1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Prêmio Nobel de Literatura Nadine Gordimer morre aos 90 anos

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Bruce Torres, 14 Jul 2014.

  1. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    DA AFP

    14/07/2014 10h57
    A escritora sul-africana
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , Prêmio Nobel de Literatura em 1991 e engajada na luta contra o apartheid, morreu no domingo (13), aos 90 anos, informou o escritório de advocacia Edward Nathan Sonnerbergs.

    De acordo com um comunicado da família divulgado pelo escritório, Gordimer morreu durante o sono, em sua residência em Johannesburgo, ao lado dos filhos Hugo e Oriane.

    "Seu maior orgulho não foi apenas ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1991, mas também ter testemunhado (no julgamento), em 1986, ajudando a salvar o vida de 22 membros do ANC (Congresso Nacional Africano), todos acusados de traição", dizem os filhos no comunicado.

    Guillermo Arias/Associated Press
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    A vencedora do Prêmio Nobel Nadine Gordimer, em novembro de 2006

    Nascida em 20 de novembro de 1923 na cidade sul-africana de Gauteng, Maline era filha de imigrantes judeus oriundos da Europa Oriental. Ela sempre se negou a deixar o país, mesmo nos momentos mais sombrios do apartheid, o regime de segregação racial que durou entre 1948 e 1994.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (1918-2013), a escritora foi uma das pessoas que o líder sul-africano pediu para ver quando saiu da prisão, em 1990.

    Autora de de 15 romances e inúmeros contos, Nadine teve três de seus livros censurados pelas autoridades do regime, além de uma antologia de poemas de escritores negros sul-africanos, que ela mesma havia reunido e publicado.

    Em 1991, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura por seus romances sobre as tensões do apartheid. Ela foi chamada de uma das "maiores guerrilheiras da imaginação" pelo poeta irlandês Seamus Heaney (1939-2013), e de uma "magnífica escritora épica", pelo comitê do Prêmio Nobel.

    Com a introdução da democracia em 1994, Nadine não hesitou em apontar os erros dos sucessores de Nelson Mandela no poder e falou sem piedade dos males de sua sociedade.

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. G.

    G. Ai, que preguiça!

    To querendo ler alguma coisa dessa autora; na verdade li um conto bem pequeno, o primeiro numa coleção de melhores contos dela, e tô pensando em começar um romance dela, talvez ir pelo primeiro mesmo, apesar de ter lido por aí que The Conservationist, July's People e Burger's Daughter são os melhores que ela escreveu. Mas também que têm um estilo um pouco exigente e eu queria me acostumar com a escrita de Gordimer com algo mais simples antes, e li uma crítica de época dizendo que o primeiro dela lembrava bastante Virginia Woolf pela poeticidade com que ela captura os pequenos detalhes do comportamento humano. Me interessei.
    E me intriga tbm que (e talvez eu esteja errado) ela é bem pouco lida, e isso em círculos anglofonos tbm, embora sua obra soe bem interessante.
    Alguém já a leu?
     
    Última edição: 8 Jun 2018

Compartilhar