• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Primeiro Emprego

Idril

Usuário
Não sei se já tem tópico falando disso e, devido a minha euforia, resolvi abrir tal discussão.

Os anos passam e a chance de um jovem conseguir seu primeiro emprego diminui. O mercado está cada vez mais exigente, a crise econômica se agrava cada vez mais... São vários os fatores que fazem as empresas "evitarem" a contratação de jovens, ainda mais quando estes não tem nenhuma qualificação profissional - saem do Ensino Médio sem saber fazer algo.

Se arranjam um emprego, é em algum local que pouco exige do profissional em questão e pouco o remunera. Uma espécie de "trabalho escravo remunerado".

Notei que jovens encontram empregos facilmenteem lojas, lanchonetes, locadoras e academias nas funções de balconista, vendedor(a) e atendente.

Quem aqui está passando por tal problema e quem já passou?
Qual a opinião de vocês para com o assunto?




Eu ainda estou em tal situação, mas correndo atrás. Espero que amanhã, numa entrevista que acabaram de marcar comigo para trabalhar numa locadora dê certo. E que eu saia de tal situação logo logo!
 
Sério... pode ser que o mundo esteje competitivo demais, mas eu tenho achado relativamente fácil para conseguir emprego.

100% da minha turma de faculdade conseguiu estágio facilmente e eu diria que 80% em ótimas empresas.

Tudo bem que é uma turma de engenharia de uma excelente faculdade... mas mesmo assim, eu esperava maiores dificuldades.

No final todo mundo se deu relativamente bem... cada um do seu jeito.
 
Ahn, eu não sei... Depende... Meu irmão tá fazendo Direito no Mackenzie, que é uma boa faculdade, e não tá tendo essa facilidade pra achar estágio... Tudo que ele e os amigos tão achando é trabalho escravo mal remunerado ou estágios não remunerados... Ele não é o gênio nem a promessa do milênio, mas ele é até esforçado e muito bom estudante... E tá aí, sem emprego (ok, ele não está procurando absurdamente).

Eu acho que isso me dá medo... Eu queria poder estudar o que eu gosto sem ter que pensar que eu preciso comer também. =/
 
É verdade, isto é muito relativo. Não está fácil conseguir se quer um estágio, depende de vários fatores, dentre eles o principal: rotatividade dentro da empresa. Por exemplo eu faço Design Digital e a maioria dos designers e publicitários das boas agências publicidade, simplesmente passaram super cola em suas cadeiras e não saem nem a pau. Fica mais complicado para a empresa disponibilizar vagas, consequentemente conseguir estágio, emprego, visita, cafezinho com o diretor de arte etc... :roll:
 
bom, meu primeiro emprego foi meu pai q me arranjo
eu jah entrei no curso contratado como aprendiz
eu fiz eletricista de manutenção eletroeletronica....
fiquei lah uns tres anos e sai pq tava uma bosta
desde lah tah foda de arranjar um emprego bom
mas pelo menos eu jah tive o meu primeiro emprego
se naquela epoca tava foda de arranjar o primeiro emprego, agora ta pior ainda
 
Esse negocio de conseguir estagio, e emprego hj em dia eh realmente relativo.
Na verdade o negocio é vc conseguir o emprego.
O pessoal de direito e jornalismo , na faculdade católica estava vibrando pq tinha conseguido um estagio, só que ele não era remunerado. :tsc: Ao menos conta com experiência , para um prox estagio ou prox entrevista para emprego.

Sobre esse negocio de trabalhar como vendedor, balconista isso é realmente uma grande verdade, vc nao vê normalmente pessoas ( ao menos aparentemente) com + de 30 anos vendendo ou atendendo vc em lojas, academias locadoras e etc. O problema fica na remuneração que é pouca, por muito tempo de tabalho, e normalmente, o pessoal trabalha para poder ajudar em casa e pagar a faculdade... termina sendo como a Idril falou: Um trabalho escravo remunerado.

Tenho meu "emprego" que me ajuda muito, e que eu não quero largar nunca, ao menos que eu consiga algo muito melhor, lógico. :mrgreen:
 
Na boa galera, está gio não é emprego. Você pode adquirir muita experiência com um, mas não considere como emprego, pois até mesmo para conseguir (carteira assinada e tudo mais), muitas empresas não levam em conta os estágios que você fez!

A facilidade de se encontrar estágio se deve ao fato que o custo para a empresa é pequeno, pois ela não tem encargos com o estagiário, o que não acontece com o empregado.
 
Bem, eu sou outro a aumentar a fila de desempregados. De vez em quando dá até uma tristeza, uma certa melancolia de ficar sem grana, ficar sem fazer nada e tal... Mas pelo menos, sem trabalhar, eu posso me dedicar mais a faculdade, ao meu curso de inglês, e até mesmo ao fórum! :mrgreen:

Mas eu não desisto tão fácil! Pode até demorar, mas um dia eu me arranjo!
 
Edrahil disse:
Na boa galera, está gio não é emprego. Você pode adquirir muita experiência com um, mas não considere como emprego, pois até mesmo para conseguir (carteira assinada e tudo mais), muitas empresas não levam em conta os estágios que você fez!

A facilidade de se encontrar estágio se deve ao fato que o custo para a empresa é pequeno, pois ela não tem encargos com o estagiário, o que não acontece com o empregado.

Pois é mas vale como uma boa experiencia. Eu to no fazendo estagio, a primeira coisa que eu faço de util na minha vida :lol: e eu considero da mesma importancia e responsabilidade.
 
Pois é mas vale como uma boa experiencia.

Exato! Quando eu estava no magistério, eu fiz algumas boas horas de estágio e o que você aprende alí é muito bom e útil. No caso da formação de um professor, o estágio (que não se chama estágio..o nome correto eu me esqueci) é obrigatório e de suma importância.

Minhas irmãs conseguiram emprego na empresa onde elas fizeram estágio, isso já faz uns 8 anos, mais ou menos. Acho que depende de pessoa pra pessoa para conseguir tal coisa.

De vez em quando dá até uma tristeza, uma certa melancolia de ficar sem grana, ficar sem fazer nada e tal... Mas pelo menos, sem trabalhar, eu posso me dedicar mais a faculdade, ao meu curso de inglês, e até mesmo ao fórum!

Eu sinto tédio! Ele só se vai quando eu começo a enviar curriculum e a estudar para o vestibular. Aliás, oponto bom de ficar sem emprego é justamente poder se dedicar muito mais aos estudos.
 
Acho que é muito difícil emprego para quem nunca trabalhou e para quem não está estudando ou parou de estudar.

Você v~e muita gente formada dizendo que não arranja emprego, mas isso é uma mentirinha, porque essa pessoa arranjaria fácil um trabalho de recepcionista, por exemplo, mas ela não quer. Isso não é "não ter emprego".

Agora, que é complicado pra uma pessoa que nunca trabalhou chegar e conseguir um emprego, isso é. Eles exigem experiência, mas não te dão a oportunidade de tê-la. :roll:
 
Idril Nénmacil disse:
De vez em quando dá até uma tristeza, uma certa melancolia de ficar sem grana, ficar sem fazer nada e tal... Mas pelo menos, sem trabalhar, eu posso me dedicar mais a faculdade, ao meu curso de inglês, e até mesmo ao fórum!

Eu sinto tédio! Ele só se vai quando eu começo a enviar curriculum e a estudar para o vestibular. Aliás, oponto bom de ficar sem emprego é justamente poder se dedicar muito mais aos estudos.

Foi por isso que eu começei a estagiar, só tenho faculdade de noite eu ia passar o dia inteiro sem fazer anda. Um trabalho normal de 10 horas por exemplo nao ia dar, entao o estagio foi a melhor opção.
 
Engraçado foi que eu postei aqui à tarde e á noite na faculdade eu ví um anúncio pra um estágio! O tópico me deu sorte ao que parece...
Daqui a pouco eu vou enviar o curriculum pra empresa! Me desejem sorte, se não for pedir demais! :mrgreen:
 
a chave para um bom curriculum é a experiência...
experiência não quer dizer nessesáriamnete empregos anteriores, mas cursos, ou atividades que tenham a ver com o emprego solicitado...
para isso tem varios cursos que são bons investimentos... como qualidade no etendimento, auxiliar administratvo, atendimeto telefônico. coordenação e recepção de eventos, logística, tenicas para falar em publico....etc
tem tb atividades dentro de ongs, ou com as prefeituras da cidade...
no meu primeiro emprego, por exemplo, me escolheram pq eu tinha feito teatro de rua e recreação infantil, fui empregada como professora de linguas, sem carteira assinada e tals..... mas pelomenos era um emprego....
estagios eh melhor buscar em empresas as quais vc já gostaria de pertencer....... e trabalhar muiiiiiiiiiiiiiiiito..... com certeza eh um trabalho escravo, mas pode crer que se vc for inovador, disposto e dedicado, pode ateh chegar a ser empregado.... :obiggraz:
 
Quando eu disse que estágio não é emprego, não estava dizendo para que não se corresse atrás de um.

Experiência só vai ter que trabalhar, seja empregado ou como escragiário ( :chibata: ), mas não se deve perder a oportunidade!

Façam, e tente ficar naquele que lhe der melhor experiência! E de preferência, se for possível a efetivação depois! :D

Minduim, tô torcendo por você! :pray: Boa sorte!
 
Eu não tenho do que reclamar no momento. Tô no segundo semestre do meu curso de Tecnologia de Redes de computadores e já consegui um ótimo estágio na FUNAI. E foi aquele estagio caído do céu mesmo. Um amigo que conhecia um cara que trabalhava lá e levou meu currículo. E em duas semanas já estava trabalhando. Mas para o resto da minha turma está mais difícil. Quem não atua na área ainda não ta conseguindo estágio de jeito nenhum. A maioria das empresas quer contratar estagiários que já tenham experiência. :tsc: Vai entender. São poucos os lugares, como a FUNAI, por exemplo, que preferem moldar o profissional, ensinar o serviço. O único problema de órgão público, é que como estagiário você tem pouca chance de subir lá dentro, é mais uma “escola” onde você aprende o que vai fazer em uma empresa.
 
Thais Tûk disse:
Acho que é muito difícil emprego para quem nunca trabalhou e para quem não está estudando ou parou de estudar.

Você v~e muita gente formada dizendo que não arranja emprego, mas isso é uma mentirinha, porque essa pessoa arranjaria fácil um trabalho de recepcionista, por exemplo, mas ela não quer. Isso não é "não ter emprego".

Agora, que é complicado pra uma pessoa que nunca trabalhou chegar e conseguir um emprego, isso é. Eles exigem experiência, mas não te dão a oportunidade de tê-la. :roll:

Muitos formandos nao querem começar de baixo...
 
Eu já estive a ponto de começar o meu primeiro emprego. Eu deixei meu curriculo la na Blockbuster aqui do posto 5 de copacabana, ai 2 meses depois o cara pediu se eu estava ainda interessado num emprego. Eu falei que nao e nao fui empregado :D
 
Olha, essa coisa de 'é dificilimo arrumar emprego' é um pouco lenda. O que você precisa é se especializar. Fazer cursos técnicos e se preparar muito. O mercado é carente de mão-de-obra especializada. Pode ser com cursos ou estágios, mas o negócio é que você vai achar emprego se estiver capaz. E não é emprego enfrentando filas e filas, é o emprego que as empresas não anunciam mas pegam pessoas que mandam curriculos. O que, convenhamos, é muito mais confortavel.
 
Eu ainda não arranjei o primeiro emprego, na verdade eu não procurei muito pq o objetivo era terminar a faculdade pra depois trampar.
mas ai a coisa começou a apertar e to precisando de um trampo .
mas na minha area (turismo) ta meio dificil, só estagios não remunerados ou remunerados com um valor muito baixo.
Agora, que é complicado pra uma pessoa que nunca trabalhou chegar e conseguir um emprego, isso é. Eles exigem experiência, mas não te dão a oportunidade de tê-la. :roll:

concordo isso mesmo que acontece , se eles não dão oportunidade como vamos ter essa experiencia desejada :o?:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo