1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Prestadoras de Internet e Espionagem

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por FURIA Da Rossa, 27 Dez 2005.

  1. FURIA Da Rossa

    FURIA Da Rossa Rank Configurável??

    Em países desenvolvidos é comum que haja cláusulas contratuais dos serviços de internet que impeçam os usuários de fazerem certas coisas com sua internet, por exemplo usar kazaa, edonkey, gnutella e principalmente bit torrent. Elas detectam que tipo de dados os usuários estão trafegando de/para seus computadores e, se se tratar de arquivos ilegais, supostamente a prestadora bloqueia o acesso.

    JÁ ESTÃO FAZENDO ISSO AQUI NO BRASIL??

    Essa prática teria amparo legal?
     
  2. Omykron

    Omykron far above

    que eu saiba tal politica não pode ser implementada pelo brasil por ser uma violação de privacidade...
    e nenhuma clausula contractual está por cima da legislação em vigor no brasil, outros países eu já não sei.
     
  3. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Olha, não sei, mas o contrato do Velox tem uma cláusula que fala sobre isso, embora eu nunca tenha ouvido falar de algum cancelamento de serviço por causa disso...

    E tem alguns ISPs (lá fora) que bloqueiam as portas padrão de eMule, KaZaA, BT e afins.
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Se está em contrato, não vejo pq não poderia fazer.
     
  5. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Eu já ouvi da boca de colegas funcionários da Velox. Eles não bloqueiam qualquer tipo de serviço por causa do conteúdo ... o usuário pode trafegar absolutamente o que ele quiser.
     
  6. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Menos mal :xmas:
     
  7. Deriel

    Deriel Administrador

    Até vir algum tipo de ordem de cima para fazê-lo. Afinal, a cláusula não está no contrato à toa, se protegendo de alguma coisa eles estão. Enquanto não afetá-los, deixa como está, mas se algum dia afetar, corta.
     
  8. TT1

    TT1 Dilbert

    O contrato do Velox deixa explicito que VoIp não é permitido. Eles podem cortar a qualquer momento
     
  9. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Aí todo mundo migra pro Vírtua, Speedy, aJato, etc... Não é bom pra eles. Eles "não permitem" porque, já que é Telemar, vai prejudicar os lucros deles...
     
  10. Deriel

    Deriel Administrador

    Migra nada. Colocaram limite de download na Speedy e a migração foi mínima. O comodismo sempre vence =] E Virtua e aJato também têm regras de limitação de download (mesmo que possam não estar sendo aplicadas)

    Eles proibem a utilização e criam um serviço próprio, pago, a preços módicos. "Velox com voIP por somente X".
     
  11. FURIA Da Rossa

    FURIA Da Rossa Rank Configurável??

    Eis um pedaço do contrato do Virtua:

    36. DOS DIREITOS AUTORAIS

    36.01 O ASSINANTE, na forma da lei civil e penal brasileira, respeitará os direitos autorais dos softwares, hardwares, marcas, tecnologias, nomes, programas, serviços, sistemas, e tudo o mais que, por ventura, venha a ter acesso através do serviço ora contratado, respondendo diretamente perante os titulares dos direitos ora referidos pelas perdas, danos, lucros cessantes, e tudo o mais que porventura lhes venha a causar, em razão do uso indevido ou ilegal daqueles direitos.

    36.02 A OPERADORA poderá introduzir modificações ou aditivo contratual no presente instrumento, mediante devido registro em cartório, e no sistema operacional, com comunicação escrita ou mensagens lançadas no documento de cobrança mensal, o que será dado pelo ASSINANTE por recebido e aceito, à simples e subseqüente prática de atos, ou ocorrência de fatos, que caracterizem sua aceitação e permanência.


    Apesar de eu ter ligado para lá para "sutilmente" perguntar se a NET bloqueia o acesso a qualquer que seja o site, o atendente negou categoricamente, dizendo que a NET não bloqueia nada e blablablá. Mas não acredito nele. Agora estou com medo de haver sniffers detectando o que eu ando trafegando e posso ter sido mal interpretado ao entrar em sites como... (censurado).
    É mirabolante, mas não descarto nenhuma hipótese.
    Pedi para outros 2 amigos meus, assinantes do Virtua, que entrassem em 4 sites que eu constatei que estão impossíveis de se acessar e ambos disseram que todos estão offline para eles.
    O que será???
     
    Última edição: 28 Dez 2005
  12. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Olha, no abusar.org, um cara relatou que o ZoneAlarm dele detectou um portscan proveniente de ns1.velox.com.br, ou algo do tipo. Ele criou uma regra de bloqueio no ZA e não teve mais nada. Muito esquisito.
     
  13. Deriel

    Deriel Administrador

    Cheia um pouco a paranóia e/ou coincidência :think:

    Tente dar ping no site e também acessá-lo através de um proxy ou de um site como o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Conseguindo desta forma você terá subsídios para afirmar que alguma coisa na sua conexão está realmente estranha e ir atrás das causas.
     
