• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prefere História ou Mitologia?

Sobre o tema Mitologia e História, já dei uma opinião aqui: http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=1769360&postcount=47

Eu gosto absurdamente tanto de mitologia quanto de história. Duas paixões mesmo. Mas como mitologia não dá futuro (na verdade história também não...) eu optei profissionalmente por história. Mas buscando uma ligação entre as duas...

Ué? E Mitologia não está inserida dentro da História Humana?

Pode estar. Eu gosto muito do historiador Pierre Vernant, que trabalhou muito em cima da relação entre mitologia grega e civilização: http://www.travessa.com.br/Jean-Pierre_Vernant/autor/10B65F76-F2DB-47D9-9B17-F1D63EC778BD . Perceba como muitos dos livros dele publicados tinham a palavra "mito" ou "mitologia" no título.

Ou então quando o médico alemão Dr. Schliemann seguiu as supostas indicações de Homero para a localização de Tróia na Ilíada e realizou escavações num local próximo, realmente encontrando vestígios civilizacionais. Fato que assinala o nascimento da arquelogia profissional.

Utilizar relatos mitológicos ou mais comumente aspectos culturais e ideológicos contidos nos mitos não é de forma alguma incomum. Pelo contrário, é um tema fascinante e muito fecundo.

Sem entrar no mérito de que a História de hoje pode ser a Mitologia de amanhã, eu vejo a última, atualmente, como uma fantasia, uma forma de diversão que só deve ser levada a sério na medida em que serve para entender como os antigos pensavam.

E isso é pouco?
A ficção e arte hoje tem essa mesma função: expôr e representar comportamentos e ideologias do momento histórico em que são produzidas. O mito ainda proporciona recreação e o instigamente à imaginação.

Amo os dois! História é o estudo do homem e das coisas através do tempo. As vezes vc se pergunta de onde veio uma certa coisa, ou porque tal povo é assim, e é aí que a história entra... (sim, eu pretendo estudar história/arqueologia).

Pois é, a história existe para tentar nos ajudar a entendermos nós mesmos. Ainda que não se restrinja a avaliar o passado, mas mesmo o momento atual, a História Imediata ou História do Presente tem ganhado força e se estabelecido pouco a pouco no âmbito da matéria.

E boa sorte nos teus estudos! :cerva:

A Mitologia tem História em sua essência, uma vez que você a usa para explicar um universo, ou a criação de um mundo. O diferencial é que a Mitologia nos permite viajar em coisas tão inimagináveis, e tão magnifícas, muitas vezes nos fazendo ver como a "realidade é sem graça". Não tem como escolher um...

É verdade que a mitologia nos permite uma maior satisfação empática porque não se limita de alguma forma como a história está limitada aos seus métodos (nem tão técnicos assim).
 
E isso é pouco?
A ficção e arte hoje tem essa mesma função: expôr e representar comportamentos e ideologias do momento histórico em que são produzidas. O mito ainda proporciona recreação e o instigamente à imaginação.

Nem um pouco, só falei mesmo para diferenciar uma da outra.
Afinal de contas, eu também sou fascinado por SdA, Silmarillion, Mitologia Grega e Nórdica:wink:
 
Qualquer mitologia têm uma base histórica! Ela simplesmente não aparece do nada! Vide o caso Tróia por exemplo! Se for para escolher entre as duas, é claro que fico com História, pois ela engloba a mitologia de certa forma e nos dá uma visão mais abrangente! Sem conhecimento de história vc apenas vê a mitologia como um conto legal, não consegue ver e entender muitas coisas interessantes que estão por trás de uma lenda!

PS: Agora se fosse para escolher entre Alexandre e Achiles como citou o Belfalas, aí com certeza Achiles na cabeça!!! :lol:
 
PS: Agora se fosse para escolher entre Alexandre e Achiles como citou o Belfalas, aí com certeza Achiles na cabeça!!! :lol:

Ahh, mas a história do Alexandre é tão legal!!!:mrgreen:
Tudo bem que a história de Tróia também é bem bacana, mas Alexandre foi O cara.
 
Sem conhecimento de história vc apenas vê a mitologia como um conto legal, não consegue ver e entender muitas coisas interessantes que estão por trás de uma lenda!

Puxa, excelente definição. :clap:

Conhecendo os processos e os meios históricos, dá pra se ir muito além da simples apreciação da beleza do mito. A história permite entender (ou tentar) o contexto de criação e desenvolvimento do mito, além de proporcionar um vínculo mais profundo entre ele e a nossa prórpia vivência temporal.
 
Bem quem gosta de Mitologia tecicamente gosta de História já que uma se liga com a outra porque não dá para falar da história(europa) se tocar no assunto Mitologia...

Fora isso eu gosto de História gosto da verdade...também gosto de Mitologia mas só em jogos.
 
Na minha opinião não há como escolher entre "história e mitologia"; mitologia sendo a cultura, histórias e lendas de um povo...logo mitologia é história...então ambas são as mesmas coisas, se gosta de mitologia, gosta de história.
 
