• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Presidente do Turcomenistão ordena fechamento da famosa 'Porta do Inferno'

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
A cratera é a atração turística mais famosa do Turcomenistão, na Ásia - Getty Images/iStockphoto

A cratera é a atração turística mais famosa do Turcomenistão, na Ásia Imagem: Getty Images/iStockphoto


O presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdymukhamedov, ordenou o fechamento da área conhecida como "Porta do Inferno", uma cratera formada na década de 70 durante um deslizamento de terra resultante de uma expedição soviética de perfuração do solo para obter gás.

Em um anúncio televisionado através de emissoras locais e reportado pela BBC, Berdymukhamedov classificou a manutenção da cratera como desperdício de recursos naturais.

"Estamos perdendo matérias-primas naturais de alto valor, pelos quais poderíamos obter lucro significativo e usá-lo para melhorar o bem-estar de nosso povo", argumentou.

Após a abertura da cratera Darvaza, como se chama oficialmente a "Porta do Inferno", cientistas atearam fogo ao local para impedir que o constante vazamento de gás natural do subsolo se espalhasse e intoxicasse moradores e o ecossistema da região, de acordo com a CNN.
O buraco fica no meio do deserto de Karakum, no Turcomenistão - Getty Images - Getty Images


A cratera fica no meio do deserto de Karakum, no Turcomenistão
Imagem: Getty Images

As chamas nunca se apagaram e o ponto se tornou o principal cartão postal turístico do país. O presidente turcomeno, no entanto, acredita que a queima constante do gás gera toxinas que estão impactando a saúde de habitantes e provocando danos ambientais.

Berdymukhamedov pediu ao primeiro-ministro que reúna cientistas e até especialistas estrangeiros para encontrarem uma solução para extinguir o fogo.

Esta não é a primeira tentativa de fechar a "Porta do Inferno": diversas foram realizadas ao longo dos anos — na década passada, o atual presidente já havia reunido uma comissão com o mesmo objetivo, mas a iniciativa falhou.

 
Quero ver que tecnologia brilhante vão usar pra apagar esse fogo.

Antiga e fracassada URSS: Celeiro maravilhoso de desastres ambientais

Chernobyl
Mar de Aral
Lago Karachai
Buraco do Inferno..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo