• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prêmio Machado de Literatura

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Realizado pela DarkSide, serão cinco categorias com premiação de R$ 20 mil cada

A editora Darkside anunciou que fará uma premiação para escolher textos e projetos originais brasileiros em diversas categorias, como contos, HQs e mais.

Chamado de Prêmio Machado Darkside, a competição tem cinco categorias: Romance/Contos, Quadrinhos, Não ficção, Outras Narrativas e Desenvolvimento de Projeto.

A categoria de Outras Narrativas envolve projetos de linguagem audiovisual como podcasts, teatro, música, roteiros, exposições virtuais, reportagens, ensaios, jogos, sem se limitar a estes exemplos. Para se inscrever nessa categoria, é possível enviar fotos e vídeos, ou outros materiais que ajudem a definir a proposta e justificar a escolha.

A categoria de Desenvolvimento de Projeto é especialmente para projetos que ainda não estejam finalizados, e engloba propostas de romance, coletâneas, quadrinhos, jogos, realidade aumentada e mais.

As obras devem ser cadastradas por um responsável, mas podem ter até quatro autores, e só é possível inscrever uma obra por autor.

Cada categoria terá um vencedor, que receberá um contrato de edição no valor de R$ 20 mil, além de um troféu especial. Confira:

trofeu-machado-darkside.jpg


Haverá também uma menção honrosa para influenciadores literários que se inscreverem usando perfis de redes sociais no site oficial do prêmio. A Comissão Avaliadora escolherá 30 perfis inscritos que estejam atuantes e abrirá o voto popular para definir cinco vencedores que receberão o troféu de menção honrosa.

Você pode conferir o regulamento completo do Prêmio literário e para influenciadores clicando aqui.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 29 de setembro de 2020. Os resultados serão publicados em 13 de novembro de 2020.

 
eu não sei se entendi direito, mas não é só para terror, né? caramba, que ideia bacana! espero que bastante gente se inscreva.
 
Tem que baixar o regulamento
eu não sei se entendi direito, mas não é só para terror, né? caramba, que ideia bacana! espero que bastante gente se inscreva.
Deve comentar mais no regulamento ali, mas tem que baixar, amanhã eu dou uma olhada. Eu acredito que não é só terror, pois existe a categoria romance/contos. Deve ser bem abrangente.

É uma boa oportunidade para divulgar o trabalho. E eles estão aceitando todas as formas como quadrinhos, jogos, contos, entre outros.
 
Quando li o título pensei que era algo que partiu da ABL ou de uma grande fundação literária e com a foto do Machado de Assis.
 
Como eu estava comentando com a Anica, ontem, queria, muito, conseguir ter foco para escrever alguma coisa. Mas a quarentena tirou o restinho de foco que eu tinha. Tenho uns trequinhos prontos: poemas, um "romance", mas não sei se tenho alguma coisa boa o suficiente para tentar.
 
Como eu estava comentando com a Anica, ontem, queria, muito, conseguir ter foco para escrever alguma coisa. Mas a quarentena tirou o restinho de foco que eu tinha. Tenho uns trequinhos prontos: poemas, um "romance", mas não sei se tenho alguma coisa boa o suficiente para tentar.
Envia mesmo que incompleto. Vai que dá certo. Como a notícia diz tem espaço: "A categoria de Desenvolvimento de Projeto é especialmente para projetos que ainda não estejam finalizados, e engloba propostas de romance, coletâneas, quadrinhos, jogos, realidade aumentada e mais.".
 
eu não sei se entendi direito, mas não é só para terror, né? caramba, que ideia bacana! espero que bastante gente se inscreva.
O regulamento não especifica isso (o que eu achei um problema). Pela linha editorial da DarkSide eu imagino que vão escolher apenas projetos que se enquadrem nos gêneros de terror, dark fantasy e similares. Teria sido bom que explicitassem se é isso mesmo ou se é mais amplo.


Isso que o Turgon falou: tem uma categoria para coisas inacabadas; o ruim é que ali podem entrar diversas outras mídias e a concorrência aumenta rs. Um projeto de romance inacabado passa a concorrer com projetos para jogos de tabuleiro, de cartas, teatro etc.

Em todo caso, a iniciativa é ótima e deveria ser imitada por outras editoras, inclusive aquelas com dindim do Itaú pra dar um help (né, Todavia?). E não cobrar nada pela inscrição é prova de boa-fé (é pra você mesmo a indireta, Jabuti!).
 
Ainda faltam 53 dias para o fim das inscrições...
Se eu escrever 4 páginas por dia a partir de amanhã... dá pra improvisar um livro bem ruim de 200 pgs. :dente:
Alguém está cogitando a sério fazer algo?
Queria ter o incentivo dos coleguinhas, tipo um NaNoWriMo...
 
Olha @Béla van Tesma, tem gente aqui que diz ter diários quilométricos de páginas escritas há vários meses ou anos, mas na hora de publicar ou se auto-julgam no melhor estilo George McFly no inicio de "De volta para o futuro" ruins demais pra participar porque acham a sua própria obra uma bosta, ou então bate aquele mega egoísmo do tipo "Ah foda-se... a minha obra só interessa a mim e mais ninguém" e mais outras dezenas de justificações pra não participar. Ok, sem querer evocar propositadamente ninguém aqui, cada um sabe o que faz e tem o legítimo direito de fazer o que quiser com que escreve, mas não posso deixar de dizer que quem não arrisca, não petisca :lol:

O que mais achei legal dessa premiação é que no "Outras Narrativas" ela é muito mais ampla do que pensei. Então pra quem não tem tempo pra escrever um livro, quem sabe de uma hora pra outra acabe pintando uma luz maravilhosa pra uma letra de música por exemplo?
 
Que depressão me dá ver esses prêmios. De 2008 a 2011, eu escrevia com frequência. Um dia, pensei: talvez dê pra escrever um livro. Às vezes faço planos, levados cada vez menos a sério, e nunca mais escrevi...
 
Eu falo que quero ser escritor há uns dezoito anos rs. Mas vamos lá. Um dia eu sento a bunda e escrevo alguma coisa. Há aquela máxima na literatura de que não existem bons romancistas antes dos 40... Estou beirando os meus quarenta. Poesia já treinei bastante; a prosa é que está toda enferrujada. Às vezes penso que, se eu tivesse escrito romances desde os 20 eu já estaria colocado no mercado e com algum público "fidelizado", mas também estaria com muita vergonha dos primeiros livros kk.
 
Eu falo que quero ser escritor há uns dezoito anos rs. Mas vamos lá. Um dia eu sento a bunda e escrevo alguma coisa. Há aquela máxima na literatura de que não existem bons romancistas antes dos 40... Estou beirando os meus quarenta. Poesia já treinei bastante; a prosa é que está toda enferrujada. Às vezes penso que, se eu tivesse escrito romances desde os 20 eu já estaria colocado no mercado e com algum público "fidelizado", mas também estaria com muita vergonha dos primeiros livros kk.

Eu nunca escrevi muita coisa até hoje, fiz 3 histórias para jogos de game jams e posso garantir, vergonha dos seus trabalhos anteriores é a coisa mais normal que existe. É exatamente por isso que você evolui.
 
Última edição:
Pra quem não tem um livro inteiro, tentem inscrever pelo menos alguma poesia pronta que poderia render uma letra de música. Vai que....
 
O meu maior problema é que quanto mais a sério eu levo um projeto pessoal, quanto maior a concretude com que ele se ergue no horizonte, mais eu preciso de estímulos para evitar que a neurastenia se instale.

Eu só escrevi ficção quando não fazia planos e enquanto tinha pessoas próximas que liam os meus textos com genuíno interesse e até com entusiasmo.

Acabamos transformando o tópico numa reunião dos Escritores Frustrados Anônimos... :lol:
 
E eu que achava que essa pandemia seria uma ótima oportunidade pra "turminha das letras" aproveitar e até produzir mais obras do que o normal.

Mas esqueço que aqui é o Brasil e não a Finlândia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo