• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Prêmio Nobel de Literatura Nadine Gordimer morre aos 90 anos

Bruce Torres

Let's be alone together.
DA AFP

14/07/2014 10h57
A escritora sul-africana Nadine Gordimer, Prêmio Nobel de Literatura em 1991 e engajada na luta contra o apartheid, morreu no domingo (13), aos 90 anos, informou o escritório de advocacia Edward Nathan Sonnerbergs.

De acordo com um comunicado da família divulgado pelo escritório, Gordimer morreu durante o sono, em sua residência em Johannesburgo, ao lado dos filhos Hugo e Oriane.

"Seu maior orgulho não foi apenas ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1991, mas também ter testemunhado (no julgamento), em 1986, ajudando a salvar o vida de 22 membros do ANC (Congresso Nacional Africano), todos acusados de traição", dizem os filhos no comunicado.

Guillermo Arias/Associated Press
14195115.jpeg

A vencedora do Prêmio Nobel Nadine Gordimer, em novembro de 2006

Nascida em 20 de novembro de 1923 na cidade sul-africana de Gauteng, Maline era filha de imigrantes judeus oriundos da Europa Oriental. Ela sempre se negou a deixar o país, mesmo nos momentos mais sombrios do apartheid, o regime de segregação racial que durou entre 1948 e 1994.

Próxima de Nelson Mandela (1918-2013), a escritora foi uma das pessoas que o líder sul-africano pediu para ver quando saiu da prisão, em 1990.

Autora de de 15 romances e inúmeros contos, Nadine teve três de seus livros censurados pelas autoridades do regime, além de uma antologia de poemas de escritores negros sul-africanos, que ela mesma havia reunido e publicado.

Em 1991, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura por seus romances sobre as tensões do apartheid. Ela foi chamada de uma das "maiores guerrilheiras da imaginação" pelo poeta irlandês Seamus Heaney (1939-2013), e de uma "magnífica escritora épica", pelo comitê do Prêmio Nobel.

Com a introdução da democracia em 1994, Nadine não hesitou em apontar os erros dos sucessores de Nelson Mandela no poder e falou sem piedade dos males de sua sociedade.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustr...icana-nadine-gordimer-morre-aos-90-anos.shtml
 
To querendo ler alguma coisa dessa autora; na verdade li um conto bem pequeno, o primeiro numa coleção de melhores contos dela, e tô pensando em começar um romance dela, talvez ir pelo primeiro mesmo, apesar de ter lido por aí que The Conservationist, July's People e Burger's Daughter são os melhores que ela escreveu. Mas também que têm um estilo um pouco exigente e eu queria me acostumar com a escrita de Gordimer com algo mais simples antes, e li uma crítica de época dizendo que o primeiro dela lembrava bastante Virginia Woolf pela poeticidade com que ela captura os pequenos detalhes do comportamento humano. Me interessei.
E me intriga tbm que (e talvez eu esteja errado) ela é bem pouco lida, e isso em círculos anglofonos tbm, embora sua obra soe bem interessante.
Alguém já a leu?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo