• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prefere História ou Mitologia?

bom os 2 sao bons
mas prefiro mitologia que estuda os mitos
e mai interresante ...
 
Os dois... uma depende da outra. Afinal, a História de um povo depende da Mitologia deste, não? E vice-versa.

História é essencial para adquirirmos conhecimento, e a Mitologia está inserida na História da Humanidade em si. Portanto, gosto dos dois de igual modo.
 
História, claro....sou historiador!:mrgreen:

Penso que a História "abraça" a mitologia, na medida em que usa desta para estudar, conhecer, compreender, a visão de mudo dos povos e culturas estudados pelos historiadores. A mitologia serve para conhecer os mitos da criação por exemplo, os "porquês" das coisas para cada povo, cultura, civilização. Assim, tenta-se entender até mesmo os rumos e caminhos tomados por essas civilizações dentro da História, ou mesmo da sua própria história. Nesse sentido, a mitologia é "ferramenta" do historiador.
 
Última edição:
Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.

História é a unica ciência que estuda o homem no tempo e no espaço_O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados.

Na minha opinião as duas caminham juntas em uma só direção, a Mitologia nos leva a um mundo mágico e sobrenatural que nos traz uma sensação de aventura e prazer, porém a História nos deixa com os pés no chão sabendo da realidade de nossos antepassdos.
 
Adoro as duas, creio que se olharmos por uma concepção mais ampla as duas se completam em seus vértices.Uma ajuda a compreender a outra, se não houvesse o estudo da história não haveria a descoberta dos mitos que reinavam no mundo antigo e que graças a história foram redescobertos e estudados.O lado forte da mitologia e que ela não se reflete nos meios históricos reais mais cria o ambiente em que eles passaram. Veja o caso da mitologia nórdica onde os grandes vikings e outros povos eram cultuadores das divindades e seres, e acreditavam que realmente eles existiam e viviam isso.

Bem, essa é minha opinião!!!

Abraços a todos!!.
 
Gosto dos dois não tenho um preferido,tudo depende de como a história é contada e narrada,mas acho q fico com Mitologia no aspecto geral.
 
Eu sempre fui apaixonada por Mitologia! :grinlove: Estudava diferentes pantões e seus diferentes mitos e me perdia nas leituras... Mas qdo se trata de História, cruzes! Nunca gostei e nunca tive paciência para ficar me prendendo ao passado dos povos, não sei pq.

Lembro que tive 1 prof de História na oitava série que foi o único que conseguiu fazer com que eu tivesse um leve interesse pelo assunto, mas mesmo assim, não durou mto. Meu interesse sempre se prendeu a determinados momentos da História, como Absolutismo e Era Vitoriana, mas são poucas coisas, nunca sentei para estudar Hist em geral com prazer de fazê-lo. Admiro imensamente as pessoas que são apaixonadas pelo assunto, por sinal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo