1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Primer (idem, 2004)

Tópico em 'Cinema' iniciado por Sister Jack, 7 Abr 2005.

  1. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    Um pouco de Background no filme:

    "Primer" foi feito ano passado totalmente independente, por 7 mil dólares (um dos filmes mais baratos filmados em película já lançados). O cineasta é o Shane Carruth, que trabalhava com matemática ou física ou algo assim até os 30 anos, quando resolveu que queria abandonar a carreira e se tornar um cineasta. Ele aprendeu a escrever, filmar, montar, fotografar e até compor a trilha, sozinho. Pediu ajuda de amigos, de companhias que simpatizam por cineastas iniciantes, escreveu o roteiro por 1 ano e depois filmou em 5 semanas. Pra um filme de 7 mil dólares, o resultado é mais profissional do que 95% do que é lançado hoje em dia, nenhum traço de erro amador.

    O filme ganhou dois prêmios em Sundance, o Grand Jury Prize e o prêmio de filmes com tema sobre ciência. Ele também ganhou mais uma porrada de prêmios em outros festivais e veio formando desde ano passado uma cult following que cresce cada vez mais (com razão).

    Não só essa história da genesis do filme é super inspiradora e triunfante, o Shane Carruth de quebra também acabou conseguindo fazer um dos melhores filmes de ficção-científica de todos os tempos. Eu não tive uma reação tão forte assim a um filme desde que eu vi "Mal dos Trópicos" ou "Donnie Darko" ou talvez voltando até "2001: UONE" a uns 4 anos atrás.

    A trama do filme é extremamente complicada (faz as histórias de "Donnie Darko" e "Cidade dos Sonhos" parecerem um episódio de Telletubbies) e praticamente indecifrável com uma assistida só. Não que isso atrapalhe o filme, pois mesmo quando você está numa cena que não faz absolutamente nenhum sentido pra você, o clima de paranoia, ansiedade, tensão, medo e etc são mais do que o suficientes para garantir que você não pisque.

    Eu não consigo acreditar como o Carruth, no seu primeiro filme, conseguiu fazer algo tão perfeito. E ele fez por 7 mil dolares. E é um filme sci-fi complexo e inteligente. Meu deus. WTF. Não dá pra ficar melhor que isso.

    Anyway, eu vi ontem a noite e dei algo tipo 87 mas eu tenho certeza que quando eu assistir mais umas 15 vezes e conseguir desvendar a trama, ele deve subir pra 90 e cacetadas.

    Minha sugestão é não ler nada sobre a trama até verem o filme. No máximo, assistam o (ótimo) trailer:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Fotos:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    O poster ultra-foda:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Thico

    Thico The Passenger

    A única técnica para se assistir/encontrar esse filme por aqui é aquela que estava no seu nick do msn há uns dias atrás?
     
  3. Khansc

    Khansc Banned

    Passou no Vivo Open Air. Pode passar no Festival de São Paulo/Rio de Janeiro/Ribeirinha do Sul. Se o Bin Laden for encontrado até amanhã, quem sabe é lançado o DVD no Brasil.
     
  4. Boreli

    Boreli .

    Se tudo der certo, daqui a duas semanas estarei vendo o filme.



    :uhum:
     
  5. Thico

    Thico The Passenger


    Vai passar no Vivo Open Air daqui?
     
  6. Boreli

    Boreli .

    Don´t know, cara...
    Me referia ao DVD R1.
     
  7. Hobbit Bonzinho

    Hobbit Bonzinho Usuário

    Tem previsão de estréia normal?
     
  8. Strider

    Strider Usuário

    Vai passar no Vivo Open Air do Rio sim, dia 20 às 20h. (uh)

    Sai em DVD sim, IMO. Cinema, provavelmente não.
     
  9. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    Ver esse filme num ambiente aberto e populoso não deve ser muito interessante. Nem no cinema normal eu consigo ver o clima claustrofobico e intenso funcionando muito bem. Eu recomendo o esquema "sozinho, no seu quarto, no meio da noite".
     
  10. Boreli

    Boreli .

    Vou comprar nesse final de semana!
    Treze Reais.

    Quando interessa, cinema sempre.
     
  11. Khansc

    Khansc Banned

    Revisto, 88.
     
  12. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Concordo plenamente, acabei de ver o filme nesse momento e se vc não disesse que foi gasto só isso eu não saberia. O filme tem algumas cenas q parecem ser filmado com uma camera diferente mas achei q fosse apenas um artifício usado pelo diretor no meio da confusão.

    De novo eu vou concordar com vc. Eu entendi o filme como um todo, mas algumas cenas em particulares eu estava totalmente perdido com as idas e vindas dele. Acho que entendi o plot final, mas ainda estou em dúvidas. Se um dia eu entender tudo acho q estarei tão maravilhado com o filme qto vc, embora eu tenha gostado dele tb.


    Exato e as cenas q não fazem muito sentido são muitas, embora algumas passem a fazer algum tempo depois.


    Agora eu vi o filme em DVD área 1(tem na Video Nacional da Gávea pra quem mora no Rio) e pra piorar o filme não tem legendas. Eu entendo ingles na boa mas num filme complexo e complicado assim fica ainda mais fácil se perder sem as malditas legendas. Espero q o filme saia em DVD no Brasil para q eu possa assistir novamente e ver se ao menos entendo mais doq antes.
     
  13. Strider

    Strider Usuário

    Hm, quando fui no Vivo pra ver tava esgotado. Imagino que a platéia típica de Vivo gostou bastante do filme. :clap:

    Aí, ontem, com a graça divina, eu assisti pela primeira vez. Hoje revi. Bom, na primeira vez, muita coisa não ficou clara, eu ficava perdido. Interessante que eles também se perdiam algumas horas sobre o que estavam fazendo, inveredando por algo que não esperavam/conheciam. E aquele clima sombrio que o filme trazia desde a porta da garagem se abrindo ia aumentando e me deixando, no mínimo, comendo meu dedo. Provavelmente o filme que me deixou mais apreensivo e com medo. E olha que nem é um filme de terror; pensando melhor, pode ser também.

    Deu pra identificar linhas temporais diferentes fora de cronologia, mas não assimilar, entre outras coisas. Na segunda assistida, coisas ficam mais claras, a partir do momento em que os fones fazem sentido desde o começo, além de alguns pequenos detalhes que eu deixei escapar da primeira vez. E foi até divertido encontrar as narrativas não-lineares, os 'outros' e quem é quem. Uh, mesmo assim, pretendo ver de novo, não só para descobrir mais coisas sobre a trama mas também para sentir o filme, que é cinema de muita qualidade (incrível mesmo fazer isso tudo de primeira, anyway), muita habilidade em narrar e dirigir, etc.

    Ah, quem tá narrando é um clone do Aaron, seilá, o #2? Para quem? Pro original, pra outro?


    [fim, whatever, acabou o post mesmo]
     
  14. Regente

    Regente Serenity Painted Death

    Acabei de olhar, 6.6 no IMDB :tsc:
    Pelo que eu entendi dos comentários, a nota baixa deveu-se ao roteiro complicado e confuso.
     
  15. Vëon

    Vëon Do you know what time it is?

    Após ver e rever, continuei sem entender algumas coisas.

    [Spoliers]


    Os "originais" vão, ligam o timer da maquina em 15min, e vão para o hotel, passados esse 15 min as duplas deles estariam saindo??

    E o que acontece com as duplas, elas continuam existindo ao mesmo tempo que os originais elas não teriam que desaparecer, voltar para a maquina e sumir, ou o algo do tipo??????
    Se não, então no fim do filme existem no minimo 3 Aarons vivendo no mesmo periodo de tempo???

    E se o Aaron 3 não chega a deixar o Aaron original entrar na maquina drogando ele, ele (o Aaron 3) nem deveria existir, ou eu entendi tudo errado????

    [/Spoilers]

    Bom, se alguem souber responder ai ficarei grato.
     
  16. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    Não. A cópia só passa a existir quando eles voltam pra máquina e voltam no tempo. O timer só é colocado lá pra que na volta eles não encontrem os clones deles esperando lá na máquina.

    Sim. Ou mais.

    Como eu disse acima, esse negócio de desaparecer não existe. Depois que eles voltam no tempo, as duas cópias passam a conviver ao mesmo tempo.
     
  17. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Por isso eles não podiam se encontrar diretamente!

    Wow, eu gostei do filme. Gênero que eu gosto muito :babar: Quero ver mais umas trezentecentas vezes.

    Isso explica muita coisa, já que o clima de tensão/paranóia é muito melhor do que ficar tentando entender a história em si. :lol:
     
  18. str1ker

    str1ker Usuário

    Filmão.
     
  19. Falassion

    Falassion Usuário

    Puxa. o_O
    O Trailer é tão simples, mas muito legal.
    Provavelmente pra esses lados do RS esse filme não vai dar as caras. =/
     
  20. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Eu ainda acho que tem gente que paga pau para não passar por otário, na boa. Sundance por Sundance, sou mais o Tiptoes :lol:
     

Compartilhar