmos. Tenho muita coisa aqui em casa da antiga Editora Brasil América (Ebal) e me considero um sortudo por isso, porque suas publicações, diferentes das que vemos hoje em dia eram todas "luxuosas" dignas de serem colecionadas. Essas edições da Editora Opera Graphica mantém o formato original, que não é nada pequeno ^^.
 
Que coincidência, agora há pouco eu estava vendo um site onde vende-se revistas em quadrinhos, e vi um volume desse personagem lá pra vender. Assim que puder vou comprar, pois tenho certeza de que gostarei, é no estilo que gosto.
 
Tenho certeza que iá gostas xD, não só da história, mas o desenhista era extraordinário !!!
 
Treze anos depois e eu ainda não comprei, tive que ler baixando mesmo. A pindaíba aqui continua brava. :osigh:

Enfim, queria aproveitar o tópico pra pedir indicações de HQs da mesma temática, sobre cavaleiros, ambientadas em tempos medievais, por favor.
 
Ok, Bilbo. Na antiga Warren, Budd Lewis publicou a série El Cid, com desenhos do peruano Gonzalo Mayo (recentemente falecido). O material é bom (mas frequentemente voltado para o sobrenatural), com desenhos muito bonitos. Não se compara com a obra do mestre Foster, mas merece ser conhecido.
Anos atrás eu comprei um álbum português chamado Girando, o Sem-Pavor (é isso mesmo, sem pavor), contando as desventuras de uma cavaleiro lusitano. Os desenhos não me impressionaram, mas, foi uma curiosidade. Talvez você consiga coisas interessantes nas paragens lusitanas.
 

Anexos

  • gonzalo mayo.jpg
    gonzalo mayo.jpg
    136,6 KB · Visualizações: 4

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo