1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Presidente do Uruguai vive com US$ 1.250

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Elessar Hyarmen, 8 Jun 2012.

1. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Dono do título de presidente mais pobre do mundo, José Pepe Mujica manteve suas promessas de campanha e segue descartando a importância do dinheiro em sua vida. O presidente do Uruguai ainda mora em sua pequena fazenda na região de Rincón del Cerro, próximo a Montevidéu, doando nada menos que 90% de seu salário para ONGs e pequenas empresas.

Mujica recebe US$ 12.500 por mês pelos serviço à frente do governo uruguaio. Entretanto, de acordo com o próprio presidente, 90% deste valor é repassado para companhias que trabalham com habitação.

Desta forma, Mujica vive com US$ 1.250 mensalmente. “Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”, disse o presidente em entrevista ao jornal El Mundo.

O presidente alegra-se em deixar claro como não mudou sua vida após sua ascenção ao poder no Uruguai. Mantém suas mesmas roupas, costumes, amizades e possuí apenas dois patrimônios, sua casa e um velho fusca celeste, avaliado em cerca de US$ 1.000. Assim como seu esposo, a primeira-dama e senadora Lucía Topolanksky também doa uma parte do seu salário para instituição de caridade.

Vídeo divulgado no Youtube mostra Mujica em seu fusca. Assista:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Fonte:

Última edição por um moderador: 5 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 5
    • Ótimo Ótimo x 2
  2. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

Muito bom :clap:

3. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Um político que presta.

• Gostei! Gostei! x 1
  4. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Olha, não acompanho a politica no Uruguai. É muito pouco dizer que o cara é um bom politico por conta disso.

Ele pode doar todo o salário mas se for um desastre como Presidente é válido?

Enfim, o gesto é realmente bonito e deveria mesmo servir de exemplo.

5. Mercúcio

Mercúcio Well-Known Member

A reportagem do Pragmatismo Político traz mais informações:

Entre outras coisas, o presidente do Uruguai chegou a oferecer a residência oficial para abrigar moradores de rua.

6. Nevrast

Nevrast Usuário

Concordo exatamente contigo! As práticas dele como presidente são muito boas e deveriam ser repassadas. Porém isso não significa que ele seja um bom presidente. (Visto que eu não sei absolutamente nada da política urugaia)

7. Mercúcio

Mercúcio Well-Known Member

Bom, eu não sei nada da política uruguaia.
    Lembremos, porém, que um presidente não conduz o executivo sozinho. Para isso existem os ministérios e todo o aparato técnico e jurídico para auxiliá-lo nas mais diversas áreas.
    Posso estar sendo imprudente, mas um presidente que governa um país pobre com tamanha consciência social para mim já merece o título de bom presidente.

• Gostei! Gostei! x 3
  8. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Sim e sim.

A atitude dele é muito boa. Magnifica! Mas tem um porem:

- Se não for jogada de marketing
    - Se não fizer isso para tirar o foco do mal governo (sei lá se o governo do cara é bom) ou de corrupções.

LOGICAMENTE, o meu pé atrás é por viver no Brasil.

9. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

A gente tem mania de achar que esses bons exemplos só acontecem em outros países. Eu vi outro dia uma pesquisa que demonstrava que 16% dos nossos políticos doa pelo menos 1/4 dos seus ganhos para institutos filantrópicos ou de desenvolvimento de ciências etc.

Edit.
    o link. :wink:

• LOL LOL x 3
  10. General Artigas

General Artigas Não tá morto quem peleia

Mesmo doando 1/4 dos sacos de dinheiro que ganham, os políticos do Brasil ainda ficam com MUITO.

Bom, pelo menos o gaucho oriental é do povo, ao contrário do nosso querido (ou não) ex-presidente, que se dizia do povo mas é um aposentado há 30 anos quase, ganhando MUITO mais do que um salário mínimo. Vou cortar meu dedo num torno e me aposentar...

O presidente uruguaio não me pareceu ser um homem muito intelectual, mas como o Timewolf disse, ele não governa sozinho. Os ministros estão aí pra auxiliar (e não só pra causar escândalos como no Brasil).

• LOL LOL x 3
    • Gostei! Gostei! x 2
  11. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

Você clicou no link? :dente:

• LOL LOL x 2
  12. Hobbit Bonzinho

Hobbit Bonzinho Usuário

Por mais que admiremos essa atitude, admitamos: No Brasil, o inconsciente coletivo reprovaria esse cara e o classificaria como otário.
    Nossas preferências são por gente que se dá bem na vida, por meio de que pensamos depois.

• Gostei! Gostei! x 2
  13. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Então merecemos os políticos que temos.

• Gostei! Gostei! x 1
  14. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Também não sei como é o governo deste senhor, mas se ele optou em viver sem quase nenhuma ostentação e repassa a maior parte dos seus ganhos pra outros setores que espero reverta sempre em algo positivo pro povo, tomara que continue assim e assim como o Menegroth mencionou muito bem espero que isso não seja fachada pra desviar o foco.

Uma coisa que sempre soube é que o que o Uruguai tem de despesa com altos salários de parlamentares, servidores e afins mal faz cosquinha no do Brasil e no quesito corrupção está entre os menores da América Latina.

Apesar da brincadeira do link do Eriadan, se todos os parlamentares daqui abrissem mão deste mesmo percentual do presidente uruguaio o que sobraria de dinheiro pra construção de hospitais, escolas e pra previdência social não é brincadeira.

• Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  15. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Politico no Brasil poderia abrir mão de 100% do salário.
    Só os 500 milhões de "vale-alguma-coisa" já seria suficiente pra eles continuarem vivendo como classe rica.

• Gostei! Gostei! x 1
  16. Felagund

Felagund Well-Known Member

Esse camarada foi guerrilheiro na ditadura Uruguaia.

"Mujica teve importante papel no combate à ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985). Na guerrilha, coparticipou de assaltos, sequestros e do episódio conhecido como Tomada de Pando, ocorrido em 8 de outubro de 1969, quando os tupamaros tomaram a delegacia de polícia, o quartel do corpo de bombeiros, a central telefônica e vários bancos da cidade de Pando, situada a 32 quilômetros de Montevidéu.[5] [6] Mujica passou 14 anos na prisão, de onde só saiu no final da ditadura, em 1985.[7]"
    Wikipedia

No Brasil provavelmente ele seria execrado, chamado de terrorista pela direita conservadora, criminoso, ia ter vídeo do Bolsonaro falando que ele deveria estar preso e etc.
    Pois é, aparentemente, o pessoal que combatia as ditaduras não eram os monstros que a mídia e os governantes insistiam em pintar... Muito menos lutavam por privilégios.

Para mim, mais um desses heróis "anônimos" na luta contra o imperialismo, que arriscou a vida e a sua segurança para garantir a liberdade da sua nação contra uma ditadura fantoche anti-comunista.

Parabéns pela atitude, pela humildade, e principalmente pela militância de toda a vida.

• Ótimo Ótimo x 4
    • Gostei! Gostei! x 3
  17. Ivo Basay®

Ivo Basay® Banned

Se ele for um bom presidente tomara que continue assim

18. General Artigas

E os antigos guerrilheiros do Brasil, quando chegam à presidência, a primeira coisa que fazem é aumentar o próprio salário. Outros se aposentam indevidamente por invalidez, mas pra ser presidente são completamente capazes.

Existem guerrilheiros e guerrilheiros, não podemos tomar o todo por um ou por outro. Os uruguaios têm um histórico de lutas contra ditaduras, tanto que lutaram par se separar do Brasil.

19. Felagund

Felagund Well-Known Member

Não me lembro da Dilma ter aumentado o próprio salário. E se a segunda parte foi em relação ao Lula, ele não foi guerrilheiro né..

Nisso eu concordo por completo com vc (coisa rara em Artigas? :lol:)

20. General Artigas

Ele não lutou contra o imperialismo ao levar os operários a estado de greve em plena ditadura (pra agora o governo petista dizer que não negocia com funcionários em greve)? Ato nobre e justo dele, mas não apaga o fato dele ser completamente capaz fisicamente e ser aposentado por invalidez recebendo o teto do INSS se não me engano. A Dilma assinou o aumento proposto pelos deputados/senadores, ou seja, concordou. Mesmo que o legislativo pudesse passar por cima da decisão da mulher, ela não se negou a aumentar o próprio salário.

Bem, de vez em quando até cachorro e graxaim concordam, né? :lol:

Compartilhar