  14. Mytih

    Mytih Usuário

    Realmente que tem certos sites sendo bloqueados isso tem... eu uso essential net tools... ele sempre acha coisas estranhas do servidor p/ meu pc....... vo v c tiro uma print....
     
  15. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    Não necessariamente. Existem direitos inalienáveis e outros que o usuário pode dispor. Privacidade, se não me engano, não é inalienável, senão programas como BBB não seriam viáveis (a privacidade e intimidade das pessoas é exposta publicamente com consentimento deles).

    Aqui na Universidade todos os alunos de computação, para ter uma conta no servidor de e-mail e acesso à rede dos laboratórios, assinam uma política de uso que deixa claro que o e-mail pertence ao departamento e, sob circunstâncias muito específicas e com a abertura de um processo disciplinar na reitoria, o e-mail pode ser aberto em busca de provas da violação de alguma das regras. Empresas também podem exigir que o usuário assine um termo deixando claro que o e-mail é corporativo e pode ser aberto em casos especiais, inclusive já existem casos de demissão por justa causa.

    Se o contrato de prestação de serviço do provedor deixa claro que o serviço prestado pode sofrer algum tipo de restrição (afinal, os recursos obviamente pertencem à prestadora, como o backbone, linhas de conexão, etc.), visando manter direitos autorais preservados ou qualidade de serviço, não vejo muitos problemas legais. O problema é isso não estar claro para o usuário.

    Por via das dúvidas, sempre uso criptografia e tunelamento :) Ainda mais com o Echelon em funcionamento :mrgreen:
     
  16. FURIA Da Rossa

    FURIA Da Rossa Rank Configurável??

    Erula, é possivel vc nos dizer mais sobre sua criptografia e/ou tunelamento? Primeiro... o que é tunelamento? :P
    E outra, provavalmente vc deve saber de algo não muito dificil que possa ser feito para verificar, conclusivamente, a prática de traffic shaping da NET para com os usuários. Uns falaram sobre um tal de "ethereal"... como usar e analisar os dados obtidos por tais programas?
    Obrigado.
     
  17. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    Furia,

    são coisas não tão triviais de explicar, dependendo do conhecimento básico de redes de quem lê. Vou tentar por partes:

    Tunelamento: toda conexão usando o protocolo TCP/IP ocorre pela abertura de um canal de comunicação entre um cliente e um servidor, em portas específicas (www na porta 80, por exemplo). TCP/IP na versão 4 não tem criptografia por padrão e nem todos os serviços implementam o STL/TLS (uma extensão para incluir suporte criptográfico à conexão, a grosso modo, como o HTTPS versus HTTP). Como eu quero uma conexão confiável, onde o pacote não seja interceptável e analisado por intrometidos, eu preciso de criptografia... nesse caso, abro um túnel criptográfico entre minha máquina (cliente) e o servidor, tudo o que passar por esse túnel é criptografado no cliente e só é decifrado no servidor, mesmo que algum bisbilhoteiro tente analisar com um sniffer, ele não vai conseguir. Por exemplo, o FTP é um protocolo inseguro que geralmente "escuta" a porta 21 do servidor. Se eu tenho acesso ao servidor (e poderes suficientes para isso), eu o configuro para escutar a porta 2121 usando um serviço de tunelamento (como o stunnel) e redirecionar, localmente, todas as conexões para a porta 21. No meu cliente, em vez de conectar à porta 21, configuro a outra ponta do túnel para abrir a porta 2121 do servidor. O tráfego cliente/servidor é tunelado, embora no servidor o redirecionamento da porta 2121 para a 21 não seja. Não sei se ficou bem claro :(

    Criptografia: sempre uso protocolos confiáveis para informações críticas (HTTPS, IMAPS, SSH, etc.). Mantenho (aliás, tenho que atualizar) meu par de chaves pública e privada, além das chaves públicas de meus amigos para criptografar minhas mensagens de e-mail que não quero que sejam interceptadas por qualquer um que não seja o próprio destinatário, etc. Ainda não cheguei no nível paranóia extrema para usar esteganografia (incluir mensagens em imagens, podendo inclusive ser mensagens criptografadas).

    Quanto à análise de traffic shapping, não é trivial e nem sei se o ethereal é capaz disso (há muito tempo que não o uso). De qualquer forma, a análise vai requerer um conhecimento muito mais profundo do funcionamento da pilha TCP/IP, pois o shapping deve ser feito nas camadas mais baixas do protocolo.
     
  18. FURIA Da Rossa

    FURIA Da Rossa Rank Configurável??

    Deu pra entender sim, Erula, obrigado!!
    Mas sim, a NET está shapando nossas conexões no que diz respeito a programas p2p, que usam conexões múltiplas, e eu gostaria de provar isso conclusivamente.
    De qualquer forma, valeu!
     
  19. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Continuo sem saber o que é shaping. :tsc:
     
    Última edição: 21 Jan 2006
  20. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    No caso, ele está querendo dizer que o provedor dele (Virtua, não?) está limitando a taxa de download (ou upload, ou os dois), com alguns programas, para um valor bem inferior ao valor máximo anunciado pelo plano.
     

Compartilhar