1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Preso processa Deus por quebra de contrato

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Chester Cubano, 17 Out 2005.

  1. Chester Cubano

    Chester Cubano Chester_Cubano

    Um preso romeno está processando Deus por falhar em salvá-lo do diabo. O prisioneiro, chamado Pavel M, segundo a imprensa local, acusa Deus de traição, abuso e tráfico de influência.
    Segundo o site Ananova, o homem alega que o seu batismo é um contrato entre ele e Deus, que teria a obrigação de manter o Diabo longe, assim como os problemas.

    A reclamação foi enviada para a Corte de Timisoara e encaminhada para o escritório do procurador. Entretanto, os procuradores já disseram que provavelmente o processo será arquivado e eles não tem como chamar Deus para depor.

    Fonte: Terra

    Até Deus ta sendo processado hj em dia! q absurdo!
     
  2. *Gracie*

    *Gracie* Hobbit

    que doente, maluco!! um absurdo..... sem cometarios...
     
  3. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Mas as pessoas não responsabilizam Deus todo dia? De uma forma ou de outra? Mesmo falando "foi o Diabo quem me tentou", é uma forma de culpar Deus, afinal sendo todo poderoso, podia ter se livrado do Diabo há muito tempo atrás. (aliás aquele negócio de comerem a maçã de acordo com Douglas Adams - em Mostly Harmless - tem muito cara de jogo de cartas marcadas, onde quem dá as cartas tem sorriso eterno no rosto de quem tá esperando a pessoa cometer algum erro para dizer "ahá!")

    De qualquer forma, não é raro as pessoas se esquivarem das responsabilidades de tomarem conta de suas próprias vidas. E nào seria raro ver o Tribunal levar a cabo esse tipo de coisa, se pudessem intimar Deus.
     
  4. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    Eu pensava que raramente alguma coisa poderia me surpreender por ser extremamente louca... esse aí se superou.

    Mas concordo com Primula, hoje em dia todo mundo joga a culpa/responsabilidade em Deus (ou no Diabo): "Deus lhe pague", "Foi Deus quem quis", "O Diabo me tentou", "Deus isso...", "O Diabo aquilo...". Temos a tendência de esquecer que recebemos a Livre Ação (segundo Sto. Agostinho, desde a Queda não teríamos mais o Livre Arbítrio, mas é complicado demais explicar isso aqui, mas teríamos a Livre Ação): podemos escolher qualquer caminho que nos pareça melhor, sendo satisfatório ou não e teremos que prestar conta dos nossos atos. Mas é muito fácil jogar a culpa em Deus e vamos continuar fazendo isso até o fim do mundo. Que lástima.

    Agora, olhando o lado da argumentação dele... "Segundo o site Ananova, o homem alega que o seu batismo é um contrato entre ele e Deus, que teria a obrigação de manter o Diabo longe, assim como os problemas." Se o batismo foi um contrato, foi um símbolo da adoção, e quem instruiu o batismo (Cristo) deixou bem claro que a vida não seria um mar de rosas ("No mundo passareis por aflições, tende bom ânimo, Eu venci o mundo") e os apóstolos, considerando que a Bíblia traz os termos desse "contrato" (ou Aliança), posso supor que:
    - primeiro, ele não leu as letras miúdas do contrato
    - segundo, se ele foi preso, boa coisa não teria feito, portanto, teria transgredido o "contrato": já pensou se Deus se manifestasse em uma teofania para exigir o cumprimento das cláusulas de rescisão ("O salário do pecado é a morte")?

    Mundo estranho...
     
  5. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Ué, é só chamar as Igrejas, são as representantes de Deus na Terra!
    Ninguém nunca viu
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    não?
     
  6. Tamuríl Ar-Feinie

    Tamuríl Ar-Feinie Bozo Bozoca nariz de pipoca

    hahahahahaha... isso foi a coisa mais engraçada que eu ouvi nesses últimos 16 anos.... :lol:
     
  7. Fafa

    Fafa Visitante

    O líder máximo da religião do sujeito deveria ser resposabilizado pela "quebra do contrato". No caso, se é um romeno, provavelmente o réu seria o Patriarca ortodoxo ou o Papa.
     
  8. Meriadok Malkav

    Meriadok Malkav Pssst...You're gonna die soon

    Diria que não é apenas "hoje em dia" que isso acontece...acontece desde de que o homem é homem, desde de que existem mitos...
     
  9. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    Meriadok, concordo com você, realmente isso existe há eras... só estava limitando à minha percepção temporal (hoje em dia) e minha sensação que vem se intensificando. Acredito que quando começou a ser usada, a expressão "Deus lhe pague" tinha um toque de reverência e gratidão, mas atualmente é tão banal e repetida quanto qualquer outra expressão.

    A história da Queda é um exemplo bem típico disso. Adão joga a culpa em Eva ("ela me deu e eu comi"), Eva joga a culpa na serpente que a convenceu a comer. Nenhum dos dois quis assumir a responsabilidade do ato, pois ambos sabiam muito bem que não era permitido fazer aquilo e consentiram, quando poderiam simplesmente ignorar a situação e continuar numa boa. Quero deixar claro que minha interpretação não tem nada a ver com criacionismo x evolucionismo, a interpretação é a mesma para quem acredita que são fatos ou alegorias, não vamos fugir do tópico :)

    Lembrei de um detalhe agora, mas não tenho como obter a referência correta. Adão em última instância culpa a Deus pelo ato, dizendo algo do tipo "a mulher que me deste me ofereceu e eu comi", como se Ele fosse responsável por entregar uma companheira fraca, enquanto a fraqueza estava exatamente na vontade dos dois desobedientes...

    Ah, não... não teria graça... continuo achando que uma teofania (como a sarça ardente) seria muito mais interessante... Imagina o promotor interrogando a sarça e ela respondendo "tire os sapatos que agora esse local é sagrado"... Ou no final do julgamento, uma voz de trovão dizendo "agora venha cá que é sua vez de ser julgado, você também quebrou meu contrato".
     
  10. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Eu estou com o Erulasto.
    Eu aposto um milhão de dólares que o rapaz feriu diversos termos do "contrato", pois vigiar-se e andar em linhas retas nas leis de Deus é deveras complicado, por mais fiél que seja a criatura. Aquele que não tem um pecado que atire a primeira pedra ...

    Pois bem, a própria atitude do homem de questionar a forma com que Deus intervém já não é muito bem vista sob a ótica cristã. Um mortal que procura andar aos olhos do Senhor não deveria chegar e dizer que Deus tem obrigação disso ou daquilo ... pois ele deveria saber que, como bom cristão, não lhe convém proferir esse tipo de coisas.

    Ora, em vista disso, ele só deve estar querendo chamar atenção!
     
  11. Chester Cubano

    Chester Cubano Chester_Cubano

    Mas sifundo ele as coisas ruins que ele fez foram problemas que Deus nao resolveu...
     
  12. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    E desde quando Deus tem que resolver todos os problemas da humanidade? Onde fica a livre ação se a todo momento Deus tiver que que intervir? Quando o homem escolheu o conhecimento do bem e do mal para se tornar igual a Deus, reivindicou a responsabilidade sobre seus atos também.

    Existe em alguma das cartas do Novo Testamento (e para variar, minha memória não ajuda nada) que diz algo parecido com "ninguém deve dizer que Deus o tenta, pois cada um é tentado por sua própria cobiça". Tenho impressão que é a carta a Tiago, mas não vou afirmar com certeza. Acredito que isso exclui a responsabilidade de Deus, pois foi a própria cobiça dele que desencadeou os fatos, não?
     
  13. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Do mesmo modo, não há tentação pecaminosa a qual o homem não possa suportar.
     
  14. Metz

    Metz ...

    Por que não mandam o Inri Cristo ir depor?
     
  15. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    :lol::lol::lol::lol::lol:
    Fico imaginando a cena... arrumem duas camisas de força :mrgreen:
     
  16. Meriadok Malkav

    Meriadok Malkav Pssst...You're gonna die soon

    Mas quem disse que o Deus que ele está se referindo é o Deus cristão?

    E se ele tiver criado um Deus e, consequentemente, uma religião que tem que satisfazer todos os desejos dele?

    :hihihi:
     
  17. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    :rofl: :rofl: :rofl: Nunca ri tanto :lol:
     
  18. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    Suponho que não, já que ele se refere ao batismo, que é um sacramento tipicamente cristão. Também refere-se ao Diabo, do cristianismo.

    Ele pode ter imaginado um cristianismo fajuto, mas imagino que esteja longe de ter criado um Deus próprio. Se o fez, foi tão sem imaginação (ou incompetente) que remendou retalhos de outra religião existente (como um ladrão de bicicletas que pinta o quadro para ninguém reconhecer e esquece de retirar os acessórios do dono anterior). :lol:
     
  19. Blue Berry

    Blue Berry Usuário

    No mínimo um tanto excêntrico não acham?
    Talvez a intenção tenha sido chamar atenção e conseguir assim alguma forma de adiamento quanto ao caso dele...

    Ou nas piores das hipóteses uma pena mais branda por insanidade mental (roll)
     
  20. Meriadok Malkav

    Meriadok Malkav Pssst...You're gonna die soon

    Você faria isso?

    Ele faria... (ia fazer outra piadinha, mas acho que não vou ser tão regente...)
     

Compartilhar