Na minha humilde opinião de quem não entende de nada, a Mitologia é um ramo da História. Mas, de qualquer forma, eu adoro História. E mais ainda Mitologia, que, segundo eu mesma, é o ramo mais interessante da História. :mrgreen:
 
Qualquer mitologia têm uma base histórica! Ela simplesmente não aparece do nada! Vide o caso Tróia por exemplo! Se for para escolher entre as duas, é claro que fico com História, pois ela engloba a mitologia de certa forma e nos dá uma visão mais abrangente! Sem conhecimento de história vc apenas vê a mitologia como um conto legal, não consegue ver e entender muitas coisas interessantes que estão por trás de uma lenda!

sim concordo plenamente (esse é o meu ponto de vista)
 
Como o Arveleg "falou" e o Kainof citou, o poste do mesmo, o conhecimento de uma leva a compreender melhor a outra.
Gosto de Historia nela conheci a mitologia, levando isso em consideração, gosto das duas.
 
História sem mitologia (ou vice-versa) acaba ficando sem graça... Karl Marx que o diga... pkoaopksaopksakopsapkosaposapkosa... :lol:
 
História sem mitologia (ou vice-versa) acaba ficando sem graça... Karl Marx que o diga... pkoaopksaopksakopsapkosaposapkosa... :lol:

Exatamente, eu acho que o ser humano não conseguiria se desenvolver sem esses dois lados dos fatos. A História serve para que não esqueçamos dos erros do passado e continuemos o que deu certo (pelo menos foi o que me ensinaram). E os Mitos têm uma função semelhante à religião ao meu ver pois ambos tentam explicar fatos que estão além da compreensão humana em determinado momento da história, além de servirem para ilustrar as emoções humanas, como já foi dito.


Eu acho que viajei agora mas é o que eu acho :mrgreen:
 
Como diz o próprio Robert Langdom: "Ningupem odeia a história, somente a própria história se odeia".
De forma que mitologia e história se confundem porque as emoções humanas que são transmitidas pela mitologia estão intrisecamente conectadas aos movimentos que perpassam a história.
Então, gosto de analisar a humanidade sob os dois aspectos, cada um no seu ponto de vista.
 
Voltando ao assunto do post...

Amo história e amo mitologia.

É bastante difícil decidir de qual mais gosto, pois:

Na mitologia há o lado dos sonhos, de feitos heróicos, de riscos imensos e, às vezes, de um grande amor e de finais trágicos. Há aquela torcida, pois não se sabe o final do livro.

Já na história há aquela sensação de engrandecimento por sermos os herdeiros de um legado que se estende para séculos, talvez até milênios, no passado. Sabemos os feitos e os nomes dos grandes heróis imortalizados, e o melhor, É EM SEQÜÊNCIA. Não tem essa de contar o pedaço da história de um no presente e depois pular para a história de outro no passado.

Acho que meu voto vai para História.
 
Com certeza prefiro muito mais a mitologia, com toda sua magia, fantasia, os seres surpreendentes que vemos....os riscos, os feitos heróicos e grandiosos. Tudo isso me impressiona e parece que se torna realidade quando estou lendo livros de mitologia, parece fazer com que participamos da estória.
Já a história em si não me interessa muito, não existe na realidade ou não aconteceu, no caso, um fato tão grandioso como acontece na mitologia, pelo menos eu não consigo ver um fato assim!!
Então mitologia para mim é muito melhor :D
 
Com certeza prefiro muito mais a mitologia, com toda sua magia, fantasia, os seres surpreendentes que vemos....os riscos, os feitos heróicos e grandiosos. Tudo isso me impressiona e parece que se torna realidade quando estou lendo livros de mitologia, parece fazer com que participamos da estória.
Já a história em si não me interessa muito, não existe na realidade ou não aconteceu, no caso, um fato tão grandioso como acontece na mitologia, pelo menos eu não consigo ver um fato assim!!
Então mitologia para mim é muito melhor :D

Mas a história humana não é a grande inspiração para os mais grandiosos contos mitológicos? Se não fosse assim, não haveria tantos amantes de mitologia - pois tendo sido baseada na história, criamos uma identificação com os contos mitológicos.:bamf:
 
Difícil precisar uma resposta...Em alguns casos prefiro História, em outros, Mitologia...Se bem que muitas vezes uma faz parte da outra e acho que esses casos que me encantam mais.
 
Pam EQA, concordo em 1000%!!! Também acho muito mais fascinante quando há o encontro entre História e Mitologia. De qualquer forma, esse encontro sempre acontece: a história humana é refletida na arte. De acordo com a Psicologia Social: o artista é desafiado pelo mundo e responde com uma obra de arte. portanto, a mitologia é o reflexo daquilo que se passa na vida da Humanidade.
 
Amo os dois.
Acho que estudar história é super importante para nós entendermos o nosso presente. Estudar mitologia é ótimo para entendermos o jeito de agir e pensar de um povo.
Adoro mitologia greco/romana *_*
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo